
As atividades, como palestra, mesa-redonda, exposições e apresentações de pôsteres, ocorrerão no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro, na Asa Norte.
Os minicursos, oficinas e sala da coordenação estarão estrategicamente situadas na Faculdade de Educação da UnB (FE/UnB).
Programação (quinta-feira 25/09)
8h30 – 9h30: Cerimônia de Abertura
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
9h30 – 11h00: Mesa-redonda > Toda Matemática: um compromisso nacional do estado brasileiro na garantia do direito à aprendizagem
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Marcelo Viana (Diretor Geral do IMPA), Ministro da Educação (a confirmar), Alexsandro do Nascimento Santos (Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica SEB/MEC) e Tereza Santos Farias (Coordenadora Geral de Ensino Fundamental).
Resumo: A mesa reunirá representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para debater o Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa que busca fortalecer o ensino da matemática na educação básica, com foco na equidade, na aprendizagem e na recomposição. A partir da perspectiva de um pacto federativo, a mesa abordará os principais desafios e caminhos para assegurar o direito de todos os estudantes à aprendizagem matemática, com destaque para o papel das políticas curriculares, de formação docente, materiais didáticos e avaliação. A mediação será realizada por Tereza Farias, Coordenadora Geral de Ensino Fundamental do MEC.
11h00 – 12h00: Palestra > Novas Construções Sociais de Aprendizagem
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Palestrante José Pacheco (Escola da Ponte – Portugal) e mediador Mauro Luiz Rabelo (CNE/MEC).
Resumo: Com base em fundamentos legais e científicos, o professor José Pacheco apresenta agudos questionamentos à educação majoritariamente praticada no Brasil, marcada pelo instrucionismo, pela padronização e pela exclusão, e que redunda muitas vezes no descumprimento do direito à educação. A partir desse quadro, discorre sobre as formas pelas quais gestores podem sensibilizar profissionais de educação a aumentar seus vínculos com as unidades e com respectivas comunidades, pela formação de valores, incentivando a autonomia de todos, rumo a novas construções sociais de aprendizagem e a integração entre atividade pessoal, profissional, comunitária e planetária.
12h00 – 13h30: Intervalo para Almoço
13h30 – 15h00: Mesa-redonda > Diversidade e representatividade étnico-racial nas ciências exatas: o que a Matemática tem a ver com isso? Desafios e possibilidades a partir da Lei 10.639/03
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Janice Pereira Lopes (UFG/SBM), Daniel de Oliveira Lima (SBM/UERJ/CEFET-RJ), Sonia Maria Barbosa Dias (Itaú Social) e Maria Dalvirene Braga (UNB).
Resumo: A Matemática é um campo de estudo e de produção que usualmente é associada como um espaço distanciado das discussões e sociais, econômicas e políticas. No entanto, a sua capilaridade, tanto na Educação Básica, como em diversos cursos de ensino superior, revela a sua importância para além das aplicações em outras Ciências, mas sim, para o próprio desenvolvimento da sociedade. Diante disso, gostaríamos de propor uma reflexão a respeito de como as questões étnico-raciais e diversidade estão associadas ao campo da Matemática e sobre qual é o papel dos educadores na construção de espaços de pertencimento matemático para crianças e jovens.
15h30 – 16h30: Mesa-redonda > O Relatório da Escuta Nacional – A Matemática na voz de quem ensina
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidada: Fernanda Seidel Oliveira(Gerente de Avaliação e Prospecção no Itaú Social.); Bruna Alves Soares(Gerente de Dados e Pesquisa do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional); Ana Lima (Cofundadora da Rede Conhecimento Social). Mediação: Érika Botelho Guimarães (Coordenadora de Ensino Fundamental – SEB/MEC).
Resumo: Nesta palestra, serão divulgados os resultados da Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, realizada entre 17 de março e 06 de abril de 2025. Durante esse período, docentes da Educação Básica que lecionam matemática na rede pública brasileira participaram de um questionário online, contribuindo anonimamente com suas percepções e experiências sobre diversos aspectos do ensino da matemática no país. O relatório aborda temas essenciais, como perfil profissional, demandas formativas, práticas pedagógicas, desafios enfrentados no ensino, perspectivas sobre currículo e estratégias de avaliação. A análise dessas respostas permitirá ao Ministério da Educação (MEC) elaborar ações e estratégias voltadas à melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes ao longo da Educação Básica. Com um universo de cerca de 600 mil docentes participantes, a pesquisa representa uma ampla mobilização nacional em prol do fortalecimento da educação matemática. Este evento visa compartilhar dados relevantes, discutir insights valiosos e fomentar um debate produtivo sobre o futuro do ensino da matemática no Brasil.
16h30 – 18h00: Mesa-redonda > Intercâmbio na China: Relatos, Reflexões e Desafios para o Ensino de Matemática
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Josiéli Fátima Tonin Pagliosa (Esc. Est. Normal José Bonifácio – SEDUC/RS), Roberto Cesar Cucharero Peregrina (ANPMat/Seduc-RJ), Rubens Lopes Netto (SEDUC-MA/SEMED), Silmara Louise da Silva (IFTM), José Fábio de Araújo Lima (Col. Est. Assis Chateaubriand/SEC-BA), Milena Monique de Santana (SEDUC-PB), Romis de Sousa Moraes (Seduc-PA) e a mediadora Marcela Luciano Vilela de Souza (ANPMat/UFTM).
Resumo: Nesta mesa-redonda, apresentaremos uma experiência vivenciada por professores que atuam no ensino de Matemática brasileiro, durante um intercâmbio em Xangai, China, promovido pela Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). O programa proporcionou uma imersão nas práticas pedagógicas adotadas em escolas e universidades locais, com destaque ao método de Teaching Research Group (TRG), metodologia que envolve colaboração entre professores na preparação e análise de aulas, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino. Relatos, reflexões e desafios para o ensino de Matemática serão compartilhados a partir dessa experiência do intercâmbio, que incluiu visitas a diversas instituições educacionais, observação de aulas do Ensino Médio, reuniões com docentes e discussões acadêmicas na Universidade Normal de Xangai, conduzidas por renomados professores locais. A proposta busca fomentar o diálogo sobre diferentes abordagens educacionais e refletir sobre as possibilidades de adaptação e inovação no ensino de Matemática em diferentes contextos culturais.
Programação (sexta-feira 26/09)
9h00 – 10h30: Mesa-redonda > Da BNCC ao PNLD: méritos, fragilidades, demandas e oportunidades para os livros didáticos de Matemática no Brasil
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Antônio José Lopes (Antônio Bigode), Raphaella Rosinha Cantarino (Coordenadora-Geral de Materiais Didáticos – MEC) e Leonardo Barichello (IME-USP)..
Resumo: Essa mesa redonda tem como grande objetivo discutir o Programa Nacional do Livro Didático identificando como ele se configurou, em interação com outras políticas públicas, na forma como se apresenta atualmente, quais são seus méritos e fragilidades, identificar demandas e apontar oportunidades para que o programa se fortaleça dentro dos seus objetivos. A mesa será composta por especialistas com trajetórias que se cruzam com o programa de diferentes maneiras, permitindo uma visão diversa e ainda assim aprofundada sobre o tema.
11h00 – 12h00: Palestra > Minha experiência com inclusão.
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Palestrante Luisa Rodríguez Doering (UFRGS) e mediador Osmar Aléssio (UFTM).
Resumo: Nesta palestra compartilho a minha “iniciação” à inclusão escolar. Relato a experiência de orientação de uma dissertação de mestrado em que construímos um material/ferramenta tátil acessível para alunos com deficiência visual e uma sequência de atividades que têm o objetivo de proporcionar oportunidades de aprendizagem de conceitos aritméticos e algébricos, para que estudantes sem acuidade visual possam participar ativamente na construção de seus conhecimentos em uma sala de aula comum. Apresento também pontos importantes da implementação da sequência de atividades em sala de aula e de como essa experiência se refletiu na minha prática docente.
12h00 – 14h00: Intervalo para Almoço
14h00 – 18h00: VISITA TÉCNICA AO MEC
Resumo: Atividade de imersão no Ministério da Educação, com participação de professores de matemática e integrantes da Renamat. A visita proporcionará contato direto com a equipe responsável pelo Compromisso Nacional Toda Matemática, discussão sobre políticas públicas e troca de experiências entres professores e gestores.
PROGRAMAÇÃO DA VISITA
14h – 15h30: Mesa-redonda > Currículo e Aprendizagem – O Compromisso Nacional Toda Matemática
Convidados: Jorge Lira (SBM); Kátia Smole (Reúna); Hilda Linhares (Inep). Mediação: Érika Botelho (MEC)
15h30 – 17h00: Mesa-redonda > Formação docente em Matemática – Um Compromisso Nacional
Convidados: Patrícia Mota (Itaú Social); Haroldo Corrêa Rocha (Profissão Docente); Letícia Giordano (IFSP). Mediação: Victor Both Eyng (MEC)
Obs.: Será disponibilizado ônibus para deslocamento, com saída da UnB – Campus Darcy Ribeiro, com destino ao MEC. Detalhes sobre o horário serão enviados para o e-mail dos participantes inscritos nesta atividade.
14h00 – 18h00: MINICUROS/OFICINAS
e Departamento de Matemática – ICC NORTE>(Minicursos e oficinas)Local: Faculdade de Educação da UnB (FE/UnB)

SALA: 433/10 Subsolo do Departamento de Matemática - ICC NORTE
]MINICURSO 1: ENTRE O VIRTUAL E O TANGÍVEL: JOGOS DIGITAIS E MATERIAIS CONCRETOS COMO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
AUTORES: Loisi Carla Monteiro Pereira / Marcelo Leonardo dos Santos Rainha / Cristiane de Mello
T1 – Abordagens e metodologias inovadoras no Ensino de Educação Matemática
RESUMO: Este minicurso faz parte de um programa de extensão da Universidade F ederal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), comprometido em incentivar o uso de jogos e estratégias inovadoras no ensino da Matemática. Por meio da integração de materiais concretos e digitais, além de metodologias que estimulam o processo de ensino e aprendizagem, buscamos promover uma interação ativa, inclusive nas redes sociais. Nosso público-alvo inclui professores de Matemática das redes pública e particular - nas esferas municipal, estadual e federal do estado do Rio de Janeiro - bem como estudantes de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As atividades deste minicurso foram cuidadosamente planejadas para articular teoria e prática de forma envolvente, estimulando os participantes a aprender, refletir e vivenciar experiências pedagógicas. Acreditamos que essa abordagem desempenha um papel essencial na formação dos professores, preparando-os para enfrentar os desafios da sala de aula com mais eficácia. Esperamos que esta experiência seja enriquecedora para todos, proporcionando oportunidades valiosas para o aprimoramento das habilidades didáticas, o compartilhamento de conhecimentos e o fortalecimento da comunidade de educadores matemáticos.
