Normas para apresentação de pôster
É permitido somente 1 apresentador por trabalho, então a apresentação será individual.
Na apresentação de pôster será disponibilizado 1 hora para a apresentação do trabalho aos avaliadores e participantes do evento. O apresentador deve permanecer ao lado do pôster durante todo o tempo disponibilizado, para receber o certificado de apresentação.
O número ao lado no nome do apresentador é a numeração a ser seguida para colocação do seu pôster.
Apresentação de pôster
Sexta-feira dia 22 de Novembro das 15h às 16h
Apresentador | Título | |
1 | Alberto Cunha Alves | MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A SALA DE AULA |
2 | Alessandra Marcia dos Santos Morandi Lepaus | TERMOS-TÉCNICOS MATEMÁTICOS NA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS: DESAFIOS, PESQUISA E CRIAÇÃO |
3 | Bárbara Simões de Oliveira Neves | A HORTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
4 | Bárbara Stowner Dos Santos | DESENVOLVIMENTO UM JOGO DE RPG PARA AUXILIAR NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
5 | Bruna de Sousa de Oliveira | DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE ÂNGULOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
6 | Carla Lima Santos | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS NO MERCADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS |
7 | Carlos Eduardo Soares de Maria | UMA BREVE INTRODUÇÃO ÀS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
8 | Cintia Viviane Thiesen | UMA PROPOSTA DE ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS PARA O CURSO NORMAL |
9 | Daniel Camacho Fonseca Soares | ACITEM-TIRAP: UM JOGO PARA O ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS |
10 | Débora Santos de Andrade Dutra | FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE CÁLCULOS ALGÉBRICOS POR POVOS AFRICANOS, LATINO-AMERICANOS E ASIÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS |
11 | Denilson Junio Marques Soares | UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
12 | Denise Lage Miranda | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O ENSINO DA GEOMETRIA |
13 | Domingos Antonio Lopes | FRACTAL: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PROPOSTA DA BNCC |
14 | Douglas Catulio dos Santos | NÚMEROS REPUNITS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
15 | Duciany Batista da Silva Rodrigues | AS MINAS DA MATEMÁTICA |
16 | Eduardo Mendes da Silva Correa | APLICAÇÃO DE EDO’S NO CÁLCULO DA ELIMINAÇÃO DE REMÉDIOS DE DOSE ÚNICA PELO ORGANISMO HUMANO ATRAVÉS DO SOFTWARE MATLAB |
17 | Eloisa Vargas Poncio | ENTENDENDO O AEE: UMA PROPOSTA DO PIBID/UFES MATEMÁTICA |
18 | Fabricio Rodrigues Benayon | DERIVADAS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO COM USO DO GEOGEBRA PARA SMARTPHONES. |
19 | Gisele Lima de Amorim | TRABALHANDO ÂNGULOS E DIAGONAIS DE POLÍGONOS REGULARES COM PALITOS DE SORVETE |
20 | GLÁUCIO ASSAD PITANGA | O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE COLABORATIVO |
21 | GUILHERME MORAES PESENTE | O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON |
22 | Gyslane Aparecida Romano dos Santos | A IMPORTÂNCIA DA DIVERSÃO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
23 | Igor Vallis Christ | RECURSOS DIGITAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS |
24 | Jaqueline Ribeiro dos Santos Machado | O USO DA ARTE PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO |
25 | JOÃO CALIXTO GARCIA | EXPLORANDO UMA SITUAÇÃO DE OTIMIZAÇÃO |
26 | Johnny Nazareth dos Santos | SALA TEMÁTICA E A CONTRIBUIÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
27 | JOSÉ MONTEIRO HILÁRIO DA SILVA | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “CANGAÇO – O CHAPÉU ESTRELADO” |
28 | Karen Regina Baptista | FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS DE ENSINO |
29 | KLEBER GONCALVES DO NASCIMENTO | MÉTODO PICTÓRICO: ABORDAGEM METODOLÓGICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
30 | Marcionei Rech | HORTA MANDALA E AS COORDENADAS POLARES |
31 | Marlon Mülhbauer | A UTILIZAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL PARA OTIMIZAR O APRENDIZADO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
32 | Milena Gleice da Silva Farias | UMA DEMONSTRAÇÃO VISUAL POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
33 | Monica de Figueiredo Bachir | O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS EM SALA DE AULA |
34 | PAULO BARBOSA DE ALMEIDA | ANÁLISE COMBINATÓRIA COM A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
35 | Paulo Jakson Dias Cruz | INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE TRABALHAR A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
