Programação

SEXTA (20/11) SABADO (21/11) DOMINGO (22/11)
Apresentação Cultural

10h30-11h

Minicursos de 1 a 3 – parte II

9h – 11h

Minicursos de 4 a 6 – parte II

9h – 11h

Credenciamento

11h-12h

Conferência I

Práticas de avaliação em matemática na perspectiva da regulação das aprendizagens: possibilidades e desafios na sala de aula

Marta Borges

11h10 – 12h10

Conferência II

Mágicas e Questões da OBMEP

Pedro Luiz A. Malagutti

11h10 – 12h10

Encerramento
Cerimônia de Abertura

13h30min-14h

Grupos de Trabalho

13h30 – 15h00

Grupos de Trabalho

14h – 16h

Conferência III

Como utilizar a OBMEP na sala de aula

Max Valério Lemes

15h-16h

Comunicações/Sessões Pôsteres

16h – 17h30

Comunicações/Sessões Pôsteres

16h – 17h

Minicursos de 1 a 3 – parte I

17h30 – 19h30

Minicursos de 4 a 6 – parte I

17h – 19h

Mesa Redonda

“Desafios na Formação Inicial e Continuada do Professor de Matemática”

Debatedores: Victor A. Giraldo e Marcos A. Gonçalves Jr.

Mediador: Janderson Vieira de Souza

19h30 – 21h00

 

Grupos de Trabalho:

Os Grupos de Trabalho da ANPMat – Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica – têm por objetivos centrais:

  1. estimular a discussão sobre temas de reconhecida relevância para a formação de professores de Matemática, envolvendo, de forma ampla, as comunidades brasileiras de professores que lecionam Matemática em todos os segmentos da educação básica, pesquisadores em Matemática, em Educação Matemática e em Ensino de Matemática;
  2. fomentar a produção e a difusão de textos e de materiais didáticos, além da realização de outras ações, visando à melhoria das condições de formação de professores de Matemática no Brasil, com referência nos temas de discussão estabelecidos.

Sendo assim, os GTs realizarão reuniões presenciais durante os Simpósios Nacionais da Formação do Professor de Matemática, e deverão se estruturar de tal forma que os trabalhos com vistas aos objetivos acima destacados sejam desenvolvidos continuamente nos intervalos entre as edições dos Simpósios. Ao final de cada reunião presencial, cada GT deverá produzir um relatório, expondo propostas de ações e encaminhamentos de trabalhos para o intervalo até a edição seguinte do Simpósio Nacional, que será apresentado na Assembleia de encerramento. Durante os Simpósios, cada GT contará com um número limitado de participantes, previamente inscritos. Incialmente, são propostos os seguintes temas para os GTs:

  • GT 1 – Formação inicial de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental. Coordenação: Francisco Mattos e Gisela Pinto.
  • GT 2 – Formação inicial de professores que lecionam Matemática no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. Coordenação: Victor Giraldo e Letícia Rangel.
  • GT 3 – Desenvolvimento de materiais e recurso didáticos de Matemática. Coordenação: Cydara Ripoll e Maria Alice Gravina

Mais detalhes dos GT’s, clique aqui.

MINICURSOS

 

1) Operações com Números Naturais: Problematizando Algoritmos.

Professores: Cydara Cavedon Ripoll (UFRGS), Leticia Rangel (CAP-UFRJ) e Victor Giraldo (UFRJ)

Resumo: Nesta oficina, que é baseada no Livro do Professor de Matemática da Escola Básica, coleção Matemática para o Ensino, da SBM, são discutidos diferentes algoritmos e procedimentos para as operações elementares com números naturais, destacando as relações de sua estrutura com o sistema decimal de numeração. Com isso, pretende-se explorar e desnaturalizar processos que, em muitos casos, são usados na escola básica com pouca reflexão, visando aprofundar a compreensão sobre os algoritmos e sobre as interpretações e os significados das próprias operações.

 

2) Grandezas e Medidas.

Professores: Francisco Roberto Pinto Mattos (CP2/UERJ) e Gisela Maria da Fonseca Pinto(UFRRJ)

Resumo: Ao longo do Ensino Fundamental e Médio trabalhamos muito com medidas. A esse assunto é dada muita importância em documentos como os PCN, no Brasil, e nos “Princípios e Padrões”, nos Estados Unidos. Entretanto, poucas vezes se vê em sala de aula o trabalho com a noção de medida que esteja à altura da importância e da complexidade desse conceito. O resultado dessa situação é evidente: os resultados que o Brasil tem alcançado em estudos nacionais e internacionais indicam desempenho consideravelmente abaixo do esperado na área de Medidas, inclusive quando comparados com outras áreas da Matemática.