SALA: 402/10 Subsolo do Departamento de Matemática – ICC NORTE
MINICURSO 2: SOROPAN: EXPLORANDO OUTROS SISTEMAS POSICIONAIS DE NUMERAÇÃO
AUTORES: Luiza Costa de Meireles / Juan Vinícius Guimarães de Santana / Neucyane Thaynara Henn de Sousa / Emily Camila Nascimento Sousa / Márcio Onei Almeida da Silva
T3 – Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática
RESUMO: Este trabalho expõe um breve panorama histórico sobre os sistemas de numeração e o soroban, a fim de apresentar no decorrer da proposta do minicurso um novo material didático desenvolvido pelos autores, denominado Soropan. Ao longo da atividade, pretende-se mostrar
como o conhecimento matemático se constroi e de que maneira podemos levar uma experiência investigativa para a sala de aula, aliando teoria e prática docente em um processo contínuo de descoberta. O enfoque estará pautado na exploração das propriedades e na
elaboração de conceitos matemáticos através do processo de generalização do que conhecemos como soroban, bem como na divulgação do soropan como uma nova ferramenta no ensino de matemática.
SALA: LEMAT 2 Subsolo do Departamento de Matemática - ICC NORTE
MINICURSO 3: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO
AUTORES: Wesley Pereira da Silva / Regina da Silva Pina Neves / Cleia Alves Nogueira / Raquel Carneiro Dörr / Cristiane Barros Santos Paiva
T4 – Educação Inclusiva e equidade no Ensino de Matemática
RESUMO: A realidade de uma sala de aula é diversa por natureza. Os diferentes contextos dos(as) estudantes se concentram em um espaço pequeno, muitas vezes superlotado, exigindo do(a) professor(a) uma ação direcionada para abarcar a diversidade. Considerar as especificidades de cada estudante é uma tarefa complexa e que exige uma ressignificação diária da organização do trabalho pedagógico. Quando essa especificidade é uma deficiência, a ação docente deve levar em consideração as características do indivíduo que derivam dessa deficiência, como por exemplo, uma baixa visão. Considerando que o uso das mais variadas ferramentas pedagógicas é uma das ações que o(a) professor(a) possui para organizar a sua ação pedagógica em decorrência das diversidades, o presente minicurso tem como objetivo instrumentalizar os participantes quanto as especificidades das pessoas com deficiência visual e como que pode ocorrer a construção de jogos digitais inclusivos que contemple a todos e todas, não importando a sua especificidade, ou seja, na perspectiva da Educação Inclusiva. A ação formativa idealizada para este minicurso contempla a diversidade dos sujeitos participantes, pois a construção dos jogos digitais inclusivos perpassa por uma lógica e linguagem de programação acessível possibilitando que aquele ou aquela que nunca tiveram conhecimento de linguagens de programação possam desenvolver seus projetos de forma autônoma. Esse ambiente acessível é o Sistema Dosvox, que foi criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e consiste em um sistema integrado com mais de noventa programas que apresenta, de forma diferenciada, as funções de um computador para a pessoa com deficiência visual. Na área educacional, tal sistema, proporciona o aprendizado de conceitos de forma lúdica por meio dos jogos digitais adaptados disponíveis.
SALA: 439/10 Subsolo do Departamento de Matemática – ICC NORTE
MINICURSO 4: O QUE CONTINHA A OBRA ‘PORISMAS’ DE EUCLIDES?
AUTORES: Marcela Melo Amorim
T13 – História da Matemática e prática docente
RESUMO: Este trabalho visa apresentar a obra euclidiana perdida Porismas reorganizada sete séculos mais tarde por Pappus de Alexandria. No primeiro momento, mostrar alguns exemplos de obras euclidianas muito além, da mais famosa, Os Elementos. De acordo com Pappus, quais
seriam as diferenças entre problema, teorem a e porisma? Em seu tratado Coleção composto por oito livros, o Livro VII possui 238 proposições, dentre essas, 38 representam lemas que incluem os três livros dos Porismas. Apolônio e Euclides são os principais matemáticos que compõem o
que Pappus nomeou de Tesouro da Análise, citando doze tratados de ambos. Em um segundo momento, esse minicurso se propõe mergulhar nas proposições de números 127 a 164 do sétimo livro da Coleção de Pappus, reconhecendo o conteúdo dessa obra euclidiana infelizmente
perdida, e, utilizando o software Geogebra para mostrar como a geometria tentava ‘algebrizar’ na Grécia Antiga.
SALA: LEMAT 1 Subsolo do Departamento de Matemática - ICC NORTE
OFICINA 1: LITERATURA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E MATEMÁTICA: POSSÍVEIS APRENDIZAGENS POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA
AUTORES: Maria Dalvirene Braga / Lucilene Costa e Silva / Márcia Castilho Sales / Edna Rodrigues Barroso / Nair Cristina da Silva Tuboiti
T11 – Etnomatemática e Educação Matemática Antirracista
RESUMO: A presente oficina direciona-se tanto para professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, quanto a licenciandos em pedagogia e em matemática, na perspectiva da transversalidade no ensino da matemática tendo em vista as importantes
contribuições dos povos africanos na formação da nossa sociedade. O objetivo é evidenciar os saberes matemáticos na literatura e estamparias africanas, no processo de ensino e aprendizagem de matemática de forma contextualizada, considerando a prática matemática presente e praticada em ambientes culturais diversificados. Com aportes em D’Ambrósio (2005; 2013), em interface com o campo de conhecimento que prevê a lei 10.639/2003 (tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica do Brasil). Para isso, a oficina tem como focos: i) a etnomatemática e a conexão existente entre currículo, cultura e construção das identidades mediante o ensino da cultura africana e afro-brasileira; ii) a riqueza constituída que trata dos conhecimentos de elementos da cultura africana e afro-brasileira. Estes elementos são abordados no desenvolvimento da oficina, para subsidiar a implementação da política de valorização da população negra dentro dos princípios que nortearam a mudança do artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996); iii) desenvolver uma abordagem pedagógica integrativa entre a Matemática, Língua Portuguesa, Arte, História e Geografia. A atividade será desenvolvida a partir da construção coletiva sobre a história africana: “Os sete novelos” de Ângela Shelf Medearis. Esperamos que a experiência em participar desta oficina possa contribuir para a reestruturação de saberes de matemática contextualizados, para o ensino da cultura africana e da matemática, implicando em suas práticas profissionais, presentes e/ou futuras.
SALA: SALA 03 FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 2: A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS MATEMÁTICAS AFRO-DIASPÓRICAS
AUTORES: Thaís Cristina dos Santos Basilo / Daniella da Silva Gonzaga / Emanuella Vitória dos Santos Carneiro / Lucia Dias de Souza / Rodolfo de Araújo Bezerra
T11 – Etnomatemática e Educação Matemática Antirracista
RESUMO: A oficina propõe discutir práticas antirracistas no ensino da matemática, com base nas experiências do grupo QERMat, ligado ao projeto Meninas Olímpicas do IMPA. A partir da valorização de saberes afro-diaspóricos e do compromisso com a equidade racial e de gênero,
a atividade dialoga com os princípios da Lei 10.639/03 e enfrenta os silenciamentos históricos no ensino da matemática. Dividida em dois momentos, a oficina abordará os marcos legais e apresentará práticas desenvolvidas pelo grupo. Em seguida, os participantes serão convidados a refletir e construir coletivamente propostas pedagógicas para seus contextos. A metodologia será dialógica e colaborativa, incentivando uma matemática mais crítica, justa e conectada às vivências dos estudantes.
SALA: SALA 04 FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 3: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS: O TEACHING RESEARCH GROUP NO ENSINO DE MATEMÁTICA
AUTORES: Silmara Louise da Silva / Romis de Sousa Moraes / Rubens Lopes Netto / Josiéli Fátima Tonin Pagliosa / Milena Monique de Santana Gomes
T12 – Formação inicial e continuada de professores de Matemática
RESUMO: A formação continuada de professores é essencial para a melhoria do ensino de Matemática no Brasil. Inspirada no Teaching Research Group (TRG), uma abordagem colaborativa utilizada na China, esta oficina propõe uma experiência imersiva baseada na vivência dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). A atividade será dividida em duas etapas: apresentação da OPMbr e do TRG, seguida por planejamento coletivo de aulas organizadas por níveis da Educação Básica e eixos
da BNCC; e aplicação prática, onde um grupo ministra a aula enquanto os demais observam e analisam, guiados por perguntas norteadoras. Esse processo visa promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino, dificuldades dos alunos e possibilidades de aprimoramento. Ao final, espera-se que os participantes compreendam como o TRG pode fortalecer a prática docente no Brasil, incentivando metodologias mais dinâmicas e colaborativas.
SALA: SALA 05 FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 4: MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS: ENTENDENDO ALÉM DAS REGRAS
AUTORES: Helena Iwamoto / Sandra Menezes / Janaina Cazita / Miguel Ribeiro
T12 – Formação inicial e continuada de professores de Matemática
RESUMO: Para que o professor possa implementar e realizar discussões de tarefas em sala de aula, e que essas discussões apoiem o desenvolvimento das aprendizagens matemáticas dos alunos é necessário que o professor detenha um conhecimento especializado tanto matemático quanto pedagógico. Entendemos esse conhecimento especializado na perspectiva da conceitualização Mathematics Teacher’s Speaciliased Knowledge (MTSK). Nesta oficina, focamos na multiplicação de números inteiros e as discussões permitirão compreender essa
operação sem regras nem macetes, e de modo a otimizar a qualidade das discussões a serem realizadas com os alunos, também em outros tópicos matemáticos (promoção de conexões matemáticas). Com esse objetivo, implementaremos uma Tarefa para a Formação, que foi
conceitualizada no CIEspMat, que, pela implementação especializada, desenvolverá o conhecimento especializado dos participantes e transformará suas formas de entender a multiplicação envolvendo números inteiros, bem como sua própria prática.
SALA: SALA 06 FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 5: A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CÁLCULO DE ÁREAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
AUTORES: Daniel de Jesus Silva
T13 – História da Matemática e prática docente
RESUMO: Oficinas sobre matemática integra várias atividades idealizadas pelo Laboratório Itinerante de Matemática e seu Ensino (LIME). Esta oficina intenciona contribuir para que os participantes desenvolvam habilidades a partir da interação, envolvimento e participação na
atividade “Ressignificando o cálculo de áreas”, que consiste em calcular a área de uma região plana não poligonal. A história e a investigação matemática proporcionam o estabelecimento de conexões entre temas matemáticos que se encontram afastados em virtude das dificuldades de se tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e menos abstratas. Fundamentados pelo uso da história da matemática em atividades investigativas e com o auxílio de materiais concretos manipuláveis, a oficina promoverá dinamismo e criatividade, possibilitando aos envolvidos se sentirem personagens e recriadores do cálculo de áreas de regiões sob curvas, de forma significativa.
