Programação

A programação está sujeita a alterações.

Locais de realização do evento: Cidade Universitária UNICAMP.

Abertura, mesas redondas e palestras – Centro de Convenções da UNICAMP

Minicursos, Oficinas e Relatos de Experiência – PB – Prédio Ciclo Básico II.

Palestra de encerramento e encerramento – Teatro de arena.

Para mais informações acesse Como Chegar

Palestrantes Confirmados

  • Palestra 1 – Regina Célia Grando – UFSC
    • Título: Jogos na Educação Matemática Escolar
    • Resumo: Propõe-se discutir a Educação Matemática Escolar nos seus diferentes níveis de ensino, compreendendo o processo de problematização e significação como constituintes do pensamento e da linguagem matemática. Nesse contexto, compreender o lugar do jogo de tabuleiro e digital, presentes na cultura lúdica de crianças e jovens, na perspectiva da Educação Matemática Escolar.
  • Palestra 2 – Jorge Lira (UFC)
    • Título: Uso pedagógico de avaliações formativas em Matemática.
    • Resumo: as avaliações devem refletir os objetivos de aprendizagem expressos no currículo e trazer evidências que norteiam a prática docente. Discutiremos em que medida as avaliações somativas no Brasil têm desempenhado esse papel, analisando as matrizes e tarefas usuais nesses sistemas de avaliação. Finalizamos mostrando exemplos de avaliações formativas que temos utilizado em redes públicas no estado do Ceará.
  • Palestra 3 – Stefan Krauss & Nicole Steib Krauss – Universität Regensburg
    • Título: O impacto do conhecimento do conteúdo pedagógico dos professores no progresso da aprendizagem dos alunos.
    • Resumo: Primeiro apresentamos a construção de um teste sobre o conhecimento do conteúdo e o conhecimento do conteúdo pedagógico dos professores de matemática no âmbito do estudo alemão COACTIV. Depois demonstramos empiricamente os determinantes (como é aprendido?) e as consequências (como afeta o ensino qualidade e progresso de aprendizagem dos alunos?) de ambas as categorias de conhecimento com base em dados do estudo internacional PISA.
    • Título: “The impact of teachers’ pedagogical content knowledge on students’ learning progress”.
    • Abstract: First we present the construction of a test on mathematics teachers’ content knowledge and pedagogical content knowledge in the framework of the German COACTIV-study. Then we empirically demonstrate the determinants (how is it learned?) and consequences (how does it affect instructional quality and learning progress of students?) of both knowledge categories based on data of the international PISA-study.”
  • Palestra 4 – Nuria Climent Rodriguez (Universidad de Huelva)
    • Título: Conhecimento dos professores de matemática e prática docente.
    • Resumo: O conhecimento docente é uma variável relevante para compreender sua prática. Em particular, conhecimentos específicos relacionados com o ensino de uma disciplina, no nosso caso matemática. A investigação mostrou como diferentes elementos deste conhecimento apoiam a prática em sala de aula e como intervêm em diferentes tipos de prática. Refletir sobre esses vínculos nos permite orientar a formação inicial e continuada de professores e tirar dúvidas sobre nossa própria prática. Através de exemplos e resultados de pesquisas sobre o conhecimento dos professores de matemática utilizando o modelo Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (MTSK), esta palestra apresentará algumas dessas questões e orientações.
    • Título: Conocimiento del profesorado de matemáticas y práctica docente
    • El conocimiento del profesorado es una variable relevante para entender su práctica. En particular, el conocimiento específico relativo a la enseñanza de una disciplina, en nuestro caso las matemáticas. La investigación ha mostrado de qué modo diferentes elementos de este conocimiento sustentan la práctica de aula y cómo intervienen en distintos tipos de práctica. Reflexionar sobre estos vínculos permite orientar la formación inicial y continua del profesorado y hacerse preguntas sobre la propia práctica. A través de ejemplos y resultados de investigaciones sobre el conocimiento del profesorado de matemáticas usando el modelo Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge (MTSK), en esta charla se presentarán algunas de estas preguntas y orientaciones.

  • Palestra 5 – Paola Stazjn – Faculdade de Educação da North Carolina State University
    • Título: Planejamento, implementação e reflexão: ferramentas para acesso à matemática.
    • Resumo: Garantir o acesso de todos os alunos ao conteúdo e às discussões matemáticas é o papel fundamental do professor de matemática. Ferramentas desenvolvidas ao longo de 15 anos de pesquisa e prática na formação do professor de matemática para focar e facilitar o trabalho do professor durante o planejamento, implementação, e reflexão sobre a aula de matemática serão compartilhadas nesta apresentação.

Mesas Redondas

1. Formação de professores de matemática: a perspectiva das três sociedades, ANPMat, SBM e SBEM

  • Marcela Luciano Vilela de Souza (UFTM), presidente da ANPMat.
  • Agnaldo Esquincalha (UFRJ), representante da SBEM. 
  • Jaqueline Godoy Mesquita (UNB), presidente da SBM.

2. Olimpíadas Científicas: algumas oportunidades diferentes.

  • Roseli de Deus Lopes (POLI-USP)
  • Giuliano Angelo Zugliani (UNICAMP)
  • Élio Mega (UPMAT Educacional)
  • José Antonio Puppim de Oliveira (FGV)

Bloco Temático: A transição do 5º para o 6º ano

Tema 1: Do concreto para o abstrato

  • Lino de Macedo (USP)
    • Título: Aprender Matemática: Do concreto ao abstrato
    • O que corresponde a uma experiência “concreta” em Matemática? O que e como abstrair a partir dessa experiência? O que significa abstração? Quais são seus componentes e suas formas de expressão? Abstração ou generalização? Por que refletir sobre tais questões e saber praticá-las no contexto de uma aula são importantes para um professor que ensina Matemática? Nosso objetivo, na palestra, é responder essas perguntas por meio de um ou dois exemplos de jogos. 

Tema 2: Desafios para além da matemática

  • Carmen Carvalho
  • Gisela Lobo Tartuce (FCC)
  • Patrícia Albieri Almeida (FCC)
  • Lilian Ianishi (EMEF Desembargador Amorim Lima)

Tema 3: Conceitos e Currículo no Processo de Transição

  • Luiz Roberto Dante

Para saber mais sobre o Tema especial clique aqui

Minicursos e Oficinas

Cada participante deverá escolher um minicurso e uma oficina para serem cursados durante o evento.

Locais de realização do evento: Cidade Universitária UNICAMP.

Abertura, mesas redondas e palestras – Centro de Convenções da UNICAMP

Minicursos, Oficinas, Comunicações e Relatos de Experiência – PB – Prédio Ciclo Básico II.

Palestra de encerramento e encerramento – Teatro de arena.

Para mais informações acesse Como Chegar