Neste minicurso, proporemos atividades que explorarão a ideia de medida como comparação entre grandezas de mesma natureza em uma determinada unidade de medida. Ações como “preencher” ou “cobrir” serão trabalhadas como importantes nesse processo. Noções de área, perímetro, volume e massa, distinguindo entre a grandeza e a medida serão exploradas, assim como algumas unidades usuais de medida para estas grandezas. Como encontramos alunos de todos os níveis escolares acreditando que figuras de mesma área têm o mesmo perímetro ou que áreas e perímetros variam sempre no mesmo sentido, procuraremos dissociar área de perímetro, considerando que isto é importante para construção do conceito da grandeza área.

 

3) Ensino E Aprendizagem Das Operações Com Frações Através Do Software Fractron.

Professores: Rafael P. Lima (UNIFAP), Naralina V S Silva (UNIFAP) e Pedro Franco Sá (UEPA)

Resumo: Algumas pesquisas na educação matemática trazem propostas de abordagem do conteúdo de frações com o uso das tecnologias digitais. Dentre estas, Lima (2014, p. 207 ) propõe uma sequência didática alternativa com a utilização do FRACTRON, software de sua autoria, que visa auxiliar o professor no ensino das operações de adição, subtração,multiplicação e divisão de frações, por meio de questões que trazem enunciados significativos e estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico, a leitura e interpretação de textos e a capacidade de construção, descoberta e escrita da regra que resolve estas operações. Diante da proposta de Lima, com o intuito de minimizar os problemas de aprendizagem das operações básicas envolvendo frações no Ensino Fundamental II, este minicurso propõe uma oficina sobre a utilização do software FRACTRON numa sequência didática durante o processo de ensino aprendizagem das quatro operações básicas entre frações.

 

4) Uma Revisitação aos Conjuntos Numéricos no Ensino Médio.

Professores: Theodoro Becker de Almeida (UFRGS) e Cydara Cavedon Ripoll (UFRGS)

Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de atividades que visam fazer com que os alunos do início do Ensino Médio reflitam sobre características e propriedades dos diferentes conjuntos numéricos. Acreditamos que, com uma revisão mais aprofundada do que aquela que é usualmente feita nos livros didáticos para o Ensino Médio, os alunos têm a oportunidade de refletir, agora com maior maturidade, sobre números que lhes foram apresentados, por exemplo, nas séries iniciais, aprofundando seus conhecimentos sobre eles. Com tal proposta, tem-se mais uma oportunidade para desenvolver, logo no início do Ensino Médio, o raciocínio matemático, que é indispensável nas séries finais da educação básica.

 

5) Mágicas Geométricas para o Ensino Fundamental.

Professores: Pedro Luiz Aparecido Malagutti (UFSCAR)

Resumo: Em nosso país, a democratização do Ensino Fundamental está sendo atingida somente nos recentes anos e há uma enorme carência de projetos e ações que visem a disseminação das ideias científicas em busca da melhoria da qualidade da educação básica, principalmente na área de Matemática e, mais particularmente ainda, na área de Geometria. Nesse mini-curso pretendemos apresentar alternativas pedagógicas a professores e licenciandos, a fim de incentivar o interesse dos alunos para a beleza das teorias matemáticas, utilizando para isto pequenos números de magia e suas correspondentes fundamentações matemáticas. As atividades “matemágicas” serão apresentadas em conexão com questões da OBMEP, com o intuito de aguçar a curiosidade e levar os alunos à resolução de problemas criativos.

 

6) Construções De Figuras Equivalentes, Comparações E Operações De Áreas De Figuras Geométricas Planas Usando Compasso E Régua.

Professora: Cleonilda Nunes Da Silva (CMB)

Resumo: Este evento tem como objetivo oferecer aos professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental ou Ensino Médio a apresentação do Desenho Geométrico como importante ferramenta no ensino da Geometria. Será apresentada a construção de figuras equivalentes, comparação de figuras e operações com áreas de figuras planas com o uso do compasso e régua.

Para os participantes são necessários, compasso, régua, lápis ou lapiseira, borracha e 6 folhas sem pautas.