Regimento dos Simpósios

Clique aqui acessar o documento em PDF

REGIMENTO DOS SIMPÓSIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
I. Introdução

A Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) promove a realização de Simpósios da Formação do Professor de Matemática, nas cinco grandes regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), tendo também uma edição nacional. A ANPMat divulgará os Simpósios na sua página na internet, redes sociais e junto aos seus associados.

Os Simpósios têm por objetivo debater propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino, além de contribuir para a formação de estudantes e profissionais
ligados à Matemática, para uma melhor qualificação dos profissionais da área da Matemática e dos professores atuantes nos primeiros anos da educação básica.

II. Calendário e Local

Acontecem dois simpósios por ano (um por semestre), divididos em dois ciclos paralelos de periodicidade anual, divididos da seguinte forma:

Ciclo 1: Norte / Sul / Nordeste

Ciclo 2: Nacional / Sudeste / Nacional / Centro-Oeste

Os ciclos tiveram início em 2017. Os simpósios do ciclo 1 acontecem no 1° semestre e os do ciclo 2, no 2° semestre.

Em 2016, aconteceram os simpósios da Região Sul (1° semestre) e da Região  Nordeste  (2° semestre).

Portanto:

  • Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, será realizado um Simpósio a cada 4 anos.
  • Nas regiões Nordeste, Norte e Sul,  será realizado um Simpósio a cada 3 anos.
  • Haverá um Simpósio Nacional a cada 2 anos.

Assim, o calendário de simpósios de 2017 a 2024 é dado da seguinte forma:

 Ciclo 1 (1° sem)Ciclo 2 (2° sem)
2017NorteNacional
2018SulSudeste
2019NordesteNacional
2020Norte**Centro-Oeste**
2021NorteCentro-Oeste
2022Sul***Nacional
2023NordesteSudeste
2024NorteNacional

*A periodicidade da realização dos Simpósios pode ser alterada pela diretoria da ANPMat a qualquer momento.

** No Ano de 2020 não foram realizados os Simpósios previamente programados por causa da COVID-19, e portanto, o calendário de Simpósios foi alterado.

*** No Ano de 2022 não se realizará o Simpósio da Região Sul no primeiro semestre conforme consta
no calendário, mas teremos o Simpósio Nacional sendo realizado na Região Sul no segundo semestre

III. Motivação

Uma das grandes preocupações com a educação básica em nosso país diz respeito ao ensino e à aprendizagem de Matemática. Algumas avaliações nacionais, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), bem como avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), indicam pequenos avanços no desempenho dos nossos alunos. Além disso, persistem, em nosso país, elevadas taxas de repetência em Matemática.

Pode-se, portanto, tomar estes resultados como pressuposto para dizer que é imprescindível repensar todos os fatores que envolvem o ensino e a aprendizagem de Matemática. Neste contexto, a formação do  professor de Matemática  se apresenta  como um dos principais aspectos a ser considerado na busca pela melhoria da qualidade da educação básica.

Visando contribuir com a formação inicial e continuada do professor de Matemática, promovendo debates e apresentando novas propostas e pesquisas relacionadas à Matemática e ao seu ensino, a Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) propõem a realização de Simpósios de Formação do Professor de Matemática.

Os Simpósios consistirão de palestras, minicursos, oficinas, sessão de pôsteres, grupos de trabalhos dentre outras atividades. As palestras versarão sobre formação e qualificação profissional e outros temas relacionados ao ensino de Matemática. Os minicursos e oficinas têm por objetivo difundir pesquisas sobre diversos temas relacionados à Matemática e apresentar novas propostas para seu ensino, contribuindo desta forma  para a qualificação de professores e demais profissionais da área. A sessão de pôsteres será destinada, em especial, aos egressos do curso PROFMAT, para que estes possam divulgar seus trabalhos e pesquisas, oportunamente desenvolvidos no curso de mestrado, e resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos na educação básica na área de Matemática.

IV. Objetivos

  • Contribuir para a formação de estudantes de graduação, pós-graduação e dos profissionais ligados à Matemática;
  • Estimular a produção de trabalhos e pesquisas relacionados à Matemática e seu ensino;
  • Incentivar a comunicação de trabalhos e pesquisas realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação;
  • Promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam junto à Matemática e ao ensino de Matemática, em especial, os alunos egressos do curso PROFMAT;
  • Possibilitar uma maior reflexão sobre a formação do profissional da área da Matemática, em especial o professor, debatendo propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino;
  • Contribuir para uma melhor qualificação dos profissionais  da área da Matemática.
 V. Público Alvo

Pesquisadores, professores e estudantes de cursos  de graduação  e pós graduação que atuem junto a Matemática e ao ensino  de  Matemática, em  especial,  os  alunos  egressos do curso PROFMAT, os professores atuantes na educação básica e alunos de educação básica que tenham interesse no tema.