36 | Rafael Costa Sampaio | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS |
37 | Robert Vinicius Coelho da Fonseca | MATEMÁTICA FINANCEIRA, DA ESCOLA PARA A VIDA |
38 | Sarah Rafaely dos Santos | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: O COMPASSO DO FREVO |
39 | Tayna Elias dos Santos | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “ARRAIÁ GEOMÉTRICO” |
40 | Thalia dos Santos Machado Moreira | DÁ LICENÇA: VINTE ANOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
41 | THAYNARA ADRIANA ARAGAO MARTINS | CONJUNTOS NA PERSPECTIVA DE VENN-EULER – SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
42 | Valdison Luiz Cruz de Moraes | APRIMORANDO A PRÁTICA DOCENTE COM O USO DO APLICATIVO EDUCACIONAL SOCRATIVE. |
43 | Veronil Fernandes de Souza dos Santos | ENSINO DE GEOMETRIA COM UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE SKETCHUP |
44 | Victória Barbosa Tavares | O PIBID COMO INSTRUMENTO ATIVO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA |
45 | Weverson Clayton da Gama Franco | SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO |
46 | Yan Henrique Alves Santos | USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA USO EM SALA DE AULA |
47 | Franciely Lavine Silva de Lima | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “QUILOMBO – A MATEMÁTICA DA CAPOEIRA E DO COCO DE RODA” |
Sábado dia 23 de Novembro das 15:30 às 16:30
Apresentador | Título | |
1 | Ádamo Duarte de Oliveira | LINGUAGEM DIGITAL, CELULARES E GEOMETRIA ANALÍTICA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE ESTRUTURAÇÃO DE CONHECIMENTOS |
2 | Adriana Cláudia Mata do nascimento | A MULHER E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA MATEMÁTICA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS |
3 | Adriana Pereira da Silva | INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA |
4 | Allan Goldner Campos | PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO NA CONSTRUÇÃO DE LABIRINTOS. |
5 | Ana Carolina Bortolami Leite | OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
6 | Ana Letícia da Silva de Mello | GALAXY-GEOMETRY: UMA AVENTURA GEOMÉTRICA INTERGALÁTICA |
7 | Ana Paula Foss | COMPREENDENDO E UTILIZANDO DICAS SOBRE UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL |
8 | Andriceli | O MOVIMENTO DE FAZER, COMPREENDER E REFLETIR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
9 | Arian Luís Zeni | A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E MATERIAL MANIPULÁVEL: POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
10 | Caroline de Oliveira Lima | SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O MODELO DE VAN HIELE COM ASPECTOS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
11 | Clariana Martinelli silva | UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA |
12 | DANIELE SIMAS PEREIRA ALVES | SIMETRIAS E PAVIMENTAÇÕES: UM ESTUDO ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS |
13 | Danielly Cristina Carvalho Dourado | PIBID/IFB E A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO OBMEP NO CED 01 DA ESTRUTURAL: ANÁLISES, RESULTADOS E PERSPECTIVAS |
14 | Dirlei Salete De Souza | SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
15 | Douglas Daniel | METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE MATEMÁTICA NO IFSP – CÂMPUS REGISTRO |
16 | Edivaldo Bastos da Silva | O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS E EXPERIMENTOS |
17 | ELIAS COUTINHO MARQUES | A SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA ACERCA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS. |
18 | Felipe Junior Crozetta | O ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: CONJECTURAS A PARTIR DO PROGRMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
19 | Flavio Lopes de Oliveira | TANGRAM: UMA FERRAMENTA QUE PODE AUXILIAR OS PROFESSORES ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A TRABALHAR OS CONCEITOS DE FRAÇÃO |
20 | Thaís Cristina dos Santos Basilo | MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA – ENFRENTANDO A QUESTÃO DE GÊNERO EM ÁREAS STEM |
21 | GABRIELE SOUZA DE CARVALHO | MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: BARATA É PROBLEMA OU SOLUÇÃO? |
22 | Jaihany Vicente Gama | COLORAÇÃO DE GRAFOS APLICADA À SOLUÇÃO DE SUDOKUS |
23 | JOAO RICARDO VALLIM PEREIRA | NÚMEROS IRRACIONAIS VIA SEQUÊNCIAS DE RACIONAIS |
24 | Jocelia Abreu Barcellos Vargas | UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
25 | Laryssa Rodrigues Jorge | UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE ÁREA E PERÍMETRO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
26 | LINO MARCOS DA SILVA | POTENCIALIDADES DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
