Apresentação

Palestrantes Confirmados:

O Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática é um evento bienal de tradicional relevância no contexto da Educação Básica brasileira. Teve as suas duas primeiras edições em 2013 e em 2015, em Brasília-DF. A terceira edição ocorreu no Rio de Janeiro-RJ, em 2017. Agora apresentamos a sua quarta edição.

Desde a sua concepção, o simpósio atendeu a milhares de professores de Matemática de modo direto por meio das suas atividades. Ainda assim, de modo contínuo, continua atendendo a outros milhares de professores de Matemática de todas as regiões brasileiras por meio de conteúdos como os anais dos eventos, os e-books e palestras gravadas.

Por meio do simpósio foi criada, em 2013, a ANPMat – Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica. A proposta da sua criação partiu da SBM – Sociedade Brasileira de Matemática e do PROFMAT – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, os quais viam a necessidade de uma representação dos professores de Matemática da Educação Básica visando contribuir com a formação e o contínuo aperfeiçoamento desses profissionais. Hoje, é a ANPMat que realiza os simpósios, em colaboração com importantes parceiros.

Especificamente, o Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática tem por objetivo contribuir para a formação e para o contínuo aperfeiçoamento de professores de Matemática da Educação Básica e de estudantes de graduação e pós-graduação ligados ao Ensino de Matemática por meio do/da:

1) fomento à produção de trabalhos e pesquisas relacionados ao Ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio;

2) estímulo à comunicação de trabalhos e pesquisas realizadas em cursos de graduação e pós-graduação da área;

3) integração e da troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da área de Ensino de Matemática, em especial, entre os alunos egressos do curso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT);

4) reflexão sobre a formação do profissional da área de Ensino de Matemática com foco em propostas e possibilidades de fortalecimento da qualidade do Ensino;

5) incentivo à cooperação entre pesquisadores de instituições de Ensino Superior e professores da Educação Básica.

O IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática realizar-se-á de 22 a 24 de novembro de 2019 no CCE – Centro de Ciências Exatas do Campus Universitário Alaor Queiroz de Araújo (Goiabeiras) da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES.