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RELAÇÃO DE MINICURSOS – MODALIDADE A DISTÂNCIA – GRUPO 01

Grupo 1 – Minicurso 1: EXPLORANDO TAREFAS DE MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA

Autores: Rosa Monteiro Paulo, Carolina Cordeiro Batista, Anderson Luís Pereira

Resumo: Este minicurso/oficina tem como objetivo apresentar tarefas de ensino de matemática construídas com um aplicativo de Realidade Aumentada, o GeoGebra AR. Esse tipo de tecnologia permite construir e projetar objetos virtuais no ambiente físico, tornando viável a exploração desses objetos com o movimento do usuário que, com o dispositivo em suas mãos, se dispõe a mover-se. Para o que se pretende estruturam-se as ações da Oficina em três momentos. Inicialmente, será feita uma introdução apresentando as principais características das tecnologias de Realidade Aumentada e o aplicativo GeoGebra AR. Na sequência, serão realizadas duas tarefas com o aplicativo e, por último, será feito um debate com os participantes para que eles exponham compreensões. Para as tarefas, os participantes serão orientados sobre a construção e a projeção em Realidade Aumentada. Como um modo de investigar matematicamente o construído, algumas questões serão feitas Uma das tarefas irá envolver conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral e outra será sobre volume. Espera-se que, no decorrer das construções e discussões, seja possível analisar as possibilidades de exploração matemática por meio do aplicativo de Realidade Aumentada, avançando relativamente ao feito.

Grupo 1 – Minicurso 2: RECURSO TAREFA: PRODUZINDO ATIVIDADES MANIPULATIVAS NO SITE DO GEOGEBRA

Autores: Aroldo Athias, Brenno Lages e Lidinalva Coutinho

Resumo: Esta oficina tem dois objetivos principais, o primeiro deles é orientar professores de matemática no processo de criação de atividades com caráter manipulativo no site oficial do GeoGebra e o segundo consiste em apresentar o recurso Tarefa disponibilizado por este mesmo site, o qual permite o registro das manipulações feitas por alunos nas atividades produzidas por esses professores ou em atividades disponibilizadas por outros membros da comunidade de usuários do software no repositório de materiais do site. Durante a oficina, prevista para ocorrer na modalidade à distância, os participantes criarão (caso ainda não possuam) contas no site oficial do GeoGebra e serão distribuídos em grupos e orientados na elaboração de atividades no site do GeoGebra. As atividades produzidas por cada grupo serão transformadas em tarefas a serem realizadas pelos demais participantes, permitindo que todos compreendam como se dá o registro da manipulação de atividades no site e como ter acesso aos mesmos. Espera-se que a oficina proporcione não apenas conhecimentos sobre as funcionalidades do site oficial do GeoGebra, mas também reflexões a respeito da produção de atividades manipulativas.

Grupo 1 – Minicurso 3: VETORES E GEOMETRIA ANALÍTICA PARA TRABALHADORES

Autores: Aldi Nestor de Souza, Djeison Benetti, Reinaldo de Marchi e Vinicius Machado Pereira dos Santos

Resumo: Neste minicurso apresentaremos uma proposta de ensino de Vetores e Geometria Analítica voltada para trabalhadores. A razão do distintivo é o fato de os autores, há alguns anos, trabalharem com essa disciplina em cursos de graduação, exclusivamente compostos por trabalhadores e filhos de trabalhadores. Dessa experiência surgiu a necessidade de se discutir o impacto causado pelo tema no mundo do trabalho. Alguns dos objetivos do minicurso são: Apontar que a sociedade é cindida em classes sociais; Mostrar que o conhecimento relativo ao trabalho, que historicamente esteve de posse dos trabalhadores, na sociedade capitalista muda de mãos; Elucidar o processo de expropriação dos movimentos e do conhecimento humanos sobre o trabalho e a implementação dos mesmos nas máquinas; Evidenciar que vivemos numa sociedade em que a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual é um elemento crucial; Apontar como Vetores e Geometria Analítica cumprem um papel decisivo na relação homem x máquina; Mostrar o processo de abstração de formas geométricas e sua conversão em equações algébricas e como esse processo se relaciona com o controle sobre o mundo do trabalho. A proposta será apresentada virtualmente, com uso de slides ilustrativos e por meio da plataforma disponibilizada pela ANPmat.

Grupo 1 – Minicurso 4: ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DE UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autores: Gilbson José Velasco Souza filho e Mariana Cassol

Resumo: O enfoque dessa oficina é contribuir para o desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas em sala de aula, comprometidas com a inclusão de estudantes Público- Alvo da Educação Especial (PAEE) ao processo de aprendizagem da Matemática. No processo de planejamento da unidade temática e na preparação do plano de aula é necessário pensar nas características dos estudantes e nas suas especificidades. A partir dessas informações, é importante realizar adequações que respeitem o ritmo e a necessidade de aprendizagem, ação essa denominada de Adaptação Curricular. O Brasil tem um sistema educacional inclusivo, ou seja, as matrículas dos estudantes PAEE vem acontecendo e aumentando nas redes de ensino. Logo, os professores de Matemática precisam estar aptos a trabalhar com os mais variados grupos de alunos, com suas diferenças ou deficiências. Neste sentido, esperamos que as práticas demonstradas nessa oficina possam incentivar a criatividade para o processo de criação de diversas práticas de adaptação.

