Em sua reunião de 28 de novembro de 2014,o Conselho Diretor da SBM decidiu relançar estudos com vista à elaboração de uma proposta curricular para os diferentes segmentos do ensino de Matemática no nosso país.
Na sequência, foram formados 4 grupos de trabalho, compostos por professores universitários e professores atuantes na sala de aula da educação básica, com reconhecida competência, os quais se vêm debruçado sobre a questão das diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental 1, o Ensino Fundamental 2, o Ensino Médio e a Licenciatura em Matemática.
O estágio atual das conclusões do grupo de trabalho do Ensino Médio já foi endossado pelo Conselho Diretor da SBM e está publicado na página http://www.sbm.org.br/. Trata-se de um documento de trabalho, que deve ser entendido como uma contribuição da SBM ao debate do tema na comunidade e à construção da Base Nacional Comum que está sendo levada a cabo pelo Governo Federal.
Oportunamente, serão publicadas igualmente as minutas de propostas curriculares para os demais segmentos. O tema das Diretrizes Curriculares para o ensino de Matemática também será objeto de Mesa Redonda no dia 14 de agosto, durante o 2o Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática (http://anpmat.org.br/ simposio-nacional-2/) que terá lugar no Colégio Militar de Brasília.