Programação

A programação está sujeita a alterações.

Palestrantes Confirmados

Dr. Marcelo Viana

Nasceu no Rio de Janeiro e cresceu no norte de Portugal, onde concluiu a graduação em matemática pela Universidade do Porto em 1984. Regressou ao Brasil para fazer o doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo obtido o respectivo grau em sistemas dinâmicos em 1990. Atualmente é pesquisador titular e diretor-geral do IMPA, bolsista de produtividade 1A do CNPq, tesoureiro do Conselho de Matemática das Américas (MCofA), coordenador da Rede França-Brasil em Matemática e membro do Conselho Deliberativo da FAPERJ. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU), coordenador cientifico da União Matemática da América Latina e do Caribe (UMALCA), membro do comitê executivo do MCofA, diretor adjunto do IMPA, coordenador de atividades científicas do IMPA, membro do comitê executivo da IMU, coordenador do comitê assessor de matemática e estatística no CNPq (por duas vezes), representante da área de matemática, probabilidade e estatística na CAPES, representante da área de matemática e estatística na FAPERJ, presidente do Conselho Científico (Scientific Advisory Board) do Instituto Serrapilheira, chefe do escritório regional na América Latina da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), vice-presidente da SBM e presidente do conselho gestor do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Seu trabalho como pesquisador em matemática está centrado nas áreas de sistemas dinâmicos, teoria ergódica e teoria das bifurcações. Orientou 41 doutores e 22 mestres. É editor de diversas revistas de circulação internacional, tendo sido editor-chefe do Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS e membro correspondente das Academias de Ciências de Portugal e do Chile. Foi distinguido pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2000, e com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educacional, em 2018. Foi o primeiro brasileiro convidado a proferir palestras plenárias no Congresso Internacional de Física Matemática, em 1994, e no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em 1998. Também proferiu palestra por convite no ICM de 1994 e palestras plenárias no Congresso Latino-americano de Matemáticos (CLAM) de 2012 e no Congresso Internacional de Matemática Aplicada e Computacional (ICIAM) de 2019. Ganhou o Prêmio TWAS, em 1998, o Prêmio UMALCA, em 2000, o Prêmio Ramanujan do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), em 2005, o Prêmio Universidade de Coimbra, em 2007, o Grande Prêmio Científico Louis D. do Institut de France, em 2016, o Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica, também em 2016 e o Prêmio CBMM para Ciência, em 2019. Juntamente com Hilário Alencar, idealizou e liderou o PROFMAT. Criou as Jornadas Nacionais de Iniciação Científica do IMPA e o programa Integrando a Amazônia da SBM. Concebeu e liderou o projeto do Biênio da Matemática 2017-2018 (Lei 13.358 de 7 de novembro de 2016). Presidiu o comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, realizado no Rio de Janeiro de 1 a 9 de agosto de 2018. Escreve semanalmente sobre matemática na Folha de São Paulo.


José Pacheco

Designer educacional e aprendiz de utopias. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Idealizador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação. Coordenou o projeto “Fazer a Ponte”, de 1976 a 2004, 1º Prêmio do “Concurso Experiências Inovadoras no Ensino”, promovido pelo Ministério da Educação de Portugal. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Em 2005, com o título de notório especialista, passou a residir no Brasil, mobilizando educadores que acreditam em uma educação transformadora e democrática. No IBICT coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. Atualmente lidera um grupo de educadores que apoia Secretarias Municipais de Educação no Brasil e Agrupamentos em Portugal pela inovação pedagógica e transformação na educação..


Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli

Pesquisador da área educacional, é bacharel e mestre em Engenharia mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. É professor da UnB dos cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia, do Mestrado profissional em Matemática e do Programa de pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de Design educacional. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu treze prêmios nacionais de Instituições como MEC, CAPES, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ABMES, Santander Universidades e o prêmio nacional de criatividade no ensino superior da Perestroika. Suas metodologias ativas e colaborativas são reconhecidas nacionalmente e utilizadas por professores de todos os níveis educacionais em todo o País.