Pôster é destinada à divulgação de pesquisas em estágio inicial ou em andamento, sendo uma excelente oportunidade para a apresentação de resultados parciais ou inconclusivos. Essa modalidade é especialmente voltada para alunos de Iniciação Científica (IC), estudantes de graduação e ensino médio, além de pesquisadores que estejam desenvolvendo projetos que ainda não tenham conclusões definitivas. O apresentador deve ficar ao lado do seu pôster durante a exposição.
I. Instruções para a submissão do pôster
- Autores: Máximo de 3 autores por trabalho e apenas 1 apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.
- Inscrição: Os autores e co-autores devem estar todos com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de trabalhos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.
- Submissão: necessário seguir o Template disponibilizado. A submissão será realizada mediante o upload do arquivo que contenha o trabalho, de 1 a 2 páginas, conforme o Template e em formato .pdf pelo sistema de eventos da ANPMat http://eventos.anpmat.org.br .
- Template: clique aqui
- Período de inscrição:
01 de abril a 31 de maio de 2025.Prorrogado até 25 de junho de 2025.Prorrogado até dia 14 de julho de 2025.
- Apresentação: ao lado do pôster e expor seu trabalho até 10 minutos para o avaliador.
- Dúvidas: simposiosanpmat@gmail.com
ATENÇÃO:
- Cada participante poderá submeter um único trabalho nessa modalidade, como autor correspondente, aquele que envia o trabalho pelo sistema da ANPMat. O autor será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento.
- Enquadrar sua proposta num eixo temático.
- A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão da sua proposta. Em hipótese alguma serão recebidas propostas de minicursos fora do prazo de envio e não há possibilidade de devolução de inscrições pagas.
- Para realizar sua inscrição acesse http://eventos.anpmat.org.br
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Somente trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento.
- Só serão aceitos trabalhos que estiverem de acordo com template disponibilizado. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
- Para trabalhos recusados ou que necessitem de correções para aceitação, deverão ser enviados durante o prazo de submissões pelo sistema de eventos. Após a data de encerramento não serão aceitas correções ou novos trabalhos para avaliação em hipótese alguma. Portanto, quanto antes a submissão for realizada, melhor.
- É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação.
- A apresentação será realizada conforme a programação do evento para a apresentação do pôster, onde o apresentador deve permanecer durante todo o tempo disponibilizado para conversar com os avaliadores.
- Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades relato de experiência, comunicação oral e pôster.
- O arquivo do pôster deverá ser salvo com o nome:
PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.
Eixos Temáticos:
T1: Abordagens e metodologias inovadoras no Ensino de Educação Matemática.
T2: Avaliação no ensino de Matemática.
T3: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.
T4: Educação Inclusiva e equidade no Ensino de Matemática.
T5: Ensino de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º a 5º).
T6: Ensino da Matemática para a transição do 5º ano para o 6º ano.
T7: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano).
T8: Ensino de Matemática no Ensino Médio.
T9: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola.
T10: Ensino de Matemática nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
T11: Etnomatemática e Educação Matemática Antirracista.
T12: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.
T13: História da Matemática e prática docente.
T14: Modelagem Matemática.
T15: Olimpíadas de Matemática.
T16: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.
T17: Ensino de Matemática e Neurociência.
PÔSTERES – APRESENTAÇÃO NO SÁBADO (27/09)
EIXO | TÍTULO | AUTORES |
T1 | TEORIA DOS JOGOS E O EQUILÍBRIO DE NASH NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | MARCOS ALEXANDRE AULER OECHSLER / DIONE INES CHRIST MILANI / ROSANGELA APARECIDA BOTINHA ASSUMPÇÃO |
T2 | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INSTRUMENTO AVALIATIVO DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | JANAINA SEGATTO / EDVONETE SOUZA DE ALENCAR |
T3 | A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | BERENICE LOPES DAMASCENA / BERENICE LOPES DAMASCENA / EDVONETE SOUZA DE ALENCAR |
T3 | O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O QUIZ | MATEUS MATOS BARROSO / GABRIELA PAIXÃO DA COSTA / RAFAELA NASCIMENTO DA SILVA |
T3 | PASSEANDO EM PRAÇA PÚBLICA: APRENDENDO GEOMETRIA POR MEIO DA FOTOGRAFIA | NOEMITA RODRIGUES DA SILVA |
T3 | USO DE JOGOS NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE INCÓGNITA E VARIÁVEL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | JOSÉ RODRIGO SIQUEIRA DE SOUSA / GEOVANA CAMARGO VARGAS / THYAGO AGUIAR RODRIGUES |
T4 | DESAFIOS NO ENSINO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFB | PAULA DE SOUZA RODRIGUES / VITOR MANOEL SILVA BARBOSA / MATEUS GIANNI FONSECA |
T4 | MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | MARIA ADRIELLY DA SILVA SANTOS / THAYANE CAMILE DOS SANTOS |
T4 | O PROTAGONISMO DAS MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA ATRAVÉS DO JOGO SUDOKU: MULHERES NA CIÊNCIA | LUCIA DIAS DE SOUZA |
T7 | CORRIDA CARTESIANA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DE ENSINO PARA AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | MATHEUS FARIA DE MORAES / CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA |
T7 | UMA ABORDAGEM NO ENSINO DA MATEMATICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE JOGOS | RAFAEL RODRIGUEZ LAGRECA / AUGUSTO CESAR DE CASTRO BARBOSA / CLÁUDIA FERREIRA REIS CONCORDIDO |
T7 | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO UM PROBLEMA AMBIENTAL EM CASIMIRO DE ABREU | ERIC SOUZA DA SILVA / AUGUSTO CESAR DE CASTRO BARBOSA / CLÁUDIA FERREIRA REIS CONCORDIDO |
T12 | ANÁLISE REAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA | CHARLES CHRISTIAN SANTOS SILVA / THAYANE CAMILE DOS SANTOS / GABRIEL CAVALCANTE SILVA |
T12 | EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) | OLGA RUBÊNIA DA SILVA CAMINHA DE MENEZES |
T12 | INVESTIGAÇÕES SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E RISCO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO E PESQUISA | PRISCILA BERNARDO MARTINS / EDDA CURI |
T12 | O LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS | CASSIANA GOMES DE ARAÚJO / EDVONETE SOUZA DE ALENCAR |
T14 | EQUAÇÕES DO 2º GRAU E FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ABORDAGEM MULTIFACETADA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | VITOR MANOEL CRUZ MACHADO / OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO / RENAN VINÍCIUS AVIZ DE MORAES |
T16 | EXPLORANDO OS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO PRICE E SAC NO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS | ELIZEU ODILON BEZERRA FILHO |
T16 | O ERRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES COM O CHATGPT | GABRIELA ALONSO PEREIRA BADIGLIAN |
T16 | PROJEÇÃO DE CAMINHOS EM SUPERFÍCIES DE ESPERAS NO GEOGEBRA | FÁBIO BRITO DE CASTRO / MARCOS VINICIUS TRINDADE VIEIRAELIZA SOUZA DA SILVA |
T16 | REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PROPOSTA COM O APLICATIVO ZAPPAR | EDJANE KELLY DA SILVA / SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES / CICERO WILTON SANTANA FILGUEIRAS |
OBS: Se o seu trabalho foi aceito com necessidade de correção e seu nome não consta aqui no site, a confirmação será feita somente após o recebimento da segunda versão corrigida. O prazo para envio dessa versão é até 20 de agosto de 2025.