Apresentações de Comunicação Oral
TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL
ATENÇÃO AO DIA, HORÁRIO E SALA DE SUA APRESENTAÇÃO.
As comunicações orais ocorrerão no Prédio 16A da UFSM.
COMUNICAÇÕES ORAIS I – SÁBADO 5/11 das 8h às 9h
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 2 MANHÃ | T1 | 8h – 8:15 | PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR A PARTIR DA PESQUISA BASEADA EM DESIGN | CHARLES BRUNO DA SILVA MELO |
T1 | 8:15 – 8:30 | UMA REFLEXÃO ACERCA DA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA | FABIO RODRIGUES GONÇALVES FILHO | |
T1 | 08:30 – 8:45 | PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DA INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | LUCIANO SANT’ANA AGNE | |
T1 | 8:45 – 9h | “APRENDENDO A APRENDER” COM MAPAS CONCEITUAIS E DIAGRAMAS V NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | MARIA CECÍLIA PEREIRA SANTAROSA |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 5 MANHÃ | T2 | 8h – 8:15 | ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO | ANDREIA MEDIANEIRA NUNES SILVEIRA MELLER |
T2 | 8:15 – 8:30 | GRANDEZAS E MEDIDAS EM QUESTÕES DA OBMEP NÍVEL A: UM OLHAR A PARTIR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | JULIANA GABRIELE KIEFER | |
T2 | 08:30 – 8:45 | APREENSÕES FIGURAIS MOBILIZADAS EM QUESTÕES DAS PROVAS DA OBMEP – NÍVEL A SOBRE GEOMETRIA | LAURA TIEMME DE CASTRO | |
T2 | 8:45 – 9h | O SEGREDO DOS OVOS ROSADOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | DIOGO SIHE BALCONI |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 6 MANHÃ | T3 | 8h – 8:15 | ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: RECORTE DE UM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO EM UMA ESCOLA EM ZONA RURAL | CARLOS DANIEL RAMINELLI |
T3 | 8:15 – 8:30 | PROPOSTA DIDÁTICA PARA DIVISÃO DE FRAÇÕES | CASSIA TATIANE ROCKEMBACK DE ALMEIDA FARIAS | |
T3 | 08:30 – 8:45 | O ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS NO PÓS-PANDEMIA: O QUE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS REVELAM? | ELIANE NEVES DA MOTA | |
T3 | 8:45 – 9h | A RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM PÓS PANDEMIA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: SISTEMA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU | ELISANDRO RAFAEL BAUMGARTEN |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 7 MANHÃ | T3 | 8h – 8:15 | ENSINO DE ESTATÍSTICA COM NOTICIÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA | GISELE PAMPANINI DIAS |
T3 | 8:15 – 8:30 | PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS CRIATIVOS | ISADORA ROTH | |
T3 | 08:30 – 8:45 | UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE | JULIANA PACHECO DA SILVA | |
T3 | 8:45 – 9h | EQUAÇÕES DO 1º GRAU ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM ESQUEMA COLABORATIVO | LUCIANO DOS REIS RODRIGUES |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 8 MANHÃ | T3 | 8h – 8:15 | UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS PARA O ENSINO DAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS | RAFAELLA FREITAS DE VARGAS |
T3 | 8:15 – 8:30 | BRINCANDO DE MERCADO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS | POLYANA PEROSA | |
T3 | 08:30 – 8:45 | ESTUDO DE CASO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DO PONTO DE VISTA DOS REPROVADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL | TAMIRIS DE AGUIAR CAETANO AUDE | |
T1 | 8:45 – 9h | O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | EDILENE FARIAS ROZAL |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 9 MANHÃ | T5 | 8h – 8:15 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE APONTAMENTOS TEÓRICOS | ANDREI LUÍS BERRES HARTMANN |
T5 | 8:15 – 8:30 | HABILIDADES DE VISUALIZAÇÃO ESPACIAL EM EXERCÍCIOS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Cristian Martins da Silva | |
