Sexta–feira 24/04/2014 | Sábado 25/04/2014 | Domingo 26/04/2014 | |
MANHÃ | Credenciamento
8h – 9h/ Saguão Bloco 3Q Solenidade Oficial de Abertura 9h – 10h/ Auditório Bloco 3Q Coffee Break 10h – 10h30min/ Centro de Convivência Santa Mônica Palestra I: OBMEP 10h30min – 12h30min/Auditório Bloco 3Q |
Grupos de Trabalho 1, 2 e 3
8h – 10h30min GT1 /Auditório A – Bloco 5O GT2 /Auditório Bloco 3Q GT3/Auditório B – Bloco 5O Coffee Break 10h30min – 11h/ Centro de Convivência Santa Mônica Palestra II – “Trabalhos manuais e matemática no ensino básico” 11h – 12h/Auditório Bloco 3Q |
Grupos de Trabalho 1, 2 e 3
8h- 10h/Auditório Bloco 3Q Coffee Break 10h – 10h30min/ Saguão Bloco 3Q Mesa Redonda: “Formação do Professor de Matemática” 10h30 – 12h/Auditório Bloco 3Q Encerramento 12h/Auditório Bloco 3Q |
ALMOÇO | 12h30mim – 14h | 12h – 13h30min | |
TARDE | Minicursos I
14h – 16h Comunicações / Sessões Pôsteres/ Coffee Break 16h – 17h/ Centro de Convivência Santa Mônica Minicursos I (Continuação) 17h-19h |
Minicursos II
13h30min – 15h30min Comunicações / Sessão de Pôsteres / Coffee Break 15h30min – 16h30min/ Centro de Convivência Santa Mônica Minicursos II (Continuação) 16h30min – 18h30min |
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NOITE | Palestra III: “O que é simetria? Aspectos Históricos do Conceito e suas Implicações no Ensino Básico e na Formação de Professores “
18h30min/ Auditório Bloco 3Q |
Minicursos:
Sexta-feira 24/04
14h-16h/ intervalo/17h-19h |
Sábado 25/04
13h30-15h30/intervalo/16h30-18h30 |
Oficina/Minicurso 1: Como Usar seu Tablet e Smartphone para Aprender e Ensinar Matemática Professores: Humberto Bortolossi/Priscilla Guez Auditório A – Bloco 5O |
Oficina/ Minicurso 2: A beleza matemática das simetrias
Professor: Eduardo Colli (IME – USP) Auditório A – Bloco 5O |
Oficina/Minicurso 3: GeoGebra: Possibilidades em sala de aula
Professora: Carmen Mathias – UFSM Laboratório 3Q-105 |
Oficina/Minicurso 3: GeoGebra: Possibilidades em sala de aula
Professora: Carmen Mathias – UFSM Laboratório 3Q-105 |
Oficina/Minicurso 4: Ensinando números reais por meio de exploração e descobertas
Professor: Ion Moutinho – UFF Sala 204 – Bloco 5O-A |
Oficina/Minicurso 4: Ensinando números reais por meio de exploração e descobertas
Professor: Ion Moutinho – UFF Sala 214 – Bloco 5O-A |
Oficina/Minicurso 5: Geometria, Álgebra e Funções com o GeoGebra
Professora: Maria Alice Gravina – UFRGS Laboratório 3Q-106 |
Oficina/Minicurso 10: Como ensinar Matemática com um pedaço de barbante
Professor: Pedro Malagutti – UFSCAR Auditório G – Bloco 5O |
Oficina/ Minicurso 6: Razões: comparando grandezas
Professores: Cydara Ripoll (UFRGS) Theodoro Becker (UFRGS) Auditório B – Bloco 5O |
Oficina/ Minicurso 11: OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA (Sugestões de atividades que viabilizam uma aprendizagem mais significativa)
Professor: Antônio Amaral – OBMEP Auditório E – Bloco 5O |
Oficina/ Minicurso 7: Aprendendo frações sem fazer contas (Fundamental I e II)
Professor: Francisco Mattos (UERJ) Sala 205 – Bloco 5O-A |
Oficina/ Minicurso 12: Operações com Números Decimais: um bicho de sete cabeças (?)(Fundamental I e II)
Professores: Eliana Novaes e Sandra Vilas Boas Auditório H – Bloco 5O |
Oficina/ Minicurso 8: O Desenvolvimento do Conceito de Número na Escola Básica (Fundamental I e II)