SALA: SALA 07 FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 6: E SE O PROBLEMA FOR DO PROFESSOR? LIÇÕES DA OPMBR PARA REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA
AUTORES: Roberto César Cucharero Peregrina / José Fábio de Araújo Lima
T15 – Olimpíadas de Matemática
RESUMO: Esta oficina tem como objetivo apresentar a Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMBr) como um instrumento inovador de formação docente e desenvolvimento profissional. A OPMBr promove um ambiente de aprendizagem
desafiador, incentivando professores a aprimorar suas práticas por meio da resolução de problemas e do compartilhamento de experiências. A premiação inclui um intercâmbio em Xangai, China, proporcionando uma imersão na metodologia de ensino matemático de alto
desempenho. A proposta da oficina é inovadora ao unir teoria e prática, trazendo estratégias diferenciadas para o ensino de Matemática baseados em problemas . Serão exploradas experiências exitosas, análises de questões e dinâmicas que potencializam o raciocínio lógico e
a criatividade dos professores em sala de aula, considerando as dimensões do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
SALA: SALA 08 FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 7: CRIANDO DESAFIOS: METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNICAMP
AUTORES: Giuliano Angelo Zugliani / Douglas Felipe Speck / Felipe Jardim Pinhati / Isabel dos Santos Fernandes
T15 – Olimpíadas de Matemática
RESUMO: A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), em sua 41a edição, tem se consolidado como um evento formativo que alia excelência acadêmica à valorização do trabalho colaborativo entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Desde 2020, a OMU passou a adotar uma metodologia de provas em equipes, com etapas online e presenciais, incentivando o debate matemático, a pesquisa e a escrita argumentativa. Essa proposta se materializa na elaboração de questões que apresentam progressão de dificuldade, promovem generalizações e articulam conceitos tradicionais e aplicados, aproximando os participantes da experiência universitária e da pesquisa matemática. A presente oficina propõe-se a compartilhar, de forma sistematizada, a metodologia de criação de problemas desenvolvida na OMU, a fim de ampliar seu alcance e fortalecer a formação docente. A atividade será dividida em dois blocos de duas horas, contemplando uma exposição teórica e uma prática colaborativa de elaboração de problemas. A parte teórica abordará o perfil das questões da OMU, estratégias de inspiração, identificação e formalização de conceitos, bem como técnicas de adaptação e contextualização. Em seguida, os participantes serão organizados em grupos para criar um problema completo, com mediação ativa dos ministrantes, finalizando com apresentações orais e discussão coletiva. O objetivo principal é que cada grupo construa um problema inédito, embasado nos princípios da OMU, promovendo o exercício da criatividade matemática, da clareza expositiva e da argumentação rigorosa. Conclui-se que a oficina não apenas sistematiza uma prática consolidada, como também atua como espaço formativo e de valorização da autoria docente. Ao fomentar a criação de problemas como prática pedagógica, a proposta contribui para a construção de uma cultura matemática mais ativa, investigativa e colaborativa.
SALA: SALA PAPIROS FE 1 (Faculdade de Educação)
OFICINA 8: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROMESSAS, DESAFIOS E CAMINHOS
AUTORES: Michel Cambrainha de Paula / Gladson Octaviano Antunes / Fábio Xavier Penna
T16 – Tecnologias digitais no ensino de Matemática
RESUMO: A presente proposta de oficina visa explorar as potencialidades e limitações da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no contexto do ensino de matemática. Partindo de situações concretas de sala de aula, a oficina propõe uma abordagem crítica e reflexiva sobre a
integração dessas tecnologias emergentes na prática docente. Fundamentada na metodologia de tarefas situadas, inspirada no programa MathTASK, a proposta convida os participantes a analisarem cenários pedagógicos que envolvem interações entre estudantes, professores e
sistemas de IA, estimulando a reflexão sobre dilemas éticos, pedagógicos e didáticos. Mais do que apresentar ferramentas, a oficina busca fomentar o desenvolvimento de uma postura crítica e criativa frente às novas tecnologias, capacitando os professores a utilizarem a IA como
recurso complementar à mediação humana, sem substituí-la.
SALA: SALA NOES FE 5 (Faculdade de Educação)
OFICINA 9: UMA PROPOSTA DE UMA REPRESENTAÇÃO PICTÓRICA COMO FIO CONDUTOR PARA O ENSINO DE EQUIVALÊNCIA E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES
AUTORES: Cydara Cavedon Ripoll
T12 – Formação inicial e continuada de professores de Matemática
RESUMO: A presente proposta tem para objetivo apoiar o ensino e a aprendizagem de frações. Considera-se aqui a tradicional representação de frações em modelo de barras (modelo retangular), porém de uma forma conveniente, a saber, fazendo uso de subdivisões por linhas
paralelas a ambos os lados da unidade retangular. Com ela, o tratamento da equivalência e de todas as operações com frações ficam facilitadas, na opinião da autora, constituindo-se, assim, um fio condutor para o ensino de frações. A abordagem da equivalência e das operações com frações será encaminhada por meio de reflexões dos participantes e também permeada de atividades e de análise sobre o tratamento de tais temas nos livros didáticos.
Programação (Sábado 27/09)
8h30 – 09h30: Comunicação Oral
Local: Faculdade de Educação da UnB (FE/UnB).

SALA – SALA 01 FE 1 | ||
T1 | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAPUCAIA DO SUL | ROGER DE ABREU SILVA / ADRIANA BREDAVERA LUCIA FELICETTI |
T1 | A ABORDAGEM STEAM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA | ARTHUR FERNANDES DE LIMA COSTA RESENDE / GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA |
T1 | ABORDAGEM METODOLÓGICA DO USO DE GINCANA COMO POSSIBILIDADE INOVADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | JULIO SILVA DE PONTES / ELIVALDO SERRAO CUSTÓDIO |
T1 | MATERIAIS MANIPULATIVOS E EXPERIMENTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES | KARIN RITTER JELINEK |
SALA – SALA 2 FE 1 | ||
T2 | A AVALIAÇÃO FORMATIVA AVALIE.CE COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO 9º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ASSARÉ E SEUS IMPACTOS NO SPAECE | NOEMITA RODRIGUES DA SILVA |
T2 | AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO SAEB: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL | ILDENICE LIMA COSTA / ALESSANDRA LISBOA DA SILVA |
T3 | HUMANIZANDO A MATEMÁTICA: O USO DO CONTEXTO HISTÓRICO DA VIDA E OBRA DE MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM | ANDREZA SABRINA BRANDÃO LOBÃO PAIXÃO / OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO |
T3 | MATEMÁTICA NAS ARTES: “COMPOSIÇÃO II EM VERMELHO, AZUL E AMARELHO: ESTUDANDO PLANO CARTESIANO COM PIET MONDRIAN” | TAYNÁ ELIAS DOS SANTOS FRANCO / ADRIANO SILVA NASCIMENTO / NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA |
SALA – SALA 3 FE 1 | ||
T3 | DOBRANDO EQUAÇÕES: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA PARA POLINÔMIOS COM ORIGAMI V2 | MATHEUS AUGUSTO DE MELO SANTANA / ISAAC LIMA DA SILVA COSTA / BEATRIZ DE OLIVEIRA ARAUJO |
T3 | MATEMÁTICA NAS ARTES: “ARTE LITERÁRIA: TRABALHANDO PADRÕES COM SONETOS” | ANDRESSA DA SILVA SANTOS / SARAH RAFAELY DOS SANTOS / VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS |
T3 | MATEMÁTICA NAS ARTES: “TINKERCAD: EXPLORANDO A MATEMÁTICA POR MEIO DA ARTE DIGITAL | SARAH RAFAELY DOS SANTOS / CRISTIANE SIQUEIRA DE MACÊDO NOBRE / TAYNA ELIAS DOS SANTOS |
T3 | O JOGO QUEBRAMAT DOS MÚLTIPLOS E DIVISORES COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM DE MMC E MDC NO ENSINO SUPERIOR | ARLENE VIEIRA DE GUSMÃO / MARLY DOS ANJOS NUNESEDILENE FARIAS ROZAL |
SALA – SALA 4 FE 1 | ||
T3 | AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | DEIZIANE COUTINHO DE MIRANDA |
T3 | CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | JOÃO OTÁVIO FURTADO DA SILVA / JÉFFERSON LUIZ ROCHA BASTOS |
T3 | QUEBRANDO O CÓDIGO: UM JOGO DE RACIOCÍNIO E DEDUÇÃO LÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA / CARINA LOUREIRO ANDRADE |
T6 | A TRAVESSIA DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I PARA OS FINAIS: A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DOS NOVOS COMEÇOS | GABRIEL LOPES ALMEIDA / LAUANE DE SOUZA LESSA |
SALA – SALA 5 FE 1 | ||
T4 | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM GEOMETRIA PARA SURDOS | JOAO VICTOR BALAN / VÂNIA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES |
T4 | A IMPORTÂNCIA DO LÉXICO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA QUESTÃO DO ENEM | INÁCIO ANTÔNIO ATHAYDE OLIVEIRA / CLEYTON HERCULES GONTIJO |
T4 | IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AUTONOMIA ESCOLAR NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS ACESSÍVEIS | MATHEUS AGLIARDI CARDOSO / VANESSA DOS SANTOS PACHECO BLUMBERG |
T9 | POR UM CODESIGN SOCIOCONSTRUTIVISTA: MODELAGEM E REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | ALEXANDRO SANTOS MÁXIMO / AMILTON ALVES DE SOUZA |
SALA – SALA 6 FE 1 | ||
T5 | CONSTRUINDO DIAGNÓSTICOS ADAPTATIVOS DE ARITMÉTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | JOÃO VITOR BAZETO DA SILVA / MARCELO FIRER |
T11 | ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS | ANA BEATRIZ PEREIRA MILANEZ / Marilia Franceschinelli de Souza |
T12 | ANÁLISE DOS REGISTROS MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS | JONAS BRITO DOS SANTOS / REINALDO FEIO LIMA |
T5 | A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ARITMÉTICOS COM PROPRIEDADE COMUTATIVA | DALILA MARTINS DE MORAES VALDISON LUIZ CRUZ DE MORAES / SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS |
SALA – SALA 7 FE 1 | ||
T7 | OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA: UMA PERSPECTIVA NA SALA DE AULA | ANDRE LUIS LIMA DE ANDRADE / LILIANA MANUELA GASPAR CERVEIRA DA COSTA |
T7 | ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO COM O TEMA DE SAÚDE COLETIVA NO AMBIENTE ESCOLAR | LUIZ EDUARDO HONORIO DA SILVA |
