1- Fale um pouco sobre sua formação, trajetória e atuação no Ensino de Matemática.
Fiz Licenciatura em Matemática pela UFPEL, formado em 2014, Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Física e Matemática pela Uninter e Comecei o Mestrado ProfMat na UFSM na qual ainda falta a conclusão. Sempre tive curiosidade e fascínio pela área das exatas, na qual me identifiquei. Tive outras oportunidades fora da educação, mas não consigo me imaginar fora deste ramo.
Atuei por 5 anos na educação pública, mais precisamente como professor estadual no ensino médio e fundamental e posterior a isso resolvi mudar da esfera pública e atualmente leciono na rede privada de educação, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio além de cursos preparatórios para Enem, vestibulares e concursos em geral.
2- Como você vê a importância da atuação da ANPMat no atual cenário?
A ANPMat vem desenvolvendo um trabalho de suma importância que é a formação e capacitação dos profissionais da educação matemática em âmbito nacional. Com este objetivo, a ANPMat contribui para formação continuada em dos Professores da educação básica, além de promover simpósios com mostras de experiências, ministração de minicursos, apresentação de trabalhos, comunicação oral, palestras de diversos temas relacionados a educação matemática.
Mesmo com as restrições do cenário atual, a associação vem se empenhando e contribuindo de forma incansável na educação. Um exemplo é o circuito de lives, na qual em cada live é discutido um novo assunto que visa contribuir para a educação básica.
3- Na sua opinião, o que podemos fazer para melhorar o ensino de Matemática na Educação básica do Brasil?
Creio que já temos uma parte da solução, que é o ProfMat, mas precisamos dissemina-lo em larga escala, com recursos e incentivos para que este possa alcançar mais professores da educação básica. Outra sugestão seria fomentar cada vez mais a formação continuada de modo sistêmico em todas as regiões do Brasil, visando ter uma abrangência maior de professores se capacitando continuamente para daí então começarmos a ter uma melhora no ensino de Matemática no Brasil.
4- Como foi (ou está sendo) a sua experiência com o PROFMAT? O que mudou na sua vida com o PROFMAT?
O PROFMAT mudou e está mudando o meu jeito de enxergar a aplicação matemática dentro e fora da sala de aula. A aplicabilidade de contextos matemáticos faz muito mais sentido quando enxergamos por outras perspectivas. Tenho um caminho ainda para percorrer, mas posso garantir que desde o começo eu aprendi muito e já pude compartilhar ensinamentos obtidos neste programa.
5- Como está sendo a sua experiência com as aulas e atividades on-line? Alguma dica que considera interessante para o ensino remoto?
Para mim, está sendo uma novidade, pois nunca tinha trabalho neste modelo. Posso dizer que estou me adaptando e também gostando desta metodologia. Para nós professores, eu diria que a escolha do local para a transmissão online conta bastante. Poder escolher um lugar sem ruídos, com boa ergonomia e boa conectividade é o essencial para o bom trabalho nas atividades online.