SEXTA (16/05) | SÁBADO (17/05) | DOMINGO (18/05) | |
MANHÃ | Grupos de Trabalho
1, 2 e 3 8:30-10:30h (Discussões e atividades em vários grupos) Intervalo 10:30-11h Palestra – Reprodução de Sons no GeoGebra: Uma forma de se Introduzir Funções Trigonométricas (e A análise de Fourier) no Ensino Médio (Humberto Bortolossi) 11-12h |
Grupos de Trabalho
1, 2 e 3 8:30-10:30h (Apresentação das discussões e relatórios) Intervalo 10:30-11h Palestra – Jogos Imparciais e Números (Ralph Teixeira) 11-12h Encerramento |
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Credenciamento
12:30 – 13:30h |
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TARDE | Minicursos e Oficinas
13:30 – 17:30 Comunicações/Sessões Pôsteres 17:30 – 18:30 |
Minicursos e Oficinas
13h – 17h Comunicações/Sessões Pôsteres 17 – 18h Palestra – A Geometria no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e outras histórias (Eduardo Wagner) 18-19h |
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NOITE | Solenidade Oficial de Abertura
19:30- 20h Palestra – Divulgação Científica em Matemática: como despertar o interesse dos alunos pelas teorias matemáticas. (Pedro Malagutti e João Sampaio) 20 – 22 h |
OBS: Programação sujeita a alterações.
Importante! As atividades do simpósio da sexta-feira à tarde e do sábado, irão ocorrer no Campus da UEPG, em Uvaranas. Já as atividades da sexta-feira à noite e domingo de manhã serão realizadas no Campus Central da UEPG – Praça Santos Andrade n° 1.
Professores Confirmados:
- Francisco Mattos UFRJ – Oficina (indicada para professores do Fundamental I) e Grupo de Trabalho
- Humberto Bortolossi UFF – Palestra
- Pedro Malagutti e João Sampaio UFSCAR- Palestra e oficina (indicada para professores do Fundamental I)
- Eduardo Wagner IMPA – Palestra
- Ralph Teixeira UFF – Mini-curso e palestra
- Eduardo Colli USP – Oficina
- Ion Moutinho UFF – Oficina
- Cydara Ripoll UFRGS e Letícia Rangel CAP UFRJ -Oficina e Grupo de Trabalho
- Victor Giraldo UFRJ – Oficina e Grupo de Trabalho
- Maria Alice Gravina UFRGS – Grupo de Trabalho
Grupos de Trabalho:
Os Grupos de Trabalho da ANPMat – Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica – têm por objetivos centrais:
- estimular a discussão sobre temas de reconhecida relevância para a formação de professores de Matemática, envolvendo, de forma ampla, as comunidades brasileiras de professores que lecionam Matemática em todos os segmentos da educação básica, pesquisadores em Matemática, em Educação Matemática e em Ensino de Matemática;
- fomentar a produção e a difusão de textos e de materiais didáticos, além da realização de outras ações, visando à melhoria das condições de formação de professores de Matemática no Brasil, com referência nos temas de discussão estabelecidos.
Sendo assim, os GTs realizarão reuniões presenciais durante os Simpósios Nacionais da Formação do Professor de Matemática, e deverão se estruturar de tal forma que os trabalhos com vistas aos objetivos acima destacados sejam desenvolvidos continuamente nos intervalos entre as edições dos Simpósios. Ao final de cada reunião presencial, cada GT deverá produzir um relatório, expondo propostas de ações e encaminhamentos de trabalhos para o intervalo até a edição seguinte do Simpósio Nacional, que será apresentado na Assembleia de encerramento. Durante os Simpósios, cada GT contará com um número limitado de participantes, previamente inscritos. Incialmente, são propostos os seguintes temas para os GTs:
- GT 1 – Formação inicial de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental. Coordenação: Francisco Mattos.
- GT 2 – Formação inicial de professores que lecionam Matemática no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio.Coordenação: Victor Giraldo e Letícia Rangel.