T7 | EXPERIÊNCIA, SABERES E IDENTIDADES: A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA COMUNIDADE DE TRABALHO SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES | JULIA SCHAETZLE WROBEL / TERCIO GIRELLI KILL |
T7 | DISCUTINDO A ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS DE 6º ANO EM UMA TAREFA ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS | CARLA ALVES / GABRIELA GIBIM |
SALA – SALA 3 FE 5 | ||
T7 | QUADRADO MÁGICO E PENSAMENTO LÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | ANA PAULA FOSS |
T7 | CONTRIBUIÇÕES DAS MENTALIDADES MATEMÁTICAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | VINÍCIUS ALMEIDA MARTINS / EDUARDA DE JESUS CARDOSO / MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA |
T7 | CIÊNCIA EM MOVIMENTO: O LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | ALEXSSANDRA PASUCH / VERIDIANA RABAIOLI BORTOLLINI / JOSÉ PEDRO GONÇALVES DE OLIVEIRA |
T7 | ALINHAMENTOS ENTRE A BNCC E AS MENTALIDADES MATEMÁTICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA / EDUARDA DE JESUS CARDOSO / HENRIQUE MARINS DE CARVALHO |
SALA – SALA 4 FE 5 | ||
T8 | QUESTÕES DO ENEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | CICERO SOARES FERREIRA / EDIVAGNER BATISTA FERREIRA |
T8 | BARREIRAS LOGÍSTICAS, COMUNICAÇÃO E DIDÁTICA NA EVASÃO DA MONITORIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO IFB ESTRUTURAL | VITOR MANOEL SILVA BARBOSA / WELLINGTON SENA SILVA / BRUNO MARX DE AQUINO BRAGA |
T8 | ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE UMA ESTRELA DE ORIGAMI | FRANCILENE BARBOSA DOS SANTOS SILVA / MÁRCIA RODRIGUES LEAL / CLEYTON HERCULES GONTIJO |
T8 | APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA PRÁTICA E INTERDISCIPLINAR: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO ENSINO MÉDIO | ISRAEL COSTA DOS SANTOS |
SALA – SALA 5 FE 5 | ||
T8 | CÁLCULO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA NO ENSINO MÉDIO | MARCELO ANDRE ABRANTES TORRACA / LETÍCIA FELIX MENEZES / MARIA EDUARDA COUTINHO DO NASCIMENTO |
T8 | APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS QUE PERDERAM SUA RELEVANCIA NA ESCOLA DEVIDO À BAIXA INCIDÊNCIA NO ENEM | CICERO WILTON SANTANA FILGUEIRAS / EDJANE KELLY DA SILVA / SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES |
T8 | SPROUTS E VALOR PEDAGÓGICO DE UMA DEMONSTRAÇÃO | FERNANDO DE OLIVEIRA CEZARINO |
T8 | DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES EGRESSOS | ISABELLA BRAGA RODRIGUES / EDUARDA DE JESUS CARDOSO |
SALA – SALA 6 FE 5 | ||
T11 | ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPLORANDO A MATEMÁTICA DA CRIAÇÃO DE TILÁPIAS | ANA BEATRIZ PEREIRA MILANEZ / MARILIA FRANCESCHINELLI DE SOUZA |
T12 | ENTRE HISTÓRIAS E PRÁTICAS: A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | HIGOR EDUARDO SOARES DA SILVA |
T12 | DESENVOLVIMENTO DO PCK EM ARITMÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | MARCOS FERNANDES AMORIM / MARIA GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS / MARCELO FIRER |
T12 | MENTE, CÉREBRO E CONHECIMENTO: RUMO A PRÁTICAS ESPECIALIZANTES E INOVADORAS PARA/NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | ETIENNE LAUTENSCHLAGER |
SALA – SALA 07 FE 5 | ||
T8 | PESQUISA EM AULA: UM PRINCÍPIO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | LUCIANO SANT’ANA AGNE |
T10 | PONTOS NOTÁVEIS E TRIÂNGULO ÓRTICO: POTENCIALIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMOS MATEMÁTICOS | ISABEL DOS SANTOS FERNANDES / GABRIELA BUENO DE LIMA / CATARINE FERNANDA LOPES OLIVEIRA |
T10 | MÉDIA HARMÔNICA: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA E APLICAÇÃOES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO | VICTOR RODRIGUES DOS PASSOS |
T15 | MATEMÁTICA EM ASCENÇÃO: DO CTM AO PROGRAMA NOVOS TALENTOS | ARLANE MANOEL SILVA VIEIRA |
9h30 – 10h30: Pôster
Local: Foyer
do auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Nº | EIXO | TÍTULO | AUTORES | MODALIDADE |
1 | T1 | TEORIA DOS JOGOS E O EQUILÍBRIO DE NASH NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | MARCOS ALEXANDRE AULER OECHSLER / DIONE INES CHRIST MILANI / ROSANGELA APARECIDA BOTINHA ASSUMPÇÃO | PÔSTER |
2 | T1 | O TRABALHO EM GRUPO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA BASEADA NA INSTRUÇÃO COMPLEXA | PATRICIA FERNANDA MOSSMANN / CARINA LOUREIRO ANDRADE | PÔSTER |
3 | T2 | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INSTRUMENTO AVALIATIVO DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | JANAINA SEGATTO / EDVONETE SOUZA DE ALENCAR | PÔSTER |
4 | T3 | A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | BERENICE LOPES DAMASCENA / BERENICE LOPES DAMASCENA / EDVONETE SOUZA DE ALENCAR | PÔSTER |
5 | T3 | O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O QUIZ | MATEUS MATOS BARROSO / GABRIELA PAIXÃO DA COSTA / RAFAELA NASCIMENTO DA SILVA | PÔSTER |
6 | T3 | PASSEANDO EM PRAÇA PÚBLICA: APRENDENDO GEOMETRIA POR MEIO DA FOTOGRAFIA | NOEMITA RODRIGUES DA SILVA | PÔSTER |
7 | T3 | USO DE JOGOS NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE INCÓGNITA E VARIÁVEL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | JOSÉ RODRIGO SIQUEIRA DE SOUSA / GEOVANA CAMARGO VARGAS / THYAGO AGUIAR RODRIGUES | PÔSTER |
8 | T3 | CLUBE DA MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE | VINICIUS MENDES COUTO PEREIRA / ANA PAULA CABRAL COUTO PEREIRA / DELAINE CHRISTINE SOARES FRANCO | PÔSTER |
9 | T4 | DESAFIOS NO ENSINO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFB | PAULA DE SOUZA RODRIGUES / VITOR MANOEL SILVA BARBOSA / MATEUS GIANNI FONSECA | PÔSTER |
10 | T4 | MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | MARIA ADRIELLY DA SILVA SANTOS / THAYANE CAMILE DOS SANTOS | PÔSTER |
11 | T4 | O PROTAGONISMO DAS MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA ATRAVÉS DO JOGO SUDOKU: MULHERES NA CIÊNCIA | LUCIA DIAS DE SOUZA | PÔSTER |
12 | T5 | ENSINO DE MATEMÁTICA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA: PROCESSOS E OBSTÁCULOS. | MURILO CORREA QUINAN | RELATO DE EXPERIÊNCIA |
13 | T8 | DESVENDANDO PADRÕES E ESTRATÉGIAS: UM RELATO SOBRE O USO DA TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. | GEOVANNA CHRISTINA NASCIMENTO / KARLA LICATA LOPES | RELATO DE EXPERIÊNCIA |
14 | T7 | CORRIDA CARTESIANA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DE ENSINO PARA AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | MATHEUS FARIA DE MORAES / CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA | PÔSTER |
15 | T7 | UMA ABORDAGEM NO ENSINO DA MATEMATICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE JOGOS | RAFAEL RODRIGUEZ LAGRECA / AUGUSTO CESAR DE CASTRO BARBOSA / CLÁUDIA FERREIRA REIS CONCORDIDO | PÔSTER |
16 | T7 | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO UM PROBLEMA AMBIENTAL EM CASIMIRO DE ABREU | ERIC SOUZA DA SILVA / AUGUSTO CESAR DE CASTRO BARBOSA / CLÁUDIA FERREIRA REIS CONCORDIDO | PÔSTER |
17 | T7 | A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ISADORA FERREIRA LIMA | PÔSTER |
18 | T7 | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAPUCAIA DO SUL | ROGER DE ABREU SILVA / ADRIANA BREDA/ VERA LUCIA FELICETTI | RELATO DE EXPERIÊNCIA |
19 | T12 | ANÁLISE REAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA | CHARLES CHRISTIAN SANTOS SILVA / THAYANE CAMILE DOS SANTOS / GABRIEL CAVALCANTE SILVA | PÔSTER |
20 | T12 | EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) | OLGA RUBÊNIA DA SILVA CAMINHA DE MENEZES | PÔSTER |
21 | T12 | INVESTIGAÇÕES SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E RISCO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO E PESQUISA | PRISCILA BERNARDO MARTINS / EDDA CURI | PÔSTER |
22 | T12 | O LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS | CASSIANA GOMES DE ARAÚJO / EDVONETE SOUZA DE ALENCAR | PÔSTER |
23 | T12 | ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOGOS E LUDICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS | THAIS PEREIRA RAMOS / ANA CAROLINA GOMES | RELATO DE EXPERIÊNCIA |
24 | T12 | A FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NA PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PIBID | TATIANE STEFANY ARAÚJO / ANA CAROLINA GOMES / MAURÍCIO FERREIRA DE OLIVEIRA | RELATO DE EXPERIÊNCIA |
25 | T12 | ONDE ESTÃO OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENITURA EM MATEMATICA DA UEMG – UNIDADE IBIRITÉ? UM OLHAR INVESTIGATIVO EM ANDAMENTO. | LILIANE REZENDE ANASTACIO / TANIA CRISTINA GUIMARAES REIS CAMPOS | PÔSTER |
26 | T14 | EQUAÇÕES DO 2º GRAU E FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ABORDAGEM MULTIFACETADA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | VITOR MANOEL CRUZ MACHADO / OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO / RENAN VINÍCIUS AVIZ DE MORAES | PÔSTER |
27 | T16 | EXPLORANDO OS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO PRICE E SAC NO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS | ELIZEU ODILON BEZERRA FILHO | PÔSTER |
28 | T16 | O ERRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES COM O CHATGPT | GABRIELA ALONSO PEREIRA BADIGLIAN | PÔSTER |
29 | T16 | PROJEÇÃO DE CAMINHOS EM SUPERFÍCIES DE ESPERAS NO GEOGEBRA | FÁBIO BRITO DE CASTRO / MARCOS VINICIUS TRINDADE VIEIRAELIZA SOUZA DA SILVA | PÔSTER |
30 | T16 | REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PROPOSTA COM O APLICATIVO ZAPPAR | EDJANE KELLY DA SILVA / SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES / CICERO WILTON SANTANA FILGUEIRAS | PÔSTER |
31 | T16 | COLETA DE DADOS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA COM PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NO 9º ANO | VICTOR LIMA DAS VIRGENS | RELATO DE EXPERIÊNCIA |
10h30 – 12h00: Mesa-redonda > Mentalidades Matemáticas e a Formação Docente para uma Matemática Inclusiva
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Jack Dieckmann (diretor de pesquisa do Youcubed/Universidade de Stanford), Henrique Marins de Carvalho (IFSP) e mediador Mateus Gianni Fonseca (IFB).
Resumo: Na palestra que será ministrada por Jack Dieckmann (Youcubed/Stanford University) e Henrique Marins de Carvalho (IFSP/Instituto Sidarta), serão discutidos os fundamentos teóricos, evidências científicas e aplicações práticas da abordagem de Mentalidade de Crescimento no ensino da Matemática, com foco na formação de professores e no desenvolvimento de uma pedagogia mais inclusiva, equitativa e informada por achados da Neurociência.
