Circuito de Lives

2021

O Circuito de Lives da ANPMat – 2021 tem o apoio do Bulletin of theBrazilian Mathematical Society.

A transmissão é realizada pelo Canal ANPMat Oficial no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCMuskV-0Tx5ytrR3G4UIkhg

Live 10 – 2021

Convidados: Carmen Mathias (UFSM-RS), Fábio Simas (UNIRIO – RJ) e Letícia Rangel (CAp UFRJ – RJ)

Título: “Livro Aberto de Matemática

Data: 04 de dezembro de 2021

Horário: 10h

Resumo: O Livro Aberto de Matemática é um projeto da OBMEP de produção colaborativa de coleções de livros didáticos de Matemática, desenvolvidos por professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Nessa live serão apresentados o projeto e algumas atividades que caracterizam os materiais didáticos produzidos. 

Live 9 – 2021

Leo Akio

Convidado: Leo Akio Yokoyama – Colégio de Aplicação da UFRJ

Título: “Educação Matemática Inclusiva

Mediação: Glaucia Malta – SMED Porto Alegre

Data: 27 de novembro de 2021

Horário: 10 horas

Resumo: Como saber se uma criança compreende o conceito de número? Saber contar variados grupos de 10 objetos garante que a criança saiba o significado de 10? Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de número?

Esta apresentação considera a evolução do conceito de número natural e, mais especificamente, da quantificação de conjuntos até 10 elementos, por crianças e adolescentes com síndrome de Down. As atividades foram projetadas para envolver os participantes na construção da imagem conceitual que pudesse servir para construção do conceito de número. A análise indicou que todos os participantes fizeram modificações significativas com a imagem conceitual associada ao processo de quantificação, e melhoraram a sua capacidade de quantificar conjuntos de objetos, e que as imagens conceituais evocadas variaram de acordo com o indivíduo. Um aspecto das atividades que parecia particularmente importante para permitir que os participantes fossem além da utilização de procedimento de contagem mecanizada foi a presença de recursos multissensoriais que eles puderam usar para verificar e corrigir suas próprias estratégias. Trocas de experiências e reflexões sobre educação inclusiva são necessárias nos dias atuais.

– Leo Akio Yokoyama fez Licenciatura em Matemática pela UNICAMP (1997), Especialização em Educação Matemática pela PUC-Rio (2000), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2002) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012). Apresentador do Programa “Matemática em Toda Parte II” da TV Escola. Professor efetivo do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência em Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Consultor do INEP/MEC: especialista na Análise, Elaboração e Revisão de Itens para Avaliações em Larga Escala (Provinha Brasil, ANA, Prova Brasil/SAEB, ENCCEJA, ENEM). (Texto informado pelo autor)

Equipe dos bastidores: Ana Luiza Kessler, Marcela Souza e João Lucas, Sumaia Ramos, Gláucia Malta, Leo Akio, Sérgio Lopes, Maria Botelho e Gabriel Brasil.

Live 8 – 2021

Título: “Metodologias mediadas por projetos”

Convidado: Luiz Felipe Lins (Escola Municipal Francis Hime)

Mediadora: Letícia Rangel (UFRJ)

Resumo: O cenário atual do ensino de Matemática tem sido evidenciado nos baixos resultados das avaliações em larga escala realizadas no país, como por exemplo, a Prova Brasil (atual SAEB). Assim, tem sido um grande desafio, para professores e unidades escolares, dar conta de um desempenho insatisfatório dos alunos e da relação negativa dos mesmos com a Matemática apresentada em sala de aula. Ao longo dos meus 49 anos de idade, estive 43 em escola pública: 26 como professor e 17 como aluno, vivi e oportunizei a realização de muitos sonhos e a ressignificação de outros. Eles chegam com níveis de conhecimentos diferentes, mas parto do princípio que todos têm que aprender: não há exceções. Então escuto suas expectativas de aprendizagens e procuro trabalhar para que aprendam, respeitando suas individualidades, dificuldades e potencialidades. Cada aluno que tive tem sua história, algumas, muito marcantes e inspiradoras. O trabalho em grupo possibilita a Socialização de conhecimentos, descobertas e novas possibilidades. E o trabalho com projetos surpreendem, ampliam e enriquecem. Trabalhar com alunos em etapas diferenciadas de aprendizagens motiva, pois podemos avançar a partir das especificidades de cada um. Hoje, percebo que não estou ali para formar matemáticos ou engenheiros, é o ensino pela Matemática e não para a Matemática. O mais importante é saber qual Matemática fará sentido na vida dessa garotada. Para assegurar a aprendizagem em trabalhos mediados por projetos, é preciso rever cada detalhe do processo educativo: o espaço da sala de aula, a grade curricular, os processos avaliativos, a questão da interdisciplinaridade e o despertar da inteligência emocional. Além disso, a importância de um professor disposto a compreender as mudanças já ocorridas e ter a consciência de que habitamos uma Sociedade em permanente transformação e que podemos aprender a partir das indagações trazidas por nossas crianças.

