Apresentações de Comunicação Oral

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL

ATENÇÃO AO DIA, HORÁRIO E SALA DE SUA APRESENTAÇÃO.

As comunicações orais ocorrerão no Prédio 16A da UFSM.

COMUNICAÇÕES ORAIS I – SÁBADO 5/11 das 8h às 9h

SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 2 MANHÃT18h – 8:15PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR A PARTIR DA PESQUISA BASEADA EM DESIGNCHARLES BRUNO DA SILVA MELO
T18:15 – 8:30UMA REFLEXÃO ACERCA DA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NA SALA DE AULAFABIO RODRIGUES GONÇALVES FILHO
T108:30 – 8:45PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DA INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICALUCIANO SANT’ANA AGNE
T18:45 – 9h“APRENDENDO A APRENDER” COM MAPAS CONCEITUAIS E DIAGRAMAS V NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAMARIA CECÍLIA PEREIRA SANTAROSA
SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 5 MANHÃT28h – 8:15ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICOANDREIA MEDIANEIRA NUNES SILVEIRA MELLER
T28:15 – 8:30GRANDEZAS E MEDIDAS EM QUESTÕES DA OBMEP NÍVEL A: UM OLHAR A PARTIR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAJULIANA GABRIELE KIEFER
T208:30 – 8:45APREENSÕES FIGURAIS MOBILIZADAS EM QUESTÕES DAS PROVAS DA OBMEP – NÍVEL A SOBRE GEOMETRIALAURA TIEMME DE CASTRO
T28:45 – 9hO SEGREDO DOS OVOS ROSADOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALDIOGO SIHE BALCONI
SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 6 MANHÃT38h – 8:15ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: RECORTE DE UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO EM UMA ESCOLA EM ZONA RURALCARLOS DANIEL RAMINELLI
T38:15 – 8:30PROPOSTA DIDÁTICA PARA DIVISÃO DE FRAÇÕESCASSIA TATIANE ROCKEMBACK DE ALMEIDA FARIAS
T308:30 – 8:45O ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS NO PÓS-PANDEMIA: O QUE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS REVELAM?ELIANE NEVES DA MOTA
T38:45 – 9hA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM PÓS PANDEMIA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: SISTEMA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAUELISANDRO RAFAEL BAUMGARTEN
SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 7 MANHÃT38h – 8:15ENSINO DE ESTATÍSTICA COM NOTICIÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA EM MEIO À PANDEMIAGISELE PAMPANINI DIAS
T38:15 – 8:30PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS CRIATIVOSISADORA ROTH
T308:30 – 8:45UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADEJULIANA PACHECO DA SILVA
T38:45 – 9hEQUAÇÕES DO 1º GRAU ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM ESQUEMA COLABORATIVOLUCIANO DOS REIS RODRIGUES
SalaTemáticaSábadoTítuloSubmetido por
SALA 8 MANHÃT38h – 8:15UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS PARA O ENSINO DAS EXPRESSÕES ALGÉBRICASRAFAELLA FREITAS DE VARGAS
T38:15 – 8:30BRINCANDO DE MERCADO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAISPOLYANA PEROSA
T308:30 – 8:45ESTUDO DE CASO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DO PONTO DE VISTA DOS REPROVADOS NO ENSINO FUNDAMENTALTAMIRIS DE AGUIAR CAETANO AUDE
T18:45 – 9hO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAEDILENE FARIAS ROZAL
SalaTemáticaSábadoTítuloSubmetido por
SALA 9 MANHÃT58h – 8:15EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE APONTAMENTOS TEÓRICOSANDREI LUÍS BERRES HARTMANN
T58:15 – 8:30HABILIDADES DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL EM EXERCÍCIOS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTALCristian Martins da Silva
T508:30 – 8:45USO DE “TAREFAS MATEMÁTICAS” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESEduardo dos Anjos Costa
T58:45 – 9hPRÁTICAS DE ENSINO: TEORIA E AÇÃO REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAELIANE QUINCOZES PORTO
SalaTemáticaSábado 5/11TítuloSubmetido por
SALA 10 MANHÃT58h – 8:15A PESQUISA BASEADA EM DESIGN (PBD) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAELISANGELA FOUCHY SCHONS
T58:15 – 8:30RELAÇÃO ALUNO E PROFESSOR: REFLEXÕES DE UMA DOCENTE EM FORM(AÇÃO)GABRIELY DA LUZ BANDEIRA
T508:30 – 8:45O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAJAILSON MONTEIRO FONSECA
T58:45 – 9hLETRAMENTO MATEMÁTICO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSORKARINE CAMARGO E SILVA