A exposição terá início com a apresentação do conceito de growth mindset, ou mentalidade de crescimento — a crença de que habilidades intelectuais não são fixas, mas podem ser desenvolvidas por meio de esforço, boas estratégias e orientação adequada. Essa noção se baseia em teorias da Psicologia, como a teoria da atribuição e a teoria das metas de
realização.
As contribuições da Neurociência ocuparão papel central na palestra, destacando como estudos recentes sobre neuroplasticidade fundamentam cientificamente a ideia de que o cérebro humano é capaz de modificar-se e fortalecer-se ao longo da vida. A metáfora frequentemente usada — “o cérebro é como um músculo” — será apresentada como
expressão acessível de evidências empíricas que mostram o crescimento de conexões neurais em situações de esforço cognitivo e aprendizagem desafiadora. Serão também discutidos achados da neuroeducação que associam esse tipo de atividade ao desenvolvimento de funções executivas e competências matemáticas de ordem superior.
Além disso, serão apresentados dados de estudos longitudinais e internacionais que evidenciam relações entre mentalidade de crescimento, desempenho acadêmico e bem-estar emocional. Estudos com grande representatividade, como a National Study of Learning Mindsets (NSLM) e o levantamento PISA/OECD, demonstram que essa abordagem é especialmente eficaz para estudantes em situação de vulnerabilidade. Os resultados apontam melhorias significativas em desempenho matemático, escolha de disciplinas desafiadoras e redução de indicadores emocionais negativos, como o medo de fracassar. No contexto brasileiro, serão mencionadas as experiências da abordagem Mentalidade Matemáticas, destacando práticas formativas voltadas para professores e estratégias pedagógicas coerentes com os princípios da neurociência e da equidade. Serão relatadas experiências como cursos de verão com estudantes da rede pública, formação continuada de docentes e a produção de tarefas de “piso baixo e teto alto”, que favorecem o acesso e o desafio para todos os estudantes, independentemente de suas trajetórias anteriores. A palestra buscará provocar reflexões sobre o papel da formação docente na construção de uma matemática que acolhe a diversidade, valoriza o erro, incentiva o esforço e promove o pertencimento. Em consonância com o tema central do simpósio — “Dialogar sobre a Matemática para um Brasil Inclusivo: Currículo, Equidade e Neurociência” — os palestrantes oferecerão argumentos teóricos e práticos para a renovação do ensino de Matemática, à luz de evidências científicas sólidas e de compromissos ético-políticos com a transformação da educação.
12h00 – 14h00: Intervalo para Almoço
14h00 – 18h00: MINICUROS/OFICINAS
> (Minicursos e oficinas)Local: Faculdade de Educação da UnB (FE/UnB)

SALA: SALA 01 FE 1
MINICURSO 5: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA E CONCEITOS DE OTIMIZAÇÃO
AUTORES: Marcela Lima Santos Pereira / Claudia Mazza Dias
T14 – Modelagem Matemática
RESUMO: Os jogos e outros materiais manipuláveis comumente são utilizados como recurso para o Ensino da Matemática. A utilização deste ferramental para reter a atenção, interesse e despertar a curiosidade dos alunos para os conteúdos matemáticos visto em sala de aula é uma
estratégia adotadas por muitos professores. Nestes moldes, o minicurso apresenta duas propostas de materiais manipuláveis alinhadas a metodologia Modelagem Matemática, a primeira permite explorar conceitos de geometria relativos à área e perímetro. A segunda proposta permite explorar o conceito de otimização. Como resultado, espera-se que os participantes vejam os materiais manipuláveis desenvolvidos, aliados a Modelagem Matemática, como grandes facilitadores do processo de ensino-aprendizagem de matemática, por estimular a observação crítica dos desafios propostos.
SALA: SALA 2 FE 1
MINICURSO 6: EXPLORANDO AS DÍZIMAS PERIÓDICAS NA JANELA CAS DO GEOGEBRA
AUTORES: Marcio Vieira de Almeida / Celina Aparecida Almeida Pereira Abar / Eduarda de Jesus Cardoso
T16 – Tecnologias digitais no ensino de Matemática
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo explorar o uso da Janela CAS do GeoGebra para determinar o período das representações decimais infinitas e periódicas de números racionais. A proposta centra-se na utilização de comandos específicos e controles deslizantes para investigar, de forma interativa, a divisão de expressões da forma 10k – 1 por denominadores primos, permitindo identificar o menor expoente k que satisfaz a congruência 10k ≡ 1 (mod b). A fundamentação teórica do estudo baseia-se em conceitos da Teoria dos Números, como o Pequeno Teorema de Fermat, que auxiliam a determinar a existência de uma relação entre a representação decimal periódica de um número racional e as propriedades de seus denominadores. A metodologia adotada combina a abordagem teórica com a prática
computacional por meio do GeoGe bra. A utilização da Janela CAS permite a realização decálculos simbólicos e numéricos, superando limitações de calculadoras convencionais e facilitando a visualização de resultados por meio de controles deslizantes. Essa integração entre
teoria e prática tem o potencial de promover uma aprendizagem ativa, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento algébrico e computacional tanto de alunos quanto de professores. Em conclusão, o estudo evidencia que o GeoGebra, por meio de sua Janela CAS,
é uma ferramenta que pode auxiliar o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos avançados. A investigação do período das dízimas periódicas não apenas amplia o entendimento dos números racionais, mas também incentiva a aplicação de metodologias interativas no ambiente escolar, promovendo uma educação mais dinâmica e inclusiva.
SALA: SALA 3 FE 1
MINICURSO 7: A INTER-RELAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA COM O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO
AUTORES: Gabriel Cavalcante Silva / Thayane Camile do Santos / Charles Christian Santos Silva / Stephanny Suzan Caetano de Paula / Isnaldo Isaac Barbosa
T17 – Ensino de Matemática e Neurociência
RESUMO: Este minicurso tem como finalidade promover reflexões críticas acerca da interação entre a neurociência educacional e o ensino de Matemática, tomando como base as experiências vivenciadas nas Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) no âmbito da UFAL. A proposta enfoca particularmente as atividades realizadas pela primeira turma do PPC de 2021. Assim, através da integração entre programas, projetos e eventos extensionistas, os participantes terão oportunidade de compreender como os princípios da neurociência podem ser aplicados ao processo de ensino-aprendizagem em Matemática.
SALA: SALA 4 FE 1
MINICURSO 8: MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS: PROPOSTA PRÁTICA DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA TRABALHAR A VISIBILIDADE FEMININA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
AUTORES: Aline de Lima Guedes / Diana Sasaki / Ana Carolina Dias de Oliveira / Letícia Mattos de Assis
T3 – Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática
RESUMO: Apresentamos neste trabalho nossa proposta de minicurso para o 8o Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. O objetivo é problematizar o impacto da falta de visibilidade feminina nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês) e o prejuízo disso nas aulas de Matemática. Para ajudar a aumentar o número de meninas e mulheres interessadas nas áreas exatas, ações práticas precisam ser urgentemente implementadas. Para tal, o presente minicurso se dará em duas sessões: na primeira sessão, vamos apresentar e discutir uma parte mais teórica sobre a invisibilidade feminina nas áreas exatas, trazendo dados históricos e estatísticos para ratificar a nossa fala. Em seguida, vamos apresentar ações práticas que podem ser trabalhadas nas aulas de Matemática, como a construção de uma linha do tempo com mulheres que fizeram história nas Ciências e atividades lúdicas a serem implementadas. Na segunda sessão, os cursistas serão convidados a realizar algumas das atividades sugeridas, para conhecerem as propostas e presentarem suas contribuições sobre o assunto. Esperamos despertar o interesse sobre o tema e a divulgação de projetos e ações que estimulem as mulheres nas áreas exatas.
SALA: SALA 5 FE 1
OFICINA 10: REELABORAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA
AUTORES: Vitor Manoel Silva Barbosa / Mateus Gianni Fonseca (IFB)
T1 – Abordagens e metodologias inovadoras no Ensino de Educação Matemática
RESUMO: Esta oficina tem por objetivo oportunizar espaço de vivência que contribua para a capacitação docente com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática para a educação básica. Para isso, conta-se com oficina, a ser desenvolvida em dois momentos, quais sejam de imersão dos professores em prática de sala de aula; e de produção de materiais. Espera-se, com esta oficina, incentivar o fortalecimento de práticas de ensino que fomentem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática.
Palavras-chave: educação matemática, pensamento crítico e criativo em matemática, oficina de formação docente, rubricas de avaliação.
SALA: SALA 6 FE 1
OFICINA 11: PROMOVENDO O LETRAMENTO ESTATÍSTICO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA
AUTORES: Flávia Maria Pinto Ferreira Landim / Valéria Reis / Letícia Guimarães Rangel / André Monteiro Novaes / Margareth Apóstolo dos Santos
T1 – Abordagens e metodologias inovadoras no Ensino de Educação Matemática
RESUMO: Esta oficina visa a discutir sequências didáticas para o desenvolvimento do letramento estatístico na Educação Básica a partir da proposição de problemas de investigação estatística. Consonante com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o modelo de desenvolvimento do letramento estatístico proposto pelo Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE), serão discutidas três sequências didáticas que oferecem a oportunidade de abordar tópicos conceituais próprios para a etapa inicial do ensino de estatística: classificação de variáveis, tabelas de dupla-entrada, gráficos para variáveis categóricas e gráficos para variáveis quantitativas.
SALA: SALA 7 FE 1
OFICINA 12: MENINAS E MULHERES NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: UMA OFICINA SOBRE O ENSINO INVESTIGATIVO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DAS ÁREAS DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO
AUTORES: Wesley Pereira da Silva / Regina da Silva Pina Neves / Cleia Alves Nogueira / Raquel Carneiro Dörr / Cristiane Barros Santos Paiva
T1 – Abordagens e metodologias inovadoras no Ensino de Educação Matemática
RESUMO: O projeto Meninas e Mulheres no Instituto de Ciências Exatas (M²ICE) oportuniza ações que integram a universidade e as escolas, visando proporcionar às estudantes do ensino fundamental, um contato mais próximo com a área de Ciências Exatas. Resultado dos debates e
ações desenvolvidos no projeto, a presente oficina visa promover o Ensino Investigativo que é uma abordagem didática centrada no(a) estudante nas aulas de Matemática, proposta implementada no âmbito do Projeto M²ICE. Essa abordagem é bastante utilizada na Educação
em Ciências, para o Ensino de Biologia, Física e Química, e nessa oficina teremos como foco integrar conceitos das áreas de matemática, estatística e computação. Nesse contexto, a oficina terá um breve momento teórico para apresentar os elementos basilares do Ensino Investigativo e como eles estão relacionados com outras propostas já utilizadas no Ensino de Matemática, como por exemplo, o Ensino Exploratório. Partindo dos principais momentos de uma sequência de ensino investigativo, os participantes vivenciarão a construção de problemas que encorajam os(as) estudantes no levantamento de hipóteses e discussão em grupo; na construção de problemas contextualizados que promovem a participação ativa dos(as) discentes para a resolução de um ou mais problemas que afetam a sua realidade; e, em ações de sistematização individual do conceito matemático que foi escolhido como a base de todo o processo de ensino e aprendizagem. A oficina se baseia na construção do conhecimento a partir das realidades apresentadas, desse modo, os(as) interlocutores(as) terão uma participação ativa ao longo da ação formativa, por meio de propostas e de apresentação das realidades específicas que cada um(a) vivencia, seja no ambiente profissional ou acadêmico.
