Comunicação Oral

Caros ministrantes de Comunicações Orais, faltam poucos dias para o nosso evento e estamos ansiosos por encontrá-los!

As salas em que ocorrerão suas apresentações estão abaixo. Estejam atentos ao site porque podem haver alterações.

Nas salas em que ocorrerão as apresentações haverá computadores conectados à internet, projetores de multimídia e quadro para escrever.

Pedimos que tragam suas apresentações em formato PDF em um pendrive ou que tragam seus próprios notebooks com entrada HDMI para o projetor.
Cheguem cedo nas salas e apresentem-se ao(à) mediador(a) para testarem os arquivos e receberem orientações de última hora.

Sexta-feira 15/09 – 18:30

Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
Auditório
Tércio
Pacitti
CCET
T1BRENDA VAZ PEREIRAHARMONIA ENTRE A OBMEP E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
T1EDUARDO VINICIUS COSTAA TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 
T1GISELE PAMPANINI DIASBNCC, DOCÊNCIA E A MODELAGEM MATEMÁTICA
T1JOÃO OTÁVIO FURTADO DA SILVAPROTAGONISMO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA: METODOLOGIA NA REVISÃO DE CONTEÚDOS PARA O ENEM E VESTIBULARES
T1ULISSES DAMASCENO DE CASTRO JUNIORO ENSINO DE UM NOVO ALGORITMO PARA A SUBTRAÇÃO: A SUBTRAÇÃO HORÁRIA
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
202n
CCET
T3MONIKE ALVES GOUVEANARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA: RELATOS DE PRÁTICAS DOCENTES PAUTADAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA JUSTIÇA SOCIAL
T2PAULO HENRIQUE MARÇALANÁLISE DO PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO BRASILEIRO: UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
T3REGINA CÉLIA GUAPO PASQUINIPROBLEMAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 
T3ROSÂNGELA FERREIRA DOMINGUESOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
203n
CCET
T3VITOR MANOEL SILVA BARBOSAREFLEXÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
T4ANA PAULA FOSSEDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
T4THAFAREL TEIXEIRA RODRIGUES DA COSTAENSINO DE ESTATÍSTICA E DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS – PROEJA  
T4KARINE FAVERZANI MAGNAGOA MODELAGEM CONECTANDO A MATEMÁTICA À FORMAÇÃO TÉCNICA: FABRICAÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR INFANTIL
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
301n
CCET
T5ANDRÉ MONTEIRO NOVAESFORMANDO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A EXPERIÊNCIA DO MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA
T5DAYVANE OLIVEIRA DA SILVAFORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS NA PRÁXIS DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO – MA
T5DIOVANA GUERRA SIMÕESFORMAÇÃO CONTINUADA EM FRAÇÕES PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
T5REGINA FERREIRA DA COSTACASOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
205n
CCET
T6ÂNGELA MENESES DE PAIVAMATEMÁTICA, ARTES E NEURODIVERGÊNCIA: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MOSAICOS COM O USO DE MÓDULOS DE ORIGAMI
T6SAMANTHA FLORIANO SILVAFRIDAS: UM MATERIAL DIDÁTICO A FAVOR DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
T6JOÃO VITOR RIBEIRO DE OLIVEIRAMATEMÁTICA SUSTENTÁVEL: UMA APLICAÇÃO DO JOGO MERCADO DA RECICLAGEM
T6NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIAMATEMÁTICA NAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIAS: “PIPA: VOANDO COM A GEOMETRIA”
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
208n
CCET
T6FÁBIO CORRÊA DE CASTRORELATO DAS MOSTRAS DE MATEMÁTICA NA UFES
T6LUIZ EDUARDO HONORIO DA SILVAGEOGEBRA E O SISTEMA RGB: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM MATRIZES
T6RENATA CARDOSO BARBOSAUMA ATIVIDADE DE APROXIMAÇÃO DE UMA RAIZ QUADRADA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM O TEOREMA DO VALOR MÉDIO
T5LEMERTON MATOS NOGUEIRAEU NÃO GOSTO DE CONTAR COM A SORTE!”: A EDUCAÇÃO PROBABILÍSTICA NA INVESTIGAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Sábado dia 16/09 – 15:30

SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
208n
CCET
T1JOSE CICERO DOS SANTOSAS HEURÍSTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 
T2SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOSATIVIDADES PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM UMA TURMA DE 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
T2VAGNER ZULIANELOMATEMÁTICA NA PRÁTICA: UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUE DEU CERTO
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
202n
CCET
T3ADRIANO JUNIO GAMA DOS SANTOSREGISTRO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
T3ANA CAROLINA FARIA DIONÍSIODIFERENÇA ENTRE TUTORIA E MONITORIA SOB A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO PIBID
T3JOSADAQUE DA SILVA NENEMEDIDAS ABSOLUTAS E PONTOS NO PLANO CARTESIANO: UM OLHAR PARA DESENHO TÉCNICO MEC NICO E SUAS RELAÇÕES COM A GEOMETRIA ANALÍTICA
T3MARÍLIA MELETTI DE ABREU PROBSTMAPAS CONCEITUAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
301n
CCET
T5DANIELA DE CASSIA DUARTEA PERSPECTIVA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA PARA O  DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DO ALUNO 
T5LUAN COSTA DE LUNAFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO NARRATIVO DE FORMADORES
T5MARIA HELENA MONTEIRO MENDES BACCARPESQUISANDO SABERES ESTATÍSTICOS TRAZIDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA 
T5DORIVAL FERNANDES CORREIA JUNIORTUTORIA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
302n
CCET
T5ANDRESSA DAMBRÓSFORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
T5ION MOUTINHODESENVOLVENDO O CONHECIMENTO INTERPRETATIVO SEGUNDO REDUÇÃO DE NÍVEIS ABSTRAÇÃO
T5LUCAS GABRIEL SILVA RODRIGUES DE JESUSO MÉTODO DA EXAUSTÃO E O GEOGEBRA: APROXIMAÇÕES DA ÁREA DE CÍRCULOS
T5SHEILA GILSIANE MUHLREFLEXÕES A RESPEITO DO PLANEJAMENTO DOCENTE PARA AS AULAS DE  MATEMÁTICA EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
203
ala dos fundos
CCET
T7Adrian Ruan Horn de BorbaO USO DE COEFICIENTES EM EQUAÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS E RESTRIÇÕES NO PLANO CARTESIANO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E DIFERENCIADA NO SOFTWARE DESMOS
T7EMANUEL MENDONÇA VIANAO ENSINO DE PROBABILIDADE VIA ATIVIDADES COM O “JOGO DO MÁXIMO”
T7GABRIELA OLIVEIRAO USO DE DASHBOARDS COMO FERRAMENTA ESTATÍSTICA PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS OBTIDOS EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
T7RODRIGO RAMOS DE SOUZATECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL
TemáticaAutorTítulo
SALA
204
ala dos fundos
CCET
T10MARCELA VALDERRAMA SIQUEIRALIBRAS+MATEMÁTICA
T10ALLAN COELHO DE AMORIMA MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD)
T10KATHLEEN OLIVEIRA NASCIMENTOQUE HISTÓRIA ÚNICA QUEREMOS MUDAR? A EXPERIÊNCIA DO MOI NO ENFRENTAMENTO DAS SEGREGAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAL
T9MARINA MUNIZ DE QUEIROZA INVISIBILIDADE HISTÓRICA DAS MULHERES NA MATEMÁTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A BAIXA PRESENÇA FEMININA NO CORPO DOCENTE DO CEFET-MG