Apresentação

O 7º Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática visa fortalecer a comunidade de professores de matemática da Educação Básica e aproximar esta comunidade de uma produção acadêmica e de pesquisa que possa efetivamente enriquecer a prática de professoras e professores de matemática.

Este caráter dual, de um evento que aproxima comunidades de práticas de comunidades científicas se reflete em seu programa, que se divide entre dois enfoques: a) Da pesquisa às salas de aula, no qual são apresentados estudos e resultados de pesquisa que possam ser relevantes para a prática e vivência do professor da educação básica; b) Da sala de aula para a sala de aula, na qual professores compartilham suas práticas, refletem sobre seu alcance e assim permitem que suas experiências sejam difundidas e apropriadas.

Além disso, nessa edição, estamos propondo uma inovação na estrutura do evento. Constatamos empiricamente que no 5º Simpósio, realizado na UFSM em 2022, as mudanças do Novo Ensino Médio ocuparam, de modo espontâneo, diversos espaços do evento. Levando em consideração esta percepção da demanda e possibilidade de dar uma atenção especial a algum tema específico, a coordenação do evento e a diretoria da ANPMat propuseram à comunidade que no 7º simpósio tenhamos um período dedicado a uma temática específica: “E os sextos anos?”.

O 7º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática tem por objetivo possibilitar uma maior reflexão sobre a formação do profissional da área de Matemática, em especial do professor atuante na educação básica, debatendo propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino.

O Simpósio oferece um programa diversificado de atividades voltadas para a formação e atualização do Professor de Matemática da Escola Básica, incluindo palestras, minicursos, oficinas, painéis, mesas redondas, comunicações orais e relatos de experiências. Ele propicia, igualmente, um fórum para discussão ampla de todos os temas atuais e relevantes para a comunidade da Escola Básica, além de constituir um canal de comunicação com a comunidade universitária.

O 7º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática realizar-se-á na modalidade presencial, de 26 a 29 de setembro de 2024, na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas, SP. O simpósio é uma realização da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) e organizado pela Universidade Estadual de Campinas.