A Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) reconhece a relevância de aprimorar o Ensino Médio no Brasil através de ações em linha ao que foi proposto pelo Novo Ensino Médio (NEM). Desde o início da sua implementação, ela vem acompanhando esse processo junto a professores de Matemática de todo o país, especialmente no que se refere aos inúmeros problemas e dificuldades que professores dessa área vêm relatando.
Dessa forma, a Associação decidiu pela criação de um Grupo de Discussão com o objetivo de elaborar um documento propositivo, a ser submetido à apreciação da comunidade de professores de Matemática e à consulta pública promovida pelo Ministério da Educação sobre a implementação e algumas características do NEM. Este grupo elaborou uma lista de quatro proposições voltadas principalmente para a formação geral básica e para os itinerários da área de Matemática. Seu conteúdo, detalhamento e justificativas podem ser lidos na íntegra do documento disponível abaixo.
Propostas do Grupo de Discussão da ANPMat para o Novo Ensino Médio