Data: 23 de outubro de 2021

Horário: 10 horas.

Minibio: Luiz Felipe Lins, professor da rede Municipal do Rio de Janeiro há 26 anos com duas matrículas. Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROFMAT/UNIRIO). Com o projeto Geometria & Construção Civil fomos vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica em 2020 e fizemos parte dos 10 premiados no Prêmio Educador Nota 10o qual vencemos a categoria de votação popular “#Esse Projeto é 10” e, individualmente, recebi o título de Educador do Ano de 2020. Premiado 11 vezes pelo desempenho dos meus alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que reúne anualmente cerca de 20 milhões de alunos e 45000 escolas participantes.

Equipe dos bastidores: Lucas Maciel, Marcela Vilella, Luiz Felipe Lins, Letícia Rangel, Gabriel Brasil e Sérgio Lopes.

Live 7 – 2021

Título: “OBMEP: Conquistas e Desafios”

Convidados: Antônio Amaral (Rede Estadual – PI)

                      Alessandra Lisboa (SEEDF/UnB/PI)

Mediadora: Maria Botelho (Rede Estadual – MG)

Resumo: Durante a live serão debatidas questões relacionadas com à OBMEP, tais como:  o despertar de talentos; a OBMEP enquanto política pública de inclusão;  Projeto Matemática Todo Dia, estratégia de pequenos grupos colaborativos para preparação olímpica; histórias inspiradoras da OBMEP; o desafio da realização da olimpíada em tempos de pandemia e estratégias criativas e lúdicas no ensino de matemática.

Data: 18 de setembro de 2021 (sábado)

Hora: 10 horas

Equipe dos bastidores: Marcela Vilella, Lucas Maciel, Maria Botelho, Alessandra Lisboa, Gabriel Brasil, Sérgio Lopes e Ana Luiza Kessler.

Live 6 – 2021

Convidado: Sérgio Dantas

Título: “Construindo atividades online na plataforma do GeoGebra: integrando textos, imagens, animações e vídeos.”

Resumo: Nessa palestra tratarei sobre o design instrucional na plataforma online do GeoGebra integrando várias mídias na composição de uma aula de Matemática.

Mediação: Aroldo Athias (UFOPA)

Data: 28 de Agosto de 2021 (Sábado)

Horário: 10h

Equipe dos bastidores: Aroldo Athias, Sérgio Dantas, Gabriel Brasil, Marcela Vilella, Renata Magarinus e Ana Luiza Kessler.

Live 5 – 2021

Convidada: Aline Guedes (UERJ)

Título: “Missão ou profissão: é possível ter sucesso financeiro sendo professor?”

Mediação: Valéria Moreira (CEFET-MG)

Data: 10 de Julho (sábado)

Horário: 10h

Contatos da professora Aline Guedes: https://www.youtube.com/channel/UCCCJnawDzeLBqa0aKzlN6Bw

@alineguedes.edufinanceira

Equipe: Gabriel Brasil, Aline Guedes, Valéria Moreira, Lucas Maciel, Marcela Vilella, Sérgio Lopes, Ana Luiza Kessler.

Live 4 – 2021

Convidada: Laura Rifo (UNICAMP)

Título: “Precisamos falar sobre o ensino de probabilidade.”

Resumo:
É comum ouvirmos frases como “a matemática está em tudo” ou “a estatística permite formar cidadãos críticos”. Para os que trabalhamos com ensino, no entanto, a busca de exemplos que evidenciem tais afirmações não é trivial, já que estes dependem do conhecimento matemático de que dispomos para cada nível escolar.
A ferramenta didática que discutiremos nesta conversa, como elemento motivador para a aprendizagem de estatística e do pensamento probabilístico, é uma atividade intelectual realizada por todos nós cotidianamente: a tomada de decisões em situações de incerteza.
Se você não tem certeza se vale a pena ou não assistir à palestra, então você está no público-alvo!