VI. Comissão Acadêmica e Organizadora

A Comissão Acadêmica e Organizadora deve ser formada tanto por docentes universitários quanto por professores da educação básica, caracterizando uma parceria entre escola e universidade.

A designação da Comissão Acadêmica e Comissão Organizadora é incumbência da Diretoria da ANPMat e dos organizadores locais da respectiva região do Simpósio. No caso da edição nacional, as comissões serão designadas somente pela diretoria da ANPMat.

Comissão Acadêmica:

A Comissão Acadêmica deve ser formada por membros da diretoria da ANPMat, pesquisadores convidados e membros locais. As indicações dos nomes serão feitas pela diretoria da ANPMat e pelos organizadores locais. Os membros da Comissão Acadêmica devem ser professores atuantes no ensino básico, no ensino superior e pesquisa. Deles se espera que possam elaborar projetos do evento e solicitar apoio aos órgãos financiadores. À Comissão Acadêmica cabe a definição de todo o programa acadêmico e científico do Simpósio.

Comissão Organizadora:

A Comissão Organizadora deve ser formada por membros da diretoria da ANPMat, egressos do PROFMAT e membros locais. As indicações dos nomes serão feitas pela diretoria da ANPMat e pelos organizadores locais.

A Comissão Organizadora será responsável pelos apoios secretarial e logístico, ou seja, distribuição dos espaços físicos, hotel para professores, alojamento para estudantes, emissão dos certificados, gerenciamento das inscrições dos participantes, recebimento das notas para prestação de contas junto aos órgãos financiadores do evento, elaborar o calendário do evento, divulgação do evento, editar material dos minicursos, confeccionar e gerenciar a página do evento, organizar as viagens dos participantes e conferencistas, seleção dos pôsteres e comunicações orais submetidos para apresentação. Para a apresentação de Comunicações Orais, fica a cargo da Comissão Organizadora designar os mediadores de cada uma das salas de apresentação, sejam físicas ou virtuais (no caso 5 da modalidade online).

A Comissão Organizadora local deve designar os professores para a avaliação de pôsteres, comunicações orais e minicursos submetidos ao evento e também fica responsável pela produção dos Anais do Simpósio para publicação no site do evento e disponibilização no site da ANPMat, este deve ser finalizado em no máximo um mês após o término do evento

É necessária a realização de pesquisa de pelo menos três orçamentos diferentes para a confecção de bolsas, blocos, crachás, canetas, faixas e coffee break.

VII.  Apoio Financeiro do Simpósio

Os recursos financeiros para a realização dos Simpósios devem ser solicitados às agências nacionais e estaduais de fomento (CNPq, CAPES, FAPs, etc) por meio de projetos apresentados por membros do Comitê Científico e/ou da Comissão Organizadora. Recomenda-se, igualmente, que os organizadores busquem parcerias com o INCTMat (ou instituições similares), que poderão financiar parte das atividades do Simpósio.

VIII. Inscrições

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no Sistema de Inscrições da ANPMat.

As taxas de inscrição serão discutidas entre a Comissão Organizadora e a Diretoria da ANPMat, mesmo para eventos na modalidade online serão cobradas taxas de inscrição. Os simpósios realizados pela ANPMat não têm a modalidade de participante ouvinte.

As taxas de inscrição serão pagas em conta da ANPMat, através de boleto bancário gerado pelo Sistema de Inscrições ou por pix (se no momento do evento) e sua utilização seguirá os seguintes procedimentos, seguindo a legislação brasileira em vigor.

As inscrições em minicursos e demais atividades deverão ser realizadas com antecedência e diretamente no sistema de eventos através do login do participante.

Todos os envolvidos na Comissão Organizadora Local devem estar inscritos e confirmados no sistema de eventos, assim como os avaliadores de pôsteres e comunicações orais.

Normas para uso dos recursos das taxas de inscrição
  1. Os recursos das taxas de inscrição destinam-se às atividades do evento respectivo:
  • passagens e diárias de participantes.
  • alimentação (almoço, coffee break etc).
  • material de consumo (blocos, canetas, crachás, toner etc).
  • material didático (gráfica, fotocópias, filmagens etc).
  • pagamento de StreamYard para eventos na modalidade online.
  • pagamento de equipe técnica de transmissão do evento na modalidade online.
  • pagamento de confecção de anais

Todos os pagamentos serão feitos diretamente pela ANPMat (com exceção da quota do Coordenador), segundo os procedimentos descritos abaixo. Não haverá pagamentos que não estejam nas condições indicadas a seguir ou para os quais não sejam fornecidos à ANPMat todos os documentos e dados listados. Não serão feitos pagamentos que excedam o valor dos recursos disponíveis.