Grupo 1 – Minicurso 5: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM PYTHON PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Autores: Dênis Emanuel da Costa Vargas, Jônathas Douglas Santos de Oliveira e Luis Alberto D’Afonseca

Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) menciona a grande importância dos algoritmos no desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes, sendo que estes podem ser objetos de estudo nas aulas de Matemática. Particularmente, a habilidade EM13MAT405 sugere utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou Matemática. O Python é uma linguagem de programação de alto nível, cujo design prioriza a facilidade de leitura do código e que tem permanecido consistentemente entre as linguagens de programação mais populares. Além disso, ela oferece diversas opções de uso, inclusive com interpretadores online gratuitos que dispensam a instalação de programas. Dessa forma, esse minicurso tem por objetivo familiarizar o participante com os conceitos básicos de programação através da linguagem Python simultaneamente ao uso dela na sala de aula de Matemática. Será abordado o conceito de algoritmo e exemplos de como a programação pode ser utilizada para resolver problemas e visualizar conceitos matemáticos. Estão previstas atividades de iniciação à lógica de programação, Python como calculadora e como linguagem de programação com estruturas de repetição e estruturas de decisão, além do uso de bibliotecas científicas tais como math, numpy, sympy e matplotlib na implementação de algoritmos sugeridos na BNCC e outros algoritmos bem conhecidos, entre outras atividades. Ao final do curso, o participante terá vivenciado experiências de aprender a programar com Python e de como ele pode potencialmente contribuir nas aulas de Matemática. Espera-se também que o professor participante possa se sentir mais seguro e confortável ao incorporar o Python em suas práticas docentes.

RELAÇÃO DE MINICURSOS – MODALIDADE A DISTÂNCIA – GRUPO 02

Grupo 2 – Minicurso 1: AFINAL, O QUE É MATEMÁTICA? UM PERCURSO HISTÓRICO-CULTURAL

Autores: Humberto José Bortolossi, Wanderley Moura Rezende, Rogério Vaz de Almeida, Edilson José Curvello Machado

Resumo: Propomos uma oficina de formação de professores que visa investigar as definições de Matemática ao longo da história, utilizando contribuições de personagens proeminentes (Aristóteles, Galileu, Comte, Pierce, Poincaré, Arnold, Duval, entre outros). Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a natureza e as características intrínsecas da disciplina. Por meio da análise comparativa entre suas próprias concepções e as definições históricas apresentadas, os participantes serão estimulados a aprofundar sua compreensão sobre o que é a Matemática e sua importância no contexto educacional. Espera-se que essa reflexão crítica contribua para o aprimoramento da prática docente. A oficina abordará diferentes abordagens teóricas e filosóficas da Matemática, contextualizando-as no âmbito educacional. Serão apresentados estudos de casos e exemplos práticos para ilustrar as diferentes visões e promover discussões em grupo. Ao final da oficina, espera-se que os participantes tenham ampliado o seu repertório conceitual sobre a Matemática e estejam mais preparados para abordar a disciplina de maneira enriquecedora e significativa em suas práticas pedagógicas.

Grupo 2 – Minicurso 2: MATEMÁTICA NA PRÁTICA: QUALIFICANDO A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Vagner Zulianelo

Resumo: Este minicurso tem por objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas a aprimorar e qualificar sua prática docente, a partir da possibilidade de vislumbrar a Matemática no cotidiano. A proposta aborda a evolução do conhecimento matemático ao longo da história da humanidade, destacando a importância da inserção da história da matemática nas aulas; a organização e as orientações da área da Matemática elencadas na BNCC, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental; o letramento matemático e o pensamento matemático (e sua similaridade com o pensamento computacional); e a utilização, a análise e a validação de diferentes estratégias e resultados, privilegiando o erro como rica oportunidade de aprendizagem. O planejamento contempla momentos de estudos, análises e discussões, contando com trabalho colaborativo entre pares e utilização de metodologias ativas de aprendizagem, além de recursos físicos e digitais.

