Conselho Fiscal

Biênio 2023-2024

Conselho Fiscal da ANPMat eleito para o biênio 2023-2024:

Conselheira: Carmen Vieira Mathias

Professora associada lotada no departamento de Matemática na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde ministra disciplinas em cursos de graduação e pós- graduação, orienta alunos de iniciação científica e mestrado. Colabora com o projeto Livro Aberto de Matemática e participa desde 2018 do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GEPGEO, na Universidade Franciscana (UFN).  Licenciada em Matemática pela UFSM, realizou os cursos de mestrado e doutorado em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um estágio de pós-doutorado com ênfase em ensino de matemática na UFN. Trabalha desde 2014 como voluntária em um projeto de extensão intitulado Curso de GeoGebra, no qual já foram formados mais de 5000 professores quanto a utilização do software para o ensino de Matemática. Quanto à pesquisa, tem interesse na realização de estudos e investigações sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais na formação docente e em suas práticas profissionais, tomando como foco processos de ensino e de aprendizagem em Geometria.

Conselheiro: Luís Carlos Silva

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e PROFMAT (2014), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2006) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2002). Professor de formação continuada de Matemática dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Teresina – SEMEC desde o ano de 2008, Professor de Matemática do Ensino Fundamental – SEMEC desde 2003, Professor de Matemática na rede estadual piauiense de ensino – SEDUC atuando no Ensino Médio desde o ano de 2000, Professor credenciado da OBMEP na escola e do PIC – Programa de Iniciação Cientifica Junior na Escola  Municipal de Nossa Senhora da Paz, Atuei como especialista na área de Matemática para a elaboração do Currículo de Teresina em 2018. Atuei como Professor Formador do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em 2014 e 2015, também atuei como conselheiro fiscal da ANPMAT no último biênio (2021 e 2022).

Conselheira: Renata Magarinus

Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2002), Especialista em Educação Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Mestra em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria – PROFMAT (2013). Trabalhou como professora de matemática na rede pública Municipal e Estadual, de 2003 à 2016, atuando no ensino fundamental, médio e EJA. Desde 2017 é professora de matemática no Instituto Federal e atualmente trabalha no campus de Sertão do IFRS, onde ministra aulas para o ensino médio técnico e superior. Atua como Professora Orientadora do PIC – OBMEP desde 2013. Foi membro da diretoria da ANPMat, desde sua criação até 2022 e foi membro das comissões organizadoras de todos os simpósios realizados por esta associação.

Biênio 2021-2022

Com uma cerimônia de posse virtual realizada no dia 30 de janeiro de 2021, o primeiro Conselho Fiscal eleito da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, para o biênio 2021-2022, se apresenta, e demonstra entusiasmo e otimismo ao fazer parte da ANPMat, que se iniciou em 2013 e que agora se torna mais fortalecida, com a primeira Diretoria eleita, o apoio e parceria do Conselho Diretor e Conselho Fiscal eleitos e Secretarias Regionais indicadas.  

Conheça o primeiro Conselho Fiscal da ANPMat eleito para o biênio 2021-2022:

Carmen Vieira Mathias

“Particularmente tive a honra de ver a AnpMat ser concebida. Isso foi em meados do ano de 2013, quando um grupo de professores começava a planejar o 1º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, o qual participei como ouvinte e ministrei um minicurso. Já nesse primeiro encontro, pode-se perceber que a AnpMat seria uma Associação diferente, onde todos os professores têm voz e vez. Tenho muito orgulho de ter participado desse Simpósio e de vários outros que vieram na sequência. Mas o que me proporciona muita alegria é ver minhas ex-alunas do ProfMat fazendo parte da diretoria e trabalhando ativamente na organização de eventos que são diferenciados, cujas atividades se preocupam com o ensino de Matemática. A gestão anterior teve muito apoio da SBM para conseguir firmar o seu espaço e se empenhou em divulgar a AnpMat no país inteiro. A nova gestão, começou em um período conturbado, visto a pandemia. Mas, está sabendo inovar e proporcionar aos associados diferentes experiências, com as Lives carinhosamente organizadas, o boletim feito pelos e para os sócios. Essa diretoria conseguiu, meio esse momento organizar um Simpósio totalmente virtual, que contou com diversas atividades e que, em minha opinião, tiveram a mesma qualidade dos Simpósios presenciais.”

