Inscrição em minicursos

Estão abertas as inscrições para os minicursos ONLINE E PRESENCIAL e mesa redonda PRESENCIAL do 6º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.

A relação de minicursos na modalidade PRESENCIAL estão disponíveis em https://anpmat.org.br/simposio-nacional-6/minicursos-presenciais/

A relação de minicursos na modalidade ONLINE estão disponíveis em https://anpmat.org.br/simposio-nacional-6/minicursos-online/

As mesas redondas ocorrerão simultaneamente, logo você deverá optar por participar de uma delas. Os resumos estão disponíveis em https://anpmat.org.br/simposio-nacional-6/programacao-presencial/

As vagas de cada minicurso são limitadas, garanta já sua!

1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio – OPMbr

A Olimpíada busca selecionar os professores que tem paixão pelo ensino e pelo resultado de seus alunos, criando uma cultura de aprendizado contínuo e de crescimento pessoal.

O objetivo é selecionar, anualmente, até 10 Professores de Matemática que fazem a diferença para os alunos, os quais serão premiados com uma viagem para conhecer pessoalmente o sistema educacional de um dos países classificados entre os 10 melhores em Matemática no ranking do PISA – “Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio”

Venha somar com quem faz a diferença.

Inscrições no site www.opmbr.org

Propostas do Grupo de Discussão da ANPMat para o Novo Ensino Médio

A Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) reconhece a relevância de aprimorar o Ensino Médio no Brasil através de ações em linha ao que foi proposto pelo Novo Ensino Médio (NEM). Desde o início da sua implementação, ela vem acompanhando esse processo junto a professores de Matemática de todo o país, especialmente no que se refere aos inúmeros problemas e dificuldades que professores dessa área vêm relatando.

Dessa forma, a Associação decidiu pela criação de um Grupo de Discussão com o objetivo de elaborar um documento propositivo, a ser submetido à apreciação da comunidade de professores de Matemática e à consulta pública promovida pelo Ministério da Educação sobre a implementação e algumas características do NEM. Este grupo elaborou uma lista de quatro proposições voltadas principalmente para a formação geral básica e para os itinerários da área de Matemática. Seu conteúdo, detalhamento e justificativas podem ser lidos na íntegra do documento disponível abaixo.

Propostas do Grupo de Discussão da ANPMat para o Novo Ensino Médio

Mesas Redondas – Modalidade Presencial

Mesa RedondaPensamento Computacional, ChatGPT e Educação: usos, implicações e teorizações

Leonardo Barichello (Escola de Aplicação – USP), Michel Cambrainha de Paula (UNIRIO) e Mariano Pimentel (UNIRIO).

Resumo: A aproximação cada vez mais evidente de temas, tópicos e ferramentas da computação do currículo da Educação Básica ainda causa arrepios em muitos professores. Mais recentemente, o acesso a ferramentas como o ChatGPT está causando um verdadeiro abalo sísmico no sistema  educacional como um todo e, como não poderia ser diferente, no ensino e aprendizagem de Matemática. Nessa mesa redonda, os participantes discutirão os impactos dessas novidades no currículo, na formação de professores e nas competências necessárias para que os arrepios se tornem oportunidades educacionais para as próximas gerações.

Mesa Redonda: Possibilidades e reflexões sobre o Ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica

Alexandre Silva (UNIRIO), Ivanildo Carvalho (UFPE) e Luciana Nunes (UFRGS).

Resumo: Esta mesa é um convite a você, professor da educação básica interessado em discutir sobre atividades para o ensino de conceitos estatísticos e probabilísticos e suas conexões com problemas sociais e econômicos. O objetivo desta mesa é compartilhar experiências e fomentar discussão de como ampliar o horizonte de conhecimento dos estudantes e professores com atividades de ensino que envolvam dados relacionados à problemática da vida real. Com isso, espera-se desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de tomar decisões fundamentadas em dados.

Mesa Redonda: Desafios e possibilidades para uma educação inclusiva nas aulas de matemática.

Denner Barros (UNIRIO), Amanda Queiroz (IFRS) e Thaís da Costa Motta (Cap UFRJ).

Resumo: Um dos grandes desafios para a Educação Matemática é promover um ensino de matemática que respeite e valorize as diferenças em sala de aula. Portanto, a Educação Matemática Inclusiva tem se consolidado enquanto campo de pesquisa e permitido que reflexões teóricas e práticas sejam desenvolvidas com o objetivo de promover aulas de matemática para todos. Dentre as diferentes reflexões feitas nesse campo, a presente mesa terá como enfoque a inclusão dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial em sala de aula, grupo que historicamente foi excluído de todo e qualquer processo de escolarização. Nesse sentido, serão propostas discussões sobre ensino colaborativo e dialógico, acessibilidade curricular, avaliativa e da prática pedagógica, encontros entre as diferenças, cenários para investigação inclusivos e possibilidades de ensino e aprendizagem com estudantes com deficiência.

Mesa Redonda: Dos Anos iniciais ao Finais: construindo pontes para Matemáticas sem rupturas!

Beatriz Portugal (SMMP), Luíza Gatti Peralta (UNIRIO) e André Régis (CAp UFRJ)

Resumo: Vamos refletir sobre os desafios da transição no ensino de matemática entre os Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental? Existe uma ruptura no ensino da matemática entre estes segmentos? Ela pode ser SUPERADA? Como podemos construir “pontes” ligando os Anos Iniciais e os Anos Finais? Há caminhos para construção de práticas mais inclusivas, significativas e que olhem para os diferentes processos de aprendizagens? Nossa conversa tem por objetivo provocar reflexões sobre as tensões que, muitas vezes, se fazem presentes na transição entre estes dois segmentos. Juntos, vamos pensar caminhos e possibilidades para insurgir COM uma nova articulação para ensinar e aprender matemática.