Normas para apresentação do trabalho oral
É permitido somente 1 apresentador por trabalho, então a apresentação será individual.
Na apresentação oral será disponibilizado 10 minutos para a apresentação do trabalho e mais 5 minutos para perguntas e/ou colaborações.
Observação: o tempo de apresentação poderá ser ajustado, devido ao número de trabalhos aprovados. Caso aconteça essa alteração, divulgaremos no site.
Apresentações de Comunicações Orais de Sábado dia 23 de Novembro de 2019
Sala 31 – Sábado dia 23 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
31 | 8h – 8:15 | UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES COM BASE EM ALGUMAS DEFINIÇÕES HISTÓRICAS | LEANDRO ANDRÉ BARRADA BENEDITO |
31 | 8:15 – 8:30 | MATERIAL DIDÁTICO E O MODELO DE VAN HIELE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE SEMELHANÇAS | Ana Eliza da Silva Cordeiro |
31 | 8:30 – 8:45 | METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA A RESOLUÇÃO DE INEQUAÇÃO POLINOMIAL DE GRAU N | Gilberto Jardim Coelho |
31 | 8:45 – 9h | Teorema de Pitágoras: Provando a ida a partir da volta | Adolfo Luiz Braucks Vianna |
Sala 32 – Sábado dia 23 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
32 | 8h – 8:15 | JOGO DE TABULEIRO COMO METODOLOGIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA | Ana Patrícia Lima Sampaio |
32 | 8:15 – 8:30 | ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS COM O USO DE TECNOLOGIAS | GABRIEL CACAU BOUCINHAS |
32 | 8:30 – 8:45 | DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO ENSINO CIENTÍFICO | Geraldo Bull da Silva Junior |
32 | 8:45 – 9h | Transformações geométricas no plano via congruência e semelhança de figuras geométricas planas: algumas propostas de atividades. | Ricardo Gomes Assunção |
Sala 3 – Sábado dia 23 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
3 | 8h – 8:15 | CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DA VELHA ELETRÔNICO TRIDIMENSIONAL COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS ESPACIAIS | Luiz Fernando Rosalba Telles de Sousa |
3 | 8:15 – 8:30 | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “FILÉ – A MATEMÁTICA DO BORDADO” | Nickson Deyvis da Silva Correia |
3 | 8:30 – 8:45 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL: IMPACTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | Aline de Lima Guedes |
3 | 8:45 – 9h | Álgebra em Quadrinhos? Uma análise do livro de Larry Gonick | Danilo Magalhães Farias |
Sala 4 – Sábado dia 23 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
4 | 8h – 8:15 | A EVOLUÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA UM ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA | Juliana Stascovian |
4 | 8:15 – 8:30 | ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM GEOMETRIA | José Luiz Rosas Pinho |
4 | 8:30 – 8:45 | CEJTA: UMA PROPOSTA PARA O INCENTIVO AO USO DE JOGOS EM SALA DE AULA PARA ENSINAR MATEMÁTICA | Ana Claudia Cossini Martins |
4 | 8:45 – 9h | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADE DE EXPLORAR RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | Maria Madalena Dullius |
Apresentações das Comunicações Orais de Domingo dia 24 de Novembro de 2019
Atenção: O horário das apresentações de domingo serão das 8h – 9h
Sala 31 – Domingo dia 24 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
31 | 8h – 8:15 | APRENDENDO A SE COMUNICAR EM PÚBLICO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E DA PRÁTICA DOCENTE | CARLOS VIEIRA REDUZINO JUNIOR |
31 | 8:15 – 8:30 | QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM SOCIOEMOCIONAL: UMA AÇÃO DE ENSINO PERSONALIZADO ALINHADA COM A BNCC | Thamilys Vasquez Elias Pereira |
31 | 8:30 – 9:45 | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “GUERREIRO ALAGOANO – O CHAPÉU TRIANGULAR” | Erenilda Severina da Conceição Albuquerque |
31 | 8:45 – 9h | FEEDBACK RÁPIDO E CONSTANTE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PIBID ALINHADA COM O PLANEJAMENTO ESCOLAR ANUAL | Amanda Azevedo Abou Mourad |
Sala 32 – Domingo dia 24 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
32 | 8h – 8:15 | FEIRA ESCOLAR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR | SANDRA SILVA DE LIMA |
32 | 8:15 – 8:30 | AVALIAÇÃO DO PROEB/SIMAVE: DESEMPENHO DAS ESCOLAS E PERCEPÇÃO DOS DOCENTE DO MUNICÍPIO DE ESPERA FELIZ/MG | Larissa Mendes Mateus |
32 | 8:30 – 8:45 | EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES: ERROS COMETIDOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Marta Élid Amorim |
32 | 8:45 – 9h | EXPERIMENTOS COM ÁGUA NO CÁLCULO DE VOLUMES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO | Carolina Domingues Simões Martins |
Sala 3 – Domingo dia 24 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
3 | 8h – 8:15 | CONSCIÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE AFRO-BRASILEIRA EM UM VIÉS MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Luis Gustavo Marques Soares |
3 | 8:15 – 8:30 | NÚMEROS DECIMAIS E FRAÇÕES: CONCEPÇÃO, PRODUÇÃO E USOS DE UM VÍDEO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA | Aline Alves da Silva |
3 | 8:30 – 8:45 | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | Ari Blaz Falcão Ardais |
3 | 8:45 – 9h | POR UMA FORMAÇÃO DECOLONIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | ERILUCIA SOUZA DA SILVA |
Sala 4 – Domingo dia 24 de Novembro de 2019
Sala | Horário | Título | Apresentador |
4 | 8h – 8:15 | A utilização da Resolução de Problemas na Matemática escolar | PAULO BARBOSA DE ALMEIDA |
4 | 8:15 – 8:30 | RESULTADO DO SAEB: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAZONAS | HELLEN GRACE MELO GOMES |
4 | 8:30 – 8:45 | MAPEAMENTO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE, ENTRE 2013 E 2018 | Elisa Fonseca Sena e Silva |
4 | 8:45 – 9h | REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Rosane Cordeiro Rafael |
A submissão de trabalhos para comunicação oral será realizada de 15 de agosto a 15 de setembro de 2019 pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, mediante upload do arquivo que contenha o trabalho completo, com no máximo oito páginas, conforme o template e em formato .pdf.
Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de apresentação aquele que o tiver submetido.
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados em anais.
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
T8: Avaliação no ensino de Matemática.
T9: História da Matemática e prática docente.
T10: Educação Inclusiva e Matemática.
O arquivo a ser submetido deverá ser salvo com o nome: CO_eixo_temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: CO_T2_Maria_Silva.pdf.
Clique AQUI para visualizar o modelo do trabalho completo.
Para submeter o seu trabalho clique aqui.
Observações importantes:
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para os resumos aprovados, a apresentação do trabalho durante o evento somente será permitida para o participante que tenha realizado o pagamento da inscrição no evento.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com template disponibilizado. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
- Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.
- As comunicações orais têm vagas limitadas.