Um pôster digital é um vídeo de curta duração no qual o ministrante apresenta os principais resultados do seu trabalho, disponibiliza contato de email e link para o trabalho completo, caso exista.

O evento conta com duas sessões dedicadas à apresentação de pôsteres digitais: 

  1. Sessão Profmat. Trata de sequências ou experiências didáticas dirigidas ao uso direto em sala de aula. Esta modalidade de sessão é restrita à submissão de Trabalhos de Conclusão de Curso do Profmat já disponíveis na plataforma do Profmat.
  2. Sessão aberta. Trabalhos dentre os eixos temáticos elencados. Pode ser submetido por qualquer participante, incluindo egressos do Profmat.

As sessões de pôsteres digitais, destinadas prioritariamente aos participantes da modalidade a distância, estarão disponíveis para todos os participantes. Os pôsteres digitais selecionados serão disponibilizados no canal da ANPMat no YouTube e comporão a programação da modalidade a distância do evento.

Como o pôster digital é um vídeo, ele propicia várias composições na sua elaboração, que podem ou não ser usadas em conjunto: filmagem, sequência de slides, lousa digital, gravação da utilização de aplicativos\softwares, etc. Em qualquer dos casos, é importante estar atento a elementos como as qualidades de imagem e som, clareza na expressão oral e roteiro que cative o espectador.

Inscreva-se aqui!

Normas para Submissão

Prazo para submissão: 10/06/23 até 15/07/23 PRORROGADO ATÉ 31 DE JULHO

Clique aqui para submeter o seu pôster digital.

Para a submissão é necessário:

  1. todos os autores devem estar com as inscrições confirmadas (pagas) no simpósio, caso contrário não será possível o preenchimento dos dados do trabalho no sistema nem mesmo o cadastro de autores no sistema. Para realizar sua inscrição acesse aqui.  
  2. informar o título do trabalho,
  3. Informar os nomes dos autores (até três, incluindo o próprio), 
  4. submeter um resumo da sua apresentação com até 150 palavras,
  5. informar um  link de acesso público ao vídeo em plataforma de arquivos que permitam download do arquivo, exemplos: Google Drive, One Drive etc. Não usar plataformas de streaming como Vimeo, YouTube etc. O vídeo deve seguir as seguintes instruções:
    1. Se a submissão é para a sessão Profmat, o vídeo precisa ter até 2 minutos de duração. 
    2. Se a submissão for para a sessão Aberta, o vídeo deve ter até 5 minutos de duração.
    3. Em qualquer caso, o arquivo do pôster digital deve ser em um dos formatos suportados pelo YouTube. Os formatos mais indicados são: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI e .WMV.
    4. O tamanho do arquivo poderá ser no máximo 200 Mb.
  6. link de acesso ao trabalho completo.
    1. Se a submissão é para a sessão Profmat, é necessário que o link aponte para o TCC correspondente na plataforma de dissertações do Profmat.
    2. Se a submissão é para a sessão aberta, o link não é necessário. Mas pode apontar para sites, blog, artigo em revista etc.

Caso selecionado, o título, o resumo, o vídeo e o link serão disponibilizados aos participantes do evento.

Todas as submissões realizadas para o 6º Simpósio serão avaliadas por pareceristas e poderão ser aceitas diretamente, recusadas ou aceitas com correções. No caso de aceite com correções, os trabalhos deverão ser reenviados durante o prazo de submissões pelo sistema de eventos. Após a data de encerramento não serão aceitas correções ou novos trabalhos para avaliação em hipótese alguma.

ATENÇÃO: A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do seu trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio e não há possibilidade de devolução de inscrições pagas.

Orientações para gravação do vídeo

A seguir algumas orientações para a elaboração do pôster digital:

  1. Caso o autor use o aparelho celular para gravar o vídeo ou parte dele, orientamos gravar com o celular na horizontal e em local com boa iluminação.
  2. Caso o vídeo ultrapasse o tamanho limite, sugerimos ao autor compactar seu vídeo clique aqui para ir ao site.
  3. A seguir algumas sugestões de softwares ou plataformas para você elaborar seu pôster digital:
  • Zoom – É possível entrar sozinho em uma reunião e gravar. Oferece alguns recursos adicionais no botão de compartilhar a tela, como compartilhar um quadro branco, a imagem de uma segunda câmera, entre outros.
  • Loom – Uma extensão do Google Chrome que permite gravar a tela sem instalar nenhum programa. Há também a opção de instalação do software no computador, que dá mais opções.
  • Microsoft Power Point – É possível salvar uma apresentação de slides com áudio para o formato de vídeo (MPEG-4) e depois subir para o YouTube.
  • OBS Studio – O OBS Studio é um programa open source de codificação e transmissão de vídeo. Essa ferramenta captura imagens de uma fonte, como uma câmera ou até mesmo a tela do computador. Em seguida, ele codifica essas imagens e as transmite para plataformas de streaming de vídeo, como YouTube e Facebook. Por ser mais completo, é mais difícil de usar. Você pode consultar um tutorial clicando aqui.