- GT 3 – Desenvolvimento de materiais e recurso didáticos de Matemática. Coordenação: Cydara Ripoll e Maria Alice Gravina
Mais detalhes dos GT’s, clique aqui.
Resumo das propostas das palestras:
Divulgação Científica em Matemática: como despertar o interesse dos alunos pelas teorias matemáticas (PALESTRA ICM 2018*)
Professores: João Sampaio e Pedro Malagutti – UFSCAR
No Brasil a universalidade do Ensino Fundamental está sendo atingida somente nos recentes anos; há uma enorme carência de projetos e ações que visem a disseminação das ideias científicas, principalmente na área de Matemática. Nesta palestra pretendemos discutir esta questão, bem como apresentar alternativas a professores e licenciandos, a fim de incentivar o interesse dos alunos para a beleza das teorias matemáticas. Desafios, jogos, materiais de divulgação e mágicas matemáticas serão apresentadas.
Reprodução de Sons no GeoGebra: Uma forma de se Introduzir Funções Trigonométricas (e A análise de Fourier) no Ensino Médio
Professor: Humberto Bortolossi – UFF
Nesta palestra, vamos usar os recursos sonoros, numéricos, gráficos e geométricos do GeoGebra 4.2 para, com estas múltiplas representações, contextualizar o ensino de funções trigonométricas na análise de sinais sonoros. A ideia é dar um prelúdio à teoria básica da Análise de Fourier que seja acessível a um aluno do Ensino Médio. Usando animações do GeoGebra, mostraremos como funções trigonométricas da forma y = A sen(B x + C), com A, B e C constantes, aparecem naturalmente na modelagem de fenômenos sonoros. Em seguida, ainda com o GeoGebra, veremos como os parâmetros A, B e C afetam o gráfico da função y = A sen(B x + C) e as propriedades do som correspondente. Por fim, mostraremos como sinais sonoros mais complexos podem ser obtidos com soma de funções deste tipo e, de maneira elementar, como a Análise de Fourier permite fazer o processo inverso. As aplicações incluem o sistema de discagem DTMF de telefones e o uso de batimentos na afinação de um piano.
A Geometria no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e outras histórias
Professor: Eduardo Wagner – IMPA
Nesta palestra, será feito um resumo da história do ensino de Matemática no Brasil nas últimas quatro décadas, apresentando a evolução do livro didático, suas qualidades e defeitos, passando pelas dificuldades em ensinar geometria na sala de aula, dos recursos tecnológicos de hoje e uma breve explanação sobre as avaliações em grande escala, como o Enem e o Pisa.
Jogos Imparciais e Números
Professor: Ralph Teixeira – UFF
Vamos jogar NIM? Em uma mesa, há n pilhas de palitos, com x1, x2, x3,…e xn palitos. Você e um amigo se alternam: cada um escolhe uma pilha e retira dali quantos palitos desejar. Quem tirar o último palito ganha. Qual a estratégia vencedora para este jogo?
Jogos que, como o NIM, não tem nenhum elemento de incerteza, são Jogos Combinatórios (Xadrez, Damas, Resta Um, etc.). O livro “Winning Ways” introduz sua belíssima Teoria, que leva à construção dos números surreais (um corpo contendo os reais, números infinitos e infinitesimais) e dos números. Nesta palestra, faremos uma breve introdução aos Jogos Combinatórios Imparciais (onde ambos os jogadores sempre têm os mesmos movimentos à sua disposição), aprenderemos a somar números e assim aprenderemos a vencer o jogo de NIM sempre que possível.
Resumo das propostas para oficinas e minicursos:
Oficina: Mágicas matemáticas para a melhoria do ensino de Matemática (OFICINA ICM 2018*)
Professores: João Sampaio e Pedro Malagutti – UFSCAR
Nesta oficina serão apresentados números de magia com fundamentação matemática; tais truques envolvem lógica, aritmética, teoria dos números, geometria métrica, topologia, probabilidade e combinatória. São atividades de divulgação científica, que serão realizadas pela plateia, e que têm o intuito de seduzir os jovens para o mundo da Matemática, a partir de experimentos que desafiam o senso comum e aguçam a curiosidade.