Professores: Victor Giraldo – UFRJ e Wellerson Quintaneiro – CEFET RJ Sala 206 – Bloco 5O-A |
Oficina/ Minicurso 13: O uso de material manipulável como instrumento para o ensino das operações básicas envolvendo números naturais (Fundamental I e II)
Professores: Mariana e Valmir Sala 301 – Bloco 5O-A |
Oficina/ Minicurso 9: Introdução à Teoria da Probabilidade
Professor: Ralph Teixeira – UFF Auditório C – Bloco 5O |
Oficina/ Minicurso 9: Introdução à Teoria da Probabilidade
Professor: Ralph Teixeira – UFF Auditório C – Bloco 5O |
Oficina/Minicurso 14: Fórmulas, Máquinas e Experiências Anteriores
Professor: Orlando Stanley Sala 213 – Bloco 5O-A |
Oficina/Minicurso 14: Fórmulas, Máquinas e Experiências Anteriores
Professor: Orlando Stanley Sala 215 – Bloco 5O-A |
Carmem Mathias – Minicurso – UFSM
http://lattes.cnpq.br/0112509701698645
Cydara Cavedon Ripoll _ GT/Minicurso – UFRGS
http://lattes.cnpq.br/6029305990553152
Eduardo Colli – Minicurso e palestra – USP
http://lattes.cnpq.br/0694302682822936
Flávia Morgana de Oliveira Jacinto – Minicurso – UFAM
http://lattes.cnpq.br/2400760296636580
Francisco Mattos – GT e minicurso- UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8464545232413599
Humberto Bortolossi – GT/Palestra e minicurso – UFF
http://lattes.cnpq.br/1032454150925984
Ion Moutinho Gonçalves- Minicurso – UFF
http://lattes.cnpq.br/9043429929856464
Leticia Guimarães Rangel- GT/ Minicurso – CAP / UFRJ
http://lattes.cnpq.br/0046886510217525
Maria Alice Gravina – GT/Minicurso – UFRGS
http://lattes.cnpq.br/2261917843403840
Pedro Malagutti – Palestra e minicurso – UFSCAR
http://lattes.cnpq.br/5462523657624050
Ralph Costa Teixeira – Minicurso – UFF
http://lattes.cnpq.br/1344518864144443
Victor Augusto Giraldo – GT/Minicurso – UFRJ
http://lattes.cnpq.br/8266357230021399
Grupos de Trabalho:
Os Grupos de Trabalho da ANPMat – Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica – têm por objetivos centrais:
- estimular a discussão sobre temas de reconhecida relevância para a formação de professores de Matemática, envolvendo, de forma ampla, as comunidades brasileiras de professores que lecionam Matemática em todos os segmentos da educação básica, pesquisadores em Matemática, em Educação Matemática e em Ensino de Matemática;
- fomentar a produção e a difusão de textos e de materiais didáticos, além da realização de outras ações, visando à melhoria das condições de formação de professores de Matemática no Brasil, com referência nos temas de discussão estabelecidos.
Sendo assim, os GTs realizarão reuniões presenciais durante os Simpósios Nacionais da Formação do Professor de Matemática, e deverão se estruturar de tal forma que os trabalhos com vistas aos objetivos acima destacados sejam desenvolvidos continuamente nos intervalos entre as edições dos Simpósios. Ao final de cada reunião presencial, cada GT deverá produzir um relatório, expondo propostas de ações e encaminhamentos de trabalhos para o intervalo até a edição seguinte do Simpósio Nacional, que será apresentado na Assembleia de encerramento. Durante os Simpósios, cada GT contará com um número limitado de participantes, previamente inscritos. Incialmente, são propostos os seguintes temas para os GTs:
- GT 1 – Formação inicial de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental. Coordenação: Francisco Mattos.