SALA: SALA 3 FE 5
OFICINA 13: OFICINA DE JOGOS DIDÁTICOS DO GEMAT-UERJ
AUTORES: Leandro da Silva Machado / Gabriel Cacau Boucinhas / Heloisa Paula Mimim Sepulveda / Pedro Rarie dos Santos Teba / Thiago Tavares Correia
T3 – Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática
RESUMO: Apresentamos nossa proposta de Oficina6 para o 8o Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Serão duas sessões de 2h cada. Na primeira, os participantes passarão por cinco estações, com diferentes jogos que abordam conteúdos da Matemática desenvolvida nos Ensinos Fundamental e Médio. O objetivo dessa sessão é mostrar possibilidades concretas para que os participantes montem os seus próprios portfólios de jogos, estimulando a utilização desta metodologia nas suas escolas. Na segunda sessão, apresentaremos três outros jogos e os roteiros de investigação associados a eles, com questões de aprofundamento dos temas matemáticos que surgem a partir da própria jogabilidade. Os participantes serão estimulados a resolverem estas questões. O objetivo dessa sessão é mostrar viabilidade autêntica de desenvolvimento dos conteúdos matemáticos a partir dos jogos.
SALA: SALA 4 FE 5
OFICINA 14: TIJOLOS TÁTEIS: UM MATERIAL ACESSÍVEL
AUTORES: Luisa Rodríguez Doering / Vanessa Pacheco Blumberg / Flavia Malta Branco
T4 – Educação Inclusiva e equidade no Ensino de Matemática
RESUMO: Nesta oficina será apresentada a ferramenta Tijolos Táteis, que é um material tátil acessível desenvolvido, na dissertação de mestrado da segunda autora, para pessoas com deficiência visual e que pode ser utilizado em uma sala de aula comum, possibilitando, assim, uma efetiva inclusão. Esse material permite representar os números inteiros de maneira concreta, bem como operá-los nessa representação; também permite representar algumas expressões e equações algébricas com uma incógnita e coeficientes inteiros e manipulá-las nessa
representação, indo ao encontro das ideias em Duval (2012). Os participantes serão convidados a manipular o material, explorar as suas potencialidades e refletir sobre números inteiros. Serão construídas em conjunto as operações de adição, subtração e multiplicação de números inteiros utilizando o material, bem como suas regras de sinais. Utilizando o princípio aditivo da igualdade será explorado o uso dos Tijolos Táteis na resolução de equações de primeiro grau com uma incógnita, com coeficientes inteiros e soluções inteiras. Pretende-se discutir e construir com os participantes propostas que oportunizem desafios com esse material em uma sala de aula comum e inclusiva.
SALA: SALA 5 FE 5
OFICINA 15: SITUAÇÕES PROBLEMA: MODELAGEM E OPERAÇÃO
AUTORES: Rita Santos Guimarães / Marcelo Firer / Leonardo Barichello
T5 – Ensino de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º a 5º)
RESUMO: Esta oficina propõe uma reflexão sobre o ensino de aritmética nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, abordando a distinção entre a modelagem (interpretação semântica de um problema) e as operações necessárias para resolvê-lo. Durante o encontro,
exploraremos estratégias pedagógicas - como manipulação de materiais concretos, representações visuais e conversas matemáticas - para facilitar a transição dos alunos entre a compreensão do problema e sua resolução operacional. Iniciaremos com situações
problema de adição e subtração, avançando posteriormente para casos de multiplicação e divisão. O conteúdo apresentado integra os resultados do projeto PROEDUCA, uma iniciativa de formação docente em aritmética, financiada pela FAPESP e em parceria com a
SEDUC-SP. Nosso objetivo central é fomentar um diálogo produtivo com os participantes sobre a abordagem proposta, reforçando a importância de uma compreensão profunda das estruturas matemáticas.
SALA: SALA 6 FE 5
OFICINA 16: CONVERSAS NUMÉRICAS: RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO NUMÉRICO E MELHORAR A COMPREENSÃO MATEMÁTICA NA TRANSIÇÃO ENTRE OS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTORES: Marina Longhi de França / Juliano Moreno Oliveira
T6 – Ensino da Matemática para a transição do 5º ano para o 6º ano
RESUMO: É bastante comum ouvir de pessoas que ensinam matemática no 6o ano do Ensino Fundamental, a dificuldade de lidar com as lacunas que alguns estudantes podem apresentar quando chegam aos Anos Finais. Diante dessa situação, buscamos com esta oficina oferecer às pessoas que trabalham com a transição do 5o ano para o 6o ano atividades que possam ajudar a reverter os preocupantes índices de aprendizagem matemática na Educação Básica. Durante nossas experiências pelos estados que passamos realizando formações docentes
notamos que as conversas numéricas são um valioso recurso. Por isso, propomos uma oficina para que os professores possam vivenciar esse modelo de atividade, entender os elementos que compõem sua rotina, a teoria neurológica, da educação matemática e da psicologia da
educação que justificam essa prática e, por fim, que planejem colaborativamente conversas numéricas que possam aplicar logo na segunda de manhã com suas turmas.
SALA: SALA 7 FE 5
OFICINA 17: O PRINCÍPIO DE INDUÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Arthur Gomes Araújo / Fernanda Aparecida Ferreira
T8 – Ensino de Matemática no Ensino Médio
RESUMO: Esta oficina, dedicada a professores do Ensino Médio, tem o objetivo de apresentar uma sequência de atividades sobre o Princípio de Indução Matemática. A inovação da nossa proposta é calcada no desenvolvimento da intuição lógica, um passo da teoria do Pensamento Matemático Avançado de David Tall. A intenção de trabalhar esse tópico de Matemática Acadêmica com secundaristas é auxiliar na sua Transição para o Ensino Superior. Concebemos uma metodologia inovadora, ainda incipiente, que propõe o ensino de Matemática Acadêmica para secundaristas, tendo o Ensino de Transição como base. Ressaltamos que esta proposta foi desenvolvida como Recurso Educacional de uma dissertação de Mestrado Profissional no âmbito do PROFMAT, portanto articulando teoria e prática do ensino de Matemática.
SALA: SALA 8 FE 5
OFICINA 18: MATEMÁTICA NA COZINHA: CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE ABORDAM O ESPAÇO CULINÁRIO
AUTORES: Erenilda Severina da Conceição Albuquerque / Nickson Deyvis da Silva Correia / Sarah Rafaely dos Santos / Adriano Silva Nascimento / Elisabelly dos Santos Silva
T3 – Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática
RESUMO: Esta oficina tem como um dos propósitos apresentar aos participantes seis materiais didáticos que abordam elementos de cozinhas para ensinar conteúdos matemáticos de modo leve e divertido, sem perder o rigor matemático. Os materiais didáticos são: “Purble place: algoritmos e contagens na fábrica de bolos Comfy Cakes”; “Mãos na argila e uma caneca cilíndrica”; “Cozinha otimizada: grandezas e medidas com layouts”; “Fruteira octogonal com palitos”; “Bolo fake e espátula de textura: uma confecção usando geometria”; e “Mosaico na cozinha: uma construção geométrica”. Esses materiais didáticos foram elaborados em 2024 pelo grupo de extensão “Sem mais nem menos”, do Instituto de Matemática, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do projeto de extensão “Sem mais nem menos nas escolas” destinado aos estudantes da Educação Básica e do curso “Formação Continuada Sem mais nem menos para professores de Matemática da Educação Básica” destinado aos professores da Rede Pública de Ensino de Alagoas. Outro objetivo desta oficina é incentivar os participantes a criarem seus próprios materiais didáticos inspirados em elementos da cozinha. Esperamos que essas produções façam e de outras áreas a desenvolverem materiais relacionados ao cotidiano de seus estudantes.
