Circuito de Lives

2021

O Circuito de Lives da ANPMat – 2021 tem o apoio do Bulletin of theBrazilian Mathematical Society.

A transmissão é realizada pelo Canal ANPMat Oficial no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCMuskV-0Tx5ytrR3G4UIkhg

Live 6 – 2021

Convidado: Sérgio Dantas

Título: “Construindo atividades online na plataforma do GeoGebra: integrando textos, imagens, animações e vídeos.”

Resumo: Nessa palestra tratarei sobre o design instrucional na plataforma online do GeoGebra integrando várias mídias na composição de uma aula de Matemática.

Data: 28 de Agosto de 2021 (Sábado)

Horário: 10h

Live 5 – 2021

Convidada: Aline Guedes (UERJ)

Título: “Missão ou profissão: é possível ter sucesso financeiro sendo professor?”

Data: 10 de Julho (sábado)

Horário: 10h

Live 4 – 2021

Convidada: Laura Rifo (UNICAMP)

Título: “Precisamos falar sobre o ensino de probabilidade.”

Resumo:
É comum ouvirmos frases como “a matemática está em tudo” ou “a estatística permite formar cidadãos críticos”. Para os que trabalhamos com ensino, no entanto, a busca de exemplos que evidenciem tais afirmações não é trivial, já que estes dependem do conhecimento matemático de que dispomos para cada nível escolar.
A ferramenta didática que discutiremos nesta conversa, como elemento motivador para a aprendizagem de estatística e do pensamento probabilístico, é uma atividade intelectual realizada por todos nós cotidianamente: a tomada de decisões em situações de incerteza.
Se você não tem certeza se vale a pena ou não assistir à palestra, então você está no público-alvo!

Mediador: Vitor Amorim (IFSP)

Data: 26/06/2021 (sábado)

Horário: 10h

Live 3 – 2021

Convidada: Adriana Neumann (UFRGS)

Título:
“Mulheres na Matemática: obstáculos e conquistas”.

Resumo:
Nesta palestra iremos falar sobre alguns fatores que levam à baixa porcentagem de mulheres na matemática (e ciência) brasileira. Infelizmente alguns deles aparecem cedo, evidências indicam que estereótipos implícitos de gênero são uma construção social que inicia na infância (Bian et al. 2017). Outros são bastante concretos tais como o desafio de conciliar a carreira e filhos em uma sociedade que delega totalmente o ato de cuidar para as mulheres. Há muitos outros desafios, mas também já temos muito que comemorar. Nos últimos anos, avanços foram feitos graças a conscientização da comunidade sobre os problemas existentes e o debate sobre algumas ações que visam melhorar a participação feminina na matemática. Nesse momento de pandemia é muito importante que estes debates e ações sejam ampliados para que não tenhamos retrocessos.

Clique aqui e tenha acesso à apresentação utilizada na Live

Mediação: Luisa Doering (UFRGS)

Data: 15/05/2021 (sábado)

Horário: 10h

A Live encontra-se disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=Fn8wH6l5oV4

Clique aqui e tenha acesso aos links utilizados durante a live.

Live 2 – 2021

Convidada: Wendy Haddad Carraro (UFRGS)

Título: “Ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19”.

Mediação: Carmem Mathias (UFSM)

Data: 24 de Abril de 2021 (sábado)

Horário: 10h

A professora Wendy Carraro é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem compartilhado práticas, metodologias ativas e experiências com uso de ferramentas e para aulas online em tempos de Pandemia. Coordena o Projeto de Extensão Educação Financeira em tempos de Covid-19 https://www.ufrgs.br/educacaofinanceira/

A Live encontra-se disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=Zo6kRfykd7o

Clique aqui e tenha acesso a apresentação utilizada na Live

Live 1 – 2021

Em 27 de Março de 2021 às 10h, ocorreu a Live com a presença do professor e pesquisador João Bosco Pitombeira de Carvalho e mediação do Professor Sérgio Augusto Amaral Lopes.

Título da Live: “Os desafios de ensinar Matemática depois da Base Nacional Curricular Comum”.

Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento obrigatório que tem dentre seus principais objetivos nortear a formação dos currículos na Educação Básica e proporcionar um ensino que seja significativo em qualidade e equidade a todos os estudantes brasileiros.
Este documento é composto por 10 competências gerais e 8 competências específicas para a área de Matemática. Nesse sentido, a Educação Matemática passa por um momento de profundas transformações no que diz respeito à implementação dos novos currículos e novas metodologias para Ensino Fundamental e o Novo Ensino Médio.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=msvcBXT_SFU&t=175s

2020

Live 1 – 2020

O Circuito de Lives da ANPMat iniciou em 14 de Maio de 2020, com a presença do Professor Humberto Bortolossi (UFF), em homenagem ao ilustre matemático e professor John Conway que faleceu em 11 de abril deste ano, vítima de COVID-19 aos 82 anos, mediada pela Professora Priscilla Guez Rabelo (Colégio Pedro II).

Título da Live:
John Conway (1937-2020) e sua solução para uma questão do jogo “resta um”: um belíssimo exemplo da Matemática como o estudo de estruturas

Resumo:
O senso comum diz que Matemática só trata de números e fórmulas. Por outro lado, muitos matemáticos profissionais definem esta disciplina como o estudo de estruturas e padrões. Como levar os alunos da Escola Básica a apreciarem este outro aspecto da Matemática? Nesta live, apresentaremos um exemplo engenhoso dado pelo criativo matemático John Conway que é acessível a alunos do Ensino Médio e se situa no contexto do clássico jogo “resta um”. Familiaridade com progressões geométricas é o único pré-requisito necessário para compreender o argumento dado por Conway. 📷:https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Conway

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9jmLNPJKAkg