Apresentações de Pôster

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – FIQUE ATENTO PARA O DIA E HORÁRIO DE SUA APRESENTAÇÃO.

Os pôsteres serão apresentados no Hall do Anfiteatro A localizado junto ao Prédio 17 da UFSM.

04/11 – SEXTA-FEIRA – APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – 16:30 – 17:30

 TemáticaTítuloSubmetido por
1T1A POESIA POPULAR E O ENSINO DA MATEMÁTICAFRANCISCO ARISTONIO DE ALMEIDA SANTOS
2T1MATEMÁTICA FORA DOS LIVROS: ENSINO POR MEIO DE PROJETOSGISELE PAMPANINI DIAS
3T1REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA RECREATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICABRENO OLIVEIRA SOUZA
4 T2CONHECENDO SÃO VALENTIM: UMA FAÇANHA FOTOGRÁFICA PELA MATEMÁTICA!CLAUDIA VIEIRA DE VARGAS
5T2CURSO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA ENTRE COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES.FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS
6T3EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALANA PAULA FOSS
7 T3 ENFATIZANDO O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS FRACTAIS GENILTON JOSE CAVALCANTE DE OLIVEIRA
8T3ABORDAGEM AXIOMÁTICA DOS LOGARITMOSJOSADAQUE DA SILVA NENE
9T3UMA ABORDAGEM PARA O PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASSIMONE DA SILVA MARTINS
10T3CULTURA AFRO-BRASILEIRA E MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES INICIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICANICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA
11T3ADAPTAÇÃO DO CONCEITO DE CORPO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕESIVANA MANFIO COCCO
12T4ANÁLISE DE ERROS E INTERVENÇÃO DAS TDIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)LUCIANA FERREIRA DOS SANTOS
13T5ENSINO DE MATEMÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: EXPERIÊNCIAS DE UM PROFESSOR MOÇAMBICANOONIVA JOÃO MBOA
14T5EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE ATÉ QUARTO GRAU: O LIMITE DAS SOLUÇÕES GERAIS POR RADICAISVILSON HENNEMANN
16T5PROFMAT E SUA RELAÇÃO COM A PRÁXIS EDUCACIONALGRACIELE GOLDSCHMIDT DE ÁVILA
17T6IMPRESSÃO 3D COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA.ANDRESSA PAULA WRZESINSKI
18T6UM ROTEIRO DE QUADRINHOS PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A HISTÓRIA DO NÚMERO ZEROCLÁUDIA FERREIRA REIS CONCORDIDO
19T6MATEMÁTICA E MÚSICA: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR.DIEGO DA SILVA
20T6RECURSOS MANIPULATIVOS E O LETRAMENTO MATEMÁTICO COM AS OPERAÇÕES BÁSICAS

GLEYKSON CORRÊA BARBO

SA

06/11 – DOMINGO – APRESENTAÇÃO DE PÔSTER – 10:30 – 11:30

1T6ALGEBRINCANDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTALJACO DE BRITO QUADROS
2T6TABUMAT: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADEMARILEI MARIO DA COSTA
3T6CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVILMARLON MÜLHBAUER
4T6BARALHO GEOMÉTRICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIATAINA CAROLINE SCHAFER
5T6MATEMÁTICA NO COTIDIANO: MAPA DE JOGOS – UM ESTUDO DE MATEMÁTICA E CARTOGRAFIATAYNA ELIAS DOS SANTOS
6T6MATEMÁTICA NO COTIDIANO: “HORTA NO PAPEL – A GEOMETRIA DO CROQUI”ARTHUR DA SILVA LIMA
7T6MATEMÁTICA NO COTIDIANO – “MATRIZ PIXELS -USO DE MATRIZES NA REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS”SARAH RAFAELY DOS SANTOS
8T7O PHOTOMATH NUM ESQUEMA COLABORATIVO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO A FUNÇÃO QUADRÁTICAAUGUSTO CESAR DE CASTRO BARBOSA
9T7USO DA GEOMETRIA DINÂMICA PARA SIGNIFICAR CONTEÚDOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM FUNÇÕES EM TRÊS DIMENSÕESCLAUDIO IAVORSKI
10T7CLASSROOM DO GEOGEBRA: CONSTITUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE FUNÇÃO AFIMINES FARIAS FERREIRA
11T7VARIAÇÃO GEOMÉTRICA: UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO QUESTÕES DA OBMEPMARIA JOSÉ SANABRIA CORREA
12T7PET MATEMÁTICA UFSM: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE DISCENTES POR MEIO DE MINICURSOSMATHEUS BRUM DE CAMPOS
13T7UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DE LUGARES GEOMÉTRICOSMAURICIO ATLEZ SANTOS
14T7MATEMÁTICA DIGITAL COM JOGOS NO MANGAHIGHRAFAEL COSTA SAMPAIO
15T7ENSINO DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE REMOTA: QUAIS OS DESAFIOS DOCENTES?ROSECLÉR DE SOUZA BECKER
16T9PITÁGORAS GEOMÉTRICO E OS ELEMENTOS DE EUCLIDESFERNANDO ANTONIO DE ARAUJO CARNEIRO
17T10O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ALGUMAS REFLEXÕESJEANNE DENISE BEZERRA DE BARROS
18T3IMPACTOS DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM: O CASO DO 7º ANO E AS FRAÇÕESGABRIEL DE OLIVEIRA SOARES
19T5CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICAANDRESSA FRANCO VARGAS

A submissão de resumos para apresentação de pôster será realizada pelo sistema de inscrições de 1 de Julho a  30 de Agosto  21 de Setembro de 2022, mediante o upload do arquivo de 2 páginas, conforme o template e em formato .pdf.

Cada participante poderá submeter um único resumo e será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento.

No caso de resumos com mais de um autor, no máximo 3 (três), somente um poderá ser apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.

O autor e co-autores devem estar com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de resumos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.

ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do seu trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio.

A apresentação será realizada conforme a programação do evento para a apresentação de pôster, onde o apresentador deve permanecer ao lado do pôster durante todo o tempo disponibilizado para conversar com os avaliadores e participantes do evento.

OBS: É de responsabilidade de apresentador verificar o dia, horário e local de sua apresentação. Caso o apresentador não esteja ao lado de seu pôster na passagem do avaliador, não receberá certificado de apresentação.

VAGAS LIMITADAS!

O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
T8: Avaliação no ensino de Matemática.
T9: História da Matemática e prática docente.
T10: Educação Inclusiva e Matemática.

O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.

Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo de pôster.

Para submeter o seu resumo clique aqui.

Orientações para formatação e apresentação do pôster

Não existe modelo único para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:

1. Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.

2. As dimensões do pôster seguem o formato padrão ABNT de 90cm x 120cm, com orientação retrato (vertical).

3. O título e os nomes dos autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.

4. Sugestões para tamanho das letras:

Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)

Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)

Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)

– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações. Estas devem ocupar uma área maior.

Clique AQUI e veja um modelo de pôster.

Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes e os seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão Organizadora. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (de 2 a 3 minutos) do seu trabalho.

Observações importantes:

Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Somente resumos aprovados serão apresentados durante o evento.

Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas prescritas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento, após a sua realização, que ficarão a cargo da Comissão Local de Organização.

Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.