T5 | 08:30 – 8:45 | USO DE “TAREFAS MATEMÁTICAS” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Eduardo dos Anjos Costa | |
T5 | 8:45 – 9h | PRÁTICAS DE ENSINO: TEORIA E AÇÃO REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | ELIANE QUINCOZES PORTO |
Sala | Temática | Sábado 5/11 | Título | Submetido por |
SALA 10 MANHÃ | T5 | 8h – 8:15 | A PESQUISA BASEADA EM DESIGN (PBD) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | ELISANGELA FOUCHY SCHONS |
T5 | 8:15 – 8:30 | RELAÇÃO ALUNO E PROFESSOR: REFLEXÕES DE UMA DOCENTE EM FORM(AÇÃO) | GABRIELY DA LUZ BANDEIRA | |
T5 | 08:30 – 8:45 | O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | JAILSON MONTEIRO FONSECA | |
T5 | 8:45 – 9h | LETRAMENTO MATEMÁTICO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR | KARINE CAMARGO E SILVA |
COMUNICAÇÕES ORAIS II – SÁBADO 5/11 das 13h30min às 14h30min
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 2 TARDE | T5 | 13:30 – 13:45 | O QUE OS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNICAMP DIZEM SOBRE O CURSO | LARISSA LIMA DA SILVA |
T5 | 13:45 – 14h | PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DISCUTINDO O PROCESSO FORMATIVO | LUIS SEBASTIÃO BARBOSA BEMME | |
T5 | 14h – 14:15 | MOTIVAÇÃO PARA APRENDER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | MARCOS SANTOS SOARES | |
T5 | 14:15 – 14:30 | UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO COM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | PATRÍCIA ZANON PERIPOLLI |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 5 TARDE | T5 | 13:30 – 13:45 | TPACK: UM CONHECIMENTO HOMOGÊNEO E TRANSFORMATIVO | RAFAEL WINÍCIUS DA SILVA BUENO |
T5 | 13:45 – 14h | INVARIANTES GEOMÉTRICOS COMO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA | RENAN SEVERO FERREIRA | |
T5 | 14h – 14:15 | DESAFIO PARA FORMAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ELO ENTRE RECURSOS DIGITAIS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS | PATRICIA CRISTIANE DA CUNHA XAVIER | |
T5 | 14:15 – 14:30 | PIBID: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRS | MARIANA LIMA DURO |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 6 TARDE | T5 | 13:30 – 13:45 | O ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA | FABIANA BARBOSA DA SILVA RAMOS |
T5 | 13:45 – 14h | A REGÊNCIA DE CLASSE NA PANDEMIA: UM RELATO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA NO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS ESCOLARES | ANDRESSA BETINA DA SILVA FILLIPIN | |
14h – 14:15 | DESFILANDO COM O PRINCÍPIO DE CONTAGEM | ELIANA DE FRAGA SILVEIRA | ||
T5 | 14:15 – 14:30 | FRACTAIS GERADOS POR INVERSÕES NO CÍRCULO | MARILIS BAHR KARAM VENCESLAU |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 7 TARDE | T6 | 13:30 – 13:45 | UNOMAT FLIP: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | EDENILSON DO NASCIMENTO CUNHA |
T6 | 13:45 – 14h | JOGOS EM AULAS DE MATEMÁTICA – PRÁTICA PEDAGÓGICA EXTENCIONISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | REGINA CAVALHEIRO DE OLIVEIRA | |
T6 | 14h – 14:15 | UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO PRODUTO MATRICIAL PARA O ENSINO MÉDIO | CLÁUDIA BRUM DE OLIVEIRA FOGLIARINI FILHA | |
T6 | 14:15 – 14:30 | TRIMINÓ TRIGONOMÉTRICO: UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA | GLENDA DE FÁTIMA AMORIM QUADROS |
Sala | Temática | Sábado | Título | Submetido por |
SALA 8 TARDE | T7 | 13:30 – 13:45 | PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA: O PROCESSO DE DEPURAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES REMOTAS COM O SCRATCH | MATEUS DAUÃ DE MORAIS |
T7 | 13:45 – 14h | A BORBOLETA PERPENDICULAR: UMA PROPOSTA COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA CONECTANDO O LIVRO GEOMETRIA NA AMAZÔNIA | SABRINA LAUREANO FREITAS | |
T7 | 14h – 14:15 | O CÁLCULO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL POR MEIO DA PLANILHA ELETRÔNICA | LUIZA MACHADO SAMURIO DE VARGAS | |
