A organização do 7º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática decidiu dedicar parte da programação do evento para discutir a transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental, o 6º ano. É nessa que começam a atuar os professores e professoras especialistas e a transição tem sido um assunto que preocupa a comunidade de professores de matemática.
Para pautar as discussões, foi constituído um grupo com profissionais de perfil variado, incluindo professoras e professores do ensino fundamental e médio, pesquisadores, formuladores de política pública (veja o nome dos participantes no link). Este grupo sugeriu três temas a serem abordados nas atividades deste bloco e, para cada um desses, fez um arrazoado circunstanciado, em que são propostas questões específicas para orientar o debate.
Este documento é o resultado do trabalho deste grupo. Esperamos que consigamos viabilizar a participação dos convidados sugeridos e que toda a comunidade possa aproveitar esse bloco de atividades no evento, em setembro, na Unicamp.
Comissão organizadora
7º Simpósio Nacional da
Formação do Professor de Matemática