Relato de Experiência

Relatos de Experiências

A organização do 7º Simpósio da Formação do Professor de Matemática quer valorizar os relatos de experiência. Além de um simples pôster, você terá uma mesa onde poderá expor material que você tenha produzido para os alunos, produção feita pelos alunos, fotos e se desejar, um vídeo.

Disponibilizamos o template para pôster, mas não é obrigatória a produção de um.

O que forneceremos: Uma mesa e um porta banner (como na imagem), acesso a internet.

O que não forneceremos: Nas mesas, você não terá acesso a energia elétrica – traga o seu equipamento carregado, se possível com bateria extra.

Os Relatos de Experiência serão apresentados no PB – Prédio Ciclo Básico II.

R. Sérgio Buarque de Holanda – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859 https://maps.app.goo.gl/EMbHE22jqN5xc3oZ9

RELATOS DE EXPERIÊNCIA – APRESENTAÇÃO NO SÁBADO

TemáticaTítulo Do TrabalhoAutor
T1MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONFECÇÃO DE BONECAS ABAYOMIANA MARIA LUZ FASSARELLA DO AMARAL
T1CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICAGABRIEL CARDOSO
T1RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COM TURMAS DO 6º ANO A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COM FOCO NOS TÓPICOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃOMARCOS FERNANDES AMORIM
T1CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENSOSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO
T1ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICAMURILO CORREA QUINAN
T2ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALCINTHIA VIEIRA BRUM LIMA
T3AULA DE ACOLHIMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA COM TURMAS DE OITAVO ANO A PARTIR DE UM BRAINSTORMINGJUCIELLE BEATRIZ DOS SANTOS NASCIMENTO
T3EXPERIÊNCIA PIBID: A FAIXA DE MÖBIUSALANA GAZIO PAPANDREA
T3MATEMÁTICA PARA O SUCESSO: UM PROJETO DE EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS.VERIDIANA RABAIOLI BORTOLLINI
T3UMA TAREFA ESPECIALIZADA NO ÂMBITO DA REFLEXÃOPAULA RAMALHO FERREIRA DOS SANTOS
T3O USO DE OFICINAS COMO FERRAMENTA PARA PREPARAÇÃO A OBMEPRENATA REPOLHO DOS SANTOS
T3EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAJOÃO VITOR BAZETO DA SILVA
T3UMA TAREFA PARA EXPLORAR E RETOMAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS NO ÂMBITO DA TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICA ISOMÉTRICA REFLEXÃOALEXANDRA GIRALDI SCOTTI
T3EUR3KA: EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICASANA PAULA CABRAL COUTO PEREIRA
T3DESCOBRINDO ÁREAS: UMA JORNADA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASÉDER MOTTA DE OLIVEIRA
T4O EJA SOB A PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICAMAIANNE RIQUEZA LUZ
T4ATIVIDADE DE MONITORIA: UMA FERRAMENTA PARA O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADOCAIO HENRIQUE DOS SANTOS CARVALHO
T5DE ESTUDANTE A EDUCADOR: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS NO PIBID DE MATEMÁTICA DA UFOPAJANIELE VENÂNCIO
T5EXPERIÊNCIA COM O USO DE VÍDEOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORESBRUNA OLIVEIRA FALSONI
T5PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A SÉRIE DE EXERCÍCIOS DO GOOGLE COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃOMARCOS TEIXEIRA ALVES
T6ELETIVA: OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA – DE ALUNO PARA ALUNOJOSÉ GENILSON DA COSTA
T6MATEMÁTICA NA COZINHA: “BOLO FAKE E ESPÁTULA DE TEXTURA: UMA CONFECÇÃO USANDO GEOMETRIA”MILLANI HILLARI MARQUES DE LIMA
T6MATEMÁTICA NA COZINHA: “FRUTEIRA OCTOGONAL COM PALITOS”ADRIANO SILVA NASCIMENTO
T6O USO DE JOGOS E MATERIAS MANIPULAVEIS COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAMARCOS LEÃO NEVES
T6ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM STEAMDANIELLE DO NASCIMENTO LINS
T7EXPLORANDO AINDA MAIS A ADIÇÃO DE FRAÇÕES UTILIZANDO O JOGO DA ABELHA MATEMÁTICAFÁBIO VINÍCIUS SILVA DOS SANTOS
T7UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA PORTUGOL WEBSTUDIOMARCOS MONTEIRO DE FARIAS
T7OIMC-OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA E DO CONHECIMENTO: ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA INOVAÇÃO E DA CONEXÃOCLÁUDIA ALINE AZEVEDO DOS SANTOS MESQUITA
T10DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÍNDROME DE DOWNSARA CRISTINA CAMPOS BORGES
T10ROMPENDO BARREIRAS, TRAZENDO LUZ À VOZES INVISIBILIZADAS: EXPERIÊNCIAS E IMPACTOS DO MOI E QERMAT NA SEGREGAÇÃO DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIALEMANUELLA VITÓRIA DOS SANTOS CARNEIRO
T10ESTIMULAÇÃO MATEMÁTICA PARA UMA CRIANÇA DE 3 ANOS DE IDADE COM SÍNDROME DE DOWNCRISTIANE DE ANDRADE MENDES
T11OFICINA DE SOROBAN COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA OS SEXTOS ANOSLUIZA COSTA DE MEIRELES

