Submissão de pôster

Normas para apresentação de pôster

É permitido somente 1 apresentador por trabalho, então a apresentação será individual.

Na apresentação de pôster será disponibilizado 1 hora para a apresentação do trabalho aos avaliadores e participantes do evento. O apresentador deve permanecer ao lado do pôster durante todo o tempo disponibilizado, para receber o certificado de apresentação.

O número ao lado no nome do apresentador é a numeração a ser seguida para colocação do seu pôster.

Apresentação de pôster

Sexta-feira dia 22 de Novembro das 15h às 16h

ApresentadorTítulo
1 Alberto Cunha Alves MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A SALA DE AULA
2 Alessandra Marcia dos Santos Morandi Lepaus TERMOS-TÉCNICOS MATEMÁTICOS NA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS: DESAFIOS, PESQUISA E CRIAÇÃO
3 Bárbara Simões de Oliveira Neves A HORTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
4 Bárbara Stowner Dos Santos DESENVOLVIMENTO UM JOGO DE RPG PARA AUXILIAR NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
5 Bruna de Sousa de Oliveira DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE ÂNGULOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
6 Carla Lima Santos PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS NO MERCADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
7 Carlos Eduardo Soares de Maria UMA BREVE INTRODUÇÃO ÀS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
8 Cintia Viviane Thiesen UMA PROPOSTA DE ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS PARA O CURSO NORMAL
9 Daniel Camacho Fonseca Soares ACITEM-TIRAP: UM JOGO PARA O ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
10 Débora Santos de Andrade Dutra FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE CÁLCULOS ALGÉBRICOS   POR POVOS AFRICANOS, LATINO-AMERICANOS E ASIÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
11 Denilson Junio Marques Soares UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
12 Denise Lage Miranda HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O ENSINO DA GEOMETRIA
13 Domingos Antonio Lopes FRACTAL: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PROPOSTA DA BNCC
14 Douglas Catulio dos Santos NÚMEROS REPUNITS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
15 Duciany Batista da Silva Rodrigues AS MINAS DA MATEMÁTICA
16 Eduardo Mendes da Silva Correa APLICAÇÃO DE EDO’S NO CÁLCULO DA ELIMINAÇÃO DE REMÉDIOS DE DOSE ÚNICA PELO ORGANISMO HUMANO ATRAVÉS DO SOFTWARE MATLAB
17 Eloisa Vargas Poncio ENTENDENDO O AEE: UMA PROPOSTA DO PIBID/UFES MATEMÁTICA
18 Fabricio Rodrigues Benayon DERIVADAS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO COM USO DO GEOGEBRA PARA SMARTPHONES.
19 Gisele Lima de Amorim TRABALHANDO ÂNGULOS E DIAGONAIS DE POLÍGONOS REGULARES COM PALITOS DE SORVETE
20 GLÁUCIO ASSAD PITANGA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE COLABORATIVO
21 GUILHERME MORAES PESENTE O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON
22 Gyslane Aparecida Romano dos Santos A IMPORTÂNCIA DA DIVERSÃO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
23 Igor Vallis Christ RECURSOS DIGITAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
24 Jaqueline Ribeiro dos Santos Machado O USO DA ARTE PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO
25 JOÃO CALIXTO GARCIA EXPLORANDO UMA SITUAÇÃO DE OTIMIZAÇÃO
26 Johnny Nazareth dos Santos SALA TEMÁTICA E A CONTRIBUIÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
27 JOSÉ MONTEIRO HILÁRIO DA SILVA MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “CANGAÇO – O CHAPÉU ESTRELADO”
28 Karen Regina Baptista FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS DE ENSINO
29 KLEBER GONCALVES DO NASCIMENTO MÉTODO PICTÓRICO: ABORDAGEM METODOLÓGICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
30 Marcionei Rech HORTA MANDALA E AS COORDENADAS POLARES
31 Marlon Mülhbauer A UTILIZAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL PARA OTIMIZAR O APRENDIZADO EM AULAS DE MATEMÁTICA
32 Milena Gleice da Silva Farias UMA DEMONSTRAÇÃO VISUAL POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
33 Monica de Figueiredo Bachir O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS EM SALA DE AULA
34 PAULO BARBOSA DE ALMEIDA ANÁLISE COMBINATÓRIA COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
35 Paulo Jakson Dias Cruz INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE TRABALHAR A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO
36 Rafael Costa Sampaio EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
37 Robert Vinicius Coelho da Fonseca MATEMÁTICA FINANCEIRA, DA ESCOLA PARA A VIDA
38 Sarah Rafaely dos Santos MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: O COMPASSO DO FREVO
39 Tayna Elias dos Santos MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “ARRAIÁ GEOMÉTRICO”
40 Thalia dos Santos Machado Moreira DÁ LICENÇA: VINTE ANOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
41 THAYNARA ADRIANA ARAGAO MARTINS CONJUNTOS NA PERSPECTIVA DE VENN-EULER – SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
42 Valdison Luiz Cruz de Moraes APRIMORANDO A PRÁTICA DOCENTE COM O USO DO APLICATIVO EDUCACIONAL SOCRATIVE.
43 Veronil Fernandes de Souza dos Santos ENSINO DE GEOMETRIA COM UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE SKETCHUP
44 Victória Barbosa Tavares O PIBID COMO INSTRUMENTO ATIVO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA
45 Weverson Clayton da Gama Franco SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO
46 Yan Henrique Alves Santos USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA USO EM SALA DE AULA
47 Franciely Lavine Silva de Lima MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “QUILOMBO – A MATEMÁTICA DA CAPOEIRA E DO COCO DE RODA”

