Desafio 3: Desfragmentação

Se você usou computadores na década de 1990, muito provavelmente se lembra da necessidade de deixar o seu computador desfragmentando o disco rígido noite a fora de vez em quando.

A desfragmentação de discos é um processo necessário até hoje em alguns dispositivos e ainda não se conhece um algoritmo capaz de realizá-la sempre com o menor número de movimentos possível, o que economizaria processamento e energia. O nosso terceiro Desafio ANPMat tem a ver com isso , clique aqui para conferir!

Eleições ANPMat

Prezados associados, o mandato do grupo que hoje está à frente das ações da ANPMat se encerra no final deste ano de 2024, por isso, de 23 de setembro a 24 de outubro de 2024 teremos eleições para os diferentes órgãos que compõem nossa associação: o Conselho Diretor (CD), a Diretoria e o Conselho Fiscal (CF).

São quatro cargos para o CD, com mandato de 4 anos (2025 – 2028), seis para a Diretoria e três para o CF, ambos com mandatos de 2 anos (2025 – 2026). No caso da Diretoria, vota-se na chapa, enquanto que, para o CD e o CF, as candidaturas são individuais.

Para poder votar, é necessário estar em dia com a anuidade e pertencer a associação há pelo menos um ano até o final das eleições. Então, se você é associado, mas não atualizou a anuidade 2024, corra lá que ainda dá tempo!

No período de 8 de julho a 8 de agosto de 2024 ocorrerão também as chamadas para candidaturas e somente os associados em dia com a anuidade vinculados à associação por pelo menos dois anos até 24 de outubro de 2024 poderão concorrer.

As submissões devem ser enviadas para o e-mail eleicoesanpmat@gmail.com.

No caso das candidaturas individuais, cada candidato deve indicar no corpo do e-mail qual o cargo pleiteado (CD ou CF) e, no caso do CD, qual região está representando. Além disso, deve enviar documento anexo nos formatos pdf e editável (docx, doc ou odt) uma descrição sua contendo no máximo 1200 caracteres incluindo espaços para posterior divulgação entre os eleitores.

No caso das chapas, que concorrerão a Diretoria, um único e-mail deverá ser enviado por um de seus membros. No corpo do e-mail deverá ser informado o nome da chapa e quem são seus membros. Como anexo, devem ser apresentados um arquivo pdf contendo o plano estratégico da chapa para a gestão 2025-2026 e outros dois arquivos (um no formato pdf e outro editável) contendo uma breve descrição de cada candidato (no máximo 1200 caracteres incluindo espaços para cada candidato).

Carta de apoio aos servidores da educação em luta

Neste dia 28 de abril de 2024, a ANPMat vem, por meio desta carta, manifestar apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da educação em sua luta por valorização profissional e condições de trabalho dignas.

Atualmente, servidores de diversas universidades e institutos federais de educação encontram-se em greve, reivindicando melhorias em seus salários e planos de carreira. Acreditamos que o avanço da educação exige a valorização dos profissionais que nela atuam.

O apoio à luta da classe trabalhadora independe do grupo político no poder. O orçamento público, garantido, em especial, pelos impostos coletados da população, deve retornar a esta por meio de serviços como, por exemplo, educação e saúde de qualidade.

Uma vez que o orçamento público é objeto de constante disputa pelos mais diversos grupos de poder, a luta da classe trabalhadora é sempre legítima e necessária, não se tratando, portanto, de um ataque a qualquer que seja o governo empossado, mas de uma forma de lembrá-lo aos interesses de quem deve servir.

Estamos convencidos de que o investimento em educação é o que garantirá as necessárias mudanças para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sensível às questões ambientais.

É importante que o governo invista na permanente formação dos profissionais da área da educação, que, aliás, é a principal razão de existir da ANPMat. E é por isso mesmo que esta associação se posiciona hoje ao lado de professores e técnicos da área da educação em sua luta, por compreender que a educação é um ato político, como nos ensinou Paulo Freire, e também que os movimentos de resistência em seu favor são educativos, constituindo, portanto, parte indissociável da formação do educador.