Mostras e Exposições

Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica – ANPMat

A ANPMat está há 10 anos em prol da Formação Continuada dos Professores da Educação Básica.

Nesses 10 anos a ANPMat vem realizando e apoiando ações visando a formação e a crescente valorização profissional do Professor de Matemática, bem como projetos relacionados ao ensino de Matemática na educação básica, além de promover o debate das grandes questões relevantes para essa classe profissional.

Link do website: https://anpmat.org.br/

YouTube:  https://www.youtube.com/@anpmatoficial5553/about  

Instagram: @anpmatoficial

Clubes de Matemática da OBMEP

Resumo: O Clubes é um Programa da OBMEP que tem por objetivo disponibilizar problemas interessantes de Matemática, além de oferecer ambientes interativos nos quais será possível desenvolver, pesquisar e criar atividades matemáticas de forma ampla e divertida.

Nesses espaços para estudar matemática, alunos do ensino fundamental e do ensino médio poderão participar de atividades como gincanas, discussão de filmes, resolução de problemas, jogos; além de filmagens e atividades que utilizam programas de geometria dinâmica.

A participação no Projeto Clubes de Matemática da OBMEP não é restrita a alunos de escolas públicas, e um mesmo Clube poderá ter membros com níveis de escolaridade diferentes. Universitários e até mesmo professores de matemática também poderão participar. 

Link do website ou da rede social: http://clubes.obmep.org.br/blog/

DÁ LICENÇA – UFF

Resumo: O Programa Dá Licença consiste em um conjunto de (quatro) ações e (sete) projetos articulados integrando Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para a formação inicial e continuada do professor de Matemática, e que vem atuando de forma ininterrupta, desde 1999, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao longo de 24 anos, vem desempenhando importante papel no Instituto de Matemática e Estatística da UFF, se constituindo como oportuno polo instalado em Niterói com condições de atender os municípios vizinhos bem como o interior do Estado do Rio de Janeiro. As ações do programa procuram promover, de forma mais direta, a melhoria da formação dos licenciandos em Matemática das Universidades e a formação continuada de professores da rede pública de ensino, realizando a integração da comunidade escolar com a comunidade universitária, através da realização de projetos conjuntos envolvendo o ensino e a aprendizagem da Matemática com uma visão interdisciplinar e tendo como meta a formação do professor de matemática pesquisador reflexivo. Fazem parte do programa os seguintes projetos e ações: Se Jogando na Matemática, Histórias em Quadrinhos no Ensino de Matemática, Jornal Dá Licença, Eventos em Educação Matemática, Caderno Dá Licença, MatemAtiva, Modelagem no Ensino de Matemática, REDEMAT – Recursos Educacionais Digitais para o Ensino de Matemática, CineClube de Matemática e Estatística, Novas Tecnologias para a Formação do Professor de Matemática e Educação Financeira Escolar.

Link do website: https://dalicenca.uff.br/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC3zfwxkt9IZC3lydmJZ8kKw
Facebook: https://www.facebook.com/programadalicenca
Instagram: https://www.instagram.com/programadalicenca
whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Flw2JURJu9UKJAx7iQYECW

Jogos e Matemática – UNIRIO

Resumo: Jogos & Matemática é um curso de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro voltado para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. O foco deste curso é a utilização de jogos, físicos e digitais, que envolvam conteúdos matemáticos, visando contribuir para o ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula. O público-alvo deste curso são professores que ensinam Matemática, alunos de Licenciatura em Matemática e alunos de Licenciatura em Pedagogia. Dentre os principais objetivos deste curso, destacam-se: apresentar aos participantes diversos jogos que envolvam conteúdos matemáticos e ajudá-los na elaboração e confecção dos mesmos; despertar a curiosidade e o interesse dos participantes para a criação de novas práticas docentes e aplicação das mesmas em sala de aula. Todo material criado e desenvolvido neste curso é compartilhado através dos nossos canais de divulgação:

LEMI – Um Laboratório de Educação Matemática Inclusivo, Interativo e Itinerante

Resumo: A implementação de um Laboratório de Educação Matemática Inclusivo (LEMI), em dois Campi interiorizados da UFF (Pádua e Macaé), dá continuidade a ações realizadas, de 1991 a 2018, pela Professora Ana Maria Martensen Roland Kaleff no âmbito do Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) na UFF, em Niterói. No projeto atual, coordenado pela Prof. Érika Silos (UFF-Pádua), o LEMI localizado nesse Campi, se constitui como um espaço de divulgação científica voltado para a elaboração de artefatos didáticos inclusivos de baixo custo, assim como para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. As atividades desenvolvidas no projeto têm demonstrado formar uma sequência de ações segura para a melhoria do ensino da Matemática sob a perspectiva inclusiva. Além disso, a expansão das ações do LEMI vem ao encontro do anseio de se atingir um público mais amplo, dirigido também à Escola Básica, pela sua interatividade e itinerância.

Livro Aberto

Resumo: Desde 2016, a Associação Livro Aberto assumiu a missão de desenvolver, de forma colaborativa, materiais didáticos para o ensino de Matemática ancorados e acompanhados por pesquisa científica e por formação de professores. Até o momento, criamos um livro sobre Frações, voltado a estudantes e professores do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, e estamos finalizando uma série de capítulos que comporão um livro didático completo para a Matemática do Ensino Médio. Nesta exposição, mostraremos parte do nosso acervo.

Link: https://livroaberto.uniriotec.br/

Instagram: https://www.instagram.com/livroaberto_oficial/

MUSEU DA VIDA FIOCRUZ – Ciência Móvel

Resumo:  O Ciência Móvel, programa do MUSEU DA VIDA FIOCRUZ, desenvolve atividades interativas em ciência, arte e saúde. Com o módulo Brincando se Aprende, exploramos jogos e desafios em ciência e matemática. Dentre eles, o clássico Tangram Chinês, o Cubo Soma criado pelo artista e matemático Piet Hein, as Torres de Brahma-Hanoi e os Jogos Justos: como a Corrida dos 12 Cavalos, o Jogos de Paridade da Soma e o Jogo do Produto que permitem investigar geometria plana e espacial, linguagem algébrica e estatística. E ainda, uma oficina sobre Aviões de Papel explorando proporcionalidade e aerodinâmica.

Sem mais nem menos – UFAL

Resumo: O projeto de extensão “Sem mais nem menos”, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, participa dos Simpósios da Formação do Professor de Matemática nacionais e regionais desde o 3º Simpósio Nacional, realizado no Rio de Janeiro em 2017, apresentando materiais didáticos voltados ao Ensino de Matemática atrelado a elementos presentes no cotidiano dos estudantes. No 6º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, iremos expor materiais didáticos que abordam as temáticas esporte, disciplinas escolares, estações do ano, cultura alagoana e cultura indígena. Esperamos favorecer um espaço para troca de experiências, incentivando professores e futuros professores de Matemática da Educação Básica a desenvolverem ideias como as que serão apresentadas.

Link do website: https://sem-mais-nem-menos.webnode.page/ 

YouTube: https://youtube.com/@semmaisnemmenos-ufal5436 

Instagram: @semmaisnemmenosufal

Meninas Olímpicas do IMPA