Desafio de Cartazes do Dia Internacional da Matemática

Em 2021, o tema do IDM (Dia Internacional da Matemática, 14 de março) é Matemática para um Mundo Melhor. Como ação integrada ao IDM, foi lançado um Desafio de Cartazes, em que absolutamente qualquer pessoa ou equipe de pessoas pode participar! Estudantes, adultos, professores, enfim, todo mundo!

A ideia é criar um cartaz que mostre uma maneira de tornar o mundo um pouco melhor usando matemática. Em vez de palavras, usar figuras combinadas com números, formas geométricas, fórmulas e outros elementos matemáticos para expressar uma ideia. Usar matemática para que pessoas do mundo todo possam entender a mensagem, mesmo que não falem a mesma língua. Na página do Desafio (ver https://www.idm314.org/2021-poster-challenge-pt.html) há alguns exemplos de cartazes, bem como mais detalhes e dicas.

Os cartazes devem ser enviados por meio eletrônico até 15 de fevereiro de 2021. Mesmo que tenham sido criados manualmente, podem ser fotografados ou escaneados. Os melhores cartazes serão compartilhados na página do evento, para que qualquer um consiga imprimir e montar uma exposição durante o Dia Internacional da Matemática.

O Desafio de Cartazes IDM2021 é um projeto conjunto da Canadian Commission for UNESCO, do Centre de Recherches Mathématiques e do IMAGINARY para o IDM e para a IMU (International Mathematical Union). Mais informações sobre o Dia Internacional da Matemática podem ser encontradas na página https://www.idm314.org/. Na página https://www.idm314.org/organize.html é possível encontrar dicas de como organizar seu próprio evento. A ideia é que cada pequeno evento organizado (na escola, no parque, onde for…) esteja no mapa das atividades do mundo inteiro. E aí, vamos lá?