Palestra 1: O papel da ciência e da matemática diante dos grandes desafios do nosso tempo

Palestrante: Profª Tatiana Roque – UFRJ e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo: Mudanças climáticas, inteligência artificial, mudanças no mundo do trabalho. Esses são alguns dos desafios mais importantes do nosso tempo e deverão mudar o modo como ensinamos e aprendemos. Como a relação da sociedade com a ciência e a matemática pode mudar diante disso? Começar a responder a essa pergunta será a motivação desta palestra.

Palestra 2: Entendendo o Sucesso de Xangai no Ensino de Matemática

Palestrantes: Professor Xingfeng Huang e Dra. Ding Ruoxi, Universidade Normal de Xangai, e Centro de Formação de Professores (TEC) da UNESCO, Xangai, China
Tradutor: José A. Puppim de Oliveira, professor de administração na Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro e São Paulo, e professor visitante no Instituto para Políticas Públicas Globais na Universidade Fudan, Xangai, China

Mediador: Jorge Lira

Resumo: Xangai está no topo do ranking de Pisa em matemática. Esta palestra apresentará as principais lições do sucesso de Xangai na educação matemática, particularmente o papel dos professores neste processo. Xangai introduziu ao longo dos anos uma série de práticas em sala de aula e fora dela que apoiam os professores de matemática em seu trabalho para melhorar o aprendizado dos alunos. A palestra também abordará os esforços no desenvolvimento de programas de intercâmbio de ensino de matemática na China e com outros países.

Mesa Redonda: Pensamento Computacional, ChatGPT e Educação: usos, implicações e teorizações

A mesa redonda Pensamento Computacional, ChatGPT e Educação: usos, implicações e teorizações foi realizada durante o 6º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado na UNIRIO, de 15 a 17 de setembro de 2023.

Convidados: Leonardo Barichello (Escola de Aplicação – USP), Michel Cambrainha de Paula (UNIRIO) e Mariano Pimentel (UNIRIO).

Resumo: A aproximação cada vez mais evidente de temas, tópicos e ferramentas da computação do currículo da Educação Básica ainda causa arrepios em muitos professores. Mais recentemente, o acesso a ferramentas como o ChatGPT está causando um verdadeiro abalo sísmico no sistema  educacional como um todo e, como não poderia ser diferente, no ensino e aprendizagem de Matemática. Nessa mesa redonda, os participantes discutirão os impactos dessas novidades no currículo, na formação de professores e nas competências necessárias para que os arrepios se tornem oportunidades educacionais para as próximas gerações.

Competição de Comunicação Científica do 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Centro-Oeste

Durante a sessão de comunicação científica do 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Centro-Oeste foi realizada uma competição que envolvia a produção de vídeos voltados para o ensino de matemática. Nesta postagem apresentamos os cinco primeiros colocados.

Vídeo Campeão

Autor: Francisco de Assis de Albuquerque

Instituição: Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos

Descrição: Neste vídeo, o professor Francisco utiliza recursos visuais para apresentar a resolução de um problema da Obmep envolvendo a planificação de um cubo.

Assista o vídeo: https://youtu.be/KSf3Wc5JdBQ

Segundo Colocado

Autores: Mateus Souza de Oliveira; Taiane de Oliveira Rocha Araújo; Deusa Ferreira da Silva

Instituição: Uesb

Descrição: Neste vídeo, cujo objetivo é tratar do conceito de número misto, são discutidos também os conceitos de fração própria, imprópria e aparente.

Assista o vídeo: https://youtu.be/Iy6L5TSmujc

Terceiro Colocado

Autores: Edgard José dos Santos Arinos

Instituição: Colégio Militar de Campo Grande

Descrição: Neste vídeo, o prof. Edgar apresenta um critério de divisibilidade que pode ser aplicado a diversos números ímpares.

Assista o vídeo: https://youtu.be/eK7pleRtHpE

Quarto Colocado

Autor: Renan Riyuichi Osako

Instituição: Unicamp

Descrição: Neste vídeo, o prof. Renan mostra algumas soluções bastante engenhosas para um curioso problema matemático colocado em um contexto fictício relacionado a reprodução de insetos em uma incubadora.

Assista o vídeo: https://youtu.be/naZ08EYirdU

Quinto Colocado

Autor: André Luiz Goulart Matos

Instituição: Academia Militar das Agulhas Negras

Descrição: Neste vídeo, o prof. André Luiz enuncia o 1º Teorema de Pappus-Guldin e mostra como é possível utilizá-lo para obtenção do volume de sólidos de revolução.

Assista o vídeo: https://youtu.be/BmPGYIhCSJ8