27 | Lucas dos Santos Maciel | O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO ESCOLAR |
28 | LUIZ DE SOUZA NUNES JUNIOR | ELABORAÇÃO DE MATERIAS LUDICOS QUE AUXILIAM NO APRENDIZADO DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM |
29 | Manoel Wallace Alves Ramos | UM GEOGEBRABOOK PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA VETORIAL |
30 | Manoela Franco da Silva | UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO INTERIOR DO AMAZONAS ATRAVÉS DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS |
31 | Márcia Scodeler | BINGO FRACIONÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
32 | Mateus Cardoso Mota | METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM BASE EM FIGURAS DINÂMICAS NO AMBIENTE VIRTUAL GEOGEBRA |
33 | Matheus Santiago Ribeiro | A MATEMÁTICA E A MÚSICA |
34 | Michel Guerra de Souza | BILHAR ELÍPTICO |
35 | Natália Teixeira Peixoto Gomes Martins | CURVAS FEMININAS: AS MENTES MATEMÁTICAS DETRÁS DA HISTÓRIA |
36 | Nickson Deyvis da Silva Correia | MATEMÁTICA NA CULTURA ALAGOANA: “BUMBA MEU BOI – AS FUNÇÕES DOS CHIFRES” |
37 | Paulo Sergio de Oliveira Conceicao | FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
38 | SALOMÃO LIMA MONTEIRO | CATENUZA: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA COM PRÁTICAS EDUCATIVAS |
39 | Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues | ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS: ANÁLISES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
40 | Talita Emidio Andrade Soares | BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA |
41 | Thiago Ramos de oliveira | UMA REFLEXÃO SOBRE O PRÉ CÁLCULO: A EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA |
42 | Vanessa HenriquesBorges | OTIMIZAÇÃO DISCRETA COM GRAFOS PARA O ENSINO BÁSICO |
43 | vitor sales dias da rosa | IMPRESSÕES 3D NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
44 | Wanessa Cavalcanti Oliveira | SEM MAIS NEM MENOS: MATEMÁTICA NAS DISCIPLINAS |
45 | Yasmin Giles | ESTUDANDO A IDENTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NÚMEROS ALGÉBRICOS E TRANSCENDENTES VIA TÉCNICAS ALGÉBRICAS E ANALÍTICAS CONTANDO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
46 | Nathália dos Santos Pereira | GEAR: APLICATIVO QUE FAZ USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL |
A submissão de trabalhos para apresentação de pôster será feita pelo sistema de inscrições de 15 de agosto a 20 de outubro de 2019 (PRORROGADO), no ato ou após a inscrição, mediante o upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf.
Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados em anais.
O trabalho a ser submetido deve enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos:
- T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.
- T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.
- T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
- T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
- T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
- T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
- T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
- T8: Avaliação no ensino de Matemática.
- T9: História da Matemática e prática docente.
- T10: Educação Inclusiva e Matemática.
O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.
Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo de pôster.
Para submeter o seu resumo clique aqui.
Orientações para formatação e apresentação do pôster
Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
1. Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
2. As dimensões do pôster seguem o formato padrão ABNT de 90cm x 120cm, com orientação retrato (vertical).
3. O título e os nomes dos autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
4. Sugestões para tamanho das letras:
Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações. Estas devem ocupar uma área maior. Cliquei AQUI e veja o modelo de pôster
Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes e os seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão Organizadora. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (de 2 a 3 minutos) do seu trabalho.
Observações importantes:
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para os resumos aprovados, a apresentação do trabalho durante o evento somente será permitida para o participante que tenha realizado o pagamento da inscrição no evento.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas prescritas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
- Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento, após a sua realização, que ficarão a cargo da Comissão Local de Organização.
- Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades pôster e comunicação oral.