ATENÇÃO: TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO
Apresentação de pôster dividida por data e horário.
Sexta-feira – Horário Sessão de Pôster I- 15h 30min – 16h 30min | |||
Apresentador | Título | ||
1 | Aldemir Malveira de Oliveira | AMAZONAS NO ENEM SEM FRONTEIRAS E SEUS IMPACTOS NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS-BRASIL | |
2 | ALICE JENNEFER DA SILVA | MATEMÁTICA EM MÃOS: INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
3 | Ana Cláudia Ribeiro Martins | A Resolução de Problemas na Educação Matemática | |
4 | Andre Fidelis Vilas Boas | Estúdio da Matemática uma Aprendizagem Ativa | |
5 | Daniela Alves Soares | CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E MATEMÁTICA PARA A JUSTIÇA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
6 | Antonia Charmilla Freire Batista | PIC/OBMEP COMO UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO AMBIENTE VIRTUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O POLO SOBRAL VIRTUAL | |
7 | Ayla Moulaz Carvalho | Aprendizagem da Docência: Narrativas do PIBID | |
8 | Carolina de Oliveira Tsuda | RODAS E CAMINHOS EXÓTICOS: MODELAÇÃO MATEMÁTICA E PROPOSTAS DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS | |
9 | Cristiano Pereira Silva | O DIÁLOGO E A DIALOGICIDADE COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA. | |
10 | Danielle Daiane Pereira Frozi Brisola | Geometria Fractal | |
11 | Dayene Ferreira dos Santos | PROPOSTA PEDAGÓGICA: A INTERDISCIPLINARIDADE DA MATEMÁTICA COM A BIOLOGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES POR MEIO DO JOGO | |
12 | Débora Vieira de Souza | Uma proposta para o 9º ano do ensino fundamental a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas | |
13 | DENIS CARLOS LIMA COSTA | PROCESSAMENTO ANALÍTICO EM PYTHON COMO ESTRATÉGIA À INTEGRALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS MATEMÁTICA, FÍSICA E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO | |
14 | Eduardo da Conceição Rosario | JOGOS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
15 | Eduardo Machado da Silva | CURVAS DE NÍVEL, GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM 2 VARIÁVEIS E O PLANO TANGENTE COM O GEOGEBRA | |
16 | Evilane Leão Cordeiro | LETRAMENTO MATEMÁTICO: LER, COMPREENDER E CALCULAR. | |
17 | Gilberto Vieira | Resolução de problemas abertos e a aprendizagem matemática | |
18 | Ilza Carla Morgueto Sousa | HIPÓTESES DAS CRIANÇAS COMO MOBILIZADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESTUDO DAS FRAÇÕES E MEDIDAS | |
19 | Isaura Almeida | MATEMÁTICA RECREATIVA: INVESTIGANDO QUADRADOS MÁGICOS | |
20 | Ivan Pinheiro de Oliveira | EQUAÇÕES DE RECORRÊNCIA: PROPOSTA PARA O ORÇAMENTO FAMILIAR | |
21 | JAIME BATISTA DE SOUZA | UTILIZANDO O JOGO “GARTIC” NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
22 | Janaino S V de Atahide | NÚMEROS COMPLEXOS E ALGUMAS POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA SUAS ACEITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO | |
23 | Jéssica Andrade Teixeira | Um estudo sobre a aprendizagem de volumes segundo a teoria de Van Hiele | |
24 | Jorge Costa Silva Filho | O ENSINO DE MATEMÁTICA E A LEI 10639/03 | |
25 | Kassandra Camargo Silva | RECURSOS MANIPULÁVEIS EM MATEMÁTICA PARA CÁLCULO DE DISTÂNCIAS, USANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA NOS TRIÂNGULOS | |
26 | Luiz Ricardo Escobar Junior | Olimpiadas, o grande desafio da matemática | |
27 | MANOEL DOS SANTOS COSTA | O PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
28 | MANOELA GONÇALVES ORNELAS CANGUSSU | A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM “PELOS PARES” NO ENSINO DE LOGARITMOS | |
29 | Maria Gabriela Leme Munhoz | UM INSTRUMENTO DIFERENCIADO DE AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
30 | Maria Mailane Vieira da Silva | A Educação Estatística no Ensino Médio: uma comparação entre os PCN+ e a BNCC | |
31 | Mateus Ramos de Almeida | ANÁLISE DE PESQUISAS QUE INVESTIGARAM O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
32 | Natacha Sobrinho Eloy | PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS PARA UM TRABALHO DIVERSIFICADO E INCLUSIVO COM FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
33 | Renata Udvary Rodrigues | GEOMETRIA E ENSINO HÍBRIDO… VOCÊ JÁ OUVIU FALAR? | |
34 | Ricardo Gonçalves | A METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA AS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS | |
35 | roberto cesar cucharero peregrina | Panoptismo e Ensino de Matrizes: Uma proposta interdisciplinar | |
36 | Rogério Starich Silva | Ambientar um laboratório de ensino de matemática | |
37 | Thiago Carvalho Pires | A utilização de um aplicativo digital como ferramenta facilitadora da aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio | |
38 | Matheus de Almeida | A TÁBUA DE GALTON COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS DISTRIBUIÇÕES BINOMIAL E NORMAL DE PROBABILIDADE | |
39 | Gabriel Henrique Rodrigues da Silva | O USO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS |
40 ALANO GOMES DE OLIVEIRA CÁLCULO DE VOLUME ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES E CRIPTOGRAFIA COM FUNÇÃO INVERSA
Sábado – Horário Sessão de Pôster II- 15h 30min – 16h 30min
Apresentador | Título | |
1 | Adriana de Andrade | REFLEXÕES SOBRE UM MINICURSO DE XADREZ COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO |
2 | Adriana Lopes | DIÁLOGO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO |
3 | ADRIANA MARTINEZ GRIMALDOS | COMPETICÕES MATEMÁTICAS BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
4 | André Ferreira Mendes | GEOMETROPOLIS:UM JOGO DE GEOMETRIA PARA TABULEIROS E APLICATIVOS DE CELULAR |
5 | André Rodrigo Reis Gonçalves | A arte de Resolver Problemas e a OBMEP: uma proposta de atividades para a sala de aula |
6 | ANTONIO PAULO MUCCILLO DE MEDEIROS | MULHERES NA MATEMÁTICA |
7 | Carina Brunehilde P Silva | ARTESANATO NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO |
8 | Caroline dos Santos Moreno | REGISTRO DO PROFESSOR: UMA FERRAMENTA PARA O AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 2º ANO. |
9 | Daniel Amaral Prates | A PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS DE CASSINO: PROBLEMAS CLÁSSICOS E FREQUENTISTAS. |
10 | Denilson Inacio Lopes da Silva | MATEMÁTICA NAS DISCIPLINAS: “COORDENANDO – RESOLVENDO DESAFIOS ATRAVÉS DE COORDENADAS” |
11 | Edson de Souza Carneiro Fialho | A Taxonomia de Bloom aplicada à avaliação em Matemática |
12 | Francisco Felinto da Silva Jr | OCC-RDD UMA TÉCNICA NARRATIVA PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA E CONTEUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
13 | Gabrieli Silva Ney de Paula | Utilizando o Material Dourado e os Experimentos Mentais para Encontrar as Raízes de Polinômios Quadráticos |
14 | GILBERTO DE PAIVA | ANÁLISE DE FERRAMENTAS DIGITAIS MATEMÁTICAS PARA O ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
15 | Horacio Emidio de Lucca Junior | Uso de ferramentas computacionais para análise de tumores utilizando morfologia matemática. |
16 | Ivan Marcos Groff | MATEMÁTICA E ARTE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM ARTE CINÉTICA E TRIÂNGULOS |
17 | João Paulo Silva do Nascimento | O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO. |
18 | JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA | O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
19 | Kessia Tatiane Rodrigues dos Santos | MATEMÁTICA NAS DISCIPLINAS – “NAVEGANDO EM RIMAS MATEMÁTICAS” |
20 | Larissa Sousa de Oliveira | TRAZENDO O LÚDICO PARA A SALA DE AULA: JOGOS DIDÁTICOS |
21 | LEONARDO ARAUJO SILVA | COMUNICAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DO TRATAMENTO GEOMÉTRICO: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DO PROFESSOR |
22 | Licia Giesta Ferreira de Medeiros | A MATEMÁTICA E A ASTRONOMIA: DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO |
23 | Manoel Wallace Alves Ramos | GEOGEBRABOOK: RECURSOS DINÂMICOS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA VETORIAL |
24 | Márcia Scodeler | A LUCIDADE DOS JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
25 | marcos agostinho de freitas | As análises das variações dos coeficientes nas funções quadráticas, com o programa Winplot |
26 | MONICA ALMEIDA GAMA | Guerra nas Estrelas – uma disputa de episódios |
27 | Monica de Figueiredo Bachir | O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE ORIGAMIS EM SALA DE AULA |
28 | Nickson Deyvis da Silva Correia | MATEMÁTICA NAS DISCIPLINAS: “TRILHAMAT ESPORTE” |
29 | Patricia dos Santos Maigre | ANÁLISE DE ERROS E DE FATORES ASSOCIADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTIVA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS, NO ENSINO SUPERIOR |
30 | Priscila Germano dos Santos | A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROCESSOS FORMATIVOS E OS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA |
31 | Roseli Rosalino Dias Da Silva Angelino | EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
32 | Sávia Cristina Vidal | CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE TÉCNICAS DE CONTAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
33 | Vivian Leticia Chaves de Novais | A importância do Laboratório de Ensino de Matemática |
34 | Viviane da Silva Stellet | Aprendizagem significativa: Criptografia como ferramenta no ensino de funções |
35 | Wanessa Cavalcanti Oliveira | MMCBOARD |
36 | Carmen Vieira Mathias | UM HISTÓRICO DOS SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA |
37 . Andressa Rubim – A aula de Matemática como espaço para investigação
Sábado – Horário Sessão de Pôster – Extra- 18h – 19h | ||
Apresentador | Título | |
1 | ||
