Resultado das eleições de Diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2025-2026 e do Conselho Diretor Quadriênio 2025-2028Eleições da ANPMat 2024

A Comissão Eleitoral divulga o resultado das eleições, realizadas no período de 29/09/2024 a 28/10/2024, para a composição da Diretoria e do Conselho Fiscal da ANPMat, para o biênio 2025-2026, e do Conselho Diretor, para o quadriênio 2025-2028. Foram eleitos:

Diretoria:

Presidente: Sumaia Almeida Ramos (Rede Estadual – PE e SEDUCE/Petrolina-PE)

Vice-presidente: Viviane de Oliveira Santos (UFAL)

Secretária: Laura Leticia Ramos Rifo (UNICAMP)

Secretário: Lino Marcos da Silva (UNIVASF)

Secretária: Aline de Lima Guedes (UERJ)

Secretária: Ana Paula Foss (Escola Estadual de Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz)

Conselho Fiscal:

Graziele Souza Mózer (IFSP)

Leonardo Barichello (USP)

Renata Magarinus (IFRS)

Conselho Diretor:

Ana Luiza de Freitas Kessler (CAP – UFRGS)

Marcela Luciano Vilela de Souza (UFTM – MG)

Letícia Rangel (CAP – UFRJ)

Vitor Gustavo de Amorim (IFSP)

Desafio 3: Desfragmentação

Se você usou computadores na década de 1990, muito provavelmente se lembra da necessidade de deixar o seu computador desfragmentando o disco rígido noite a fora de vez em quando.

A desfragmentação de discos é um processo necessário até hoje em alguns dispositivos e ainda não se conhece um algoritmo capaz de realizá-la sempre com o menor número de movimentos possível, o que economizaria processamento e energia. O nosso terceiro Desafio ANPMat tem a ver com isso , clique aqui para conferir!

Carta de apoio aos servidores da educação em luta

Neste dia 28 de abril de 2024, a ANPMat vem, por meio desta carta, manifestar apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da educação em sua luta por valorização profissional e condições de trabalho dignas.

Atualmente, servidores de diversas universidades e institutos federais de educação encontram-se em greve, reivindicando melhorias em seus salários e planos de carreira. Acreditamos que o avanço da educação exige a valorização dos profissionais que nela atuam.

O apoio à luta da classe trabalhadora independe do grupo político no poder. O orçamento público, garantido, em especial, pelos impostos coletados da população, deve retornar a esta por meio de serviços como, por exemplo, educação e saúde de qualidade.

Uma vez que o orçamento público é objeto de constante disputa pelos mais diversos grupos de poder, a luta da classe trabalhadora é sempre legítima e necessária, não se tratando, portanto, de um ataque a qualquer que seja o governo empossado, mas de uma forma de lembrá-lo aos interesses de quem deve servir.

Estamos convencidos de que o investimento em educação é o que garantirá as necessárias mudanças para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sensível às questões ambientais.

É importante que o governo invista na permanente formação dos profissionais da área da educação, que, aliás, é a principal razão de existir da ANPMat. E é por isso mesmo que esta associação se posiciona hoje ao lado de professores e técnicos da área da educação em sua luta, por compreender que a educação é um ato político, como nos ensinou Paulo Freire, e também que os movimentos de resistência em seu favor são educativos, constituindo, portanto, parte indissociável da formação do educador.