Relato de Experiência

O Relato de Experiência é um formato destinado prioritariamente a professores em exercício, estudantes do Pibid e mestrados profissionais, para que possam divulgar e promover suas experiências em sala de aula e nas escolas. Ao invés das tradicionais sessões de posters, teremos espaço reservado para que possam apresentar materiais concretos desenvolvidos em sala de aula, produções dos alunos, vídeos e imagens. A organização destas sessões traz elementos de algumas experiências pontuais feitas em vários eventos previamente coordenados pelos organizadores e visa desenvolver e consolidar um formato que valorize as práticas e experiências docentes.

I. Instruções para a submissão do relato de experiência

  • Autores:  Máximo de 3 autores por trabalho e apenas 1 apresentador, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores devidamente cadastrados no sistema no momento da submissão.
  • Inscrição: Os autores e co-autores devem estar todos com as inscrições confirmadas no simpósio para a submissão de trabalhos, caso contrário não é possível o upload do arquivo e o cadastro de autores no sistema.
  • Submissão: necessário seguir o Template disponibilizado. A submissão será realizada mediante o upload do arquivo que contenha o trabalho, de 3 a 5 páginas, conforme o Template e em formato .pdf  pelo sistema de eventos da ANPMat http://eventos.anpmat.org.br .
  • Período de inscrição: 01 de abril a 15 de junho de 2025.
  • Apresentação: exposição do seu relato deve ser acompanhado de um pôster e fazer uma breve apresentação de 3 minutos para o avaliador. Você poderá expor seu material pedagógico, caso haja necessidade (não é obrigatório).

ATENÇÃO:

  • O trabalho será publicado em anais, por isso deve ser original. Se o texto já tiver sido parcialmente apresentado ou publicado em outro meio, isto deve ser mencionado explicitamente no texto, em nota de rodapé. A não observância deste cuidado implicará em o texto ser considerado plágio, uma violação ética severa.
  • Cada participante poderá submeter um único trabalho nessa modalidade, como autor correspondente, aquele que envia o trabalho pelo sistema da ANPMat. O autor será certificado pela apresentação somente se estiver presente no dia e horário conforme cronograma a ser anunciado pelo evento.
  • Enquadrar sua proposta num eixo temático.
  • A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão da sua proposta. Em hipótese alguma serão recebidas propostas fora do prazo de envio e não há possibilidade de devolução de inscrições pagas.
  • Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Somente trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento.
  • Só serão aceitos trabalhos que estiverem de acordo com template disponibilizado. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • Para trabalhos recusados ou que necessitem de correções para aceitação, deverão ser enviados durante o prazo de submissões pelo sistema de eventos. Após a data de encerramento não serão aceitas correções ou novos trabalhos para avaliação em hipótese alguma. Portanto, quanto antes a submissão for realizada, melhor.
  • Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão disponibilizados em Anais do evento.
  • É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação que será disponibilizada aqui no site.
  • A apresentação será realizada conforme a programação do evento para a apresentação, onde o apresentador deve permanecer durante todo o tempo disponibilizado para conversar com os avaliadores e participantes do evento.
  • Não é permitido apresentar o mesmo trabalho nas modalidades relato de experiência, comunicação oral e pôster.
  • O arquivo da submissão do relato de experiência deverá ser salvo com o nome:

RE_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

 Exemplo: RE_T2_Maria_Silva.pdf.

Eixos Temáticos:

T1: Abordagens e metodologias inovadoras no Ensino de Educação Matemática.

T2: Avaliação no ensino de Matemática.

T3: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática.

T4: Educação Inclusiva e equidade no Ensino de Matemática.

T5: Ensino de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º a 5º).

T6: Ensino da Matemática para a transição do 5º ano para o 6º ano.

T7: Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano).

T8: Ensino de Matemática no Ensino Médio.

T9: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola.

T10: Ensino de Matemática nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

T11: Etnomatemática e Educação Matemática Antirracista.

T12: Formação inicial e continuada de professores de Matemática.

T13: História da Matemática e prática docente.

T14: Modelagem Matemática.

T15: Olimpíadas de Matemática.

T16: Tecnologias digitais no ensino de Matemática.

T17: Ensino de Matemática e Neurociência.