Trabalhos Aceitos, modalidade e horários de apresentação
COMUNICAÇÃO ORAL
Sexta-feira – 20/11 – 16:00 – 17:30
1 – ÁGUA CONSUMO CONSCIENTE: UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA – Jaqueline Ferreira dos Reis– Sexta-feira / 16:00
2 – TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO – Ozaque Teodoro Júnior Sexta-feira / 16:15
3 – O USO DA TORRE DE HANÓI NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – Mateus Santana dos Reis – Sexta-feira / 16:30
4 – CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA – Aline Barbosa Nascimento – Sexta-feira / 16:45
5 – PROBLEMATIZANDO SITUAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO – Jonatas de Sousa Marques – Sábado / 17:00
Sábado – 21/11 – 16:00 – 17:00
1 – ROLETA DAS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS – Priscila Maia Veras Freitas – Sábado / 16:00
2 – APLICANDO A MATEMÁTICA À PROBLEMÁTICA DA ESCASSEZ DA ÁGUA – Desirée Moura Rodrigues da Silva – Sábado / 16:15
3 – A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA – Silverlania dos Santos Bizil – Sábado / 16:30
PÔSTER – Os pôsteres serão apresentados e expostos nos dias 20/11 (16:00 – 17:30) e 21/11 (16:00 – 17:00)
1 – A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – Wesley Alves Valente
2 – O USO DO TETRAVEX NO ENSINO DA MATEMÁTICA – Ana Pereira dos Santos Rocha
3 – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A ESCOLA BÁSICA – Jean Martins de Arruda Santos
4 – O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM – Matheus Santos Freire
5 – AS IMPOSIÇÃO DE REGRAS NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU – Adeilton Fernandes da Costa
6 – AS NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA – Andressa Campos Silva de Matos
7 – MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EDO: UM EXPERIMENTO COM AMPULHETA – Ives Lima Pereira
8 – A BELEZA MATEMATICA DOS MOSAICOS – Victor Rafael Araujo de Noronha
9 – A TEORIA DA SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Helaine Araujo de Oliveira
10 – AÇÃO INTEGRADORA DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Mitaly Tuany Oliveira Macedo
11 – ENSINO LÚDICO MATEMÁTICO COM O USO DO TANGRAM – Valteno Marques Rodrigues Junior
12 – A CULTURA DIGITAL EM SALA DE AULA: DESAFIOS APRESENTADOS PELOS DOCENTES DA ÁREA DE MATEMÁTICA – Geisla Aparecida de Carvalho
13 – O SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – Juliane da Cruz Oliveira
14 – A ESTATÍSTICA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTOS DE AUXÍLIO PARA MELHORIA DO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MARANHÃO – Marcos Antônio de Souza Silva
15 – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – Fabiano Hilário Ramires
16 – PARA QUE SERVE O MMC – Francisco Claudio Lima Gomes
17 – UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA UTILIZANDO A PROVA EM FASES – Elias Angelo Bonfim
18 – O CRIADOR DO CÁLCULO: NEWTON OU LEIBNIZ? NA VERDADE FERMAT – Carlos Eduardo De Oliveira
19 – PRIMÓRDIOS DA MATEMÁTICA BRASILEIRA – Anderson Henrique Costa Barros
20 – PROGRESSÃO PARCIAL: O QUE SE PROPÕE E COMO ACONTECE NA ESCOLA ESTADUAL DR. ARTUR ANTUNES MACIEL DE JUÍNA – MT – Roselaine Mezz
21 – ORIGAMI E MATEMÁTICA – Ana Geórgia Pereira Brasileo
22 – OS JOGOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA – Henrique Gabriel Silva Carneiro
23 – CONSTRUINDO FRACTAIS PARA CONSTRUIR CONHECIMENTO – Gessiene Soares dos Santos
24 – INCLUSÃO DIVERTIDA ATRAVÉS DA MATEMÁTICA – Brenda Pedroso Machado
I. Sessões Temáticas
Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
• T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica
• T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental
• T3: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio
• T4: Formação inicial e continuada de professores de Matemática
• T5: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática
• T6: Tecnologias digitais no ensino de Matemática
• T7: Avaliação no ensino da Matemática
• T8: História da Matemática e prática docente
A submissão de trabalho poderá ser feita até o dia 25 de Outubro de 2015 03 de Novembro de 2015, mediante upload do arquivo do resumo do trabalho, contendo de duas a cinco páginas, conforme modelo disponível, e em formato .pdf (clique em Inscrições no menu principal do site). O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: ST_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf, exemplo: ST_T2_Maria_Silva.pdf.
O resultado do julgamento das propostas será divulgado até 05 de Novembro de 2015 12 de Novembro de 2015.
Cada participante poderá submeter um único trabalho como autor e/ou co-autor e somente receberá certificado pela apresentação o autor e/ou co-autor devidamente inscrito e que participar do evento.
Clique aqui para visualizar o modelo do resumo em doc. Clique aqui para baixar o modelo em tex. Os resumos serão publicados nos anais do evento.
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações. Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.
• Dimensões máximas: 1m x 1m.
• O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
• Tamanho das letras:
Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
Observações Importantes:
– Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
– Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
– Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.