Conselho Diretor

Com uma cerimônia de posse virtual realizada no dia 30 de janeiro de 2021, o primeiro Conselho Diretor eleito da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, para o quadriênio 2021-2024, se apresenta, e demonstra entusiasmo e otimismo ao fazer parte da ANPMat, que se iniciou em 2013 e que agora se torna mais fortalecida, com a primeira Diretoria eleita, o apoio e parceria do Conselho Diretor e Conselho Fiscal eleitos e Secretarias Regionais indicadas.  

Conheça o primeiro Conselho Diretor da ANPMat eleito para o quadriênio 2021-2024:

Humberto Bortolossi (UFF)

“Minha atuação na ANPMat vejo como uma excelente oportunidade de fortalecer o diálogo entre Universidade e escola básica para a melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática e da formação inicial e continuada de professores. Acompanho e colaboro com a Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica desde sua criação.”

Sou professor da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, onde atuo na formação de professores de matemática presencial e EAD no CEDERJ. Atuo também no PROFMAT e em um curso de especialização para professores da escola Básica. Sou membro do Projeto Livro Aberto, responsável pelo Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro e coordenador da residência pedagógica interdisciplinar Matemática e Física.


Antonio Cardoso do Amaral (Rede Estadual – PI)

“A ANPMat reúne pessoas dos mais admiráveis desejos por um ensino de matemática melhor, inclusivo e justo. Desde as minhas primeiras participações nos eventos somaram-se inúmeras possibilidades de aprendizado e troca de experiências.”

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI/2004) e Mestrado em Matemática no Programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, sob a orientação de João Xavier da Cruz Neto, pela Universidade Federal do Piauí (2014). Professor de Matemática na rede estadual atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola CETI Augustinho Brandão no município de Cocal dos Alves – PI (2003/atual). Professor efetivo na rede municipal de Cocal dos Alves (PI) para atuar nas Séries Finais do Ensino Fundamental e EJA (licenciado/cedido para o Governo Estadual). Responsável, desde o ano de 2005, em colaboração com colegas professores, pelo incentivo e treinamento de alunos para as Olimpíadas de Matemática, ajudando na difusão do conhecimento e na inserção de jovens para as ciências.


Leticia Rangel (UFRJ)  

“Minha relação com a ANPMat é de carinho e de muito respeito. Uma associação que abraça os professores, pensada para e feita por professores. Tem o pé na sala de aula. É uma satisfação acompanhar seu crescimento. Desejo que alcance cada cantinho do nosso país, promovendo aprendizados e trocas que contribuam para melhores práticas. Tenho muito orgulho de estar nesse time.” 

Licenciatura, bacharelado e mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese sobre Formação de Professores de Matemática, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua em pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em formação de professores que ensinam matemática e em conhecimento de Matemática para o ensino. É professora aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado no ensino básico e na formação de professores por 30 anos. É membro da equipe do Projeto Livro Aberto de Matemática e coordena um dos grupos colaborativos do Projeto Fundão Matemática.


Vitor Gustavo de Amorim (IFSP)

“Costumo me declarar como um entusiasta do trabalho da ANPMat, pois vejo na sua trajetória passada, presente e futura grandes realizações e possibilidades que impactam de forma relevante o processo de melhoria do ensino de Matemática na educação básica do país. Um dos motivos para esse sucesso, que acredito ser o pilar de atuação da associação, é que seus simpósios de formação, publicação de e-books e boletins, realização de lives, entre outras atividades, focam diretamente na atuação do professor do que vivencia a difícil realidade da sala de aula na educação básica.”

Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu, possui especialização lato sensu em Matemática Pura pelo IME – USP, é mestre em Matemática pelo Profmat – UFABC e é doutorando em Estatística no programa interinstitucional PIPGEs – USP-UFSCar, atuando na linha de pesquisa Probabilidade e Processos Estocásticos. Possui experiência docente de 15 anos nos ensinos fundamental, médio e superior, lecionando em diversos colégios da rede privada de São Paulo, na rede estadual de São Paulo e, atualmente, no Instituto Federal de São Paulo, onde atua nos ensinos técnico, tecnológico e superior, com foco na formação inicial de professores de Matemática atuando no curso de Licenciatura em Matemática, do qual foi também coordenador por dois anos. Tem experiência em Educação Financeira, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e em Probabilidade e Processos Estocásticos. Colaborador sempre à disposição da ANPMat e de seus simpósios de formação do professor, já atuou conduzindo as atividades do GT4 e ministrando diversos minicursos em diferentes edições dos simpósios, que resultaram na publicação de dois títulos da coleção de e-books dos simpósios da associação.