Diretoria Atual

A primeira diretoria eleita da ANPMAT

Com uma cerimônia de posse virtual realizada no dia 30 de janeiro de 2021, a primeira diretoria da ANPMat eleita para o biênio 2021-2022 se apresenta, e demonstra que dedicação e foco permanecerão numa exitosa caminhada que se iniciou em 2013 e que agora se torna mais fortalecida, com o apoio e parceria do Conselho Diretor eleito, Conselho Fiscal eleito e Secretarias Regionais indicadas.  

As parcerias com instituições e sociedades da área também se evidenciam e consolidam cada vez mais, com algumas ações e projetos já desenvolvidos em conjunto e outros ainda em planejamento, todos em prol da Educação Básica do Brasil.

Conheça a primeira diretoria da ANPMat eleita para o biênio 2021-2022:

Presidente: Marcela Luciano Vilela de Souza (UFTM)

”Essa nova estrutura da associação inspira um novo cenário de união e possibilidades bem sucedidas. Sempre acreditei no trabalho em equipe, com parcerias e apoiadores. Novas visões estratégicas naturalmente surgem para a atuação da ANPMat no Ensino de Matemática na Educação Brasileira”, destaca Marcela.

“Vai ser um grande desafio para todos nós e espero que os novos parceiros dos órgãos eleitos e indicados da ANPMat encarem esse desafio com a gente. Estamos mais fortalecidos e com certeza é uma fase muito positiva“, declara Marcela durante a Cerimônia de posse.

Possui graduação (bacharelado) em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1996), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1999) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UFTM. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação PROFMAT na UFTM. É presidente da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica-ANPMat (biênio 2021-2022). Foi membro da Diretoria da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica-ANPMat de 2013 a 2020. É membro do Comitê Editorial da Coleção PROFMAT da Sociedade Brasileira de Matemática-SBM (como Editora-Adjunta). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em 2013-1015 e 2015-2017, coordenadora local do PROFMAT (2011-2015), coordenadora regional do PROFMAT e membro da Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT. É membro do corpo docente/orientadores do PET-Matemática da UFTM. Tem experiência na área de Matemática e Ensino de Matemática, com ênfase em Análise Funcional, Tecnologias, Ensino e Aprendizagem de Matemática. Atualmente se dedica ao ensino de Matemática. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Matemática – GPFOPEM, cadastrado na plataforma do CNPq e atua na formação de professores que ensinam matemática. 

Vice-Presidente: Sérgio Augusto Amaral Lopes (Rede Estadual e Particular – MG)

“Sempre contribui com os Eventos da ANPMat, participando dos Simpósios Regionais e do Simpósio Nacional. Na maioria das vezes ministrando minicursos ou em mesas redondas. E agora me sinto muito honrado em fazer parte da diretoria da ANPMat e poder continuar trabalhando junto à essa associação para o crescimento e melhoria da Educação Básica no Brasil”, destaca Sérgio.

Licenciado em Matemática pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia em 1996, atualmente é professor dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Psicologia, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Civil, Educação Física e Pedagogia do UNICERP- Centro Universitário Cerrado Patrocínio, professor de Matemática da Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz de 1º e 2º graus, professor de 1º e 2º graus no Colégio Prisma COC. Tem experiência na área de Estatística e Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Informática Aplicada à Educação. Especialista em Educação Matemática. Mestre em Matemática pelo PROFMAT-Mestrado Profissionalizante em Matemática, na UFTM-Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professor orientador do estágio de iniciação científica da OBMEP-Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas de 2006 até 2015, no pólo Patos de Minas, região MG-04.

Secretária: Ana Luiza de Freitas Kessler (CAP – UFRGS)

É um prazer e uma honra continuar participando da ANPMat, pois acompanho o trabalho desenvolvido, como participante dos Simpósios, desde 2014, passando a fazer parte como Representante da Região Sul neste mesmo ano, e posteriormente como membro da Diretoria. Agradeço a oportunidade de continuar contribuindo e aprendendo, cada dia mais, com essa Associação que admiro e desde sua criação”, declara Ana Luiza.

Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – 2010) e Mestre em Matemática pelo PROFMAT – UFSM (2015). Atuou como professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (2010 – 2017), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande (2017 – 2018) e atualmente é professora de ensino básico téc. e tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP – UFRGS). Integra a Comissão Análoga à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, para fins exclusivo de Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC dos docentes do EBTT da UFRGS. Atuou como Secretária da ANPMat da Região Sul e é membro da Diretoria da ANPMat (desde 2014).

