Esta edição do Simpósio conta com duas modalidades de participação: presencial e a distância. Ambas as modalidades permitem a apresentação e a participação em minicursos/oficinas. 

Os minicursos/oficinas presenciais serão ministrados e assistidos exclusivamente por participantes da modalidade presencial.

Os minicursos/oficinas digitais podem ser ministrados  por participantes das duas modalidades, a distância e presencial. Os participantes da modalidade presencial podem, inclusive, submeter o mesmo minicurso/oficina nas duas modalidades. Nesse caso, o minicurso será ministrado duas vezes, uma para cada modalidade de participação. Os participantes só poderão se inscrever nos minicursos de sua modalidade de inscrição. Os minicursos/oficinas digitais serão ministrados e assistidos por meio de aplicativos de videoconferência como o Google Meet e o Zoom.

Prazo para submissão: 20/05/23 até 30/06/23 PRORROGADO ATÉ DIA 12 DE JULHO DE 2023.

Para submeter propostas é necessário enviar e-mail para o endereço submissao.simposio.anpmat@gmail.com com as seguintes informações:

  1. resumo em formato PDF, seguindo o template deste link.
  2. O arquivo do resumo deverá ser nomeado:
    1. Para minicursos PRESENCIAIS: MCP_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf.
      Exemplo: MCP_T2_Maria_Silva.pdf.
    2. Para minicursos na modalidade a DISTÂNCIA: MCD_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf.
      Exemplo: MCD_T2_Maria_Silva.pdf.
  3. se necessita laboratório de informática, projetor de multimídia etc (apenas para minicursos/oficinas presenciais.
  4. o número máximo de participantes do minicurso.

ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão da sua proposta. Em hipótese alguma serão recebidas propostas de minicursos fora do prazo de envio e não há possibilidade de devolução de inscrições pagas. Para realizar sua inscrição acesse http://eventos.anpmat.org.br

Observações:

  • Minicursos/oficinas devem ter no máximo 5 (cinco) autores e todos devem estar inscritos no evento no ato da submissão, sob pena de não avaliação da proposta.
  • Os minicursos/oficinas terão duração total de 3 horas e serão divididos em duas partes de 1h30min cada.
  • Participantes da modalidade presencial também podem submeter minicursos para serem ministrados a distância. Caso deseje usar a infraestrutura da Universidade para ministrar o minicurso/oficina a distância, o ministrante precisa consultar a Comissão Organizadora no ato da submissão informando a infraestrutura necessária.
  • Participantes da modalidade a distância não podem submeter minicursos/oficinas na modalidade presencial, apenas para a modalidade a distância.
  • Não serão disponibilizados materiais impressos para a realização dos minicursos. No entanto,  se os autores desejarem, é possível distribuir material por meio digital. Para tal, é necessário enviar os arquivos  para o e-mail da submissão (submissao.simposio.anpmat@gmail.com) até o dia 05 de setembro.
  • Os temas dos minicursos/oficinas devem ser condizentes com algum dos eixos temáticos do evento, conforme lista a seguir.

Eixos Temáticos

T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica

T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental

T3: Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.

T4: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

T5: Formação inicial e continuada de professores de Matemática

T6: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de Matemática

T7: Tecnologias digitais no ensino de Matemática

T8: Avaliação no ensino de Matemática

T9: História da Matemática e prática docente

T10: Educação Inclusiva e Matemática

Como Publicar e-book pela ANPMat?

A ANPMat, Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, vem publicando e-books referentes aos minicursos oferecidos durante os Simpósios da Formação do Professor de Matemática desde 2016.

Após o evento, os autores dos minicursos oferecidos durante o simpósio recebem um e-mail, consultando-os sobre o interesse da publicação do material referente ao minicurso em formato de e-book, financiado pela ANPMat. Para a publicação, os autores precisam ter participado do simpósio e serem associados em dia da associação.

Esse material ficará disponível, gratuitamente, em formato de e-book no site da ANPMat.

O objetivo dos e-books é abordar de forma mais detalhada os assuntos dos minicursos e oficinas oferecidos durante os Simpósios da Formação do Professor de Matemática promovidos pela ANPMat. O e-book deve apresentar um texto que contemple a formação de professores do Ensino Básico ou Superior, e alunos de cursos de graduação ou pós-graduação, em Matemática e áreas afins. O texto deve estar relacionado com a proposta apresentada no minicurso ou oficina, e deverá ser analisado e aprovado por um Comitê Científico.

Desta forma, espera-se que o e-book contribua para a formação ou prática docente do professor de Matemática e áreas afins, através do estudo e aprofundamento dos assuntos trabalhados nos minicursos e oficinas.

Gostou? Então faça sua inscrição no 6º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática pelo link https://eventos.anpmat.org.br , e submeta uma proposta de minicurso até dia 12 de julho.