Etapa Piloto do Livro Didático para Ensino Fundamental – Projeto Klein em Língua Portuguesa

1aO professor Sérgio Augusto Amaral Lopes (SME-MG) nos relata a sua experiência na participação da Etapa Piloto do projeto Livro Didático para o Ensino Fundamental, parte das ações do Projeto Klein em Língua Portuguesa.

O Projeto do Livro Didático para o ensino Fundamental (LDEF-SBM) é uma das ações do Projeto Klein em Língua Portuguesa, conduzido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo do projeto LDEF-SBM é a produção de um livro didático para as séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos).

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A concepção da coleção visa a produção de um material didático diferenciado em relação aos disponíveis no Brasil, sendo inovador em aspectos pedagógicos, metodológicos em sintonia com os princípios do Projeto Klein, Klein Project for the 21st Century, criado em 2007/2008 para comemorar o centenário da obra Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior do alemão Felix Klein.

Os responsáveis pelo projeto LDEF-SBM são os professores Victor Giraldo, Cydara Ripoll e Letícia Rangel que estruturaram o projeto, formaram a equipe de produção e delinearam as primeiras etapas a serem executadas. O cronograma inicial do projeto previa que se escrevesse um livro por ano, a partir do volume do 6ºano. Os materiais seriam testados gradativamente em escolas públicas.

Nesse contexto, fui convidado, enquanto aluno do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, do polo da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba-MG, pela professora Marcela Luciano Vilela de Souza, para ser um dos aplicadores da Etapa Piloto do Projeto LDEF-SBM.

A Etapa Piloto iniciou com a realização de uma oficina no IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro, em janeiro de 2013, onde os professores aplicadores foram capacitados para a aplicação dos três primeiros capítulos do volume do 6ºano, durante o 1º Bimestre do ano letivo de 2013, em algumas escolas selecionadas em todo território nacional.

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Durante os meses de fevereiro e março de 2013, apliquei os capítulos 1 e 2 na Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz em Patrocínio-MG. O capítulo 3 estava previsto, mas por questões de planejamento anual, não foi aplicado. Participaram da aplicação 126 alunos matriculados no 6ºano. Estes alunos estavam distribuídos em quatro turmas, sendo duas no turno da manhã sob a minha responsabilidade e as outras no turno da tarde sob a responsabilidade da professora Marta Marques da Silveira Soares. Durante a aplicação, contamos com a valiosa colaboração da especialista Lucimara do Rosário Silva Reis.

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A aplicação da Etapa Piloto do Projeto LDEF-SBM causou mudanças significativas na aprendizagem dos alunos que ingressaram no 6ºano da Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz e podemos destacar:

  • Maior interação entre professores e alunos.
  • Um maior interesse dos alunos pelo conteúdo.
  • Prazer dos alunos em realizar as tarefas propostas.
  • Os alunos passaram a ser mais questionadores, buscando aplicações em seu dia a dia dos conteúdos que estavam estudando.
  • Diminuição do medo de errar ao tentar resolver um problema de matemática, visto que todas as opiniões eram registradas, valorizadas e discutidas.
  • Aumento na autoestima dos alunos.
  • Os alunos só queriam ter aula de matemática e os professores das demais disciplinas ficaram com questionando o porquê de tanto interesse.
  • Excelente rendimento escolar, como pode se constatar nos gráficos que informam as notas das turmas no 1º Bimestre:

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Os professores aplicadores precisaram deixar de lado antigas metodologias e dar mais valor a orientação dos alunos na busca pelo conhecimento. Para essa nova postura, de professor orientador, foi necessário:

  • Maior envolvimento no planejamento das aulas e do bimestre.
  • Ser mais um orientador do que um transmissor de conhecimento.
  • Envolvimento do professor em realizar as tarefas propostas e atingir os objetivos.
  • Fortalecimento dos laços no processo ensino-aprendizagem.
  • Mais momentos de troca de experiências entre os professores com a participação da especialista.
  • Persistência em romper conflitos e desafios que apareceram durante a aplicação.

Comparando as atividades desenvolvidas na etapa piloto do Livro Didático para o Ensino Fundamental com as atividades do livro didático adotado pela escola, os professores concluíram que os alunos se interessaram mais pelas atividades do projeto e questionaram muito o uso do material apenas no primeiro bimestre.

Desse modo, concluímos que a aplicação da Etapa Piloto na Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz deu certo! Os alunos gostaram e se envolveram muito mais nas aulas de matemática durante o uso do material proposto pelo Projeto Klein.

Este fato pode ser observado pela maior participação nas aulas, empenho em resolver as atividades e as boas notas que conseguiram no período de aplicação. Segundo a experiência que tive durante a aplicação do material, percebi que não foi possível atingir 100% de participação e média dos alunos, porém 79% dos alunos matriculados no 6º ano ficaram acima da média no 1º Bimestre e esse é um resultado bem melhor que o esperado se comparado com os anos anteriores.

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A partir da aplicação desta Etapa Piloto na Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz, concluiu-se que é importante a produção de um Livro Didático que dialogue mais com os alunos e professores e seja capaz de conduzir a construção do conhecimento de forma a dar significado à Matemática ensinada nos anos finais do ensino fundamental, utilizando recursos educacionais ligados a atividades computacionais e em outras mídias.

O sucesso da Etapa Piloto na Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz e em todas as outras instituições em que foi aplicado nos diversos estados brasileiros, despertou na coordenação nacional do Projeto Klein em Língua Portuguesa o interesse em elaborar um livro digital. Com isso, o Livro Didático para o Ensino Fundamental ganhou uma nova estrutura e passou a ser denominado de MATDIGITAL. Com uma equipe composta por mais colaboradores, os ideais do MATDIGITAL preservam os do Livro Didático para o Ensino Fundamental (LDEF-SBM), com um diferencial de não ser apenas um livro texto, mas pensar em recursos mais dinâmicos, atraentes e interessantes para serem usados pelos docentes e discentes nos anos finais do ensino fundamental.