RELATOS DE EXPERIÊNCIA – APRESENTAÇÃO NO DOMINGO

TemáticaTítulo Do TrabalhoAutor
T1VIVÊNCIAS JUNTO AO PIBID COM JOGO MATEMÁTICO: NA PANDEMIA E PÓS-PANDEMIAJULIO KUWAE MORAIS
T1IMPACTOS DO MODELO MTSK NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICACARLA ALVES
T1EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: HORAS EXTRAS X IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTEMARCELO ANDRE ABRANTES TORRACA
T1ENSINO E APRENDIZAGEM DE INEQUAÇÕES: EXPLORANDO REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA E GRÁFICA NO GEOGEBRA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE QUEBRA-CABEÇAS PARA A CORTADORA A LASERCLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
T1MÁGICAS MATEMÁTICAS: UMA VIVÊNCIA JUNTO AO PIBIDJOÃO VICTOR DOS SANTOS CAIRES
T3EXPLORANDO PORCENTAGENS NO COTIDIANO: UMA AVENTURA INVESTIGATIVA EM SUPERMERCADOSKLEBER GONCALVES DO NASCIMENTO
T3MEDICAMENTOS GENÉRICOS: UMA PROPOSTA PARA SE TRABALHAR PORCENTAGEMGABRIEL CAVALCANTE SILVA
T3MATH EN JEANS NA ESCOLA FIRJAN SESI RESENDERAFAEL COSTA SAMPAIO
T3UMA VIAGEM PELOS NÚMEROS PRIMOS: DAS FAMÍLIAS À APLICAÇÃO NA CRIPTOGRAFIAGISELE PAMPANINI DIAS
T3RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA SOBRE ÁREA E PERÍMETROMOISES BEAL
T3EXPLORANDO INVARIANTES GEOMÉTRICOS NA SALA DE AULACINTHIA MONCORES CRUZ
T3DINÂMICA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃOJÉFFERSON LUIZ ROCHA BASTOS
T4WORKSHOP – JOGOS MATEMÁTICO: O ENSINO LÚDICO ATRELADO À VALORIZAÇÃO DA MATEMÁTICA BRASILEIRA.EVELYN HELENA NUNES SILVA
T5IMPLEMENTAÇÃO DE UM TAREFA PARA A FORMAÇÃO SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM FOCO NOS PROCEDIMENTOS DE OBTENÇÃO DA MEDIANAANDERSON LUIZ LUNARDELLI
T5O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADAMATHEUS CARVALHO CARRIJO SILVEIRA
T5FORMAÇÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE ENSINO INTEGRALDANIELA MARIZ SILVA VIEIRA
T5ATIVIDADES DO CLUBE DE MATEMÁTICA DA UFOPAHAMILTON CUNHA DE CARVALHO
T5O APOIO PRESENCIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃOROSANGELA ELIANA BERTOLDO FRARE
T6MATEMÁTICA NA COZINHA: “MÃOS NA ARGILA & CANECA CILÍNDRICA”ANDRESSA DA SILVA SANTOS
T6MATEMÁTICA NA COZINHA: “COZINHA OTIMIZADA: GRANDEZAS E MEDIDAS COM LAYOUTS”THAYANE CAMILE DOS SANTOS
T6MERCADINHO DOS DECIMAISANA LAURA RODRIGUES DA SILVA
T7INTEGRAÇÃO DE GEOMETRIA E PROGRAMAÇÃO: EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS E TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTALELIAS KENTO TOMIYAMA
T7A UTILIZAÇÃO DE TDIC COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM – PAEMILY CAMILA NASCIMENTO SOUSA
T10UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ADAPTAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA UM ALUNO CEGO E SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA MATEMÁTICA INCLUSIVATHALIA OLIVEIRA LIMA

