Caros ministrantes de Comunicações Orais, faltam poucos dias para o nosso evento e estamos ansiosos por encontrá-los!
As salas em que ocorrerão suas apresentações estão abaixo. Estejam atentos ao site porque podem haver alterações.
Nas salas em que ocorrerão as apresentações haverá computadores conectados à internet, projetores de multimídia e quadro para escrever.
Pedimos que tragam suas apresentações em formato PDF em um pendrive ou que tragam seus próprios notebooks com entrada HDMI para o projetor.
Cheguem cedo nas salas e apresentem-se ao(à) mediador(a) para testarem os arquivos e receberem orientações de última hora.
Sexta-feira 15/09 – 18:30
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
Auditório Tércio Pacitti CCET | T1 | BRENDA VAZ PEREIRA | HARMONIA ENTRE A OBMEP E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
T1 | EDUARDO VINICIUS COSTA | A TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | |
T1 | GISELE PAMPANINI DIAS | BNCC, DOCÊNCIA E A MODELAGEM MATEMÁTICA | |
T1 | JOÃO OTÁVIO FURTADO DA SILVA | PROTAGONISMO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA: METODOLOGIA NA REVISÃO DE CONTEÚDOS PARA O ENEM E VESTIBULARES | |
T1 | ULISSES DAMASCENO DE CASTRO JUNIOR | O ENSINO DE UM NOVO ALGORITMO PARA A SUBTRAÇÃO: A SUBTRAÇÃO HORÁRIA | |
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 202n CCET | T3 | MONIKE ALVES GOUVEA | NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA: RELATOS DE PRÁTICAS DOCENTES PAUTADAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA JUSTIÇA SOCIAL |
T2 | PAULO HENRIQUE MARÇAL | ANÁLISE DO PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO BRASILEIRO: UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
T3 | REGINA CÉLIA GUAPO PASQUINI | PROBLEMAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO | |
T3 | ROSÂNGELA FERREIRA DOMINGUES | OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 203n CCET | T3 | VITOR MANOEL SILVA BARBOSA | REFLEXÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
T4 | ANA PAULA FOSS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO | |
T4 | THAFAREL TEIXEIRA RODRIGUES DA COSTA | ENSINO DE ESTATÍSTICA E DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS – PROEJA | |
T4 | KARINE FAVERZANI MAGNAGO | A MODELAGEM CONECTANDO A MATEMÁTICA À FORMAÇÃO TÉCNICA: FABRICAÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR INFANTIL | |
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 301n CCET | T5 | ANDRÉ MONTEIRO NOVAES | FORMANDO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A EXPERIÊNCIA DO MENINAS OLÍMPICAS DO IMPA |
T5 | DAYVANE OLIVEIRA DA SILVA | FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS NA PRÁXIS DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO – MA | |
T5 | DIOVANA GUERRA SIMÕES | FORMAÇÃO CONTINUADA EM FRAÇÕES PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
T5 | REGINA FERREIRA DA COSTA | CASOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 205n CCET | T6 | ÂNGELA MENESES DE PAIVA | MATEMÁTICA, ARTES E NEURODIVERGÊNCIA: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MOSAICOS COM O USO DE MÓDULOS DE ORIGAMI |
T6 | SAMANTHA FLORIANO SILVA | FRIDAS: UM MATERIAL DIDÁTICO A FAVOR DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
T6 | JOÃO VITOR RIBEIRO DE OLIVEIRA | MATEMÁTICA SUSTENTÁVEL: UMA APLICAÇÃO DO JOGO MERCADO DA RECICLAGEM | |
T6 | NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA | MATEMÁTICA NAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIAS: “PIPA: VOANDO COM A GEOMETRIA” | |
Sexta-Feira 15/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 208n CCET | T6 | FÁBIO CORRÊA DE CASTRO | RELATO DAS MOSTRAS DE MATEMÁTICA NA UFES |