2 | Amanda Barretos Lima Garuth | APLICAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM CÁLCULO DIFERENCIAL |
3 | Ana Paula Gonçalves Pita | Título: EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM CRÍTICA DA MATEMÁTICA |
4 | Ana Paula Ximenes Flores | CICLO TRIGONOMÉTRICO TÁTIL E O ENSINO DE TRIGONOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICÊNCIA VISUAL |
5 | Carlos Henrique Lange | RAZÃO E PROPORÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
6 | Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli | Divisão de segmentos e Origamis |
8 | Danielle Angélica da Luz e Silva | O Ensino Híbrido como Metodologia do Ensino na Matemática – Geometria Espacial – Pirâmides Regulares |
9 | Débora Cristina Borba Pereira Favero | AS MUDANÇAS GERADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DA ÁLGEBRA |
10 | Deise Lilian de Oliveira | Utilizando o Scilab como Ferramenta Pedagógica no Ensino da Matemática |
11 | Denis Alderige Melo Chaves | PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
12 | Diego Bortoleto Licca | HIPERCUBO E ENSINO DE GEOMETRIA |
13 | Douglas Maicon de Souza Dias | PICMat (PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE MATEMÁTICA) |
14 | FRANCISCO ARISTONIO DE ALMEIDA SANTOS | VIAGEM POÉTICA AO MUNDO DA MATEMÁTICA |
16 | Gerson dos Santos Farias | Diferentes Abordagens para o Ensino das Cônicas |
17 | Jane Lopes de Sousa Goma | A COMUNICAÇÃO ESCRITA MATEMÁTICA ENVOLVENDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO COM FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
18 | Jéssica Andrade Teixeira | Um estudo sobre a aprendizagem de volumes segundo a teoria de Van Hiele |
19 | Jéssica Soares de Souza | CONSTRUÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO PARA ESTUDO DE NÚMEROS IRRACIONAIS |
20 | JOAO RICARDO VALLIM PEREIRA | NÚMEROS IRRACIONAIS VIA SEQUÊNCIAS DE RACIONAIS |
21 | Marcela Almeida da Silva | ANÁLISE DO CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA DOS ALUNOS DE 4° E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
22 | Marcia Roberta dos Santos Pires da Silva | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
23 | Marlon Amorim Tenório | Mais com menos – Matemática de forma minimalista |
24 | MATHEUS MACHADO GARCIA | CADEIAS DE MARKOV COMO POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE TEORIA DAS PROBABILIDADES E MATRIZES |
25 | Melissa Tanaka | Um jogo de matemática envolvendo porcentagem |
26 | Pedro Marcos Mossulin Ferreira | Uso do processo de investigação no estudo de funções inversas |
27 | PRISCILA LOPES DE LIMA CARVALHO | UM ESTUDO SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS |
28 | Rafael de sá neres | ROLETA CONJUNTOS NUMÉRICOS |
29 | Renata Siqueira Reis | MALBA TAHAN E O ENSINO MEDIO |
30 | Ricardo Pessoa dos Santos | O Sudoku e a Matemática |
31 | Rodrigo Dantas de Lucas | Ação mediada no ensino de funções com o GeoGebra |
32 | Rosangela Teixeira Guedes | Aplicação do Sofware geogebra em cálculo diferencial |
33 | Sérgio Miranda de Araújo Júnior | Utilizando o Software Scilab como recurso pedagógico para dinamizar o ensino de Álgebra Linear |
34 | Thallyenne Pereira da Costa | O TEOREMA CHINÊS DOS RESTOS E A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA |
35 | Vivian Patricia Gonçalves Reis | UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
36 | Willian Pereira Barreto | Secções Cônicas na Educação Básica: recursos didáticos em uma plataforma interativa |
OBS: Cada participante é responsável por levar seu pôster no dia e horário previamente divulgados.
A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 15 de Junho até 15 de Outubro de 2018, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf (clique em Inscrições no menu principal do site).
Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica
- T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental
- T3: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio
- T4: Formação inicial e continuada de professores de Matemática
- T5: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática
- T6: Tecnologias digitais no ensino de Matemática
- T7: Avaliação no ensino da Matemática
- T8: História da Matemática e prática docente
- T9: Educação Inclusiva e Matemática
O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.
Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo.
Para submeter o seu trabalho clique aqui.
Orientações para formatação e apresentação do Pôster
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
– Dimensões máximas: 1m x 1m.
– O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
– Sugestão para tamanho das letras:
Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.
Clique AQUI e baixe um modelo para pôster (uso não obrigatório)
Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.
Observações Importantes:
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).