Apresentação de Comunicações Orais

Normas para apresentação do trabalho oral

É permitido somente 1 apresentador por trabalho. A apresentação é de inteira responsabilidade do autor e será dividida em duas etapas, uma será assíncrona (vídeo) e a outra síncrona (on-line).

Etapa 1: Vídeo da apresentação (atividade assíncrona)

Como atividade assíncrona, todos os autores, após ter seu resumo aprovado, deverão submeter um VÍDEO de apresentação. O vídeo deverá ter duração de no mínimo 8 minutos e no máximo 10 minutos. O envio deve ser realizado até dia 14 de junho. Acesse abaixo mais informações sobre o envio.

Atenção!

A organização do evento solicita aos participantes das sessões que evitem exibir, em suas apresentações, arquivos de vídeo, áudio, fotografia ou texto cujos direitos de uso e veiculação (copyright) não sejam públicos. A mesma recomendação se aplica a vídeos que contenham imagens de pessoas menores de 18 anos.

Os vídeos que não atenderem aos critérios estabelecidos pela organização do evento, não serão aceitos.

Clique aqui para obter mais orientações para a gravação do vídeo.

Clique aqui para obter informações sobre o envio do vídeo.

Etapa 2: Participação na sessão on-line (atividade síncrona)

Como atividade síncrona, durante o evento, haverá uma única sessão para apresentação e discussão do trabalho, com transmissão AO VIVO, por recurso de videoconferência, em horários divulgados abaixo.

É de inteira responsabilidade do autor verificar a data, horário e local de sua apresentação. Para a apresentação oral será disponibilizado 10 minutos para a apresentação do vídeo gravado e mais 5 minutos para perguntas e/ou colaborações.

As apresentações serão consideradas válidas somente se o autor estiver devidamente on-line, com disponibilidade de microfone e câmera no momento da apresentação e discussão do trabalho.

APRESENTAÇÕES COMUNICAÇÕES ORAIS

SEXTA-FEIRA DIA 18 DE JUNHO DE 2021 – SALAS A, B, C, D e E

  SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala A
1A16:30Wordwall Como Ferramenta Para A Gamificação No Ensino De MatemáticaRenata Teófilo de Sousa
2A16:45A Relevância Da Utilização De Jogos Como Ferramenta Metodológica No Ensino De Matemática Para Alunos Do Ensino Fundamental IILázaro Silva De Lima
3A17:00Ensino De Sistemas De Amortização Em Uma Escola Pública De Ensino Médio Técnico Em Belém Do Pará Em 2019Maurício de Moraes Fontes
4A17:15Proposta Metodológica Para O Ensino De Geometria Com O Uso Do ClasscraftLorran Kayolan Silva Furtado
5A17:30Pensamento Computacional Na Prática: Introduzindo A Programação Na Matemática Na Educação BásicaLeomir Augusto Severo Grave
  SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala B
1B16:30As Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação Na Formação Do Professor De Matemática Da Universidade Federal Do ParáMarlon Augusto das Chagas Barros
2B16:45Grupos Interativos e Suas Contribuições para O Ensino De Matemática À Luz Da Aprendizagem DialógicaRenato Duarte Gomes
3B17:15Saberes Docentes Necessários Ao Ensino De Probabilidade E Estatística Nos Anos Iniciais Do Ensino FundamentalDina Séfora Santana Menezes Lima
4B17:30Contributos Da Didática Profissional Para A Formação Docente: Um Estudo Das Práticas Do Professor De Matemática No Ensino RemotoMaria Graciene Moreira dos Santos
5B17:45O Uso De Um Ambiente Virtual De Aprendizagem Para Educar Financeiramente Futuros Professores De Matemática Do IFMG/SJEDaniele Silva Carmo
  SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala C
1C16:30Uso De Scratch Em Sala De AulaMonica Almeida Gama
2C16:45Stomachion: Uma Abordagem Sobre A História Da Análise CombinatóriaPaula Francisca Gomes Rodrigues
3C17:00Recursos Didáticos Para O Ensino De MatemáticaLucas Valois Leal de Oliveira
4C17:15A Constituição De Um Espaço Significativo De Formação De Professores De Matemática: Uma Experiência Em Uma Escola Estadual PaulistaRosangela Eliana Bertoldo Frare
5C17:30Uma Abordagem Sobre O Uso De Recursos Digitais No Ensino Da Matemática Durante A Pandemia Da Covid-19 No Pará.Leandro Santana da Costa Filho
 SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala D
1D16:30Programa Mais Paic E As Perspectivas Para O Ensino De Matemática Anos Finais No CearáMichael Gandhi Monteiro Dos Santos
2D16:45Aulas Online E A Pandemia Do Covid-19: Os Desafios Enfrentados Em Um Cursinho PopularAngelica Tassiane Dos Santos Barros
3D17:00Comunidades De Práticas E A Formação De Professores De Matemática: Uma Análise De Fatores QualificadoresAndré Luis Picanço Barbosa
4D17:15A Importância Do Geogebra E Da Teoria De Van Hiele Na Formação De ProfessoresMarinildo Barreto De Leão
5D17:30Por Trás Das Câmeras – Ferramentas Digitais Para Produção De VideoaulasRicardo De Castro Ribeiro Santos
6D17:45Pensamento Crítico E Criativo Em Matemática: Concepções Na Visão De Estudantes, Professores, Pesquisadores E Formuladores De Políticas EducacionaisAléxia Ramalho Teixeira
 SEXTA-FEIRA 18 de Junho de 2021 – Sala E
1E16:30Voleibol: Geometria Na Quadra E Combinações Nos Sistemas TáticosLucas Queiroz Cordeiro De Moura
2E16:45O Ensino Da Matemática Para Educação De Jovens E Adultos Por Meio De JogosAna Vitória São Pedro Pereira
3E17:00Uso De Materiais Manipuláveis Na Compreensão De Conceitos E Relações Matemáticas: Uma Experiência Com Discentes De PedagogiaJosé Maria Soares Rodrigues
4E17:15Demonstração Do Teorema Da Bissetriz Interna Utilizando O Teorema De Pick Para O Cálculo De ÁreaOscar Ferreira Da Silva Netto
5E17:30Uma Revisão Da Literatura Acerca Dos Desafios Da Avaliação Da Aprendizagem No Cenário PandêmicoGabriela Heloiza Lima Farinha
6E17:45Geometria Esférica Na Formação De Professores: A Resolução De Problemas Como Perspectiva MetodológicaFranksilane Goncalves Camelo

