Programação Presencial

A programação está sujeita a alterações.

PALESTRA 1 – O papel da ciência e da matemática diante dos grandes desafios do nosso tempo

Profª Tatiana Roque – UFRJ e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo: Mudanças climáticas, inteligência artificial, mudanças no mundo do trabalho. Esses são alguns dos desafios mais importantes do nosso tempo e deverão mudar o modo como ensinamos e aprendemos. Como a relação da sociedade com a ciência e a matemática pode mudar diante disso? Começar a responder a essa pergunta será a motivação desta palestra.

Local: Aud. do Instituto Militar de Engenharia

PALESTRA 2Entendendo o Sucesso de Xangai no Ensino de Matemática

Palestrantes: Professor Xingfeng Huang e Dra. Ding Ruoxi, Universidade Normal de Xangai, e Centro de Formação de Professores (TEC) da UNESCO, Xangai, China
Tradutor: José A. Puppim de Oliveira, professor de administração na Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro e São Paulo, e professor visitante no Instituto para Políticas Públicas Globais na Universidade Fudan, Xangai, China

Mediador: Jorge Lira

Resumo: Xangai está no topo do ranking de Pisa em matemática. Esta palestra apresentará as principais lições do sucesso de Xangai na educação matemática, particularmente o papel dos professores neste processo. Xangai introduziu ao longo dos anos uma série de práticas em sala de aula e fora dela que apoiam os professores de matemática em seu trabalho para melhorar o aprendizado dos alunos. A palestra também abordará os esforços no desenvolvimento de programas de intercâmbio de ensino de matemática na China e com outros países.

Local: Aud. do Instituto Militar de Engenharia

PALESTRA 3Uma conversa sobre formação de professores

Antônio Nóvoa* (Univ. de Lisboa) e Victor Giraldo (UFRJ)

*participação online

Local: Aud. Vera Janacópulos (Prédio da Nutrição – UNIRIO – Campus da Av. Pasteur, 296)

Mesa Redonda: Pensamento Computacional, ChatGPT e Educação: usos, implicações e teorizações

Leonardo Barichello (Escola de Aplicação – USP), Michel Cambrainha de Paula (UNIRIO) e Mariano Pimentel (UNIRIO).

Resumo: A aproximação cada vez mais evidente de temas, tópicos e ferramentas da computação do currículo da Educação Básica ainda causa arrepios em muitos professores. Mais recentemente, o acesso a ferramentas como o ChatGPT está causando um verdadeiro abalo sísmico no sistema  educacional como um todo e, como não poderia ser diferente, no ensino e aprendizagem de Matemática. Nessa mesa redonda, os participantes discutirão os impactos dessas novidades no currículo, na formação de professores e nas competências necessárias para que os arrepios se tornem oportunidades educacionais para as próximas gerações.

Local: Aud. Tércio Pacitti (CCET – UNIRIO)

Assista a Mesa Redonda em https://www.youtube.com/watch?v=DDYjwoLa3lU

Mesa Redonda: Possibilidades e reflexões sobre o Ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica

Alexandre Silva (UNIRIO), Ivanildo Carvalho (UFPE) e Luciana Nunes (UFRGS).

Resumo: Esta mesa é um convite a você, professor da educação básica interessado em discutir sobre atividades para o ensino de conceitos estatísticos e probabilísticos e suas conexões com problemas sociais e econômicos. O objetivo desta mesa é compartilhar experiências e fomentar discussão de como ampliar o horizonte de conhecimento dos estudantes e professores com atividades de ensino que envolvam dados relacionados à problemática da vida real. Com isso, espera-se desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de tomar decisões fundamentadas em dados.

Local: 204 ala dos fundos do CCET

Mesa Redonda: Desafios e possibilidades para uma educação inclusiva nas aulas de matemática.

Denner Barros (UNIRIO), Amanda Queiroz (IFRS) e Thaís da Costa Motta (Cap UFRJ).

Resumo: Um dos grandes desafios para a Educação Matemática é promover um ensino de matemática que respeite e valorize as diferenças em sala de aula. Portanto, a Educação Matemática Inclusiva tem se consolidado enquanto campo de pesquisa e permitido que reflexões teóricas e práticas sejam desenvolvidas com o objetivo de promover aulas de matemática para todos. Dentre as diferentes reflexões feitas nesse campo, a presente mesa terá como enfoque a inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial em sala de aula, grupo que historicamente foi excluído de todo e qualquer processo de escolarização. Nesse sentido, serão propostas discussões sobre ensino colaborativo e dialógico, acessibilidade curricular, avaliativa e da prática pedagógica, encontros entre as diferenças, cenários para investigação inclusivos e possibilidades de ensino e aprendizagem com estudantes com deficiência.

Local: Aud. Paulo Freire (CCH – UNIRIO)

Mesa Redonda: Dos Anos iniciais ao Finais: construindo pontes para Matemáticas sem rupturas!

Beatriz Portugal (SMMP), Luíza Gatti Peralta (UNIRIO) e André Régis (CAp UFRJ)

Resumo: Vamos refletir sobre os desafios da transição no ensino de matemática entre os Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental? Existe uma ruptura no ensino da matemática entre estes segmentos? Ela pode ser SUPERADA? Como podemos construir “pontes” ligando os Anos Iniciais e os Anos Finais? Há caminhos para construção de práticas mais inclusivas, significativas e que olhem para os diferentes processos de aprendizagens? Nossa conversa tem por objetivo provocar reflexões sobre as tensões que, muitas vezes, se fazem presentes na transição entre estes dois segmentos. Juntos, vamos pensar caminhos e possibilidades para insurgir COM uma nova articulação para ensinar e aprender matemática.

Local: 203 ala dos fundos do CCET

Link para a live da sessão de mostras e exposições
https://www.youtube.com/live/2bAm3jvGDic?si=MMbHdbDjruWkJde2

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