Submissão de trabalhos

Trabalhos Aprovados

TODOS TRABALHOS SERÃO APRESENTADOS NOS DOIS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTER SEXTA E SÁBADO

Autor – Título

  1. Ademar Pereira Lopes Junior – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ATRAVÉS DA DIAGONAL DE CUBOS EMPILHADOS COM AUXILIO DO GEOGEBRA
  2. Alexandre Michel da Silva Carrillo – A COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO ALTERNATIVA AO ENSINO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE
  3. Antonio Eduardo Sena de Lucena – OLIMPÍADAS: UM RECURSO A MAIS NA SALA DE AULA
  4. Antonio Paulo Muccillo de Medeiros – CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO COM MICROMUNDO NO GEOGEBRA
  5. Brendow de Souza Ferreira Figueiredo – JOGO UNIX: UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DAS CLASSIFICAÇÕES DE MATRIZES
  6. Carlos Antônio Freitas da Silva – SISTEMA DE APOIO AO APRENDIZADO: SOFTWARE ADALOVELACE
  7. Cassio Nunes dos Anjos  – USO DA TECNOLOGIA ALIADA A MONITORIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
  8. Daniela Aprigio do Nascimento – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: NEVANDO TRIÂNGULOS
  9. David Ribeiro de Araújo Neves  – OS OBSTÁCULOS DIDÁTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO ANALISAR GRÁFICOS QUALITATIVOS
  10. David Yuri de Melo Nunes Morais – UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
  11. Diogo Pacheco de Sousa – INVESTIGAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  12. Edvaldo da Conceição Silva – MATEMÁTICA INOVADORA: OS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS
  13. Elciane De Jesus Santos – CLASSIFICAÇÃO DE QUADRILÁTEROS – EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA EM UMA TURMA DO TEMPO DE APRENDER
  14. Elison Antônio dos Santos – MATEMATIZANDO COM AMARELINHA
  15. Emanuele Kamila Farias Souza – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: “VERÃO MACEIOENSE – ESTUDANDO FORMAS GEOMÉTRICAS”
  16. Erenilda Severina da Conceição Albuquerque – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: “GIRASSOL MATEMÁTICO – A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E AS SEMENTES”
  17. Ermita do Amaral Rocha   – O USO DO TANGRAM NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  18. Franciely Lavine Silva de Lima – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: JOGO DOS PONTINHOS – OS HEXÁGONOS DAS ABELHAS
  19. Italândia Ferreira de Azevedo – O GEOEGEBRA COMO RECURSO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PARFOR/UVA
  20. Jonatha Silva Rocha – BINGO DOS POLINÔMIOS: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS.
  21. Lícia Giesta Ferreira de Medeiros – A ORIGEM DOS NÚMEROS
  22. Marcira Nunes Fernandes – MÉTODOS AVALIATIVOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: Uma reflexão necessária
  23. Mayra Judith da Silva – CONSTRUÇÃO DE CÔNICAS COM DOBRADURAS
  24. Nickson Deyvis da Silva Correia – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: “ÁRVORE FRACTAL – O OUTONO E OS DIVISORES”
  25. Rafael Vitor Coelho Torres – UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DOS GRAFOS NA ELABORAÇÃO DE TRAJETOS REALIZADOS PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM BAIRRO DE PETROLINA
  26. Romênia Karoline de Aguiar Couto – ENSINO CONTEXTUALIZADO DE ARITMÉTICA POR MEIO DOS CÓDIGOS DE BARRAS
  27. Wallesson Neris da Silva  – UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA GEOMETRIA EM TURMAS MULTISSERIADAS
  28. Wanessa Cavalcanti Oliveira – MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES DO ANO: RAKE – A SIMETRIA NO OUTONO
  29. Zidane Silva Cruz – PREPARATÓRIO OBMEP: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA DO IFMA CAMPUS CAXIAS

A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 01 de MARÇO de 2019 até 15 de MAIO de 2019 PRORROGADA ATÉ 13 de JUNHO, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf (clique em Inscrições no menu principal do site).

Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.

Os trabalhos aceitos e apresentados durante o evento serão publicados em anais.

O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

  • T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica
  • T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental
  • T3: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio
  • T4: Formação inicial e continuada de professores de Matemática
  • T5: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática
  • T6: Tecnologias digitais no ensino de Matemática
  • T7: Avaliação no ensino da Matemática
  • T8: História da Matemática e prática docente
  • T9: Educação Inclusiva e Matemática

O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.

Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo.

Os trabalhos serão submetidos no momento das inscrições, aguarde liberação do sistema.

Orientações para formatação e apresentação do Pôster

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:

Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.

– Dimensões máximas: 1m x 1m.

– O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.

– Sugestão para tamanho das letras:

Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)

Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)

Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)

– Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.

Clique AQUI e baixe um modelo para pôster (uso não obrigatório)

Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.

Observações Importantes:

  • Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
  • Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).