Entrevista com o Secretário Regional da ANPMat da Região Nordeste Prof. Odimógenes Soares Lopes

1- Fale um pouco sobre sua formação, trajetória e atuação no Ensino de Matemática.

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2001), Especialização em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2003) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Floriano, com atuação em disciplinas do curso de Formação de Professores de Matemática.  Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFPI 2011) no período de 2011 e 2012 e atualmente é coordenador do Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (CAPMEM), vice-coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Diretor-geral do IFPI – Campus Floriano.

2- Como você vê a importância da atuação da ANPMat no atual cenário?

A ANPMat é uma organização de suma importância para disseminação de boas práticas, práticas inovadoras e experiências exitosas em ensino de Matemática, bem como de apoio aos professores de Matemática de nosso país, por meio da realização de eventos regionais e nacional que possibilitam a formação continuada em docência de Matemática.

3- Na sua opinião, o que podemos fazer para melhorar o ensino de Matemática na Educação básica do Brasil?

Trata-se de uma questão de difícil análise, mas, em sentido amplo, precisamos de mais investimento na Educação Básica em Escolas de Tempo Integral e foco na melhoria da formação dos professores de Matemática desde a formação inicial, além da valorização de professor, de modo geral.

Assim,  poderemos ter mais investimentos e incentivos em bons programas e projetos como a OBMEP e o PROFMAT, que contribuem de sobremaneira com a melhoria do ensino de Matemática na educação básica em nosso país.

4- Como foi (ou está sendo) a sua experiência com o PROFMAT? O que mudou na sua vida com o PROFMAT?

Eu não sou egresso do PROFMAT, mas agora estou ministrando a disciplina Matemática Discreta, em parceria com o professor Ronaldo Campelo, e a experiência tem sido muito enriquecedora, uma troca de conhecimento entre professores, pois, ao passo que ensino, também aprendo com os nossos discentes.

5- Na sua opinião, quais as influências positivas do PROFMAT na formação do professor da educação básica?

Sem dúvidas, o PROFMAT tem contribuído significativamente para a formação do professor de Matemática da educação básica, pois o professor tem oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em importantes temas do ensino fundamental e médio ao mesmo tempo em que oportuniza a esse mesmo professor refletir sobre sua prática e construir conhecimento relacionado ao ensino de Matemática durante a produção de sua dissertação.

6- Como está sendo a sua experiência com as aulas e atividades on-line? Alguma dica que considera interessante para o ensino remoto?

Tive uma experiência com a disciplina Matemática Discreta no PROFMAT que  me oportunizou conhecer e utilizar novas tecnologias, tais como a lousa digital e o Google Meet, ferramentas que diminuem a distância entre professor e alunos.