Normas para apresentação do trabalho oral
É permitido somente 1 apresentador por trabalho. A apresentação é de inteira responsabilidade do autor e será dividida em duas etapas, uma será assíncrona (vídeo) e a outra síncrona (on-line).
Etapa 1: Vídeo da apresentação (atividade assíncrona)
Como atividade assíncrona, todos os autores, após ter seu resumo aprovado, deverão submeter um VÍDEO de apresentação. O vídeo deverá ter duração de no mínimo 8 minutos e no máximo 10 minutos. O envio deve ser realizado até dia 14 de junho. Acesse abaixo mais informações sobre o envio.
Atenção!
A organização do evento solicita aos participantes das sessões que evitem exibir, em suas apresentações, arquivos de vídeo, áudio, fotografia ou texto cujos direitos de uso e veiculação (copyright) não sejam públicos. A mesma recomendação se aplica a vídeos que contenham imagens de pessoas menores de 18 anos.
Os vídeos que não atenderem aos critérios estabelecidos pela organização do evento, não serão aceitos.
Clique aqui para obter mais orientações para a gravação do vídeo.
Clique aqui para obter informações sobre o envio do vídeo.
Etapa 2: Participação na sessão on-line (atividade síncrona)
Como atividade síncrona, durante o evento, haverá uma única sessão para apresentação e discussão do trabalho, com transmissão AO VIVO, por recurso de videoconferência, em horários divulgados abaixo.
É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação. Para a apresentação oral será disponibilizado 10 minutos para a apresentação do vídeo gravado e mais 5 minutos para perguntas e/ou colaborações.
As apresentações serão consideradas válidas somente se o autor estiver devidamente on-line, com disponibilidade de microfone e câmera no momento da apresentação e discussão do trabalho.
APRESENTAÇÕES COMUNICAÇÕES ORAIS
SEXTA-FEIRA DIA 18 DE JUNHO DE 2021 – SALAS A, B, C, D e E
SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala A | |||
1A | 16:30 | Wordwall Como Ferramenta Para A Gamificação No Ensino De Matemática | Renata Teófilo de Sousa |
2A | 16:45 | A Relevância Da Utilização De Jogos Como Ferramenta Metodológica No Ensino De Matemática Para Alunos Do Ensino Fundamental II | Lázaro Silva De Lima |
3A | 17:00 | Ensino De Sistemas De Amortização Em Uma Escola Pública De Ensino Médio Técnico Em Belém Do Pará Em 2019 | Maurício de Moraes Fontes |
4A | 17:15 | Proposta Metodológica Para O Ensino De Geometria Com O Uso Do Classcraft | Lorran Kayolan Silva Furtado |
5A | 17:30 | Pensamento Computacional Na Prática: Introduzindo A Programação Na Matemática Na Educação Básica | Leomir Augusto Severo Grave |
SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala B | |||
1B | 16:30 | As Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação Na Formação Do Professor De Matemática Da Universidade Federal Do Pará | Marlon Augusto das Chagas Barros |
2B | 16:45 | Grupos Interativos e Suas Contribuições para O Ensino De Matemática À Luz Da Aprendizagem Dialógica | Renato Duarte Gomes |
3B | 17:15 | Saberes Docentes Necessários Ao Ensino De Probabilidade E Estatística Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental | Dina Séfora Santana Menezes Lima |
4B | 17:30 | Contributos Da Didática Profissional Para A Formação Docente: Um Estudo Das Práticas Do Professor De Matemática No Ensino Remoto | Maria Graciene Moreira dos Santos |
5B | 17:45 | O Uso De Um Ambiente Virtual De Aprendizagem Para Educar Financeiramente Futuros Professores De Matemática Do IFMG/SJE | Daniele Silva Carmo |
SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala C | |||
1C | 16:30 | Uso De Scratch Em Sala De Aula | Monica Almeida Gama |
2C | 16:45 | Stomachion: Uma Abordagem Sobre A História Da Análise Combinatória | Paula Francisca Gomes Rodrigues |
3C | 17:00 | Recursos Didáticos Para O Ensino De Matemática | Lucas Valois Leal de Oliveira |
4C | 17:15 | A Constituição De Um Espaço Significativo De Formação De Professores De Matemática: Uma Experiência Em Uma Escola Estadual Paulista | Rosangela Eliana Bertoldo Frare |
5C | 17:30 | Uma Abordagem Sobre O Uso De Recursos Digitais No Ensino Da Matemática Durante A Pandemia Da Covid-19 No Pará. | Leandro Santana da Costa Filho |
SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala D | |||
1D | 16:30 | Programa Mais Paic E As Perspectivas Para O Ensino De Matemática Anos Finais No Ceará | Michael Gandhi Monteiro Dos Santos |
2D | 16:45 | Aulas Online E A Pandemia Do Covid-19: Os Desafios Enfrentados Em Um Cursinho Popular | Angelica Tassiane Dos Santos Barros |
3D | 17:00 | Comunidades De Práticas E A Formação De Professores De Matemática: Uma Análise De Fatores Qualificadores | André Luis Picanço Barbosa |
4D | 17:15 | A Importância Do Geogebra E Da Teoria De Van Hiele Na Formação De Professores | Marinildo Barreto De Leão |