Oficina: A beleza matemática das simetrias (OFICINA ICM 2018*)
Professor: Eduardo Colli – USP
Usando material simples e barato, exploraremos as simetrias de rotação dos poliedros platônicos, primeiro identificando eixos de simetria e depois, usando cores, fazendo correspondência com permutações. A atividade abrange geometria e visualização espacial e aspectos algébricos e combinatórios.
Oficina: O GeoGebra como instrumento de Ensino de Matemática
Professor: Ion Moutinho – UFF
Breve Resumo: A oficina irá explorar o programa GeoGebra com o objetivo de capacitar um professor a criar instrumentos didáticos de mediação para o processo de ensino e aprendizagem onde se assume que o aluno deve participar ativamente do processo de construção de seus conhecimentos. Assim, serão apresentadas algumas técnicas básicas de construção de animações eletrônicas que funcionem como um ambiente virtual de exploração, onde o aluno pode experimentar e compreender fatos a partir de suas próprias ações.
Oficina: Razões: comparando grandezas
Professoras: Cydara Ripoll – UFRGS e Letícia Rangel – CAP UFRJ
A Oficina trata de um tema pouco abordado nos livros didáticos: razão. A pergunta “O que é razão?” motivará a discussão e a reflexão durante toda a oficina. Assim, as atividades nela propostas têm o objetivo de suscitar e conduzir a reflexão, tendo como referência a prática de sala de aula no ensino básico.
Minicurso: Introdução à Teoria da Probabilidade
Professor: Ralph Teixeira – UFF
Pré-Requisito: Nenhum (nem Probabilidade,nem Análise Combinatória!)
Várias situações em probabilidade básica apresentam respostas que à primeira vista parecem contradizer nossa intuição. Os objetivos principais deste curso são identificar e diminuir tais disparidades. Para tanto, apresentaremos os princípios básicos da Probabilidade Discreta (incluindo o conceito de Probabilidade Condicional e o Teorema de Bayes) e discutiremos alguns problemas clássicos (por exemplo, Monty Hall, o problema dos aniversários) — sem usar Análise Combinatória! Esperamos que ao final do minicurso, o aluno:
- i) Tenha um modelo mental mais preciso do que “probabilidade” significa (e, principalmente, perceba que nem todo modelo probabilístico é equiprovável!);
- ii) Seja capaz não só de resolver os problemas citados acima, mas seja capaz de desenvolver sua intuição para que as respostas lhe pareçam mais naturais (incluindo a clara identificação das hipóteses utilizadas na resolução de cada problema).
Ementa:
- Conceitos Básicos: Interpretação frequentista e subjetiva (Bayesiana).
- Probabilidade Condicional e sua visualização (tabelas e árvores).
Minicurso: O Desenvolvimento do Conceito de Número na Escola Básica
Professor: Victor Giraldo -UFRJ
Neste minicurso, abordaremos um panorama geral das diferentes etapas do desenvolvimento do conceito de número ao longo do ensino fundamental e do ensino médio, desde as noções concretas de contagem e de medida, passando pela construção dos diferentes conjuntos numéricos como estruturas algébricas, até o conceito abstrato de número real. Discutiremos com mais profundidade estratégias pedagógicas para o ensino das operações elementares com números racionais e para os problemas matemáticos que conduzem à necessidade da introdução dos números reais.
Minicurso: Aprendendo frações sem fazer contas
Professor: Francisco Mattos – UERJ
Publico alvo:Professores do ensino fundamental das séries iniciais e fundamental II
* Esta é uma palestra/oficina de divulgação do Congresso Internacional de Matemáticos, evento científico mais importante do mundo na área de Matemática, que será realizado no Rio de Janeiro, em 2018. Para mais informações, confira em http://icm2018.sbm.org.br/