- GT 2 – Formação inicial de professores que lecionam Matemática no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. Coordenação: Victor Giraldo e Letícia Rangel.
- GT 3 – Desenvolvimento de materiais e recurso didáticos de Matemática. Coordenação: Cydara Ripoll e Maria Alice Gravina
Mais detalhes dos GT’s, clique aqui.
Palestra I: OBMEP
Prof. Antônio Cardoso do Amaral _ OBMEP / Ensino Médio Augustinho Brandão, Cocal dos Alves, PI e Profa. Maria Botelho
Palestra II: “Trabalhos manuais e matemática no ensino básico”(PALESTRA ICM 2018*)
Prof. Eduardo Colli (IME – USP)
Resumo: “Por meio de alguns exemplos, pretendo mostrar como se pode integrar a chamada aula de “trabalhos manuais” com as aulas de matemática. Os exemplos se referem à construção de objetos em que a matemática entre seja na sua construção seja no seu uso, e eventualmente em ambos.”
Palestra III: O que é simetria? Aspectos Históricos do Conceito e suas Implicações no Ensino Básico e na Formação de Professores
Proponentes:
Humberto José Bortolossi e Regina Célia Guapo Pasquini
Prof. Humberto José Bortolossi – UFF
Resumo:
Nesta palestra apresentaremos uma leitura de como a palavra “simetria” é usada no contexto escolar fazendo contrapontos com os aspectos históricos dos vários conceitos associados a esta palavra. Como veremos, o conceito moderno de simetria (aquele com aplicações importantes em áreas como Física, Química, Biologia, Cristalografia, entre outras) tem pouquíssimo reflexo no Ensino Básico de Matemática e o que se faz na escola, em geral, é uma abordagem visual que é anacrônica do ponto de vista histórico e não estruturada do ponto de vista matemático.
Mesa Redonda: A Formação do Professor de Matemática
Moderadora: Profa. Raquel Oliveira Bodart (IFTM/ANPMat)
Participantes: Profa. Flávia Jacinto( UFAM /PROFMAT) – Prof. Arlindo José de Souza Junior (UFU) – Prof. Pedro Malagutti (UFSCAR) – Profa. Sandra Vilas Boas – Prof. Edson Augustini (UFU)
Oficina/Minicurso 1: Como Usar seu Tablet e Smartphone para Aprender e Ensinar Matemática
Proponentes:
Humberto José Bortolossi, Priscilla Guez Rabelo Amaral e Dirce Uesu Pesco
Prof. Humberto José Bortolossi – UFF e Prof. Priscilla Guez Rabelo Amaral – Colégio Pedro II
Resumo:
Como parte do projeto Educação Digital, o governo brasileiro abriu em 2011 um edital de licitação para a aquisição e distribuição de 600 mil tablets para professores regentes no Ensino Básico da rede pública. Além de acessar a Internet e armazenar livros didáticos, quais recursos, em termos de softwares, estão disponíveis especificamente para o ensino e aprendizagem de Matemática? No intuito de capacitar os professores no melhor uso de seus equipamentos, nesta oficina apresentaremos vários aplicativos gratuitos (para Android e iOS) bem como exemplos de atividades em Geometria, Álgebra, Aritmética e Matemática Discreta que podem ser realizadas em sala de aula com este tipo de recurso tecnológico.
