ATENÇÃO!!!
Os anais referentes aos resumos dos trabalhos apresentados durante o evento estão disponíveis em:
Anais do III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul
_______________________________________________________________________________
O apresentador deverá comparecer ao local de apresentação com seu seu pôster, na data e horário de apresentação abaixo indicados.
Lembramos que o pôster deve possuir cordão superior que permita que seja pendurado.
SEXTA-FEIRA 4 DE MAIO – 15:30 – 16:30 | ||
1 | ALICE JENNEFER DA SILVA | MATEMÁTICA EM MÃOS: INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
2 | Aline Catarina Da Silva | Equações Diofantinas No Currículo? |
3 | Aloisio Pedro Hammes | O CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
4 | Ana Cláudia Hoppe | Estágio Curricular Supervisionado E Seu Papel Formador No Curso De Licenciatura Em Matemática: Um Olhar A Partir Do Licenciando |
5 | Ana Cláudia Ribeiro Martins | A Resolução De Problemas Na Educação Matemática |
6 | ANTONIO CESAR DOS SANTOS ESPERANCA | A CONSTRUÇÃO DO XADREZ GIGANTE: UM ELO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
7 | ANTONIO PAULO MUCCILLO DE MEDEIROS | A MATEMÁTICA NAS OBRAS DE ESCHER |
8 | Bárbara Gonçalves Fenille Velasco | ORIGAEDROS PLATÔNICOS : Uma Proposta De Ensino De Geometria A Partir De Origami |
9 | Bruno Dall Agnol | Atividades E Jogos No Ensino Da Educação Basica |
10 | Carlinho Augustinho Horn | A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM |
11 | CAROLINE VANESSA WENDLAND | Trigonometria No Ensino Médio: Jogo Como Recurso Didático |
12 | Cassia Gonçalves D’Avila | RÉGUA DE CÁLCULO: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LOGARITMO |
13 | Catia Piano | O ENSINO DE LOGARITMOS ATRAVÉS DO CÁLCULO DE ÁREAS ABAIXO DE UMA CURVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
14 | Cláudia Brum De Oliveira Fogliarini Filha | PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
15 | Cleuber Pereira Ramos | SISTEMA DE RECORRÊNCIAS LINEARES NÃO HOMEGÊNEAS |
16 | Daniel Argeu Bruxel | EVOLUTAS E INVOLUTAS DE CURVAS PLANAS VIA GEOGEBRA |
17 | DENIS CARLOS LIMA COSTA | APLICAÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA DESENVOLVIDAS EM PLANILHAS ELETRÔNICAS |
18 | Elisson Pontarolo | UMA APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
19 | Felipe Furtado Lorenci | SUAV – Sistema Ubíquo De Aprendizagem Vertical |
20 | Fernanda Dos Santos Garcia | GEOGEBRA E AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
21 | Gabriela Gimenes Pereira | O USO DA PLANILHA ELETRÔNICA PARA ESTUDAR NÚMEROS COMPLEXOS. |
22 | Ivan De Almeida Fiorotti | 1º Seminário De Inclusão E Matemática Do IFRS – Campus Canoas: Síntese Geral E Breve Relato |
23 | Jader Soares Dos Santos | A Geometria Na Vila Olímpica: Uma Proposta De Atividade No Ensino Médio. |
24 | Janilson Loterio | A UTILIZAÇÃO DO JOGO “TRUNFO ” NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
25 | Laura Castro | O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR |
26 | Licia Giesta Ferreira De Medeiros | TENDO A MATEMÁTICA O TEMPO TODO À MÃO |
27 | Luis Felipe Tatsch Schmidt | UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O APLICATIVO “CALCULADORA – O JOGO” |
28 | Luiz Carlos Lemos Junior | EM BUSCA DA QUANTIDADE DE POLÍGONOS GERADOS APÓS A CONSTRUÇÃO DAS DIAGONAIS DE UM N-ÁGONO |
29 | Marina Gandolfi | A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA |
30 | Max Baranenko Rodrigues | A Utilização De Resolução De Problemas Como Estratégia De Ensino E Aprendizagem Da Matemática |
31 | Milena Da Silva Fontana | A Face Formativa Da Matemática: Da Paideia Platônica À Contemporâneidade |
32 | Priscila Dombrovski Zen | A Importância Da Estatística No Ensino Médio |
33 | Raquel Oliveira Bodart | Uso De Sequência Didática Para O Ensino De Análise Combinatória Através Da Resolução De Problemas |
34 | Renan Severo Ferreira | O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O AUXÍLIO DE RÉGUA E COMPASSO |
35 | Roseane Nunes Garcia De Souza | O Ensino De Frações No Ensino Fundamental II: Uma Experiência No 6º Ano |
36 | TIAGO PEREIRA ARMAO | ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM |
37 | Eliziane Comachio | CONCEITOS DE GEOMETRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
SÁBADO 5 DE MAIO – 15:30 – 16:30 | ||
1 | Acacio Neckel | ABORDAGEM DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO |
2 | André Rodrigues Rosale | UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – DO CURRÍCULO À PRÁTICA – PASSO 1 |
3 | Angélica Elis Heineck | EXPLORANDO A GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO COM MATERIAL CONCRETO: QUADRO DE ELIPSES |
4 | Antonio Dantas Costa Neto | ANÁLISE MULTIVARIADA DA CADEIA DE COMPONENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA |
5 | Carlos Henrique Lange | MÚSICA E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA SEDIMENTAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO |
6 | Cintia Carla Berrnardi | MATEMÁGICAS: UM TRUQUE QUE INCENTIVA O SABER |
7 | Claudia Vieira De Vargas | O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
8 | Claudio Iavorski | Uso Do Software Geogebra Em Sala Para Situações Em Três Dimensões E/Ou Dinâmicas |
9 | Edison Alves Da Silva | Estudo Sobre A Importância Do Pibid Para A Formação Inicial E Continuada Dos Professores De Matemática. |
10 | Eduarda Santos De Oliveira | ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM DISCIPLINA DE ESTÁGIO |
11 | Fernando Augusto Brancher | A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
12 | Flavio Fernandes | Modelagem Matemática Na Educação De Jovens E Adultos |
13 | Francisco Rother | ALUNO COMO AGENTE ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
14 | Gabriela Gimenes Pereira | O USO DA PLANILHA ELETRÔNICA PARA ESTUDAR NÚMEROS COMPLEXOS. |
15 | Gustavo Camargo Bérti | ESTUDO DE CÔNICAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
16 | ISABELLE ALVES TROBIA | JOGO AVANÇANDO COM O RESTO PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
17 | Ivan Pinheiro De Oliveira | EQUAÇÕES DE RECORRÊNCIA: PROPOSTA PARA O ORÇAMENTO FAMILIAR |
18 | Klara Granetto Lusitani | UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS ABORDADOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO PROFMAT DA UTFPR |
19 | LAURA ESTER BENEDETTI PRETO | Tecnologias Digitais No Ensino Da Matemática: O Geogebra Como Instrumento Para Aprendizagem. |
20 | LILIAN MATTE LISE DEOTI | A ETNOMATEMÁTICA E O ENSINO DE GEOMETRIA NA ESCOLA DO CAMPO EM INTERAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO |
21 | LUCAS DOS SANTOS MACIEL | Avaliação Por Portfólio |
22 | LUCIA ONEZIMA DA SILVA OLIVEIRA | FORMAÇÃO DOCENTE: UMA BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, ATRAVÉS DE REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COM MATERIAL. DOURADO. |
23 | Maiara Canan Koetz | Concepções De Professores Polivalentes E A Influência No Ensino De Medida |
24 | Mariana Bispo Da Silva | Reforço Escolar Em Matemática |
25 | Mariana Lima Duro | EMPRESTAMOS A GEOMETRIA PARA A ARTE: A Matemática Do Origami |
26 | Maristel Do Nascimento | DESENHOS DO SONAS/ LUSONAS E JOGOS AFRICANOS – A ÁFRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
27 | Marlisa Bernardi De Almeida | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROMOVENDO DESAFIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES |
28 | Marlon Mülhbauer | O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS PARA A DETERMINAÇÃO DO VALOR DE PARCELAS DE UM FINANCIAMENTO: UMA PROPOSTA PARA INTRODUZIR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO |
29 | Patric Machado De Menezes | MODELAGEM MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO APRENDIDO COM MODELAGEM |
30 | Reginaldo Cristiano Griseli | A CRIPTOGRAFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DA ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
31 | Ricardo Pessoa Dos Santos | O Sudoku E A Matemática |
32 | Robson Kleemann | PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COM A FÍSICA |
33 | Rui Seimetz | O ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TDIC: OPINIÕES E PERSPECTIVAS DE ALUNOS |
34 | Ruth Leia Pereira De Farias | ANÁLISE DA PLATAFORMA HYPATIAMAT COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS E CONCEITOS RELACIONADOS |
35 | SOLANGE MARIA GUARDA | A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
36 | Tancredo Heriberto Tonello | ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 18 de janeiro até 30 de Março PRORROGADO ATÉ 10 DE ABRIL mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf (clique em Inscrições no menu principal do site).
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão publicados em anais.
Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.
Template: Clique aqui.
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica
- T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental
- T3: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio
- T4: Formação inicial e continuada de professores de Matemática
- T5: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática
- T6: Tecnologias digitais no ensino de Matemática
- T7: Avaliação no ensino da Matemática
- T8: História da Matemática e prática docente
Orientações para formatação e apresentação do Pôster
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
Dimensões máximas: 1m x 1m.
O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
Sugestão para tamanho das letras:
Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.
Clique AQUI e baixe um modelo para pôster (uso não obrigatório)
Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.
Observações Importantes:
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).