APRESENTAÇÕES COMUNICAÇÕES ORAIS

SÁBADO DIA 19 DE JUNHO DE 2021 – SALAS F, G, H e I

  Sábado 19 de Junho de 2021 – Sala F
1F16:30Motivos Para Os Alunos Medalhistas Para Participarem Da ObmepWilter Freitas Ibiapina
2F16:45Educação Financeira: Uma Experiencia De Formação Continuada De Professores Utilizando A Metodologia Lesson StudyHenry Henderson Pinto Pípolos
3F17:00Geogebra 3d E Geometria Espacial: Um Recurso Para Professores De MatemáticaItalândia Ferreira De Azevedo
4F17:15A Arte De Ensinar E Aprender Matemática: A Resolução De Problemas Como Proposta Metodológica Para O Ensino RemotoFrancisco Sales Garcia De Oliveira
5F17:30Formação De Professores De Matemática Presete Nos Anais Do Snhm (1995-2009)Romulo Everton De Carvalho Moia
6F17:45Sala De Aula Invertida: Uma Proposta Sequêncial Para O Ensino De Progressões Aritméticas E GeométricasAlysson De Lima Teles
 SÁBADO 19 de Junho de 2021 – Sala G
1G16:30Análise de erros: um estudo de área e perímetro de polígonos com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do munícipio de igarapé-açuJosé Henrique Cardoso Moura
2G16:45Dinâmica Caótica: Propriedades Sobre O Conjunto De Cantor E A Invariância Topológica Da EntropiaVinícius Lima Dos Santos
3G17:00Confecção De Material Didático Para Aluno Com Deficiência VisualDionizio Santana Oliveira
4G17:15Estratégia De Aprendizagem Dialógica Como Meio Para Estimular O Pensamento Crítico E Criativo Em MatemáticaLeandro Marcondes De Oliveira Pires
5G17:30Criação De Espaços Complementares Físicos E Virtuais Para O Ensino Da MatemáticaThaís Paiva Lins
6G17:45Tipologias De Tarefas De Matemática Propostas Por Professores Do Ensino Médio Da Rede Estadual Do Amazonas Sob A Ótica De SteinAldemir Malveira De Oliveira
  SÁBADO 19 de Junho de 2021 – Sala H
1H16:30Mas Afinal, De Onde Vem A Matemática?Tatiana Maria Domingues de Oliveira
2H16:45Jogos Pedagógicos E Resolução De Problemas No Ensino-Aprendizagem Da Matemática Nos Anos IniciaisGerlândia de Castro Silva Thijm
3H17:00O Uso Do Aplicativo Probability Math Puzzles Para O Ensino De ProbabilidadeLucas de Morais Carlos
4H17:15A Introdução Do Método Da Indução No Ensino Médio: Alguns Procedimentos DidáticosAndreza Nascimento de França Maciel
5H17:30Matemática, Corpo E MovimentoSarah Andressa Abreu Guedes
6H17:45A Importância Do Indispensável Papel Dos Saberes Não Matemáticos Para O Uso E Estudo De Modelos MatemáticosGustavo Henrique Teixeira da Silva
 SÁBADO 19 de Junho de 2021 – Sala I
1I16:30Investigando O Ensino De Estatística: Uma Leitura Combinada Da Bncc E Do Gaise IiLeticia Rangel
2I16:45Canções Matemáticas, Ensino E AprendizagemSidcley Dalmo Teixeira Caldas
3I17:00O Sistema De Numemração Decimal: Aplicando A Sequência Fedathi No Planejamento Do Professor Que Ensina Matemática Nos Anos IniciaisLara Ronise De Negreiros Pinto Scipião
4I17:15Um Estudo Para O Desenvolvimento Profissional Do Professor De Matemática Baseado Em Teorias FrancófonasGeorgyana Gomes Cidrão
5I17:30Uma Proposta De Uso De Aplicativos Nas Aulas De Matemática Da Educação De Jovens, Adultos E IdososBruna Gama Dos Santos
6I17:45Uma Trilha De Aprendizagem Para O Desenvolvimento Do Sentido De Número Com Base Na Argumentação E Uso De Jogos DigitaisJaciara De Abreu Santos