2. Passagens podem ser solicitadas diretamente pelo Coordenador do evento, por meio de agência de viagem local. Solicitar o faturamento para a ANPMat.

3. Diárias serão depositadas na conta bancária do participante. A lista dos beneficiários deve ser fornecida pelo Coordenador do evento mediante planilha Excel para financeiro@anpmat.org.br e para o e-mail do responsável pelo evento da ANPMat na comissão do evento, informando
Nome completo
CPF
Dados da conta bancária
Valor bruto do pagamento

4. Pagamentos a Pessoas Jurídicas de produtos e serviços necessários para o evento serão feitos mediante apresentação de Nota Fiscal em nome da ANPMat. As Notas Fiscais devem ser enviadas para o e-mail financeiro@anpmat.org.br, no mínimo com quatro dias de antecedência da data de vencimento, contendo os dados completos para depósito bancário.

Dados da ANPMat para emissão de Nota Fiscal:

Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica
Avenida Presidente Wilson, 210, sala 620, Centro, Rio de Janeiro, CEP: 20030-021
CNPJ 30.690.110/0001-93

5. Pagamentos a Pessoas Físicas por serviços necessários para o evento serão submetidas previamente à ANPMat para aprovação. Será necessário informar os seguintes dados, por meio de tabela Excel enviada para o e-mail secretaria@anpmat.org.br e para o e-mail do responsável pelo evento da ANPMat na comissão do evento:

Nome completo PIS
CPF
Dados da conta bancária
Tipo de prestação de serviço
Valor bruto do pagamento

O valor bruto do pagamento será acrescido de 20% de INSS patronal para efeitos do cálculo do pagamento, já que esse valor será igualmente pago com recursos das taxas de inscrição.

Obs.: Este tipo de pagamento deve ser evitado.

6. O Coordenador disporá de quota de 10% do valor total das taxas de inscrição para pequenos pagamentos diretamente aos fornecedores. Esses pagamentos serão reembolsados pela ANPMat ao Coordenador mediante apresentação dos respectivos recibos.

7. Não está autorizada a compra de equipamentos permanentes com recursos das taxas de inscrição.

8. Os recursos remanescentes das taxas de inscrição serão utilizados em outros eventos da ANPMat.

9. Os casos omissos e não previstos nestas Normas serão discutidos e resolvidos pela Diretoria da ANPMat.

IX. Certificados

A ANPMat fica responsável pela confecção e disponibilização dos certificados de forma online através do sistema de eventos. Fica sob a responsabilidade do participante fazer o download e impressão dele.

Os certificados ficam disponibilizados no sistema de eventos durante dois anos. A ANPMat não se responsabiliza pela emissão de certificados de eventos realizados a mais de dois anos.

Fica a cargo da Comissão Organizadora local a confecção de certificados para alunos da graduação que participarem da organização do evento.

O sistema de eventos deve ser acessado pelo site eventos.anpmat.org.br.

Para a obtenção do certificado de participação dos Simpósios realizados pela ANPMat, é necessário ter no mínimo 75% de frequência nas atividades propostas no evento que será verificada através de controle de presença.

Para as submissões de apresentações de pôsteres e Comunicações Orais é permitido apenas um apresentador por trabalho, o qual deve ser um dos autores cadastrados no sistema, sendo que o certificado constará o nome de todos os autores.

O cadastro de autores e de co-autores deverá ser realizado no momento de inscrição do trabalho. Todos os autores devem estar com a inscrição confirmada no sistema de eventos, caso contrário não será possível a realização do cadastro.

A inscrição pode levar até 3 dias para a confirmação no sistema, uma vez que depende do retorno bancário sobre a informação de pagamento, por isso, sugerimos que o participante não deixe para realizar a inscrição no dia da submissão do trabalho. Em hipótese alguma serão recebidos trabalhos fora do prazo de envio.

Cada participante poderá submeter um único trabalho de cada modalidade (pôster e comunicação oral) e será certificado pela apresentação somente se estiver presente, no dia me horário estabelecido conforme cronograma anunciado no site do evento.

O certificado de apresentação seguirá o seguinte modelo:

• Certificado com apenas um autor

XXXXXX apresentou o trabalho intitulado XXXXXX, de autoria de xxxxxxxxxx na modalidade xxxxxxxxxxxxxxxx

• Certificado com vários autores

XXXXXXXXX apresentou o trabalho intitulado XXXXXX de autoria de XXXXXXXX (o apresentador), X e Y na modalidade XXXXXXXXXX