Os Relatos de Experiência é um formato destinado prioritariamente a professores em exercício, estudantes do Pibid e mestrados profissionais, para que possam divulgar e promover suas experiências em sala de aula e nas escolas. Ao invés das tradicionais sessões de posters, teremos espaço reservado para que possam apresentar materiais concretos desenvolvidos em-e-para sala de aula, produções dos alunos, vídeos e imagens. A organização destas sessões traz elementos de algumas experiências pontuais feitas em vários eventos previamente coordenados pelos organizadores e visa desenvolver e consolidar um formato que valorize as práticas e experiências docentes. 

A submissão de trabalhos para apresentação no formato de relato de experiência será realizada pelo sistema de eventos da ANPMat de 1 de abril a 29 de maio 12 de junho de 2024 (até 26 de junho de 2024 no caso de professores e estudantes do Rio Grande do Sul), mediante o upload do resumo, arquivo de 3 a 5 páginas, conforme o template e em formato .pdf.

OBS: Informamos que os trabalhos de autores do Rio Grande do Sul, cujo prazo de submissão foi estendido para o dia 26 de junho de 2024, deverão ser enviados para o e-mail simposiosanpmat@gmail.com. Além do trabalho anexo, é importante que, no corpo do e-mail, constem destacadas as seguintes informações: título do trabalho, resumo, eixo temático, categoria (relato de experiência), nome completo do autor que está submetendo, nome completo dos demais autores.

O trabalho será publicado em anais, por isso deve ser original. Se o texto já tiver sido parcialmente apresentado ou publicado em outro meio, isto deve ser mencionado explicitamente no texto, em nota de rodapé. A não observância deste cuidado implicará em o texto ser considerado plágio, uma violação ética severa. 

Cada participante poderá submeter um único trabalho nessa modalidade, como autor correspondente, aquele que envia o trabalho pelo sistema da ANPMat. O autor será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento. 

No caso de trabalhos com mais de um autor, no máximo 3 (três), somente um poderá ser apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.

Os autores e co-autores devem estar todos com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de trabalhos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.

ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do seu trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio.

O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica.

T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.

T3: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.

T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.

T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.

T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.

T8: Avaliação no ensino de Matemática.

T9: História da Matemática e prática docente.

T10: Educação Inclusiva e Matemática.

T11: Tema especial: A transição do 5º para o 6º ano.

O arquivo do trabalho deverá ser salvo com o nome: RE_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: RE_T2_Maria_Silva.pdf.

Clique AQUI para visualizar o template.

Para submeter o seu trabalho clique aqui.

Observações:

  • Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Somente resumos aprovados serão apresentados durante o evento.
  • Só serão aceitos trabalhos que estiverem de acordo com template disponibilizado. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • Para trabalhos recusados ou que necessitem de correções para aceitação, deverão ser enviados durante o prazo de submissões pelo sistema de eventos. Após a data de encerramento não serão aceitas correções ou novos trabalhos para avaliação em hipótese alguma. Portanto, quanto antes a submissão for realizada, melhor.
  • Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento. 
  • É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação.
  • A apresentação será realizada conforme a programação do evento para a apresentação de relato de experiência, onde o apresentador deve permanecer durante todo o tempo disponibilizado para conversar com os avaliadores e participantes do evento.
  • Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades relato de experiência e comunicação oral.