Assessoria de Conteúdos

LEONARDO BARICHELLO
Interajo com a ANPMat desde 2018, tanto como professor da Educação Básica quanto formador de professores no Ensino Superior, e acredito no seu potencial para impactar na Educação Brasileira.


MATEUS GIANNI FONSECA
Iniciei minha carreira em Matemática com a Licenciatura, concluída em 2008, em uma pequena faculdade privada do Distrito Federal. Já durante o curso, atuava em aulas de acompanhamento escolar e em projetos ligados à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, o que contribuiu significativamente para despertar meu interesse pelo ensino da disciplina. Após a conclusão da Licenciatura, cursei uma Especialização em Educação Matemática, ao mesmo tempo em que iniciei minha atuação como professor em cursos preparatórios para concursos públicos. Foi uma experiência interessante, mas que não correspondia exatamente aos meus anseios profissionais. Atualmente, sou Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB – Campus Ceilândia e segundo líder do grupo PI (Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática) da Universidade de Brasília (UnB).


ROBERTO CESAR CUCHARERO PEREGRINA
Mestre em Matemática pelo PROFMAT da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015), atua como professor na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e na Prefeitura do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Álgebra e participa ativamente de Olimpíadas de Matemática.


ROMIS DE SOUSA MORAES
Minha trajetória educacional começou de forma simples, sendo alfabetizado por minha irmã na zona rural de Conceição do Araguaia, no Pará. Após concluir o Ensino Fundamental I, migrei para a cidade em busca de novas oportunidades de estudo. Graduei-me em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2008. No mesmo ano, fui aprovado em dois concursos públicos: ambos para Ourilândia do Norte-PA, rede municipal e estadual. Desde então, tenho atuado como professor em ambas as redes. Curiosamente, a docência não era meu objetivo inicial, mas, por circunstâncias da vida, iniciei minha carreira no magistério. O que começou como algo temporário tornou-se uma paixão. Com o tempo, fui me identificando cada vez mais com a profissão, o que me levou a investir na constante busca por conhecimento e no aprimoramento das minhas práticas pedagógicas. Como consequência resultou em ser medalhista de ouro na OPMBR. Mestrado Profissional de Matemática pelo PROFMAT UFT concluído em 2024.


RUBENS LOPES NETTO
Licenciado em Matemática (UESPI), especialista em Matemática (UFSC) e em Gestão e Ensino de Tecnologias da Informação, Comunicação e Inovação (Faculdade IBTA). Mestre em Matemática (PROFMAT/UFMA) e doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).De forma despretensiosa, iniciei minha jornada como professor no magistério, antes de prestar vestibular para Matemática. Apesar de amar a Matemática, eu não pensava em me tornar professor. Mas quando me formei na escola, na minha cidade, que era bem pequena e afastada, não havia outra opção a não ser fazer o magistério. E assim começou a minha história em sala de aula, iniciando a carreira dando aulas para o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, no interior do Maranhão. Foi um início muito difícil, dei aula em escolas muito simples, sem nenhuma estrutura, nem sequer energia elétrica e água encanada. Em 2003, ingressei na Universidade Estadual do Piauí para fazer meu tão sonhado curso superior em Matemática. Ao me formar, comecei a dar aula para alunos do ensino médio, no início como professor contratado e em seguida como professor efetivo da rede estadual. Paralelamente, o fiz uma especialização em Matemática e ingressei, posteriormente, no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Hoje, sou pesquisador me Educação Científica e Tecnológica, me preparando para concluir o doutorado. Ao longo de minha jornada como professor, conquistei alguns reconhecimentos e premiações das quais me orgulho. Entre elas, o Selo Ouro de Educação do Estado do Maranhão, em 2023, pelo melhor desempenho em matemática na rede municipal de ensino na avaliação do SEAMA, e, recentemente, a medalha de ouro na OPMbr, na qual também fui premiado com um intercâmbio científico-cultural na China.


SILMARA LOUISE DA SILVA
Desde criança, meus pais me incentivaram a brincar com jogos e atividades que envolviam lógica e matemática. Essa curiosidade foi crescendo comigo e, quando chegou o momento de escolher uma carreira, eu já sabia que queria seguir esse caminho. Optei pela Licenciatura em Matemática, tanto pela afinidade quanto pela acessibilidade, e minha primeira experiência foi no ensino de jovens e adultos, algo que transformou profundamente minha visão sobre o ensino. Nesse espaço, convivendo com alunos de diferentes idades e vivências, aprendi o valor da empatia e da paciência. Compreendi como é essencial acolher as dificuldades dos estudantes e oferecer um ambiente em que eles se sintam à vontade para errar e aprender. Ao longo dos meus 14 anos de docência, sempre busquei criar esse espaço seguro para meus alunos, onde possam fazer perguntas sem medo de julgamentos. Acredito que essa abertura e confiança são o que torna o aprendizado mais verdadeiro e significativo.


VITOR GUESTACO DE AMORIM
Doutor em Estatística pela USP-UFSCar, com pesquisa em Probabilidade e Processos Estocásticos; mestre em Matemática pelo Profmat – UFABC; especialista em Matemática Pura pelo IME – USP; bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. Possui experiência docente de 20 anos nos ensinos fundamental, médio e superior, lecionando nas redes privada, estadual de São Paulo e, atualmente, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), atuando na formação de professores como docente do curso de Licenciatura em Matemática, do qual foi também coordenador, e da Especialização em Ensino Interdisciplinar. Tem experiência em Educação Financeira, Educação Estatística e em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Colaborador da ANPMat como membro do Conselho Diretor, Assessoria de Conteúdos e Comitê Editorial, como autor de e-books e na condução de grupos de trabalho, minicursos e oficinas nos simpósios de formação.