Meu nome é Carmen Vieira Mathias. Sou casada com o Fernando Bayer e temos uma filha chamada Alice. Sou professora de Matemática na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde ministro disciplinas em cursos de graduação e pós- graduação, oriento alunos de iniciação científica e mestrado. Sou membro da comissão de extensão do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM, membro do conselho fiscal da AnpMat, colaboro com o projeto Livro Aberto de Matemática e participo desde 2018 do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GEPGEO, na Universidade Franciscana (UFN).  Sou licenciada em Matemática pelanUFSM, realizei os cursos de mestrado e doutorado em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um estágio de pós-doutorado com ênfase em ensino de matemática na UFN. Trabalho desde 2014 como voluntária em um projeto de extensão intitulado Curso de GeoGebra, no qual já foram formados mais de 5000 professores quanto a utilização do software para o ensino de Matemática. Quanto a pesquisa, tenho interesses na realização de estudos e investigações sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais na formação docente e em suas práticas profissionais, tomando como foco processos de ensino e de aprendizagem em Geometria.

Graziele Souza Mózer

“Acompanho de perto a ANPMat desde a sua criação em 2013. Os professores de Matemática do ensino básico precisavam de iniciativas de formação continuada que focassem nos profissionais que atuam neste segmento e a ANPMat consegue ter esse olhar porque ela é composta por professores que atuam diretamente nele. Os Simpósios da Formação do Professor de Matemática oferecem excelentes oportunidades de formação e capacitação. Estou sempre aprendendo muito com meus colegas e colaboradores da associação e acredito que me tornando uma profissional melhor também. Sou muito feliz e orgulhosa de fazer parte desse “time” e tenho certeza de que a associação alcançará voos cada vez mais altos.”

Sou professora de Matemática do Colégio Pedro II (Niterói, RJ) onde leciono em turmas de Ensino Médio Regular. Também tenho experiência em turmas do Ensino Fundamental e em cursos preparatórios para escolas militares e civis. Sou licenciada em Matemática pela UERJ, com especialização em Ensino de Matemática e egressa da turma de 2011 do PROFMat da UFF. Já atuei na ANPMat como secretária regional e membro da diretoria. Atualmente estou na assessoria de comunicação e sou membra do Conselho Fiscal.

Luis Carlos Vieira da Silva

“A ANPMat é uma associação que teve uma grande importância para mim, pois tive contato com novas práticas no ensino da matemática, portanto é uma rede de suma importância para disseminar essas novas práticas e experiências exitosas em âmbito nacional em um país de grandes extensões territoriais como o nosso. Espero que passando esse momento de pandemia, possamos ter mais Simpósios, para continuarmos a ter formações continuada de nossos professores através de debates e oficinas.” 

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e PROFMAT (2014), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2006) e Licenciado em Matemática pela Universidade estadual do Piauí – UESPI (2002). Hoje atuo como professor de formação continuada de Matemática dos professores do ensino fundamental da Secretária Municipal de Educação de Teresina – SEMEC desde o ano de 2008, Professor de Matemática do Ensino Fundamental – SEMEC desde 2003, Professor de Matemática na rede estadual piauiense de ensino – SEDUC atuando no Ensino Médio desde o ano de 2000. Tenho um projeto de incentivo e treinamento de alunos para as Olimpíadas de Matemática através da OBMEP na escola na Escola Municipal de Nossa Senhora da Paz, onde tenho conseguido colaborar para o excelente desempenho de nossos alunos. Atuei como especialista na área de Matemática para a elaboração do Currículo de Teresina em 2018. Atuei como Professor Formador do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em 2014 e 2015.