T7 | 14:15 – 14:30 | CALCULADORA HP-12C E CALC (PLANILHA): COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | EMILLY DE FÁTIMA SOUSA BARBOSA |
Sala | Temática | Sábado 5/11 | Título | Submetido por |
SALA 9 TARDE | T7 | 13:30 – 13:45 | TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: AÇÕES E APLICAÇÕES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | JONES UEDER CASARIN |
T7 | 13:45 – 14h | PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE | MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA | |
T8 | 14h – 14:15 | appAAP: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA IDENTIFICAR ESTRATÉGIAS, DÚVIDAS E IMPASSES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DURANTE A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICA | JAQUELINE MOLON | |
T10 | 14:15 – 14:30 | MAES DAS GURIAS: POSSIBILIDADE DE MUDANÇA | QUENDRA SILVA CARTIER LARANGEIRA |
Sala | Temática | Sábado 5/11 | Título | Submetido por |
SALA 10 TARDE | T2 | 13:30 – 13:45 | TEOREMA DE PAPPUS E SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: TRATAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO | ANA LUCIA VAGHETTI PINHEIRO |
T5 | 13:45 – 14h | CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO ENSINO DE TÓPICOS MATEMÁTICOS | FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS | |
T10 | 14h – 14:15 | UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DA PROVA DO ENEM PARA ALUNOS COM TDAH | FELIPE ALEXANDRE DE CASTRO |
Normas para submissão
A submissão de trabalhos para comunicação oral será realizada pelo sistema de inscrições de 1 de Julho a 30 de Agosto 14 de Setembro de 2022, mediante o upload do arquivo que contenha o trabalho completo, de 5 a 8 páginas, conforme o template e em formato .pdf.
Cada participante poderá submeter um único trabalho e será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento.
No caso de trabalhos com mais de um autor, no máximo 3 (três), somente um poderá ser apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.
O autor e co-autores devem estar com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de trabalhos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.
ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do seu trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio.
VAGAS LIMITADAS!
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
T8: Avaliação no ensino de Matemática.
T9: História da Matemática e prática docente.
T10: Educação Inclusiva e Matemática.
O arquivo a ser submetido deverá ser salvo com o nome: CO_eixo_temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: CO_T2_Maria_Silva.pdf.
Clique AQUI para visualizar o template do trabalho completo.
Para submeter o seu trabalho clique aqui.
OBS: Trabalhos fora do formato do template serão automaticamente reprovados.
OBS: Para trabalhos recusados ou que necessite de correções para aceitação, deverão ser enviados durante o prazo de submissões pelo sistema de eventos. Após a data de encerramento não serão aceitas correções ou novos trabalhos para avaliação em hipótese alguma. Portanto, quanto antes a submissão for realizada, melhor.
Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com template disponibilizado. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento, após a sua realização, que ficarão a cargo da Comissão Local de Organização.
Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.
Normas para apresentação do trabalho oral
É permitido somente 1 apresentador por trabalho.
É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação. Cada apresentador terá 10 minutos para a apresentação do trabalho e mais 5 minutos para perguntas e/ou colaborações dos participantes.
Para realizar sua inscrição acesse http://eventos.anpmat.org.br
Acesse https://associados.anpmat.org.br/register e associe-se a ANPMat!
Associados à ANPMat têm desconto de 25% na inscrição deste e todos os simpósios organizados pela ANPMat.