Conselho Diretor da ANPMat eleito para o quadriênio 2025-2028:
Presidente: Marcela Luciano Vilela de Souza (UFTM – MG)

“É uma honra atuar na ANPMat desde a sua criação em 2013, sendo sempre um grande desafio lutar pelo trabalho em equipe, com parceiros e apoiadores, para tornar a associação cada vez mais fortalecida e consolidar seus projetos. Na ANPMat, damos voz aos professores de Matemática que estão em sala de aula em todos os níveis e valorizamos as ações que aproximam a Escola Básica da Universidade. Me identifico com a causa de motivar essa aproximação e diálogo, para que todos reconheçam a importância do engajamento e dedicação nessa direção, para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Brasileira.”
Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, mestrado e doutorado em Matemática pela UNICAMP. É representante do Brasil na ICMI, International Commission on Mathematical Instruction. Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e membro do seu corpo docente do PROFMAT. Foi presidente da ANPMat durante os biênios 2021-2022 e 2023-2024, membro da Diretoria da ANPMat de 2013 a 2020, sendo presidente do seu Conselho Diretor a partir de 2025. Também foi diretora da SBM em 2013-2105 e 2015-2017. Atualmente se dedica ao Ensino e Aprendizagem de Matemática e atua na formação de professores que ensinam matemática. É membro do Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq intitulado “A Matemática das décadas de 1960 e 1970 no Brasil: estudos da documentação do arquivo pessoal Ubiratan D’Ambrosio”.
Ana Luiza de Freitas Kessler (CAP – UFRGS)

“Acredito que a promoção de diálogo e trabalho colaborativo entre os profissionais
que atuam na formação inicial, na formação continuada de professores e os profissionais
que atuam diretamente nas escolas de educação básica, são essenciais para que
avancemos juntos em busca da valorização do profissional Professor de Matemática.
Agradeço a oportunidade de seguir contribuindo com a ANPMat e seus associados.”
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestrado em Mestrado em Matemática pelo PROFMAT-UFSM (2015), doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Participa do grupo de pesquisa “Alfabetização Científica no Ensino Básico” da UFRGS. Professora EBTT da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professora de matemática no Colégio de Aplicação (CAP-UFRGS). Membro da diretoria da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) de 2017 a 2024. Atualmente faz parte do Conselho Diretor (2025-2029) da ANPMat.
Vitor Gustavo de Amorim (IFSP)

“Me considero um entusiasta do trabalho da ANPMat, pois vejo na sua trajetória ações que impactam de forma relevante a melhoria do ensino de matemática na educação básica. E este sucesso tem como pilar o fato de que o foco das ações está nos professores que vivenciam a realidade da educação básica, trazendo sempre que possível elementos da produção acadêmica, mas sempre colocando este professor como protagonista das discussões e produções de conteúdo.”
Doutor em Estatística pela USP-UFSCar, com pesquisa em Probabilidade e Processos Estocásticos; mestre em Matemática pelo Profmat – UFABC; especialista em Matemática Pura pelo IME – USP; bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. Possui experiência docente de 20 anos nos ensinos fundamental, médio e superior, lecionando nas redes privada, estadual de São Paulo e, atualmente, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), atuando na formação de professores como docente do curso de Licenciatura em Matemática, do qual foi também coordenador, e da Especialização em Ensino Interdisciplinar. Tem experiência em Educação Financeira, Educação Estatística e em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Colaborador da ANPMat como membro do Conselho Diretor, Assessoria de Conteúdos e Comitê Editorial, como autor de e-books e na condução de grupos de trabalho, minicursos e oficinas nos simpósios de formação.
Letícia Rangel (CAP – UFRJ)

“Acredito no poder da educação como instrumento de promoção de equidade. A formação de professores de matemática tem sido meu objetivo desde o ingresso como professora de matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ, em 1993.”
Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese sobre Formação de Professores de Matemática (2015), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e Mestre em matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ). Atualmente, coordena o projeto Meninas Olímpicas do IMPA, um programa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que visa a encorajar meninas para áreas de STEM, enfrentando o estereótipo de gênero na fase escolar, e o grupo de Pesquisa e Extensão do Projeto Fundão, que tem como foco o ensino de Estatística na Educação Básica.