,Recomendação: sugerimos fortemente que os participantes desta oficina tragam seus tablets ou smartphones com os aplicativos já instalados. Para fazer a instalação, com a Internet conectada, basta, na Play Store (para dispositivos Android) ou na App Store (para dispositivos iOS), (1) procurar por cada software indicado, (2) selecionar o resultado encontrado e (3) selecionar a opção “Instalar”. Quando a instalação for concluída, um ícone do aplicativo será criado na área principal de seu dispositivo. Os softwares são os seguintes: Sketchometry, MyScript Calculator, Desmos, GeoGebra (apenas para dispositivos com telas de pelo menos 7 polegadas) e Maxima (apenas para dispositivos Android: após a instalação, é preciso executar o programa uma vez e fazer o download de um arquivo extra).
Oficina/ Minicurso 2: A beleza matemática das simetrias (MINICURSO ICM 2018*)
Prof. Eduardo Colli (IME – USP)
Resumo: A partir do exame do tetraedro regular e do cubo, usando material de fácil acesso, é possível relacionar os grupos de simetrias de rotação de cada um deles com o grupo de permutações de 4 elementos. Tudo é feito de maneira elementar, passo a passo, com o objetivo de mostrar uma relação entre geometria e álgebra. O mesmo trabalho pode ser utilizado, com as devidas adaptações, pelos professores com seus alunos.
Público alvo: professores de Matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Oficina/Minicurso 3: GeoGebra: Possibilidades em sala de aula
Prof. Carmen Mathias – UFSM
Nesse minicurso serão apresentados exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com o software GeoGebra com vistas a serem implementadas em sala de aula. Pretende-se trabalhar com alguns conceitos matemáticos que geralmente são pouco explorados, como isometrias, lugares geométricos e sequências. A partir das investigações matemáticas propostas, pretende-se utilizar comandos e recursos do aplicativo, que são simples, mas usualmente pouco utilizados.
Oficina/Minicurso 4: Ensinando números reais por meio de exploração e descobertas
Prof. Ion Moutinho – UFF
Resumo: Este minicurso oferece um método de uso da informática na construção de conhecimentos sobre os números reais por meio de atividades exploratórias. Propõe-se um estudo dos números reais em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o AVA para Números Reais. Este ambiente é constituído de cenários virtuais de aprendizagem desenvolvidos no programa de Geometria Dinâmica, GeoGebra, e busca servir como recurso de mediação na construção de conhecimentos matemáticos relacionados com os números reais. Em particular, o AVA para Números Reais oferece uma alternativa à metodologia de transmissão de informações, com conhecimentos teóricos e gerais acompanhados de exercícios, e se presta como um ambiente de experimentação, exploração e de formação de conjecturas. Esta oferta acontece de forma sistemática não só para a construção do conceito de número real, mas também para a construção de conceitos como ordem, operações aritméticas, propriedades operacionais, inverso multiplicativo, potências e raízes, etc.
A proposta de ensino dos números reais contida no minicurso busca dar significado a criação dos números reais não só como um conjunto que estende os números racionais, mas como um meio de representar conceitos de outras áreas, como a Física, e do nosso cotidiano.
O minicurso é focado na capacitação de professores para o ensino de conhecimentos envolvendo números reais segundo orientações dos PCN.
Oficina/Minicurso 5: Geometria, Álgebra e Funções com o GeoGebra
Professora: Maria Alice Gravina – UFRGS
No minicurso vamos aprender a utilizar recursos do GeoGebra que permitem fazer atividades com alunos de escola que integram conteúdos de geometria, álgebra e funções. Serão desenvolvidas duas atividades:
– Atividade 1: inicia com uma construção geométrica e através do dinamismo da figura são estudadas , de forma qualitativa , relações entre variáveis; depois, usando elementos geométricos , é feita a construção do gráfico; e finalmente é obtida a expressão da função e é feito o estudo analítico da relação entre as variáveis. É uma proposta para o ensino de funções no Ensino Médio.
– Atividade 2: trata de movimento de pontos no plano, implementado a partir do recurso Seletor do GeoGebra. É um trabalho com curvas parametrizadas; as curvas são desenhadas de forma sincronizada e isto exige trabalhar com álgebra e geometria. A atividade tem espírito de brincadeira e foi pensada para ser feita até mesmo com alunos do Ensino Fundamental.
