Trabalhos Aprovados
TODOS TRABALHOS SERÃO APRESENTADOS NOS DOIS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTER SEXTA E SÁBADO
Autor – Título
- Ademar Pereira Lopes Junior – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ATRAVÉS DA DIAGONAL DE CUBOS EMPILHADOS COM AUXILIO DO GEOGEBRA
- Alexandre Michel da Silva Carrillo – A COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO ALTERNATIVA AO ENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE
- Antonio Eduardo Sena de Lucena – OLIMPÍADAS: UM RECURSO A MAIS NA SALA DE AULA
- Antonio Paulo Muccillo de Medeiros – CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO COM MICROMUNDO NO GEOGEBRA
- Brendow de Souza Ferreira Figueiredo – JOGO UNIX: UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DAS CLASSIFICAÇÕES DE MATRIZES
- Carlos Antônio Freitas da Silva – SISTEMA DE APOIO AO APRENDIZADO: SOFTWARE ADALOVELACE
- Cassio Nunes dos Anjos – USO DA TECNOLOGIA ALIADA A MONITORIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
- Daniela Aprigio do Nascimento – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: NEVANDO TRIÂNGULOS
- David Ribeiro de Araújo Neves – OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO ANALISAR GRÁFICOS QUALITATIVOS
- David Yuri de Melo Nunes Morais – UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
- Diogo Pacheco de Sousa – INVESTIGAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Edvaldo da Conceição Silva – MATEMÁTICA INOVADORA: OS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS
- Elciane De Jesus Santos – CLASSIFICAÇÃO DE QUADRILÁTEROS – EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA EM UMA TURMA DO TEMPO DE APRENDER
- Elison Antônio dos Santos – MATEMATIZANDO COM AMARELINHA
- Emanuele Kamila Farias Souza – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: “VERÃO MACEIOENSE – ESTUDANDO FORMAS GEOMÉTRICAS”
- Erenilda Severina da Conceição Albuquerque – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: “GIRASSOL MATEMÁTICO – A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E AS SEMENTES”
- Ermita do Amaral Rocha – O USO DO TANGRAM NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Franciely Lavine Silva de Lima – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: JOGO DOS PONTINHOS – OS HEXÁGONOS DAS ABELHAS
- Italândia Ferreira de Azevedo – O GEOEGEBRA COMO RECURSO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PARFOR/UVA
- Jonatha Silva Rocha – BINGO DOS POLINÔMIOS: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS.
- Lícia Giesta Ferreira de Medeiros – A ORIGEM DOS NÚMEROS
- Marcira Nunes Fernandes – MÉTODOS AVALIATIVOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: Uma reflexão necessária
- Mayra Judith da Silva – CONSTRUÇÃO DE CÔNICAS COM DOBRADURAS
- Nickson Deyvis da Silva Correia – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: “ÁRVORE FRACTAL – O OUTONO E OS DIVISORES”
- Rafael Vitor Coelho Torres – UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS GRAFOS NA ELABORAÇÃO DE TRAJETOS REALIZADOS PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM BAIRRO DE PETROLINA
- Romênia Karoline de Aguiar Couto – ENSINO CONTEXTUALIZADO DE ARITMÉTICA POR MEIO DOS CÓDIGOS DE BARRAS
- Wallesson Neris da Silva – UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA GEOMETRIA EM TURMAS MULTISSERIADAS
- Wanessa Cavalcanti Oliveira – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: RAKE – A SIMETRIA NO OUTONO
- Zidane Silva Cruz – PREPARATÓRIO OBMEP: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS CAXIAS
A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 01 de MARÇO de 2019 até 15 de MAIO de 2019 PRORROGADA ATÉ 13 de JUNHO, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf (clique em Inscrições no menu principal do site).
Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.
Os trabalhos aceitos e apresentados durante o evento serão publicados em anais.
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica
- T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental
- T3: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio
- T4: Formação inicial e continuada de professores de Matemática
- T5: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática
- T6: Tecnologias digitais no ensino de Matemática
- T7: Avaliação no ensino da Matemática
- T8: História da Matemática e prática docente
- T9: Educação Inclusiva e Matemática
O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.
Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo.
Os trabalhos serão submetidos no momento das inscrições, aguarde liberação do sistema.
Orientações para formatação e apresentação do Pôster
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
– Dimensões máximas: 1m x 1m.
– O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
– Sugestão para tamanho das letras:
Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.
Clique AQUI e baixe um modelo para pôster (uso não obrigatório)
Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.
Observações Importantes:
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).