COMUNICAÇÕES ORAIS II – SÁBADO 5/11 das 13h30min às 14h30min

SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
          SALA 2 TARDET513:30 – 13:45O QUE OS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICAMP DIZEM SOBRE O CURSOLARISSA LIMA DA SILVA
T513:45 – 14hPROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DISCUTINDO O PROCESSO FORMATIVOLUIS SEBASTIÃO BARBOSA BEMME
T514h – 14:15MOTIVAÇÃO PARA APRENDER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAMARCOS SANTOS SOARES
T514:15 – 14:30UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO COM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMPATRÍCIA ZANON PERIPOLLI
SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 5 TARDET513:30 – 13:45TPACK: UM CONHECIMENTO HOMOGÊNEO E TRANSFORMATIVORAFAEL WINÍCIUS DA SILVA BUENO
T513:45 – 14hINVARIANTES GEOMÉTRICOS COMO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICARENAN SEVERO FERREIRA
T514h – 14:15DESAFIO PARA FORMAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ELO ENTRE RECURSOS DIGITAIS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOSPATRICIA CRISTIANE DA CUNHA XAVIER
T514:15 – 14:30PIBID: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRSMARIANA LIMA DURO
SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 6 TARDET513:30 – 13:45O ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLAFABIANA BARBOSA DA SILVA RAMOS
T513:45 – 14hA REGÊNCIA DE CLASSE NA PANDEMIA: UM RELATO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA NO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS ESCOLARESANDRESSA BETINA DA SILVA FILLIPIN
 14h – 14:15DESFILANDO COM O PRINCÍPIO DE CONTAGEMELIANA DE FRAGA SILVEIRA
T514:15 – 14:30FRACTAIS GERADOS POR INVERSÕES NO CÍRCULOMARILIS BAHR KARAM VENCESLAU
SalaTemáticaSábado TítuloSubmetido por
SALA 7 TARDET613:30 – 13:45UNOMAT FLIP: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEDENILSON DO NASCIMENTO CUNHA
T613:45 – 14hJOGOS EM AULAS DE MATEMÁTICA – PRÁTICA PEDAGÓGICA EXTENCIONISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESREGINA CAVALHEIRO DE OLIVEIRA
T614h – 14:15UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO PRODUTO MATRICIAL PARA O ENSINO MÉDIOCLÁUDIA BRUM DE OLIVEIRA FOGLIARINI FILHA
T614:15 – 14:30TRIMINÓ TRIGONOMÉTRICO: UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIAGLENDA DE FÁTIMA AMORIM QUADROS
SalaTemáticaSábadoTítuloSubmetido por
SALA 8 TARDET713:30 – 13:45PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: O PROCESSO DE DEPURAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES REMOTAS COM O SCRATCHMATEUS DAUÃ DE MORAIS
T713:45 – 14hA BORBOLETA PERPENDICULAR: UMA PROPOSTA COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA CONECTANDO O LIVRO GEOMETRIA NA AMAZÔNIASABRINA LAUREANO FREITAS
T714h – 14:15O CÁLCULO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL POR MEIO DA PLANILHA ELETRÔNICALUIZA MACHADO SAMURIO DE VARGAS
T714:15 – 14:30CALCULADORA HP-12C E CALC (PLANILHA): COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICAEMILLY DE FÁTIMA SOUSA BARBOSA
SalaTemáticaSábado 5/11TítuloSubmetido por
SALA 9 TARDET7 13:30 – 13:45TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: AÇÕES E APLICAÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALJONES UEDER CASARIN
T7 13:45 – 14hPENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADEMARCIO VIEIRA DE ALMEIDA
T814h – 14:15appAAP: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA IDENTIFICAR ESTRATÉGIAS, DÚVIDAS E IMPASSES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DURANTE A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICAJAQUELINE MOLON
T1014:15 – 14:30MAES DAS GURIAS: POSSIBILIDADE DE MUDANÇAQUENDRA SILVA CARTIER LARANGEIRA
SalaTemáticaSábado 5/11TítuloSubmetido por
SALA 10 TARDET213:30 – 13:45TEOREMA DE PAPPUS E SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: TRATAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIOANA LUCIA VAGHETTI PINHEIRO
T513:45 – 14hCURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO ENSINO DE TÓPICOS MATEMÁTICOSFERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS
T1014h – 14:15UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DA PROVA DO ENEM PARA ALUNOS COM TDAHFELIPE ALEXANDRE DE CASTRO

Normas para submissão

A submissão de trabalhos para comunicação oral será realizada pelo sistema de inscrições de 1 de Julho a  30 de Agosto  14 de Setembro de 2022, mediante o upload do arquivo que contenha o trabalho completo, de 5 a 8 páginas, conforme o template e em formato .pdf.

Cada participante poderá submeter um único trabalho e será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento.

No caso de trabalhos com mais de um autor, no máximo 3 (três), somente um poderá ser apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.

O autor e co-autores devem estar com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de trabalhos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.

ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do seu trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio.

VAGAS LIMITADAS!

O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
T8: Avaliação no ensino de Matemática.
T9: História da Matemática e prática docente.
T10: Educação Inclusiva e Matemática.

O arquivo a ser submetido deverá ser salvo com o nome: CO_eixo_temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: CO_T2_Maria_Silva.pdf.

Clique AQUI para visualizar o template do trabalho completo.

Para submeter o seu trabalho clique aqui.

OBS: Trabalhos fora do formato do template serão automaticamente reprovados.

OBS: Para trabalhos recusados ou que necessite de correções para aceitação, deverão ser enviados durante o prazo de submissões pelo sistema de eventos. Após a data de encerramento não serão aceitas correções ou novos trabalhos para avaliação em hipótese alguma. Portanto, quanto antes a submissão for realizada, melhor.

Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com template disponibilizado. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento, após a sua realização, que ficarão a cargo da Comissão Local de Organização.

Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.

Normas para apresentação do trabalho oral

É permitido somente 1 apresentador por trabalho.

É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação. Cada apresentador terá 10 minutos para a apresentação do trabalho e mais 5 minutos para perguntas e/ou colaborações dos participantes.

Para realizar sua inscrição acesse http://eventos.anpmat.org.br

Acesse https://associados.anpmat.org.br/register e associe-se a ANPMat!

Associados à ANPMat têm desconto de 25% na inscrição deste e todos os simpósios organizados pela ANPMat.