T6 | LUIZ EDUARDO HONORIO DA SILVA | GEOGEBRA E O SISTEMA RGB: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM MATRIZES | |
T6 | RENATA CARDOSO BARBOSA | UMA ATIVIDADE DE APROXIMAÇÃO DE UMA RAIZ QUADRADA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES COM O TEOREMA DO VALOR MÉDIO | |
T5 | LEMERTON MATOS NOGUEIRA | EU NÃO GOSTO DE CONTAR COM A SORTE!”: A EDUCAÇÃO PROBABILÍSTICA NA INVESTIGAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Sábado dia 16/09 – 15:30
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 208n CCET | T1 | JOSE CICERO DOS SANTOS | AS HEURÍSTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
T2 | SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS | ATIVIDADES PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM UMA TURMA DE 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
T2 | VAGNER ZULIANELO | MATEMÁTICA NA PRÁTICA: UMA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUE DEU CERTO | |
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 202n CCET | T3 | ADRIANO JUNIO GAMA DOS SANTOS | REGISTRO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
T3 | ANA CAROLINA FARIA DIONÍSIO | DIFERENÇA ENTRE TUTORIA E MONITORIA SOB A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO PIBID | |
T3 | JOSADAQUE DA SILVA NENE | MEDIDAS ABSOLUTAS E PONTOS NO PLANO CARTESIANO: UM OLHAR PARA DESENHO TÉCNICO MEC NICO E SUAS RELAÇÕES COM A GEOMETRIA ANALÍTICA | |
T3 | MARÍLIA MELETTI DE ABREU PROBST | MAPAS CONCEITUAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA | |
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 301n CCET | T5 | DANIELA DE CASSIA DUARTE | A PERSPECTIVA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DO ALUNO |
T5 | LUAN COSTA DE LUNA | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO NARRATIVO DE FORMADORES | |
T5 | MARIA HELENA MONTEIRO MENDES BACCAR | PESQUISANDO SABERES ESTATÍSTICOS TRAZIDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA | |
T5 | DORIVAL FERNANDES CORREIA JUNIOR | TUTORIA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 302n CCET | T5 | ANDRESSA DAMBRÓS | FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
T5 | ION MOUTINHO | DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO INTERPRETATIVO SEGUNDO REDUÇÃO DE NÍVEIS ABSTRAÇÃO | |
T5 | LUCAS GABRIEL SILVA RODRIGUES DE JESUS | O MÉTODO DA EXAUSTÃO E O GEOGEBRA: APROXIMAÇÕES DA ÁREA DE CÍRCULOS | |
T5 | SHEILA GILSIANE MUHL | REFLEXÕES A RESPEITO DO PLANEJAMENTO DOCENTE PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 203 ala dos fundos CCET | T7 | Adrian Ruan Horn de Borba | O USO DE COEFICIENTES EM EQUAÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS E RESTRIÇÕES NO PLANO CARTESIANO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E DIFERENCIADA NO SOFTWARE DESMOS |
T7 | EMANUEL MENDONÇA VIANA | O ENSINO DE PROBABILIDADE VIA ATIVIDADES COM O “JOGO DO MÁXIMO” | |
T7 | GABRIELA OLIVEIRA | O USO DE DASHBOARDS COMO FERRAMENTA ESTATÍSTICA PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS OBTIDOS EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA | |
T7 | RODRIGO RAMOS DE SOUZA | TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES | |
SÁBADO 16/09 – COMUNICAÇÃO ORAL | |||
Temática | Autor | Título | |
SALA 204 ala dos fundos CCET | T10 | MARCELA VALDERRAMA SIQUEIRA | LIBRAS+MATEMÁTICA |
T10 | ALLAN COELHO DE AMORIM | A MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD) | |
T10 | KATHLEEN OLIVEIRA NASCIMENTO | QUE HISTÓRIA ÚNICA QUEREMOS MUDAR? A EXPERIÊNCIA DO MOI NO ENFRENTAMENTO DAS SEGREGAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAL | |
T9 | MARINA MUNIZ DE QUEIROZ | A INVISIBILIDADE HISTÓRICA DAS MULHERES NA MATEMÁTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A BAIXA PRESENÇA FEMININA NO CORPO DOCENTE DO CEFET-MG |