5D | 17:30 | Por Trás Das Câmeras – Ferramentas Digitais Para Produção De Videoaulas | Ricardo De Castro Ribeiro Santos |
6D | 17:45 | Pensamento Crítico E Criativo Em Matemática: Concepções Na Visão De Estudantes, Professores, Pesquisadores E Formuladores De Políticas Educacionais | Aléxia Ramalho Teixeira |
SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala E | |||
1E | 16:30 | Voleibol: Geometria Na Quadra E Combinações Nos Sistemas Táticos | Lucas Queiroz Cordeiro De Moura |
2E | 16:45 | O Ensino Da Matemática Para Educação De Jovens E Adultos Por Meio De Jogos | Ana Vitória São Pedro Pereira |
3E | 17:00 | Uso De Materiais Manipuláveis Na Compreensão De Conceitos E Relações Matemáticas: Uma Experiência Com Discentes De Pedagogia | José Maria Soares Rodrigues |
4E | 17:15 | Demonstração Do Teorema Da Bissetriz Interna Utilizando O Teorema De Pick Para O Cálculo De Área | Oscar Ferreira Da Silva Netto |
5E | 17:30 | Uma Revisão Da Literatura Acerca Dos Desafios Da Avaliação Da Aprendizagem No Cenário Pandêmico | Gabriela Heloiza Lima Farinha |
6E | 17:45 | Geometria Esférica Na Formação De Professores: A Resolução De Problemas Como Perspectiva Metodológica | Franksilane Goncalves Camelo |
APRESENTAÇÕES COMUNICAÇÕES ORAIS
SÁBADO DIA 19 DE JUNHO DE 2021 – SALAS F, G, H e I
Sábado 19 de Junho de 2021 – Sala F | |||
1F | 16:30 | Motivos Para Os Alunos Medalhistas Para Participarem Da Obmep | Wilter Freitas Ibiapina |
2F | 16:45 | Educação Financeira: Uma Experiencia De Formação Continuada De Professores Utilizando A Metodologia Lesson Study | Henry Henderson Pinto Pípolos |
3F | 17:00 | Geogebra 3d E Geometria Espacial: Um Recurso Para Professores De Matemática | Italândia Ferreira De Azevedo |
4F | 17:15 | A Arte De Ensinar E Aprender Matemática: A Resolução De Problemas Como Proposta Metodológica Para O Ensino Remoto | Francisco Sales Garcia De Oliveira |
5F | 17:30 | Formação De Professores De Matemática Presete Nos Anais Do Snhm (1995-2009) | Romulo Everton De Carvalho Moia |
6F | 17:45 | Sala De Aula Invertida: Uma Proposta Sequêncial Para O Ensino De Progressões Aritméticas E Geométricas | Alysson De Lima Teles |
SÁBADO 19 de Junho de 2021 – Sala G | |||
1G | 16:30 | Análise de erros: um estudo de área e perímetro de polígonos com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do munícipio de igarapé-açu | José Henrique Cardoso Moura |
2G | 16:45 | Dinâmica Caótica: Propriedades Sobre O Conjunto De Cantor E A Invariância Topológica Da Entropia | Vinícius Lima Dos Santos |
3G | 17:00 | Confecção De Material Didático Para Aluno Com Deficiência Visual | Dionizio Santana Oliveira |
4G | 17:15 | Estratégia De Aprendizagem Dialógica Como Meio Para Estimular O Pensamento Crítico E Criativo Em Matemática | Leandro Marcondes De Oliveira Pires |
5G | 17:30 | Criação De Espaços Complementares Físicos E Virtuais Para O Ensino Da Matemática | Thaís Paiva Lins |
6G | 17:45 | Tipologias De Tarefas De Matemática Propostas Por Professores Do Ensino Médio Da Rede Estadual Do Amazonas Sob A Ótica De Stein | Aldemir Malveira De Oliveira |
SÁBADO 19 de Junho de 2021 – Sala H | |||
1H | 16:30 | Mas Afinal, De Onde Vem A Matemática? | Tatiana Maria Domingues de Oliveira |
2H | 16:45 | Jogos Pedagógicos E Resolução De Problemas No Ensino-Aprendizagem Da Matemática Nos Anos Iniciais | Gerlândia de Castro Silva Thijm |
3H | 17:00 | O Uso Do Aplicativo Probability Math Puzzles Para O Ensino De Probabilidade | Lucas de Morais Carlos |
4H | 17:15 | A Introdução Do Método Da Indução No Ensino Médio: Alguns Procedimentos Didáticos | Andreza Nascimento de França Maciel |
5H | 17:30 | Matemática, Corpo E Movimento | Sarah Andressa Abreu Guedes |
6H | 17:45 | A Importância Do Indispensável Papel Dos Saberes Não Matemáticos Para O Uso E Estudo De Modelos Matemáticos | Gustavo Henrique Teixeira da Silva |
SÁBADO 19 de Junho de 2021 – Sala I | |||
1I | 16:30 | Investigando O Ensino De Estatística: Uma Leitura Combinada Da Bncc E Do Gaise Ii | Leticia Rangel |
2I | 16:45 | Canções Matemáticas, Ensino E Aprendizagem | Sidcley Dalmo Teixeira Caldas |
3I | 17:00 | O Sistema De Numemração Decimal: Aplicando A Sequência Fedathi No Planejamento Do Professor Que Ensina Matemática Nos Anos Iniciais | Lara Ronise De Negreiros Pinto Scipião |
4I | 17:15 | Um Estudo Para O Desenvolvimento Profissional Do Professor De Matemática Baseado Em Teorias Francófonas | Georgyana Gomes Cidrão |
5I | 17:30 | Uma Proposta De Uso De Aplicativos Nas Aulas De Matemática Da Educação De Jovens, Adultos E Idosos | Bruna Gama Dos Santos |
6I | 17:45 | Uma Trilha De Aprendizagem Para O Desenvolvimento Do Sentido De Número Com Base Na Argumentação E Uso De Jogos Digitais | Jaciara De Abreu Santos |