Apresentação do desafio
O Xadrez 960 é um jogo derivado do xadrez no qual as peças por trás dos peões são embaralhadas de modo que:
- Os bispos fiquem em casas de cores diferentes;
- O rei fique entre as duas torres;
- As pretas espelhem a posição das brancas.
A figura abaixo mostra uma das 960 posições possíveis para o início da partida.
Nosso primeiro desafio consistiu em mostrar que são mesmo 960 posições possíveis. Também convidamos os professores de matemática a apresentarem esta questão para seus alunos e a compartilharem conosco outras formas de usar o xadrez para ensinar Matemática. O resultado foi a produção dos vídeos apresentados adiante.
Solução do Desafio
Além das soluções que nos foram enviadas, trouxemos também nossa parcela de contribuição para a solução do desafio proposto produzindo nosso próprio vídeo-resposta e um texto ampliado discutindo não apenas o problema de análise combinatória envolvendo o xadrez 960, mas também o que pensamos a respeito do uso do xadrez para ensinar matemática. Acesse esses materiais clicando nos links abaixo.
Mas, quem realmente merece destaque são as pessoas que contribuíram conosco, respondendo a este primeiro Desafio ANPMat, por isso, é com grande satisfação que divulgamos os nomes dos autores dos vídeos enviados em resposta a este primeiro Desafio ANPMat, bem como os links para acessá-los.
1. Adenir dos Santos Camargo (utilizou uma construção do GeoGebra para fazer a apresentação de sua resposta): https://youtu.be/Zk3lNtPbNSw
2. Noel José da Costa (conseguiu apresentar uma solução correta em um vídeo bem curto, revelando um grande poder de síntese): https://youtu.be/dQS3BgQILvk
3. Tiago Videira Rubinstein (este jovem aluno da educação básica apresenta sua solução de maneira bem organizada na forma de uma apresentação de slides): https://youtu.be/07qaFIBiW5g
4. Luis Edmundo Carlos Pinto Dantas (utilizando a mesa digitalizadora, o professor constrói junto conosco o passo a passo da solução): https://youtu.be/-_P-eLJfSqs
5. Thiago Bastos Domingues (extrapolou os limites do tabuleiro 8 x 8 para nos apresentar uma solução válida para um tabuleiro n x n): https://www.youtube.com/watch?v=HfgOswAgR3k
6. Albert Davi Benoliel Tirapelle (sentado em frente a seu tabuleiro este estudante da educação básica apresenta a quantidade de possibilidades de diversos conjuntos de posições iniciais possíveis): https://youtu.be/aDlEhHcJvsI
7. Charles Bolzanell Bosi (seguindo um estilo narrativo, este estudante de licenciatura apresenta não só a solução, mas também as razões por trás das condições impostas pelo problema): https://youtu.be/ZynwJfTISeM
8. Davidson Estanislau de Gois Lima (utilizando a funcionalidade de criação de macros no Excel, este professor nos apresenta uma forma criativa de abordar o problema): https://youtu.be/cdikfO1DhO0
9. Yago Victor da Silva Vicente e Naomy Allana de Lima Domingues Bastos (orientados pela profª. Monica Almeida Gama, estes estudantes produziram uma apresentação bastante didática da solução do problema utilizando apenas um tabuleiro encostado em um quadro branco com os passos da solução): https://youtu.be/1wle2JiCAeE