Programação Digital

Para ter acesso aos links da programação do evento ONLINE, faça seu login pelo eventos.anpmat.org.br e seus links estarão disponíveis.

Cada participante deve escolher um minicurso do Grupo 1 e um minicurso do Grupo 2.

A programação online será realizada de forma síncrona, apenas as sessões de pôsteres que são vídeos já gravados.

Link para a live da sessão de mostras e exposições
https://www.youtube.com/live/2bAm3jvGDic?si=MMbHdbDjruWkJde2

PALESTRA 1 – O papel da ciência e da matemática diante dos grandes desafios do nosso tempo

Profª Tatiana Roque – UFRJ e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo: Mudanças climáticas, inteligência artificial, mudanças no mundo do trabalho. Esses são alguns dos desafios mais importantes do nosso tempo e deverão mudar o modo como ensinamos e aprendemos. Como a relação da sociedade com a ciência e a matemática pode mudar diante disso? Começar a responder a essa pergunta será a motivação desta palestra.

PALESTRA 2Entendendo o Sucesso de Xangai no Ensino de Matemática

Palestrantes: Professor Xingfeng Huang e Dra. Ding Ruoxi, Universidade Normal de Xangai, e Centro de Formação de Professores (TEC) da UNESCO, Xangai, China

Mediador: Jorge Lira

Tradutor: José A. Puppim de Oliveira, professor de administração na Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro e São Paulo, e professor visitante no Instituto para Políticas Públicas Globais na Universidade Fudan, Xangai, China

Resumo: Xangai está no topo do ranking de Pisa em matemática. Esta palestra apresentará as principais lições do sucesso de Xangai na educação matemática, particularmente o papel dos professores neste processo. Xangai introduziu ao longo dos anos uma série de práticas em sala de aula e fora dela que apoiam os professores de matemática em seu trabalho para melhorar o aprendizado dos alunos. A palestra também abordará os esforços no desenvolvimento de programas de intercâmbio de ensino de matemática na China e com outros países.

PALESTRA 3: Uma conversa sobre formação de professores

Antônio Nóvoa* (Univ. de Lisboa) e Victor Giraldo (UFRJ)

*participação online

Mesa Redonda: Pensamento Computacional, ChatGPT e Educação: usos, implicações e teorizações

Leonardo Barichello (Escola de Aplicação – USP), Michel Cambrainha de Paula (UNIRIO) e Mariano Pimentel (UNIRIO).

Resumo: A aproximação cada vez mais evidente de temas, tópicos e ferramentas da computação do currículo da Educação Básica ainda causa arrepios em muitos professores. Mais recentemente, o acesso a ferramentas como o ChatGPT está causando um verdadeiro abalo sísmico no sistema  educacional como um todo e, como não poderia ser diferente, no ensino e aprendizagem de Matemática. Nessa mesa redonda, os participantes discutirão os impactos dessas novidades no currículo, na formação de professores e nas competências necessárias para que os arrepios se tornem oportunidades educacionais para as próximas gerações.

Assista a Mesa Redonda em https://www.youtube.com/watch?v=DDYjwoLa3lU

Inscreva-se aqui!