Secretária: Renata Magarinus (IFRS)

“Só tenho a agradecer a ANPMat pelo aprendizado recebido, desde a realização do primeiro simpósio em 2013, aos nossos parceiros, que sempre apoiaram nossas ações acreditando que a associação pode sim contribuir na melhoria do ensino da matemática no Brasil”, declara Renata.

Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2002), Especialista em Educação Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Mestra em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria – PROFMAT (2013). Trabalhou como professora de matemática na rede pública Municipal e Estadual, de 2003 à 2016, atuando no ensino fundamental, médio e EJA. Desde 2017 é professora de matemática no Instituto Federal e atualmente trabalha no campus de Sertão do IFRS, onde ministra aulas para o ensino médio técnico e superior. Atua como Professora Orientadora do PIC – OBMEP desde 2013. É membro da diretoria da ANPMat, desde sua criação, e foi membro da comissão organizadora de todos os simpósios realizados por esta associação.

Secretária: Sumaia Almeida Ramos (Rede Estadual – PE)

“Desde a minha graduação acompanho com muita admiração o trabalho de alguns professores que fazem parte da ANPMat. Em 2016 tive a oportunidade de conhecer melhor essa associação e o trabalho realizado por essas pessoas. O sentimento gerado foi de acolhimento e gratidão. Senti os professores da educação básica sendo acolhidos por essas pessoas, pela dedicação em propor soluções para o ensino da matemática e assim tenho gratidão. É uma honra poder contribuir com essa equipe incrível, tenho certeza, será uma experiência de muito aprendizado. Obrigada pela oportunidade!”, declara Sumaia.

Licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2013), pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino da Matemática nas Faculdades Montenegro (2016), Mestrado em Matemática (PROFMAT/2017) pela SBM na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de análise estatística de potencial energético, Educação Matemática e uso de tecnologias na educação básica. Atualmente é professora efetiva pela rede municipal de ensino de Petrolina-PE e pela rede Estadual de Pernambuco, atuando em turmas dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio (modalidade regular e EJA). É membro do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática (Nupemat/Univasf). Desde janeiro de 2019 está coordenando o PAPMEM em Juazeiro-BA. Em 2018 e 2019 foi monitora da OBMEP na Escola.

Secretária: Priscilla Guez Rabelo (Colégio Pedro II)

“Vi a criação da ANPMat no I Simpósio Nacional da Formação do Professor de matemática em 2013 e desde então, acompanhando como suas ações trazem benefícios a formação do professor. A certeza de que ainda há muitas contribuições que podem ser realizadas me motiva a continuar participando e apoiando essas realizações“, declara Priscilla.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e mestrado em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professora docente – Colégio Pedro II e vice-presidente da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica. Atuou gravando vídeoaulas para o Portal do Saber da OBMEP. Membro da Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT.

A ANPMat comunica que no mês de maio de 2021 a professora Priscilla Guez Rabelo foi desligada a pedido da própria de suas funções da diretoria da ANPMat. Priscilla já contribuiu em gestões anteriores como vice-presidente e na atual gestão exercia a função de secretária. No mês de junho do mesmo ano o professor Gilmar José Fava foi indicado pelo conselho diretor (conforme estatuto da associação) para ocupar o cargo vago na diretoria.
Para saber mais sobre o professor Gilmar, leia a matéria abaixo.

Gilmar José Fava

“O agradável envolvimento com a ANPMat me trouxe, e ainda traz, a alegria de poder atuar com MULHERES determinadas, destemidas e ousadas em busca da inovação do ensino de matemática que, juntamente com os Colegas Diretores, todos se somam ao meu desejo de poder capacitar e aperfeiçoar o professor e o ensino de matemática na escola básica brasileira. O desafio é enorme, mas não impossível. Sigamos avante, retroceder jamais!”

Professor de nível básico e universitário, com graduação em Letras (licenciatura), Matemática (licenciatura), Pedagogia (licenciatura) e Bacharel em Direito. Especialista em Supervisão Escolar e Educação Matemática. Mestre em Linguística Aplicada, Doutor em Educação e Linguística e doutorando em Direito na área de Direito Constitucional na Universidad de Buenos Aires (UBA). Com experiência em Assuntos Educacionais (Supervisão escolar), na área Administrativa Educacional como Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Orientador Pedagógico e Supervisor Escolar. Experiência na assessoria política-educacional das séries iniciais e finais, Articulador Pedagógico e Gestão de Pessoas do “Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa em Timor-Leste” (2012/Projeto II – “Ensino da Língua Portuguesa Instrumental”.