Mediador: Vitor Amorim (IFSP)

Data: 26/06/2021 (sábado)

Horário: 10h

Clique aqui para ter acesso a apresentação.

Live 3 – 2021

Convidada: Adriana Neumann (UFRGS)

Título:
“Mulheres na Matemática: obstáculos e conquistas”.

Resumo:
Nesta palestra iremos falar sobre alguns fatores que levam à baixa porcentagem de mulheres na matemática (e ciência) brasileira. Infelizmente alguns deles aparecem cedo, evidências indicam que estereótipos implícitos de gênero são uma construção social que inicia na infância (Bian et al. 2017). Outros são bastante concretos tais como o desafio de conciliar a carreira e filhos em uma sociedade que delega totalmente o ato de cuidar para as mulheres. Há muitos outros desafios, mas também já temos muito que comemorar. Nos últimos anos, avanços foram feitos graças a conscientização da comunidade sobre os problemas existentes e o debate sobre algumas ações que visam melhorar a participação feminina na matemática. Nesse momento de pandemia é muito importante que estes debates e ações sejam ampliados para que não tenhamos retrocessos.

Clique aqui e tenha acesso à apresentação utilizada na Live

Mediação: Luisa Doering (UFRGS)

Data: 15/05/2021 (sábado)

Horário: 10h

A Live encontra-se disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=Fn8wH6l5oV4

Clique aqui e tenha acesso aos links utilizados durante a live.

Equipe: Ana Luiza Kessler, Luisa Doering, Adriana Neumann, Gabriel Brasil, Lucas Maciel, Sérgio Lopes, Marcela Vilella, Renata Magarinus.

Live 2 – 2021

Convidada: Wendy Haddad Carraro (UFRGS)

Título: “Ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19”.

Mediação: Carmem Mathias (UFSM)

Data: 24 de Abril de 2021 (sábado)

Horário: 10h

A professora Wendy Carraro é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem compartilhado práticas, metodologias ativas e experiências com uso de ferramentas e para aulas online em tempos de Pandemia. Coordena o Projeto de Extensão Educação Financeira em tempos de Covid-19 https://www.ufrgs.br/educacaofinanceira/

A Live encontra-se disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=Zo6kRfykd7o

Clique aqui e tenha acesso a apresentação utilizada na Live

Equipe: Wendy Carraro, Carmen Mathias, Gabriel Brasil, Marcela Vilella, Ana Luiza Kessler, Sérgio Lopes.

Live 1 – 2021

Em 27 de Março de 2021 às 10h, ocorreu a Live com a presença do professor e pesquisador João Bosco Pitombeira de Carvalho e mediação do Professor Sérgio Augusto Amaral Lopes.

Título da Live: “Os desafios de ensinar Matemática depois da Base Nacional Curricular Comum”.

Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento obrigatório que tem dentre seus principais objetivos nortear a formação dos currículos na Educação Básica e proporcionar um ensino que seja significativo em qualidade e equidade a todos os estudantes brasileiros.
Este documento é composto por 10 competências gerais e 8 competências específicas para a área de Matemática. Nesse sentido, a Educação Matemática passa por um momento de profundas transformações no que diz respeito à implementação dos novos currículos e novas metodologias para Ensino Fundamental e o Novo Ensino Médio.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=msvcBXT_SFU&t=175s

2020

Live 1 – 2020

O Circuito de Lives da ANPMat iniciou em 14 de Maio de 2020, com a presença do Professor Humberto Bortolossi (UFF), em homenagem ao ilustre matemático e professor John Conway que faleceu em 11 de abril deste ano, vítima de COVID-19 aos 82 anos, mediada pela Professora Priscilla Guez Rabelo (Colégio Pedro II).

Título da Live:
John Conway (1937-2020) e sua solução para uma questão do jogo “resta um”: um belíssimo exemplo da Matemática como o estudo de estruturas

Resumo:
O senso comum diz que Matemática só trata de números e fórmulas. Por outro lado, muitos matemáticos profissionais definem esta disciplina como o estudo de estruturas e padrões. Como levar os alunos da Escola Básica a apreciarem este outro aspecto da Matemática? Nesta live, apresentaremos um exemplo engenhoso dado pelo criativo matemático John Conway que é acessível a alunos do Ensino Médio e se situa no contexto do clássico jogo “resta um”. Familiaridade com progressões geométricas é o único pré-requisito necessário para compreender o argumento dado por Conway. 📷:https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Conway

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9jmLNPJKAkg