Apresentações de Pôster
TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – FIQUE ATENTO PARA O DIA E HORÁRIO DE SUA APRESENTAÇÃO.
Os pôsteres serão apresentados no Hall do Anfiteatro A localizado junto ao Prédio 17 da UFSM.
04/11 – SEXTA-FEIRA – APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – 16:30 – 17:30
Temática | Título | Submetido por | |
1 | T1 | A POESIA POPULAR E O ENSINO DA MATEMÁTICA | FRANCISCO ARISTONIO DE ALMEIDA SANTOS |
2 | T1 | MATEMÁTICA FORA DOS LIVROS: ENSINO POR MEIO DE PROJETOS | GISELE PAMPANINI DIAS |
3 | T1 | REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA RECREATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | BRENO OLIVEIRA SOUZA |
4 | T2 | CONHECENDO SÃO VALENTIM: UMA FAÇANHA FOTOGRÁFICA PELA MATEMÁTICA! | CLAUDIA VIEIRA DE VARGAS |
5 | T2 | CURSO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA ENTRE COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES. | FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS |
6 | T3 | EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | ANA PAULA FOSS |
7 | T3 | ENFATIZANDO O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS FRACTAIS | GENILTON JOSE CAVALCANTE DE OLIVEIRA |
8 | T3 | ABORDAGEM AXIOMÁTICA DOS LOGARITMOS | JOSADAQUE DA SILVA NENE |
9 | T3 | UMA ABORDAGEM PARA O PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | SIMONE DA SILVA MARTINS |
10 | T3 | CULTURA AFRO-BRASILEIRA E MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES INICIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA |
11 | T3 | ADAPTAÇÃO DO CONCEITO DE CORPO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES | IVANA MANFIO COCCO |
12 | T4 | ANÁLISE DE ERROS E INTERVENÇÃO DAS TDIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) | LUCIANA FERREIRA DOS SANTOS |
13 | T5 | ENSINO DE MATEMÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: EXPERIÊNCIAS DE UM PROFESSOR MOÇAMBICANO | ONIVA JOÃO MBOA |
14 | T5 | EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE ATÉ QUARTO GRAU: O LIMITE DAS SOLUÇÕES GERAIS POR RADICAIS | VILSON HENNEMANN |
16 | T5 | PROFMAT E SUA RELAÇÃO COM A PRÁXIS EDUCACIONAL | GRACIELE GOLDSCHMIDT DE ÁVILA |
17 | T6 | IMPRESSÃO 3D COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. | ANDRESSA PAULA WRZESINSKI |
18 | T6 | UM ROTEIRO DE QUADRINHOS PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A HISTÓRIA DO NÚMERO ZERO | CLÁUDIA FERREIRA REIS CONCORDIDO |
19 | T6 | MATEMÁTICA E MÚSICA: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR. | DIEGO DA SILVA |
20 | T6 | RECURSOS MANIPULATIVOS E O LETRAMENTO MATEMÁTICO COM AS OPERAÇÕES BÁSICAS | GLEYKSON CORRÊA BARBO SA |
06/11 – DOMINGO – APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – 10:30 – 11:30
1 | T6 | ALGEBRINCANDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | JACO DE BRITO QUADROS |
2 | T6 | TABUMAT: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE | MARILEI MARIO DA COSTA |
3 | T6 | CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | MARLON MÜLHBAUER |
4 | T6 | BARALHO GEOMÉTRICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | TAINA CAROLINE SCHAFER |
5 | T6 | MATEMÁTICA NO COTIDIANO: MAPA DE JOGOS – UM ESTUDO DE MATEMÁTICA E CARTOGRAFIA | TAYNA ELIAS DOS SANTOS |
6 | T6 | MATEMÁTICA NO COTIDIANO: “HORTA NO PAPEL – A GEOMETRIA DO CROQUI” | ARTHUR DA SILVA LIMA |
7 | T6 | MATEMÁTICA NO COTIDIANO – “MATRIZ PIXELS -USO DE MATRIZES NA REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS” | SARAH RAFAELY DOS SANTOS |
8 | T7 | O PHOTOMATH NUM ESQUEMA COLABORATIVO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO A FUNÇÃO QUADRÁTICA | AUGUSTO CESAR DE CASTRO BARBOSA |
9 | T7 | USO DA GEOMETRIA DINÂMICA PARA SIGNIFICAR CONTEÚDOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM FUNÇÕES EM TRÊS DIMENSÕES | CLAUDIO IAVORSKI |
10 | T7 | CLASSROOM DO GEOGEBRA: CONSTITUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM | INES FARIAS FERREIRA |
11 | T7 | VARIAÇÃO GEOMÉTRICA: UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO QUESTÕES DA OBMEP | MARIA JOSÉ SANABRIA CORREA |
12 | T7 | PET MATEMÁTICA UFSM: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE DISCENTES POR MEIO DE MINICURSOS | MATHEUS BRUM DE CAMPOS |
13 | T7 | UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DE LUGARES GEOMÉTRICOS | MAURICIO ATLEZ SANTOS |
14 | T7 | MATEMÁTICA DIGITAL COM JOGOS NO MANGAHIGH | RAFAEL COSTA SAMPAIO |
15 | T7 | ENSINO DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE REMOTA: QUAIS OS DESAFIOS DOCENTES? | ROSECLÉR DE SOUZA BECKER |
16 | T9 | PITÁGORAS GEOMÉTRICO E OS ELEMENTOS DE EUCLIDES | FERNANDO ANTONIO DE ARAUJO CARNEIRO |
17 | T10 | O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ALGUMAS REFLEXÕES | JEANNE DENISE BEZERRA DE BARROS |
18 | T3 | IMPACTOS DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM: O CASO DO 7º ANO E AS FRAÇÕES | GABRIEL DE OLIVEIRA SOARES |
19 | T5 | CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | ANDRESSA FRANCO VARGAS |
A submissão de resumos para apresentação de pôster será realizada pelo sistema de inscrições de 1 de Julho a 30 de Agosto 21 de Setembro de 2022, mediante o upload do arquivo de 2 páginas, conforme o template e em formato .pdf.
Cada participante poderá submeter um único resumo e será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento.
No caso de resumos com mais de um autor, no máximo 3 (três), somente um poderá ser apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.
O autor e co-autores devem estar com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de resumos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.
ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do seu trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio.
A apresentação será realizada conforme a programação do evento para a apresentação de pôster, onde o apresentador deve permanecer ao lado do pôster durante todo o tempo disponibilizado para conversar com os avaliadores e participantes do evento.
OBS: É de responsabilidade de apresentador verificar o dia, horário e local de sua apresentação. Caso o apresentador não esteja ao lado de seu pôster na passagem do avaliador, não receberá certificado de apresentação.
VAGAS LIMITADAS!
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
T8: Avaliação no ensino de Matemática.
T9: História da Matemática e prática docente.
T10: Educação Inclusiva e Matemática.
O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.
Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo de pôster.
Para submeter o seu resumo clique aqui.
Orientações para formatação e apresentação do pôster
Não existe modelo único para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
1. Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
2. As dimensões do pôster seguem o formato padrão ABNT de 90cm x 120cm, com orientação retrato (vertical).
3. O título e os nomes dos autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
4. Sugestões para tamanho das letras:
Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações. Estas devem ocupar uma área maior.
Clique AQUI e veja um modelo de pôster.
Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes e os seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão Organizadora. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (de 2 a 3 minutos) do seu trabalho.
Observações importantes:
Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Somente resumos aprovados serão apresentados durante o evento.
Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas prescritas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento, após a sua realização, que ficarão a cargo da Comissão Local de Organização.
Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.