Sábado dia 23 de Novembro das 15:30 às 16:30

ApresentadorTítulo
1 Ádamo Duarte de Oliveira LINGUAGEM DIGITAL, CELULARES E GEOMETRIA ANALÍTICA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE ESTRUTURAÇÃO DE CONHECIMENTOS
2 Adriana Cláudia Mata do nascimento A MULHER E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA MATEMÁTICA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
3 Adriana Pereira da Silva INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
4 Allan Goldner Campos PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO NA CONSTRUÇÃO DE LABIRINTOS.
5 Ana Carolina Bortolami Leite OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
6 Ana Letícia da Silva de Mello GALAXY-GEOMETRY:  UMA AVENTURA GEOMÉTRICA INTERGALÁTICA
7 Ana Paula Foss COMPREENDENDO E UTILIZANDO DICAS SOBRE UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL
8 Andriceli O MOVIMENTO DE FAZER, COMPREENDER E REFLETIR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
9 Arian Luís Zeni A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E MATERIAL MANIPULÁVEL: POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
10 Caroline de Oliveira Lima SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O MODELO DE VAN HIELE COM ASPECTOS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
11 Clariana Martinelli silva UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
12 DANIELE SIMAS PEREIRA ALVES SIMETRIAS E PAVIMENTAÇÕES: UM ESTUDO ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS
13 Danielly Cristina Carvalho Dourado PIBID/IFB E A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO OBMEP NO CED 01 DA ESTRUTURAL: ANÁLISES, RESULTADOS E PERSPECTIVAS
14 Dirlei Salete De Souza SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
15 Douglas Daniel METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE MATEMÁTICA NO IFSP – CÂMPUS REGISTRO
16 Edivaldo Bastos da Silva O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS E EXPERIMENTOS
17 ELIAS COUTINHO MARQUES A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA DE ENSINO:   UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA ACERCA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS.
18 Felipe Junior Crozetta O ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: CONJECTURAS A PARTIR DO PROGRMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
19 Flavio Lopes de Oliveira TANGRAM: UMA FERRAMENTA QUE PODE AUXILIAR OS PROFESSORES ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A TRABALHAR OS CONCEITOS DE FRAÇÃO
20 Thaís Cristina dos Santos Basilo MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA – ENFRENTANDO A QUESTÃO DE GÊNERO EM ÁREAS STEM
21 GABRIELE SOUZA DE CARVALHO MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: BARATA É PROBLEMA OU SOLUÇÃO?
22 Jaihany Vicente Gama COLORAÇÃO DE GRAFOS APLICADA À SOLUÇÃO DE SUDOKUS
23 JOAO RICARDO VALLIM PEREIRA NÚMEROS IRRACIONAIS VIA SEQUÊNCIAS DE RACIONAIS
24 Jocelia Abreu Barcellos Vargas UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
25 Laryssa Rodrigues Jorge UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE ÁREA E PERÍMETRO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
26 LINO MARCOS DA SILVA POTENCIALIDADES DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
27 Lucas dos Santos Maciel O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO ESCOLAR
28 LUIZ DE SOUZA NUNES JUNIOR ELABORAÇÃO DE MATERIAS LUDICOS QUE AUXILIAM NO APRENDIZADO DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
29 Manoel Wallace Alves Ramos UM GEOGEBRABOOK PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA VETORIAL
30 Manoela Franco da Silva UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO INTERIOR DO AMAZONAS  ATRAVÉS DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS
31 Márcia Scodeler BINGO FRACIONÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA
32 Mateus Cardoso Mota METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM BASE EM FIGURAS DINÂMICAS NO AMBIENTE VIRTUAL GEOGEBRA