Oficina/ Minicurso 6: Razões: comparando grandezas
Professora: Cydara Ripoll (UFRGS)
A Oficina trata de um tema pouco abordado nos livros didáticos: razão. A pergunta “O que é razão?” motivará a discussão e reflexão durante toda a oficina. Assim, as atividades nela propostas têm o objetivo de suscitar e conduzir a reflexão, tendo como referência a prática de sala de aula no ensino básico.
Oficina/ Minicurso 7: Aprendendo frações sem fazer contas (Fundamental I e II)
Professor: Francisco Mattos (UERJ)
Público alvo: professores do Ensino Fundamental I e II
Os números racionais podem ser representados por frações ou na sua forma decimal, e são assuntos delicados para nossos estudantes. Podemos compreender perfeitamente estas dificuldades se observamos o seu desenvolvimento histórico. No início, esses números eram tratados como medidas, como razões entre medidas, mas não como números. Sua notação demorou a ser unificadas e a notação decimal para os números racionais, por exemplo, só foi utilizada no século XVI.
Não é por acaso, portanto, que esse assunto apresente dificuldades em nossas salas de aula.
Neste texto, tentamos justificar as regras do cálculo com frações e decimais a fim de dar mais sentido aos processos utilizados por nossos estudantes. Assim entendemos que a compreensão das operações deve preceder a aplicação de regras e dos algoritmos já conhecidos, mas pouco entendido por alunos e professores sobre o que significa cada passo.
Assim, propomos nesta oficina o trabalho a partir de materiais concretos com as ideias relacionadas às operações dissociadas de contas que tanto assustam nossos alunos. Depois dessa compreensão, sim, é que faz sentido o uso, desenvolvimento e prática dos algoritmos já consagrados.
Oficina/ Minicurso 8: O Desenvolvimento do Conceito de Número na Escola Básica (Fundamental I e II)
Professor: Victor Giraldo – UFRJ e Wellerson Quintaneiro – CEFET RJ
Neste minicurso, abordaremos um panorama geral das diferentes etapas do desenvolvimento do conceito de número ao longo do ensino fundamental e do ensino médio, desde as noções concretas de contagem e de medida, passando pela construção dos diferentes conjuntos numéricos como estruturas algébricas, até o conceito abstrato de número real. Discutiremos com mais profundidade estratégias pedagógicas para o ensino das operações elementares com números racionais e para os problemas matemáticos que conduzem à necessidade da introdução dos números reais.
Oficina/ Minicurso 9: Introdução à Teoria da Probabilidade
Professor: Ralph Teixeira – UFF
Pré-Requisito: Nenhum (nem Probabilidade, nem Análise Combinatória!)
Várias situações em probabilidade básica apresentam respostas que à primeira vista parecem contradizer nossa intuição. Os objetivos principais deste curso são identificar e diminuir tais disparidades. Para tanto, apresentaremos os princípios básicos da Probabilidade Discreta (incluindo o conceito de Probabilidade Condicional e o Teorema de Bayes) e discutiremos alguns problemas clássicos (por exemplo, Monty Hall, o problema dos aniversários) — sem usar Análise Combinatória! Esperamos que ao final do mini-curso, o aluno:
i) Tenha um modelo mental mais preciso do que “probabilidade” significa (e, principalmente, perceba que nem todo modelo probabilístico é equiprovável!);
ii) Seja capaz não só de resolver os problemas citados acima, mas seja capaz de desenvolver sua intuição para que as respostas lhe pareçam mais naturais (incluindo a clara identificação das hipóteses utilizadas na resolução de cada problema).
Ementa:
1. Conceitos Básicos: Interpretação frequentista e subjetiva (Bayesiana).
2. Probabilidade Condicional e sua visualização (tabelas e árvores).
Oficina/ Minicurso 10: Como ensinar Matemática com um pedaço de barbante (MINICURSO ICM 2018*)
Professor: Pedro Malagutti – UFSCAR
Grande parte da apatia que os alunos têm em aprender Matemática deve-se ao fato da apresentação austera presentes nos manuais didáticos. Para despertar o interesse dos alunos, os professores frequentemente trazem à sala de aula experimentos e desafios que aguçam a curiosidade e colocam o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem. Pretendemos, neste minicurso, trazer aos docentes uma proposta de trabalho em uma área da matemática pouco explorada nos ensinos fundamental e médio: a Topologia. Em Topologia estudam-se propriedades dos objetos geométricos que permanecem invariantes por transformações chamadas homeomorfismos (deformações sem rupturas); há uma forte base intuitiva em tais estudos e não é necessário recorrer a definições formais ou a teorias axiomáticas para apreciar seu belo escopo. A partir do manuseio com pedaços de barbante e de outros materiais concretos (entremeados de algumas mágicas com fundamentação matemática) almejamos levar aos professores e alunos um pouco da beleza desta área do conhecimento.
Professor: Antônio Cardoso do Amaral _ OBMEP / Ensino Médio Augustinho Brandão, Cocal dos Alves (PI)
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental e Médio.
Ao longo de dois encontros, será dado uma ênfase especial à resolução de problemas das principais competições nacionais e regionais de matemática, levando aos professores a possibilidade de tornar os conteúdos de matemática mais importantes no seu uso. Nesta etapa, relacionaremos os problemas das provas e bancos de questões das olimpíadas com os conteúdos tratados nos livros didáticos. No último encontro, apresentaremos algumas estratégias didáticas que levam os alunos ao estudo de grupo a fim de promover uma preparação para as competições olímpicas além do fortalecimento do desempenho da turma no prosseguimento de estudos futuros.
Oficina/ Minicurso 12: Operações com Números Decimais: um bicho de sete cabeças (?)
Professoras: Eliane Santana Novais e Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos
Público-alvo: professores que ministram aulas de Matemática no Ensino Fundamental I e II e estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia.
Existem duas formas para a representação de Números Racionais: a forma fracionária e a forma decimal. Esta oficina, tem como proposta desmistificar as dificuldades apresentadas pelos alunos e alunas relativo ao ensino e aprendizagem das operações com números decimais, a fim de facilitar a conexão entre frações e decimais e, possibilitar a percepção de como o sistema de base dez pode ser estendido para incluir números menores que 1,como também números muito grandes.O Roteiro da oficina, dar-se-á da seguinte maneira: Iniciaremos com um breve histórico sobre os números racionais, na sequência faremos roda de conversa sobre alguns conceitos que norteiam este conteúdo e, por fim, uma prática utilizando recursos manipuláveis para realização das operações.
Oficina/ Minicurso 13: O uso de material manipulável como instrumento para o ensino das operações básicas envolvendo números naturais
Professores: Mariana Martins e Valmir Machado – ESEBA_UFU
Público-alvo: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia
Oficina/Minicurso 14: Fórmulas, Máquinas e Experiências Anteriores
Professor: Orlando Stanely Juriaans – USP
Mini-CursoO minicurso tem por objetivo oferecer algumas maneiras para apresentar certos assuntos que despertam o interesse dos alunos. Todas as maneiras que veremos neste minicurso, estão baseados em jogos. Veremos a importância de formulas e como elas nos ajudam a “prever”. Veremos também como “máquinas simples” podem ser usadas para resolver problemas complexos. Estas “máquinas” se baseiam em “experiências anteriores”.
Mini-CursoOs jogos a serem usados são
Mini-Curso1) O Cubo de Rubik
Mini-Curso2) A Torre de Hanoi
Mini-Curso3) Quadrados Mágicos
Mini-CursoSugerimos que os interessados tenham consigo um Cubo de Rubik e uma Torre de Hanoi.