Sobre Santa Maria

Santa Maria é um município brasileiro, do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 285 mil habitantes, sendo considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região. Também conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, pois situa-se em uma região cercada por morros.

Turismo e Lazer

Basílica da Medianeira: O Santuário, famoso por suas romarias, tem, em seu interior, vitrais que representam motivos bíblicos marianos, bem como os principais marcos históricos da devoção da Medianeira em Santa Maria. O Altar-Mor é recoberto de madeira fossilizada proveniente do município de Mata. Ao centro do presbitério é vista a imagem de Deus Trindade, evidenciando o Cristo Ressuscitado. A Romaria a Nossa Senhora da Medianeira acontece sempre no segundo domingo do mês de novembro.

Theatro Treze de Maio: Inaugurado em 1890, possui estilo arquitetônico Neoclássico. Após passar por restauração, remodelação e ampliação, foi solenemente reaberto. Atualmente é mantido pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, onde são realizados inúmeros espetáculos teatrais, de dança, de música, recitais, entre outros. Está localizado na Praça Saldanha Marinho, Centro. Fone  (055)3222 9009.

Calçadão Salvador Isaia : É uma ótima opção para lazer, compras e encontros. Possui lojas, bares, restaurantes, shopping e várias opções gastronômicas e culturais. Está localizado no centro da cidade, na primeira quadra da Rua Dr. Bozano.

Vila Belga: Construída no início do século passado para servir de moradia aos funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro, foi um dos primeiros conjuntos habitacionais do estado. A arquitetura eclética das 84 casas, com a presença de elementos Art Nouveau decorando as fachadas, trouxe para Santa Maria reflexos da “Belle Époque” francesa. Faz parte do conjunto denominado Mancha Ferroviária juntamente com o Colégio Manoel Ribas e a Estação Ferroviária, tombada pelo IPHAE como Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul. Está localizada no final da Av. Rio Branco.

Museu Memorial Mallet: Constituído de Museu Histórico e Mausoléu, possui um volumoso e significativo acervo, caracterizando-se num importante polo de atração cultural, turística e de lazer. O Museu apresenta, de forma elucidativa e cronológica, a história do Regimento Mallet e da Artilharia, retratando a história brasileira a partir da Revolução Farroupilha. Está localizado na Rua Marechal Hermes s/n, Bairro Passo da Areia. Visitas: terça a domingo, das 8  às 17 horas – fone – (055) 3212 3388 ramal 206.

Monumento ao Ferroviário: Inaugurado em 1932, é uma ótima opção para uma vista panorâmica da cidade de Santa Maria. Está localizado na Rua Antônio Dias, Bairro Itararé.

Parque Itaimbé: É o parque mais conhecido da cidade, sendo um local de integração social e de lazer no município. Ao longo do parque você encontra a Casa do Mel, o Centro de Atividades Múltiplas e a Concha Acústica.

Prédios Históricos: Por toda a cidade é possível contemplar prédios com fachadas de arquitetura e estilos variados. Próximo à Praça Saldanha Marinho, estão localizados o Clube Caixeiral; a Caixa Econômica Federal; a antiga Escola de Artes e Ofícios dos Ferroviários e a residência do reitor fundador da UFSM, Mariano da Rocha Filho – Gaúcho do Século; a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), com uma belíssima fachada externa, tombada como Patrimônio histórico do Município. O prédio possui o primeiro elevador da cidade e está localizado na Rua Venâncio Aires, 1934. Fone: (055) 3222 7788.

Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição: Inaugurada em 1909. A fachada apresenta um estilo eclético, com elementos arquitetônicos de vários momentos da história da arte, especialmente dos períodos Barroco e Neoclássico. Na parte interna, é enriquecida com obras do pintor italiano Aldo Locatelli. Está localizada na Av. Rio Branco, 821 – fone – (055) 3221 2695.

Igreja Nossa Senhora das Dores: Inaugurada em 1936. A fachada conta com uma belíssima escultura de Cristo com os braços abertos. Possui elementos originários da Itália medieval e também aspectos da arte barroca. A pintura interna é do pintor Lazzarini. Está localizada na Av. Nossa Senhora das Dores, 304. Agende sua visita pelo fone (055) 3221 3072.

Base Aérea de Santa Maria (BASM): Criada em 1970, é um local marcante na paisagem local, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade, realiza anualmente dois grandes eventos destinados a atender ao público externo: no mês de maio é realizada a Mateada da Sentinela e em outubro, acontece a Exposição Aeronáutica (EXPOAER), um dos maiores eventos aeronáuticos do sul do país. Está localizada na RST 287, Bairro Camobi, km 12 – fone: (055) 3226 6700.

Vale do Menino Deus: Nas atribuições naturais, o Vale é resultado de uma falha geológica, o desencontro de dois grandes blocos de rochas, característica marcante do Planalto Vulcânico. Embora esta forma de relevo seja comum no Estado, no município de Santa Maria, apresenta-se como convite ao turismo ecológico. Sobre seu Vale, na década de 1950, foi construído um viaduto em curva, popularmente conhecido como “Garganta do Diabo”.

A Universidade Federal de Santa Maria

A UFSM é uma instituição de ensino superior pública e federal brasileira, que fica em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. A UFSM tem sua sede na Cidade Universitária Professor José Mariano da Rocha Filho. O campus está localizado no bairro Camobi, km 9, rodovia RS-509, onde se realiza a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Existem, no centro da cidade, outras unidades acadêmicas e de atendimento à comunidade.

São ofertados 89 cursos de graduação em Santa Maria, 8 em Frederico Westphalen, 7 em Palmeira das Missões, 6 em Silveira Martins, 5 em Cachoeira do Sul, além de 12 cursos de graduação na modalidade EAD. A extensão do campus universitário é de 1.863,57 hectares, com edificações que perfazem 239.578 metros quadrados, mais 42.036 metros quadrados fora da sede, totalizando 281.614 metros quadrados de área construída.

A instituição possui 25 auditórios com a capacidade total para acomodar 4.177 pessoas. Nas dependências da UFSM, há duas agências bancárias; uma do Banco do Brasil e uma da Caixa Econômica Federal e um posto dos Correios, doze lancherias e dois Restaurantes Universitários, Biblioteca Central, com 92.535 volumes (livros e teses), Bibliotecas Setoriais, com 63.783 volumes (livros e teses), Espaço Multiuso para sediar eventos de grande porte, Hospital-Escola, com 335 leitos, Hospital Veterinário e Farmácia-Escola Comercial, Museus e Planetário.

Histórico do Curso: O Curso de Matemática foi criado pela Lei 3.958, de de 13 de setembro de 1961. Durante os primeiros quatro anos, antes da federalização da UFSM, o curso foi mantido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Imaculada Conceição”, agregada à UFSM, e tinha como mantenedora a Sociedade Literária e Caritativa São Francisco de Assis. No ano de 1995, foi implementado o Curso de Matemática Licenciatura Noturno e, em 2001 foi criado o Curso de Matemática Bacharelado. Áreas de Atuação: Bacharel em Matemática: Profissional capacitado a continuar seus estudos em nível de pós-graduação para, futuramente, desenvolver pesquisas em Matemática ou áreas afins e atuar no Ensino Superior.

O curso de Mestrado Profissional em Matemática, Oferecido em Associação Com A Sociedade Brasileira de Matemática está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Mestrado – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como MATEMÁTICA. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CARMEN VIEIRA MATHIAS e a coordenação substituta de LUCIANE GOBBI TONET.