33 Matheus Santiago Ribeiro A MATEMÁTICA E A MÚSICA
34 Michel Guerra de Souza BILHAR ELÍPTICO
35 Natália Teixeira Peixoto Gomes Martins CURVAS FEMININAS: AS MENTES MATEMÁTICAS DETRÁS DA HISTÓRIA
36 Nickson Deyvis da Silva Correia MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “BUMBA MEU BOI – AS FUNÇÕES DOS CHIFRES”
37 Paulo Sergio de Oliveira Conceicao FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
38 SALOMÃO LIMA MONTEIRO CATENUZA: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA COM PRÁTICAS EDUCATIVAS
39 Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS: ANÁLISES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
40 Talita Emidio Andrade Soares BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA
41 Thiago Ramos de oliveira UMA REFLEXÃO SOBRE O PRÉ CÁLCULO: A EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
42 Vanessa HenriquesBorges OTIMIZAÇÃO DISCRETA COM GRAFOS PARA O ENSINO BÁSICO
43 vitor sales dias da rosa IMPRESSÕES 3D NAS AULAS DE MATEMÁTICA
44 Wanessa Cavalcanti Oliveira SEM MAIS NEM MENOS: MATEMÁTICA NAS DISCIPLINAS
45 Yasmin Giles ESTUDANDO A IDENTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NÚMEROS ALGÉBRICOS E TRANSCENDENTES VIA TÉCNICAS ALGÉBRICAS E ANALÍTICAS CONTANDO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
46Nathália dos Santos PereiraGEAR: APLICATIVO QUE FAZ USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

A submissão de trabalhos para apresentação de pôster será feita pelo sistema de inscrições de 15 de agosto a 20 de outubro de 2019 (PRORROGADO), no ato ou após a inscrição, mediante o upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf.

Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados em anais.

O trabalho a ser submetido deve enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos:

  • T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
  • T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
  • T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
  • T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
  • T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
  • T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
  • T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
  • T8: Avaliação no ensino de Matemática.
  • T9: História da Matemática e prática docente.
  • T10: Educação Inclusiva e Matemática.

O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.

Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo de pôster.

Para submeter o seu resumo clique aqui.

Orientações para formatação e apresentação do pôster

Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:

1. Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.

2. As dimensões do pôster seguem o formato padrão ABNT de 90cm x 120cm, com orientação retrato (vertical).

3. O título e os nomes dos autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.

4. Sugestões para tamanho das letras:

Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)

Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)

Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)

– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações. Estas devem ocupar uma área maior. Cliquei AQUI e veja o modelo de pôster

Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes e os seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão Organizadora. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (de 2 a 3 minutos) do seu trabalho.

Observações importantes:

  •  Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para os resumos aprovados, a apresentação do trabalho durante o evento somente será permitida para o participante que tenha realizado o pagamento da inscrição no evento.
  •  Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas prescritas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento, após a sua realização, que ficarão a cargo da Comissão Local de Organização.
  • Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.