Grupo 2 – Minicurso 3: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, DO INÍCIO AO FIM, POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores: Luiz Otavio Rodrigues Mendes e João Alessandro da Luz

Resumo: O ensino de conceitos matemáticos é essencial para que os alunos aprendam a Matemática e saibam aplicá-la em outras situações de seu cotidiano. Porém, muitos professores, formados ou em formação, acabam por ter dúvidas como fazer isso de uma maneira que não seja por meio do ensino tradicional (definição – exemplo – exercício). Nesse sentido, esse minicurso tem o objetivo de favorecer uma formação a fim de desenvolver o ensino de conceitos matemáticos, do início ao fim, por meio da resolução de problemas. Para tanto, utilizamos uma abordagem atual que apresenta uma técnica diferente de ensinar do tradicional. Esta abordagem vem sendo discutida na literatura desde 2021 e já vem apresentando resultados significativos em estudos feitos em teses e dissertações. Assim, este minicurso, mesmo sendo virtual, é todo desenvolvido com práticas, atividades ilustrativas, discussão de teorias, resolução de problemas, em que os participantes têm que colocar a mão na massa e atuar como se estivessem em sala de aula. O foco está em entender na prática o processo e, por meio disso, discutir a teoria que o explica. Neste caso, o minicurso busca promover um novo olhar sobre como ensinar a Matemática e, em específico, como utilizar a resolução de problemas. Esperamos favorecer uma formação para que professores, licenciandos e outros interessados sobre o assunto possam utilizá-la em suas práticas escolares e promover um ensino com mais significado aos seus alunos.

Grupo 2 – Minicurso 4: EDUCAÇÃO FINANCEIRA VOLTADA PARA O COTIDIANO: CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores: Eliel Felizardo, Liliane Eitelven Luvisa e Elisa Boff

Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de minicurso para ensino de uma unidade de aprendizagem interdisciplinar a ser realizada por alunos e docentes do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. O minicurso propõe uma reflexão sobre os temas de Educação Financeira, Transformações energéticas e consumo consciente, aplicados no 3º Ano do Ensino Médio, indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). A ação será desenvolvida por um docente e dois estudantes do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Prevê a organização de uma sequência didática que será apresentada para os professores que atuam nessa etapa da Educação Básica. A formação continuada terá uma carga horária de 3h e será realizada em um encontro virtual e os materiais serão disponibilizados no formato digital. A expectativa é que o minicurso contribua com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto da Educação Básica por meio das possibilidades de discussão e reflexão sobre a prática docente. As atividades realizadas pelos participantes, assim como suas percepções e avaliações servirão de retroalimentação para a finalização da sequência didática. O produto educativo resultante desse movimento será disponibilizado digitalmente aos participantes para que façam uso na sua prática docente.

Grupo 2 – Minicurso 5: APLICANDO A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM O USO DO SWEET HOME 3D

Autores: Vilmar Pereira de Jesus e Luis Alberto D’Afonseca

Resumo: Neste minicurso, oferecemos uma abordagem que utiliza a aplicação da Matemática na construção civil como uma ferramenta para promover o aprendizado significativo, envolvente e contextualizado para estudantes do ensino básico. Exploramos a forma como os conceitos de proporção, perímetro, área e volume podem ser trabalhados no contexto da construção de uma casa. Nossa proposta é que as atividades incorporem elementos práticos e detalhes relevantes, indo além da simples associação com uma construção abstrata e idealizada. Além disso, visando explorar o potencial das tecnologias digitais para motivar e envolver os alunos, o curso também demonstrará como utilizar o software Sweet Home 3D. Esse programa gratuito permite a criação virtual de uma casa, explorando sua planta baixa e produzindo animações tridimensionais de seus ambientes internos e externos. Embora não seja um software desenvolvido especificamente para fins educacionais, sua simplicidade permite que os alunos aprendam a utilizá-lo enquanto realizam as atividades propostas. Além disso, o programa pode ser executado online, eliminando a necessidade de instalação nos computadores utilizados para a realização das atividades.

Grupo 2 – Minicurso 6: NOTAS DE AULA PARA ANÁLISE REAL: UMA ABORDAGEM INTEGRADA

Autores: Diogo Sampaio da Silva Flávia Morgana de Oliveira Jacinto

Resumo: Neste minicurso, refletimos sobre a importância da Análise Real na formação do professor de Matemática. Para nortear nossas reflexões, consideramos inicialmente o chamado problema da dupla descontinuidade da formação de professores de ciências da natureza e matemática, se referindo a discrepância da formação da escola para a universidade e vice-versa. Sendo a Análise Real uma disciplina que, em geral, figura nos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática no Brasil, abordamos sua estrutura e conteúdo para tratar do problema da dupla descontinuidade especificamente na formação do professor de Matemática, uma vez que muito se questiona que a abordagem dos conteúdos em Análise Real parece não dialogar com o que o licenciado vai abordar na sua prática em sala de aula. Ao mesmo tempo, o que é ensinado na escola básica sequer prepara adequadamente os futuros alunos para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral dos cursos de ciências exatas e áreas afins das universidades. Em seguida, trazemos para a discussão indagações a respeito da própria natureza da matemática como ciência dedutiva e as mudanças ocorridas ao longo do tempo na relação entre a intuição e o rigor essenciais em todo o desenvolvimento histórico dela, considerando como os aspectos históricos passam a integrar essencialmente a compreensão da natureza da Análise e da Matemática. Alinhados com a proposta de integrar conhecimentos de Matemática, sua história e a prática docente, finalizamos refletindo sobre como a ordem da apresentação dos conteúdos e a produção de materiais didáticos podem enriquecer o conhecimento do professor e criar conexões com sua prática no ensino da Matemática.