Coleção M³ Matemática Multimídia

Samuel Rocha (UNICAMP)
samuel@ime.unicamp.br

A coleção M³ Matemática Multimídia contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais desenvolvidos para o uso em sala de aula pelo professor de Matemática do Ensino Médio.

Essa coleção contém 350 recursos educacionais no formato de vídeos, audios, softwares educacionais e experimentos, que estão licenciados sob uma licença Creative Commons – é permitido copiar, distribuir, exibir, executar a obra e criar obras derivadas, mas não é permitido o uso comercial ou o relicenciamento sobre uma licença mais restritiva.

Essa coleção foi fruto de uma centena de professores e pesquisadores da Unicamp assim como de professores em atuação no Ensino Médio e profissionais tais como roteiristas, desenhistas e músicos, num complexo trabalho de quatro anos desde a concepção até a produção final.

Os vídeos têm sido amplamente usados no Brasil e em outros países, não apenas de língua portuguesa. Eles são programas áudio-visuais de dez minutos produzidos para serem parte das atividades presenciais na sala de aula ao longo dos três anos do ensino médio. A maior parte dos vídeos são pequenas ficções que sugerem contextos variados de aplicações ou motivações matemáticas. O professor deve apresentar o vídeo em acordo com o seu programa didático e para isso deve consultar o respectivo guia do professor.

Os chamados experimentos são atividades práticas instigantes que podem ser feitas em uma ou duas aulas em que se constrói algum conceito ou formalização matemática.

Desenvolvemos também programas de áudio no estilo de rádio. Esses programas demandam imaginação e concentração que podem ser desafiadoras para os alunos. Os professores podem utilizá-los com interrupções ou com outros suportes visuais. Observamos também que os próprios alunos podem desenvolver programas com base ou inspiração nesses que foram desenvolvidos.

Faz parte também da coleção M³ Matemática Multimídia 31 softwares educacionais que são atividades guiadas com o uso de computadores para o estudo, aplicação ou formalização de conceitos de matemática do ensino médio. Estes softwares contêm várias informações para os alunos e existe um guia com explicações aprofundadas para o professor. Convém mencionar que eles foram desenvolvidos pensando na presença a intervenção do professor em uma sala com computadores. Isto é, a concepção dos software previa a atuação do professor nas várias etapas do software, que tem um formato estruturado. Esses softwares podem ser rodados com ou sem conexão à internet, com o apoio de Java, GeoGebra, Javascript etc. Infelizmente, por conta de mudanças na política de segurança do Java, alguns softwares podem não funcionar corretamente, mas estamos procurando alternativas para resolver esse problema o quanto antes.

Acessem a página principal da coleção  http://m3.ime.unicamp.br/ para mais informações.

digimat3a