Programação (domingo 28/09)
8h00 – 9h00: Relato de Experiência
Local: Foyer do auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
EIXO | TÍTULO | AUTORES |
T1 | JOGO IGUALDADE MANCALA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | LUIZ OTAVIO RODRIGUES MENDES / EMILLY GONZALES JOLANDEK ANA LUCIA PEREIRA |
T1 | EXPLODINDO PONTOS: UMA JORNADA VISUAL PELA ARITMÉTICA | RUBENS VILHENA FONSECA / FÁBIO BRITO DE CASTROMARCOS VINICIUS TRINDADE VIEIRA |
T1 | JOGANDO E APRENDENDO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO MONOPOLY COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DOS JUROS SIMPLES | MOISÉS SOUSA ARAÚJO FILHO / JOYCE PAIXAO COELHO DE MACEDO FE / CARLOS EDUARDO SOARES DE MARIA |
T1 | BINGO DA PORCENTAGEM: APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS | JOYCE PAIXAO COELHO DE MACEDO FE / DANILA SOUSA GUEDES / ANNA KARLA BARROS DA TRINDADE |
T1 | O ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO MODELO INSTRUCIONAL 5E COM JOGOS E SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS | DALILA MARTINS DE MORAES / VALDISON LUIZ CRUZ DE MORAES / SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS |
T1 | RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID – MATEMÁTICA – CAP-UERJ | MARCELO LEONARDO DE SOUZA FERREIRA / ALINE DA SILVA RIBEIRO / LEANDRO DA SILVA MACHADO |
T1 | CLUBE DE MATEMÁTICA PRODUTOS NOTÁVEIS: EXPANSÃO, INCLUSÃO E CULTURA OLÍMPICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E REFORÇO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO / JOÃO VICTOR BORGES / KÁTIA FURTADO BATISTA |
T1 | O TEOREMA DE PITÁGORAS NA PRÁTICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA COM A LOCALIZAÇÃO DO NAUFRÁGIO DO TITANIC | THIAGO CARVALHO BRITO |
T1 | O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DINÂMICA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA – PLANO CARTESIANO HUMANO | IZABELLY VITÓRIA LEITÃO CIPRIANO / ANTÔNIA IDALINA MONTE DA CRUZ / LUIZA COSTA DE MEIRELES |
T1 | FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA POR MEIO DO LESSON STUDY: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE TEORIA DOS CONJUNTOS | HALYSSON TIAGO PEREIRA MIRANDA / MATEUS GIANNI FONSECA |
T1 | ENSINO DE GRÁFICOS POR MEIO DO TRABALHO EM GRUPO | GABRIEL HENRIQUE TENORIO DE MAGALHÃES DE OLIVEIRA / PAMELA ACATAUASSÚ MARTINS LOBO |
T2 | UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS GEOMÉTRICOS IMPRESSOS EM 3D NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | KELLY DE NAZARE DE SOUSA CORREA / ANDREZA SABRINA BRANDÃO LOBÃO PAIXÃO |
T2 | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS E O AVANÇO DO IDEB NA ECI ASSIS CHATEAUBRIAND EM CAMPINA GRANDE/PB | NOEMITA RODRIGUES DA SILVA |
T3 | USO DO GEO-UNO NA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO | MATEUS MATOS BARROSO / OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO / VITOR MANOEL CRUZ MACHADO |
T3 | EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DO JOGO THE SET GAME | BRUNO MARX DE AQUINO BRAGA / EVELYN HELENA NUNES SILVA / CAINAN CLEMENTE FERNANDES |
T3 | EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PARA O ESTUDO DOS ALGORITMOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | LUIS ANTONIO KAZUTOSHI SAKAKISBARA / LANA PIRES CANCELLI / MARIA LUIZA DOS SANTOS CAMARGO |
T3 | ROLETA DOS TRIÂNGULOS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | GABRIELA PAIXÃO DA COSTA / OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO / MATEUS MATOS BARROSO |
T3 | MATEMÁTICA NAS ARTES: “MANGÁ E PONTO DE FUGA: A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM POR MEIO DA GEOMETRIA” | RIAN VICTOR ATAIDE DA SILVA / WEVERSON CLAYTON DA GAMA FRANCO / NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA |
T3 | MATEMÁTICA NAS ARTES: “FAROL DA PONTA VERDE: GEOMETRIA COM A ARTE DA ESCULTURA” | GUILHERME DA SILVA MELO / ANDRESSA DA SILVA SANTOS / VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS |
T3 | JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O USO DO BINGO EM SALA DE AULA | RAFAELA NASCIMENTO DA SILVA /OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO / DHYESSICA DA SILVA MORAES |
T3 | SEM MAIS NEM MENOS ON-LINE: “CUBO MÁGICO: EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS EM UMA CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA” | ADRIANO SILVA NASCIMENTO / GUILHERME DA SILVA MELO / ERENILDA SEVERINA DA CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE |
T3 | TRANSFORMANDO A MATEMÁTICA EM JOGO: UMA FORMA LÚDICA DE REALIZAR A REVISÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR | AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO / ADRIANA DA SILVA LISBOA TOMAZ |
T3 | SEM MAIS NEM MENOS ON-LINE: “QUEBRA-CABEÇAS: ESTUDANDO MATEMÁTICA COM UMA MALHA QUADRICULADA” | WEVERSON CLAYTON DA GAMA FRANCO / RIAN VICTOR ATAIDE DA SILVA / ERENILDA SEVERINA DA CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE |
T4 | USO DE MATERIAIS LÚDICOS EM BRAILE NO ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA: UMA INTRODUÇÃO AOS NÚMEROS INTEIROS | MELCHÍADES JOSÉ DA SILVA TERCEIRO / ANNA KARLA BARROS DA TRINDADE |
T4 | EXPLORANDO A MATEMÁTICA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA A PARTIR DA MÚSICA AQUARELA | LILIAN DE LIMA MADEIRA |
T5 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA EM SALA DE AULA DO CAMPO CONCEITUAL DA MEDIDA NO 1ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | ISABELLE ROCHA DE OLIVEIRA / FRANCISCA SANDRA MENDES DE CARVALHO / SARA DE QUEIRÓS MONTENEGRO |
T5 | GRANDEZAS E MEDIDAS DE TEMPO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | FRANCISCA SANDRA MENDES DE CARVALHO / DANIELLE DE CASTRO FERREIRA / ISABEL DE CARVALHO FERREIRA |
T5 | ENTRE JOGOS E ANCESTRALIDADES: VIVÊNCIAS MATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS COM O CLUBE DA MATEMÁTICA | DELAINE CHRISTINE SOARES FRANCO / ANA PAULA CABRAL COUTO PEREIRA / VINICIUS MENDES COUTO PEREIRA |
T5 | ERA UMA VEZ: LITERATURA INFANTIL COMO PONTE PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | ANA PAULA CABRAL COUTO PEREIRA |
T6 | FORMAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM – UM OLHAR PARA A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | EDUARDA DE JESUS CARDOSO / MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA / CLAUDIA ROMERO CODOLO DE CARVALHO |
T7 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO PREPARAÇÃO PARA A OBMEP. | OLGA RUBÊNIA DA SILVA CAMINHA DE MENEZES / FLÁVIA DE MENEZES MELO |
T7 | MULTIPLICAÇÃO EM JOGO: ESTRATÉGIAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE FATOS NUMÉRICOS NO 6° ANO | PATRICIA FERNANDA MOSSMANN / CARINA LOUREIRO ANDRADE |
T7 | A GEOMÉTRIA NOS PRODUTOS NOTÁVEIS: VISUALIZAÇÃO POR MEIO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS | VALDISON LUIZ CRUZ DE MORAES / DALILA MARTINS DE MORAES |
T7 | ENSINO DE PORCENTAGEM COM METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL | KLEBER GONCALVES DO NASCIMENTO / MARCELA LUCIANO VILELA DE SOUZA |
T7 | PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA SOBRE COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES CONSTRUÍDA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE UM LIVRO DIDÁTICO | LETICIA PEREIRA DE MATOS |
T7 | TALES DE MILETO EM AÇÃO: UM ESTUDO PRÁTICO DO TEOREMA DE TALES | JULIANE GISELE DE ARAUJO MEDEIROS / FABIANA SANTOS COTRIM |
T8 | DESVENDANDO PADRÕES E ESTRATÉGIAS: UM RELATO SOBRE O USO DA TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. | GEOVANNA CHRISTINA NASCIMENTO / KARLA LICATA LOPES |
T8 | DEBATENDO MERITOCRACIA A PARTIR DO USO DO TABULEIRO DE GALTON: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO | DIEGO DE FREITAS LIRA |
T8 | CORPO, ESPAÇO E INTERAÇÃO COM CONJUNTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DIAGRAMA DE VENN NO ENSINO MÉDIO | RÔMULO DE OLIVEIRA LINS VIEIRA DE MELO |
T8 | PROJETO GEOMETRIA NA PRÁTICA: MEDINDO ALTURAS POR MEIO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS | RODOLFO SOARES TEIXEIRA / PAULO ROBSON PAIVA SOARES |
T8 | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO A PARTIR DO PROBLEMA DA ESCOLHA DO COMBUSTÍVEL | MATHEUS CARVALHO CARRIJO SILVEIRA / ANA PAULA |
T10 | O TABULEIRO DAS PORCENTAGENS COMO RECURSO DIDÁTICO:UMA ESTRATEGIA LÚDICA E INTERATIVA | RAQUEL MARQUES RIBEIRO / MARINA DOS SANTOS RODRIGUES |
T10 | HISTÓRIAS QUE CONTAM: EXPLORANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS | JOSIMAR JOSÉ DOS SANTOS |
T11 | A EXPERIÊNCIA DO WORKSHOP ÁFRICA E MATEMÁTICA – CONEXÕES COM APORTE PARA O ENSINO | SIMONE MARIA DE MORAES |
T12 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | KELLLY SILVA MAGALHÃES |
T12 | ENTRE TEORIA E PRÁTICA: FUNÇÃO DO 1º GRAU NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES / EDJANE KELLY DA SILVACICERO / WILTON SANTANA FILGUEIRAS |
T12 | REPRESENTATIVIDADE FEMININA E FORMAÇÃO DOCENTE: AÇÕES DO PROJETO MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA | LETICIA RANGEL / RODOLFO DE ARAÚJO BEZERRA / GABRIELA AUGUSTO TORRES |
T12 | VIVENCIAS E DESAFIOS: O IMPACTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE | ROSANA ROSA DOS SANTOS / ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA |
T12 | O LESSON STUDY COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICA DE ENSINO EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | REBECA DE SOUZA SILVA / MATEUS GIANNI FONSECA |
T12 | ENTRE TEORIA E PRÁTICA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA | PALOMA MAGALHÃES SILVA |
T12 | A PRÁTICA DOCENTE EM FORMAÇÃO: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO | RAMON SILVA OLIVEIRA |
T12 | A EXPERIÊNCIA DE DUAS PROFESSORAS QUE ATUAM NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA(LEMAT) NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | MARLENE PEREIRA DO NASCIMENTO MENDONCA / MARIA DALVIRENE BRAGA |
T12 | PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO PPP DO IFB CAMPUS ESTRUTURAL: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA DE ENVOLVIMENTO DE PIBIDIANOS NA GESTÃO ESCOLAR | EVELYN HELENA NUNES SILVA / MATEUS GIANNI FONSECALETÍCIA / MARQUES DAMÁSIO |
T12 | COMO CONSTRUIR UM CERCADO OTIMIZANDO SUA ÁREA: DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE | DANIEL DE JESUS SILVA |
T12 | DO PLANEJAMENTO À SALA DE AULA: UMA TAREFA SOBRE NÚMEROS FIGURADOS NO CONTEXTO DO LESSON STUDY HÍBRIDO | MARILIA FRANCESCHINELLI DE SOUZA / ANA PAULA RODRIGUES MAGALHÃES DE BARROS / VINÍCIUS DA COSTA GARCIA |
T14 | MODELAGEM MATEMÁTICA E AQUECIMENTO GLOBAL: CONECTANDO SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE | MAGDA KIMICO KAIBARA DUTRA / GABRIEL TORRES MAIA / PAULO ROGÉRIO DE OLIVEIRA |
T14 | GINCANA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NA DIVISÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL | ALYNE VEIGA JARDIM PEREIRA / ANA MARIA LUZ FASSARELLA DO AMARAL / TALITA OLIVEIRA DA CRUZ |
T14 | MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE CUSTOS DE REFORMA NO ENSINO FUNDAMENTAL | DANIEL DE SOUSA RÊGO / MAGDA KIMICO KAIBARA DUTRA |
T15 | O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA DE ACESSO AO CONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE | DANYELLE LIMA ARAUJO MOURA |
T15 | A MATEMÁTICA COMO CAMINHO PARA A AUTONOMIA E EXCELÊNCIA ESTUDANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | FABRÍCIO SANTOS SILVA / THIAGO CARVALHO BRITO |
T15 | PARTICIPAÇÃO NA 1ª OLIMPÍADA CEARENSE PARA PROFESSORAS/ES DE MATEMÁTICA FAZENDO USO DO LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA COMO MATERIAL DE APOIO | PAULO JAKSON DIAS CRUZ |
T15 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETOS DE ROBÓTICA E IMPRESSORA 3D NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | VALDIR KORTZ TOLEDO JUNIOR / FABIANA SANTOS COTRIM / ERNESTO ABEL FERNANDO FRIEDMANN PALLAROLAS |
T16 | IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTRODUÇÃO A MODELAGEM 3D NO ENSINO MÉDIO | MATHEUS AGLIARDI CARDOSO |
T16 | O USO DA PLATAFORMA QUIZIZZ COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA TEORIA DOS NÚMEROS | MARIA JANIELE DE SOUZA ALBUQUERQUE / MARLY DOS ANJOS NUNES / EDILENE FARIAS ROZAL |
T16 | USO DO GEOGEBRA NA ABORDAGEM DE VOLUME DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DOCENTE | JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS |
T16 | GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO KAHOOT | DANILA SOUSA GUEDES / MOISÉS SOUSA ARAÚJO FILHO / CARLOS EDUARDO SOARES DE MARIA |
T16 | GEOMETRIA COM CUBO DE LED | GABRIEL SANTOS DE SOUSA |
T16 | A CONSTRUÇÃO DE UMA APLICAÇÃO COM O GEOGEBRA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ELISANDRO RAFAEL BAUMGARTEN / ROSANE ROSSATO BINOTTO |
T17 | MARATONA DE LÓGICA COMO FERRAMENTA DE GAMIFICAÇÃO E SEUS IMPACTOS COGNITIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | GABRIEL CAVALCANTE SILVA |
9h00 – 10h00: Comunicação Oral II
Local: Faculdade de Educação da UnB (FE/UnB).
SALA – SALA 1 FE 1 | ||
T12 | CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL ASSOCIADO AOS PROCEDIMENTOS DE OBTENÇÃO DA MEDIANA | ANDERSON LUIZ LUNARDELLI / MIGUEL RIBEIRO |
T12 | VERIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPGECIM) | ISADORA FERREIRA LIMA / MARIA JANIKELY LOPES BARROS / ANDRESSA DA SILVA SANTOS |
T12 | CONHECIMENTO DOS PROFESSORES REVELADOS AO EXPLORAREM AS PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL COM RECURSOS | ANDREY PATRICK MONTEIRO DE PAULA / JUSCIER MAMORÉ |
T12 | PERSPECTIVAS E ABORDAGENS DO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM EM LIVROS DIDÁTICOS (PNLD) | MARCOS VINICIUS TRINDADE VIEIRA / FÁBIO BRITO DE CASTRO / ELIZA SOUZA DA SILVA |
SALA – SALA 2 FE 1 | ||
T12 | SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO METODOLÓGICO: ESTUDO DE GEOMETRIA PLANA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS-MA | FRANCISCO MAURO DE SOUSA SANTOS |
T12 | A EXPERIÊNCIA DE CONCEITUALIZAR E IMPLEMENTAR A FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS (EFPEMAI- ANOS INICIAIS) E DOS ANOS FINAIS (FFESPPMAT – ANOS FINAIS) | MIGUEL RIBEIRO / FABIANA FIOREZI DE MARCO |
T12 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISE E REFLEXÕES DE VÍDEOS DE SITUAÇÕES DE SALA DE AULA. | BRUNA OLIVEIRA FALSONI |
T12 | MÉTODOS PARA DIVISÃO DO CÍRCULO EM PARTES DE MESMA ÁREA USANDO RÉGUA E COMPASSO | ARLANDSON MATHEUS SILVA OLIVEIRA / WEDES JUNIOR GOMES DE OLIVEIRA |
SALA – SALA 3 FE 1 | ||
T12 | O QUE É PRECISO APRENDER PARA LECIONAR? | LUCAS COTRIM AGUIAR / ALÍCIA ROBERTA ALMEIDA MATOS / LIVIA NASCIMENTO DE ALENCAR |
T12 | VIVÊNCIAS FORMATIVAS COM DOCENTES DA BAIXADA FLUMINENSE NO ÂMBITO DO PROJETO HABILIDADES DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | MARCELO DE OLIVEIRA DIAS |
T12 | ATIVIDADE ORIENTADORA DE FORMAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO BRASIL | WALYSSOM MIRANDA MEDEIROS / FABIANA FIOREZI DE MARCO |
T12 | A ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA PRÁTICA DOCENTE: FORMAÇÃO E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | MARIA CILANE GONÇALVES DA SILVA / ERNANI MARTINS DOS SANTOS |
SALA – SALA 4 FE 1 | ||
T12 | O CRESCIMENTO DE PCK DAS PARTICIPANTES COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARITMÉTICA | MARIA GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS / MARCOS FERNANDES AMORIM / MARCELO FIRER |
T12 | PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ANA PAULA MAYARA VITOLO |
T12 | RESGATANDO O DESENHO GEOMÉTRICO NAS PRÁTICAS DOCENTES: VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | PABLO VINÍCIUS FERREIRA TELLES / BARBRA CANDICE SOUTHERNBERNARDO FERNANDES CRUZ |
T12 | DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE MATEMÁTICA POR MEIO DE TIRINHAS | ELIVALDO SERRAO CUSTÓDIO / JULIO SILVA DE PONTES |
SALA – SALA 5 FE 1 | ||
T12 | DIFERENTES MODOS DE ENSINAR E APRENDER E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR FORMADOR DE MATEMÁTICA | ONIVA JOÃO MBOA / GEIDE ROSA COELHO |
T12 | CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ETAPAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | LUIZ OTAVIO RODRIGUES MENDES / EMILLY GONZALES JOLANDEK / ANA LUCIA PEREIRA |
T12 | O APRENDER FAZENDO: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM MAKER NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | FABIANA SANTOS COTRIM / JÚLIA SILVA SILVEIRA BORGES / THIAGO SPEZZOTTO DE SOUZA |
SALA – SALA 6 FE 1 | ||
T12 | CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES PRÁTICAS | CRISTIELEN COSTA SOARES / SUELEM PESSOA FIGUEIREDO / REINALDO FEIO LIMA |
T12 | CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA ENSINAR PROBABILIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | RUY CESAR PIETROPAOLO / SUZETE DE SOUZA BORELLI |
T12 | FEEDBACK COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA PRÁTICA INTERPRETATIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | CAROLINE ALMEIDA SOUZA SILVA / BRENDA RECHE GRAFFMIGUEL RIBEIRO |
T12 | FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIAS NO PIBID EM ABAETETUBA (PA) | SUELEM PESSOA FIGUEIREDO / CRISTIELEN COSTA SOARES REINALDO FEIO LIMA |
SALA – SALA 7 FE 1 | ||
T13 | A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ENCONTROS PERNAMBUCANOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-EPEMS DA SBEM-PE | JOSINALVA ESTACIO MENEZES / RICARDO ANTÔNIO FAUSTINO DA SILVA / BRAZCÍCERO MONTEIRO DE SOUZA |
T13 | QUADRATURAS: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS E ATIVIDADES | ANGELO BENEDITO DOS SANTOS / JEANNE DENISE BEZERRA DE BARROS |
T13 | O ZERO NAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM PESQUISAS ACADÊMICAS NACIONAIS | ELISABELLY DOS SANTOS SILVA / THAYANE CAMILE DOS SANTOS / VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS |
T13 | SISTEMAS NUMÉRICOS ANTIGOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO APROVADOS NO PNLD 2024 | THAYANE CAMILE DOS SANTOS / ELISABELLY DOS SANTOS SILVA / VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS |
SALA – SALA 3 FE 5 | ||
T14 | OS IMPACTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS | EDILENE FARIAS ROZAL / MARLY DOS ANJOS NUNES / OSÉAS GUIMARÃES FERREIRA NETO |
T14 | MODELAGEM MATEMÁTICA EM TEMAS EMERGENTES: A DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE GÊNEROS | EMILLY GONZALES JOLANDEK / LUIZ OTAVIO RODRIGUES MENDES / ANA LUCIA PEREIRA |
T14 | MODELAGEM MATEMÁTICA EM PROJETOS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | CRISTIANE SIQUEIRA DE MACÊDO NOBRE / VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS |
T16 | ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA EM TABLETS NA UNIDADE ESCOLAR | ALEXANDER PIRES DA SILVA |
SALA – SALA 4 FE 5 | ||
T16 | TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA COM O GEOGEBRA 3D | AMANDA QUEIROZ DE OLIVEIRA / BARBRA CANDICE SOUTHERN |
T16 | EQUAÇÕES DIOFANTINAS COM DADOS UTILIZANDO O SOFTWARE SAGEMATH CELL | MARLY DOS ANJOS NUNES / DAVID FONSECA MUNIZ / EDILENE FARIAS ROZAL |
T16 | O KAHOOT COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | ANTONIO WESLLEN SANTOS FERREIRA / MARLY DOS ANJOS NUNES / EDILENE FARIAS ROZAL |
T16 | UMA ABORDAGEM DO PRINCÍPIO DE DIRICHLET NO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DE UMA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS / ADILSON OLIVEIRA CRUZ |
SALA – SALA 5 FE 5 | ||
T16 | PROBLEMAS DE SELEÇÃO E DE PARTIÇÃO EM COMBINATÓRIA: UMA ABORDAGEM COM MAXIMA (CAS) | HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ |
T16 | APRENDIZAGEM ATIVA EM TEORIA DOS NÚMEROS: O KAHOOT! COMO ELO DIGITAL NA ABORDAGEM DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE | ATIELY KEMBERLY FERREIRA DA COSTA / EDILENE FARIAS ROZAL / MARLY DOS ANJOS NUNES |
T16 | BASE BINÁRIA: ARTICULAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | MARIA HELOISA OLIVEIRA DA SILVA / MARLY DOS ANJOS NUNES / EDILENE FARIAS ROZAL |
T16 | PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL | JANILSON PEREIRA DO NASCIMENTO / JULIANA AMARA DA SILVA / MATEUS GIANI FONSECA |
SALA – SALA 6 FE 5 | ||
T17 | INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E MATEMÁTICA | FLAVIANE STELLA GONZAGA STORT / VÂNIA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES |
T17 | NEUROCIÊNCIA E MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS E POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM | PATRICIA FERNANDA MOSSMANN / CARINA LOUREIRO ANDRADE |
T17 | NEUROCIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | FABIO MEDICE JUNIOR / EDUARDA DE JESUS CARDOSO / MARCIO VIEIRA DE ALMEIDA |
T7 | MAPAS MENTAIS E AVALIAÇÃO FORMATIVA: DIÁLOGOS ENTRE REGISTROS PRÓPRIOS E O SISTEMA EDUCA BH | LILIANE REZENDE ANASTACIO |
10h00 – 10h30: Apresentação Cultural
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
11h00 – 12h00: Palestra de Encerramento > Qual o seu dinossauro? Uma jornada de inspiração, criatividade e descobrimento.
Local: auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB)
Convidados: Palestrante Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli (UnB)e mediador Vinicius de Carvalho Rispoli (UnB).
Resumo: Palestra interativa que aborda diferentes aspectos da Educação com ênfase em estratégias pedagógicas baseadas em aprendizagem ativa e colaborativa e a busca de um olhar mais atento para questões como aprendizagem, engajamento, colaboração, criatividade, ansiedade, empatia e solidão.
12h00 – 13h00: Encerramento